Buscar

Função dos rins

Prévia do material em texto

Função dos rins.
- filtragem
- reabsorção
- excreção
FILTRAGEM :
Por dia os rins filtram 180 litros de sangue, desses 180 litros 99,9 por cento é reabsorvido e cerca de 1 um litro a 1,5 vai formar a urina.
Isso corresponde a 7,5 litros filtrados por hora e 125 ml por minuto.
Os néfrons são células enrroladas por capilares sanguineos, que reabsorvem a maior parte de todas as substancias filtradas pelos rins
REABSORÇÂO :
Água , sódio , cloro , potássio , aminoácidos , glicose e bicarbonato... esse mesmo bicarbonato é responsável por carregar o gás carbônico pra ser expelido do corpo, pra manter o ph do corpo.
A maior parte d tudo que é reabsorvido é no córtex renal.
O sangue chega nos rins pelas artérias e vai ate o córtex renal, onde a maior parte das substancias serão reabsorvidas e devolvidas a veia renal, de volta a corrente sanguinea
EXCREÇÂO :
1 - Excesso de substancias mesmo que sejam boas ao nosso corpo, se estiver em excesso tem que ser excretado
2 - as toxinas , amônia , creatina , acido úrico e uréia
A creatina e a uréia são compostos nitrogenados. O fígado converte a amônia em uréia pois a amônia é muito tóxico ao ao organismo.
As três funções do sistema renal ( filtragem , reabsocao e excreção ) vai regular e manter a homeostase ( equilíbrio ) do corpo humano, e pra regular a homeostase temos três processos.
1 – equilíbrio hidroelétrico : controlar a quantidade de liquidos e íons 9 sodio , potássio etc.)
2 – manutenção do PH : os rins filtram e absorvem a maior parte do bicarbonato. Esse bicarbonato é responsável por conduzir o gás carbônico para fora do nosso corpo.
3 – pressão arterial : os rins são responsáveis por conduzir a água do sangue para a urina, pois se não urinarmos quanto maior for a quantidade de água no sangue maior é a pressão arterial. Quanto menor for a quantidade de água no sangue menor é a pressão arterial. Logo o sistema renal é impotantissimo para o controle da pressão arterial.
Fisiologia do sistema renal
A fisiologia do sistema renal acontece na sua maior parte nos néfrons ( filtragem , reabsorção , excreção )
O que é nefron ? menor unidade de filtragem dos rins
O sangue chega nos rins pela artéria renal e tem que chegar ate o córtex e é no córtex que basicamente absorve a maior parte de água e íons.
A urina é produzida na medula e é conduzida pelos cálices renais , pelve renal e ureter.
A arteríola aferente entra no nefron e apartir daí da- se o nome de glomerolo.
O glomerolo é uma rede de capilares com uma pressão sanguinea muito grande para a passagem de sangue por transporte passivo de sangue , para os tubos de sangue chamado de cápsula de bowmam onde ocorre o primeiro processo . a filtragem ( água , cloro , sódio , potassio , bicarbonato , aminoácidos , glicose creatina e uréia.) 
Observação : as células sanguineas e as células que estão no sangue . ex. as hemácias , os glóbulos brancos e etc não passam pela filtragem pois elas são muito grandes , para entrar no glomerolo.
Depois da cápsula de bawmam ,temos o túbulo contorcido proximal onde tem a maior parte da reabsorção do filtrado na cápsula de bawmam. Toda a glicose e aminoácido são reabsorvidos no túbulo contocido proximal e devolvido a corrente sanguinea.
90 por cento do bicarbonato e 70 por cento da água , sódio , e potássio também serão reabsorvidos no túbulo contocido proximal.
Aquilo que ainda não foi reabsorvido será reabsorvido na alça de henle . essa alça tem duas porções uma descendente, que vai descer o filtrado e uma ascendente que vai subir o filtrado.
Na alça de henle descendente ela só reabsorve água.
Na alça de henle ascendente reabsorve muito cloreto de sódio, e quando se tem esse sódio, atrai água q também é reabsorvida na alça ascendente por osmose, a água vai da onde tem menos soluto para onde tem mais soluto.
O que não foi reabsorvido ate agora chegara ao túbulo contorcido distal e reabsorvera 5 por cento de sódio, água e cloreto de sódio e conduzira de volta a corrente sanguinea.
A creatina e a uréia não será reabsorvida e será lançada para a urina pelo túbulo coletor que se estende ate os cálices renais, pelve renal e ureter.
A urina é formado de 95 por cento de agua0 , 2 por cento uréia e 3 por cento são creatina , fosfato , nitratos etc.
Toda vez que eliminamos água do sangue , aumenta a pressão osmótica. Pressão osmótica e não pressão arterial.
A pressão osmótica vai estimular o sistema endócrino a liberar o hormônio ADH ou vasopressina ( anti – diurético ) . a função desse hormônio é reabsorver água.
O álcool inibi o ADH e portanto a pessoa vai perder muita água e no dia seguinte vai ter a ressaca ou desidratação. Por isso uma pessoa d ressaca toma bastante água
O ADH reabsorve água mo túbulo contorcido distal.

Continue navegando