Buscar

asp 3 - ORIGEM DA VIDA

Prévia do material em texto

L 
Universidade Luterana do Brasil
ULBRA – Campus Canoas
Pró-Reitoria de Graduação 
	
ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL
	Curso: Ciências Biológicas
	Disciplina: GEOLOGIA HISTÓRICA e PALEONTOLOGIA
	Data: 28/09/2019
	Turma: 
	Professor(a): Rivaldo R da Silva
	
	Acadêmico(a): 	Raphaela Cattelan Jung			 	 n°: 
	
ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL 3 
REFERENTE AO DIA 28/09/2019 
ORIGEM DA VIDA
1. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DA TERRA PRIMITIVA, QUANDO DA ORIGEM DAS PRIMEIRAS CÉLULAS? Era bastante diferente. A atmosfera era rica em metano, hidrogênio, amônia e vapor de água. Havia muitas tempestades violentas por conta da alta presença de vapor de água. As atividades vulcânicas também eram intensas liberando lava que moldou bastante o solo.
2. EXPLIQUE A ORIGEM DOS HETEROTRÓFOS E DOS AUTÓTROFOS:
Hererotrófos: O oceano primitivo, era enfim, um grande balão de ensaio natural para realização de várias combinações bioquímicas possíveis num longo e longo período de tempo: uns 2 bilhões de anos para que tivessem surgido as primeiras organizações de estruturas coacervadas. Os coacervados não podem ser considerados organismos vivos. Entretanto, a sua organização esférica era feita de proteínas e dupla camada de lipídios que separava um meio interno de um meio externo, ou seja, lembrava uma membrana citoplasmática. Essas estruturas artificiais foram denominadas de "protobiontes" ou ainda, microsferas, protocélulas, micelas, lipossomos e coacervados.
 
Finalmente, em algum momento, ainda num ambiente sem oxigênio, os primeiros organismos teriam surgido na forma de seres unicelulares heterótrofos
Autótrofos: Nesse cenário primitivo dominado pelos organismos fermentadores, a atmosfera foi ficando rica em CO2. Esse ambiente teria favorecido outro tipo de organismo: organismos utilizadores de CO2 mais a energia radiante do sol para a produção das próprias moléculas nutritivas: tinha chegado a vez dos seres unicelulares autótrofos
3. FAÇA UM RESUMO SOBRE A FAUNA DE EDIACARA E O QUE ELA REPRESENTA DE CONHECIMENTO SOBRE AS PRIMEIRAS FORMAS DE VIDA:
A fauna Ediacara era desprovida de esqueleto, carapaça ou qualquer minerização, e foram até considerados seres de “corpo mole”, mas considerando que deixaram impressões em arenitos finos, eram relativamente rígidos.
Foi descrita em 1947 por R. C. Springg nas colinas de Edicara no sul da Austrália. A fauna é composta por milhares de espécies e 25 gêneros. São encontrados em 30 localidades diferentes, espalhada por todos continentes. 
Eram animais que divergiam de moluscos, crustáceos e equinodermos, encontrados nos praias atuais. Boa parte dessa fauna exibia simetria radial, ,muito semelhante a animais que flutuam na agua e até os sesseis. Icnofosseis comprovam a presença de escavadores rasos associados a fauna.
Tiveram seu pico de irradiação entre 550-544 milhões de anos, mas poucos foram os que sobreviveram na transição do Cambriano.
4. FAÇA UM RESUMO SOBRE A FAUNA DE BURGUESS SHALE E SUA IMPORTANCIA PARA A PALEONTOLOGIA
A fauna Burgess Shale  é um sítio fossilífero localizado em Colúmbia Britânica, Canadá e é considerado uma das principais jazidas de fósseis do mundo. Contém grande número de fósseis do período Cambriano médio em otima preservação incluindo vários tipos de invertebrados e também os animais dos quais evoluíram os cordados, como o Pikaia, vindo dai sua extrema importância na paleontologia. O sítio fossilífero pertence a formação Stephen, que possui uma parte fina e outra grossa, alguns pesquisadores consideram que a partefina deva ser separada como formação Folhelho Burgess. 
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
(VER NORMA DE CITAÇÃO)
�

Continue navegando