Buscar

Atividade contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 
A resposta a esse questionamento pode ser extraída do entendimento das causas geradoras de ambas as patologias. 
É importante destacar de início que elas ocorrem em razão da distância real entre o cristalino e a retina não observar a distância considerada “ótima”, prejudicando as projeções que ocorrem na retina. 
No caso da miopia, a distância entre o cristalino e a retina é maior que a considerada ideal, gerando dificuldade em ver de longe. 
Por outro lado, na hipermetropia a distância entre o cristalino e a retina é menor que a distância recomendada, trazendo dificuldades para ver de perto. 
Como em um mesmo olho a distância entre o cristalino e a retina não pode ser ao mesmo tempo menor e maior que a recomendada, não é possível que em um mesmo olho a pessoa seja acometida por essas patologias. No entanto, poderá apresentar miopia em um e hipermetropia em outro. 
Questão 2 
Para adivinhar a idade da filha duas informações foram consideradas: a idade da mãe e as dificuldades de saúde da filha. Isso porque é muito comum, por volta dos 40 anos de idade, as pessoas passem a apresentar o problema de “vista cansada”, tecnicamente denominado Presbiopia, a qual consiste em uma patologia oftálmica não refrativa que, em razão da perda do poder de acomodação do cristalino, assim como a hipermetropia, acaba gerando dificuldades para ver de perto. 
Questão 3 
Conforme relatado pela senhora, a filha é acometida por miopia e hipermetropia, razão porque faz uso de óculos. Em razão da idade, a essas patologias soma-se agora a Presbiopia.

Continue navegando