Buscar

AUXILIO RECLUSAO

Prévia do material em texto

AUXILIO RECLUSAO
O QUE É AUXULIO RECLUSÃO? 
O benefício está previsto na Constituição Federal. O artigo 201, IV no capítulo relativo à Previdência Social, cita o direito ao “auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda”
A Lei nº 8.213, art.18, II, b, publicada um ano após a criação do INSS e que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, também cita o Auxílio-Reclusão como um dos direito dos “dependentes do segurado que for recluso em regime semi aberto ou fechado e que não receba remuneração da empresa, Auxílio-Doença, aposentadoria ou abono de permanência”.
QUEM TEM DIREITO AO AUXILIO RECLUSÃO?
 Auxílio-Reclusão tem o objetivo de assegurar a manutenção e sobrevivência da família do segurado de baixa renda que contribuiu para o INSS durante sua vida laboral e, que assim, gerou o direito de ter sua família amparada em caso de reclusão, conforme assegurado pela legislação previdenciária.
QUAL O VALOR DO AUXILIO RECLUSÃO?
Em 2019 recebem aumento do governo Bolsonaro. O ministério da economia reajustou o auxilio- reclusão no INSS e beneficiários devem receber, no máximo, R$ 1.364,43 por mês.
 O que precisa para dar entrada no auxílio reclusão?
Documentos necessários
Comprovante de cárcere constando período de reclusão e tipo de prisão do segurado (documento expedido pela autoridade carcerária).
Documento com foto do solicitante.
Documento com foto do recluso.
Certidão de casamento ou declaração de união estável (se o requerente for a companheira ou companheiro)
COMO FUNCINA O AUXILIO- RECLUSÃO ?
Somente os dependentes do segurado preso, que esteja pagando o INSS antes da prisão, é que poderão receber o auxílio. ... Também não é concedido auxílio reclusão aos dependentes do segurado que estiver recebendo salário da empresa em que trabalhava ou que já receba aposentadoria ou auxílio-doença.
Os dependentes do preso segurado são: o cônjuge ou companheira, ou irmão (desde que comprove a dependência) possuir menos de 21 anos de idade, salvo se for invalido ou com deficiências. 
NO CASO DE FUGA DO SEGURADO PRESO, SEUS DEPENDENTES TERÃO O DIREITO A RECEBER O AUXÍLIO-RECLUSÃO? 
No caso de fuga, o benefício do segurado (auxílio-reclusão) será suspenso.
Se o fugitivo desempenhar atividade laboral de vinculação obrigatória ao RGPS permanecerá filiado ao sistema, ensejando inclusive o recolhimento de contribuição social. 
Caso se mantenha inativo, dá-se início ao período de graça. Havendo recaptura, o benefício será restabelecido a contar desta data, desde que ainda mantenha a qualidade de segurado, ou seja, esteja no período de graça.
A FAMILIA DO PRESO PODE PERDER O DIREITO DE RECEBER O AUXÍLIO?
Sim, desde que o segurado obtenha sua liberdade, fuga ou sua pena progrida para o regime aberto.

Continue navegando