Buscar

RELATÓRIO DE ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA (1)

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA (BIOQUÍMICA)
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Tatiana Medeiros de Almeida
	MATRÍCULA: 01308221
	CURSO: Estética e Cosmética
	POLO: Uninassau- fFarol 
PROFESSOR (A) EXECUTOR: Silvia Rafaelli Marques
PATOLOGIAS E REAÇÕES DESENCADEADAS POR TRANFORMAÇÕES OU DEFICIÊNCIAS DO METABOLISMO
Leucinose: Caracterizada por ser de transmissão autossômica recessiva, é genética e pode apresentar-se sob diversas formas clínicas, através de exames clínicos que se comprovam os valores elevados de leucina, isoleucina e valina encontrados no plasma e na urina, junto a ela também é característico a presença de aloisoceusina quando a crise se manifesta. A leucina, isoleucina e valina são aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (BCAA) queproduszem proteínas para o nosso organismo.
Homosistinúria: Esta doença pode ser detectada previamente através do teste do pezinho, essa doença é autossômica recessiva do metabolismo do aminoácido metionina, também conhecida como: deficiência de cistationina beta-sintase (CBS). A cistationina beta-sintase é uma enzima responsável por converter homocisteína e cistationina que atuam no metabolismo da metionina.
Tirosinemia: Causada pela falta da enzima que metaboliza o aminoácido tirosina. Essa doença é autossômica recessiva, e com a deficiência da enzima fumarilacetoacitato hidrolase, favorece problemas nas células do organismo.
Marasmo: Conhecida como desnutrição energético-proteíca, causa perda exagerada de peso por ausência de gordura e massa muscular, o organismo passa a consumir proteínas para gerar energia e manter o organismo estável, isso ocorre pela deficiência primária de carboidratos e gorduras.
Kwashiorkor: Tratasse de um tipo de desnutrição crônica com a presença de edema, sua causa é a deficiência de proteínas.
Galactosemia: Doença de origem metabólica e hereditária caracterizada pela deficiência de enzimas galactose. A galactose é um monossacarídeo indispensável desde o nascimento.
Raquitismo: Doença que ocorre pela má formação na placa epifisária de crescimento, com áreas mineralizadas, caracterizada por retardo no crescimento e deformidades esqueléticas.
Obesidade: Doença crônica que compromete a saúde do indivíduo pelo excesso de gordura corporal, alterações no metabolismo, respiração, circulatório entre outros, o problema pode estar relacionado desde um fator genético a distúrbios alimentares.
Diabetes: Caracterizada pela elevação da glicose no sangue, a diabetes ocorre devido a défice na ação do hormônio produzido pelo pâncreas, a glicose é um monossacarídeo que age como principal fonte de energia celular para o corpo.
Lipodistrofia: Doença generalizada pela redução de gordura nos tecidos adiposos por problemas metabólicos, as causas podem ser diversas, desde um efeito colateral dos inibidores da protease ( anti -retroviral) a efeitos colaterais sob o uso de outros medicamentos para este tipo de tratamento. 
Referências:
http://portal-chsj.min-saude.pt/uploads/writer_file/document/1162/Homocistin_ria.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbcf/v44n4/v44n4a04.pdf
http://www.scielo.br/pdf/jbpml/v42n2/a10v42n2.pdf
https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/929/2/24-34.pdf
https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/csc/v15n1/a24v15n1.pdf
http://www.giv.org.br/Not%C3%ADcias/noticia.php?codigo=265

Continue navegando