Buscar

emendas à projetos de lei

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Deliberação Parlamentar 
 
Todo projeto de lei deve ser discutido e votado em ambas as Casas. Haverá, em primeiro lugar, uma análise da constitucionalidade e do mérito do projeto.
A Comissão de Constituição e Justiça é a responsável pelo controle preventivo da constitucionalidade do projeto de lei. 
 
Presidente da República
Assim, para dar início a uma votação é necessário verificar se estão presentes, no mínimo, a maioria absoluta dos membros da casa iniciadora, sendo aprovado o projeto se obtiver o voto da maioria simples dos presentes.
No caso de Lei Complementar, o quórum necessário para aprovação do projeto de lei é o da maioria absoluta dos membros da Casa presentes na sessão.
Maioria Simples: corresponde à maioria dos parlamentares que efetivamente comparec eram 
Maioria Simples: corresponde à maioria dos parlamentares que efetivamente compareceram na sessão legislativa. Ex: estando presentes 50 senadores, a maioria absoluta será atingida com 26 votos.
Maioria Absoluta: corresponde à maioria dos membros de uma casa legislativa. No seu computo ingressa a totalidade de parlamentares, não importando se presentes ou ausentes à sessão. Ex: mesmo que do total de 81 senadores tenham comparecido apenas 50 deles, ainda assim o quórum para atingir a maioria absoluta ainda será 41 votos, independente do número de presentes à sessão.
Maioria Qualificada: refere-se a qualquer maioria ainda mais rigorosa que a absoluta. Ex: 
Maioria Qualificada: refere-se a qualquer maioria ainda mais rigorosa que a absoluta. Ex: emendas constitucionais exigem um quórum de 3/5 de votos para sua aprovação. Depois de o projeto ser aprovado por uma Casa, será revisto pela outra, denominada Casa revisora, em um só turno de discussão e votação. 
A Casa revisora pode: 
1. Aprovar: então envia à apreciação do Presidente para sanção ou veto. 
2. Rejeitar: será arquivado. 
3. Emendar: voltando o projeto à Casa revisora
Emendas parlamentares 
 
São modificações feitas ao projeto de lei. Quando feitas pela Casa revisora, o projeto retornará à Casa iniciadora para discussão e deliberação da parte emendada. Nessa hipótese, se a Casa iniciadora aceitar a emenda introduzida pela Casa revisora, assim seguirá para a apreciação do Presidente da República. 
Porém, se a Casa iniciadora rejeitar a emenda, o projeto, em sua redação original, que havia sido estabelecida pela Casa iniciadora, assim seguirá para a apreciação executiva. 
 
Em seguida, havendo aprovação do projeto de lei, este será encaminhado para o autógrafo, ou seja, a reprodução de todo trâmite legislativo e o conteúdo final do projeto aprovado e/ou emendado, para posterior sanção ou veto presidencial, promulgação (no caso de emendas à Constituição) ou à outra Casa.
A sanção (aprovação) pode ser: 
1. Expressa: quando há aquiescência do Presidente. 
2. Tácita: quando decorridos os 15 dias sem manifestação do Presidente, ou seja, em caso de silêncio.
O veto poderá ser:
1. Total: abrangendo todo o projeto de lei. 
2. Parcial: abrange apenas alguns dispositivos do projeto de lei. O veto parcial não pode ser de palavras ou expressões, deverá ser necessariamente de texto integral de artigo, parágrafo, inciso ou alínea. 
3. Jurídico: quando fundamentado em inconstitucionalidade. 
4. Político: quando o projeto for contrário ao interesse público.

Outros materiais