Buscar

Prova de Higiene do trabalho. Não corrigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão 
	Em uma primeira analise os agentes químicos são classificados de acordo com o estado físico, resultando em duas famílias a família dos aerodispersóides, e a família dos gases e vapores. Os aerodispersóides são partículas sólidas ou líquidas suspensas ou dispersas no ar, de tamanho reduzido (tamanho inferior a 150 μm), que podem ser caracterizados por diversas subclassificações. Assinale a afirmativa indevida:
		
	
	Fumos - partículas sólidas menores que 1μm resultantes da condensação de vapores ou reação química.
	
	Poeiras - partículas sólidas com diâmetro na faixa de 0,1 μm a 25 μm produzidas por ruptura mecânica de um sólido
	
	Fibras - partículas sólidas com diâmetro na faixa de 0,1 μm a 25 μm produzidas por ruptura mecânica de um sólido.
	
	Névoas e neblinas - partículas líquidas de diâmetro entre 0,1 e 100μm produzidas da ruptura mecânica de líquido ou por condensação de vapores de substâncias que são líquidas à temperatura ambiente (nebulização, borbulhamento e respingo)
	
	Fibras - partículas sólidas produzidas por ruptura de sólidos, que se diferenciam das poeiras porque têm forma alongada, com comprimento de 3 a 5 vezes superior ao seu diâmetro. Podem ser de origem animal (lã, seda, pelo de cabra de camelo, etc..), vegetal (algodão, linho, etc.) e mineral (asbesto, vidro, cerâmica, etc.)
	
	
	 2a Questão 
	O som se origina de vibrações mecânicas de diferentes frequências que se propagam no ar, produzindo uma onda de pressão no meio. Nessa linha podemos ainda conceituar o som como uma sensação auditiva resultante da propagação de um movimento vibratório em um material elástico. É uma forma de energia do movimento ondulatório que é transmitida pela colisão das moléculas do meio. Em relação ao Nível Médio (NM), podemos afirmar que:
		
	
	é o nível que representa a exposição ocupacional relativa ao período de medição, que considera os diversos valores de níveis instantâneos ocorridos no período e os parâmetros de medição predefinidos.
	
	é o nível médio que toma por base a equivalência de energia, conhecido como LEQ.
	
	é o nível de exposição, convertido para uma jornada padrão de 8 horas diárias, para comparação com o limite de tolerância.
	
	é o nível médio que representa a exposição ocupacional diária.
	
	é o nível a partir do qual os valores devem ser considerados na integração a fim de determinar o nível médio ou a dose de exposição.
	
	
	 3a Questão 
	Segundo a NR 15 o limite de tolerância estabelecido para oito horas de trabalho diárias, sob exposição ocupacional ao ruído contínuo ou intermitente, é de 85 dB (A), o que corresponde a uma dose de 100 %. Neste caso o limite de exposição valor teto para o ruído contínuo ou intermitente para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos. Vale:
		
	
	130 dB (A)
	
	115 dB (A)
	
	95 dB (A)
	
	140 dB (C)
	
	80 dB (C)
	
	
	 4a Questão 
	Segundo a NR 9 consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão. A seguir estão listadas as classificações dos gases e vapores a partir dos efeitos sobre a saúde dos trabalhadores. Assinale a opção indevida:
		
	
	Anestésicos - agem sobre o Sistema Nervoso Central (éteres e cetonas).
	
	Asfixiantes simples - têm ação bioquímica na célula dificultando a agregação do oxigênio com a hemoglobina (nitrogênio e monóxido de carbono).
	
	Carcinogênicos - causam câncer (benzeno).
	
	Asfixiantes químicos - têm ação bioquímica na célula dificultando a agregação do oxigênio com a hemoglobina (nitrogênio e monóxido de carbono).
	
	Asfixiantes simples - atuam substituindo o oxigênio do ar (sem ação bioquímica).
	
	
	 5a Questão 
	O Equipamento de Proteção Respiratória (EPR), é um equipamento de proteção individual destinado a proteção dos trabalhadores em relação a inalação de contaminantes, tais como, aerodispersóides, gases e vapores, bem como a inalação do ar com deficiência de oxigênio. Em relação ao tipo de peça facial temos diversas classificações. Assinale a afirmativa correta:
		
	
	Peça facial inteira: cobre a boca, o nariz e os olhos.
	
	Peça facial inteira: cobre a boca e o nariz, e se apoia sobre o queixo.
	
	Peça um quarto facial: cobre a boca e o nariz, e se apoia sob o queixo.
	
	Peça facial inteira: cobre a boca e o nariz e se apoia sob o queixo.
	
	Peça semi-facial: cobre a boca e o nariz, e se apoia sobre o queixo.
	
	
	 6a Questão
	Segundo a NR 15, anexo XI, nas atividades ou operações nas quais os trabalhadores ficam expostos a agentes químicos, a caracterização de insalubridade ocorrerá quando forem ultrapassados os limites de tolerância. Cabe ressaltar que todos os valores fixados são válidos para absorção apenas por via respiratória. Uma vez as considerações anteriores e considerando ainda a avaliação das exposições ocupacionais assinale a opção indevida:
		
	
	Na coluna VALOR TETO estão assinalados os agentes químicos cujos limites de tolerância não podem ser ultrapassados em momento algum da jornada de trabalho.
	
	Todos os valores fixados como Asfixiantes Simples determinam que nos ambientes de trabalho, em presença destas substâncias, a concentração mínima de oxigênio deverá ser 18 (dezoito) por cento em volume.
	
	Na coluna ABSORÇÃO TAMBÉM PELA PELE estão assinalados os agentes químicos que podem ser absorvidos, por via cutânea e, portanto, exigindo na sua manipulação o uso de luvas adequadas, além do EPI necessário à proteção de outras partes do corpo.
	
	Entre cada uma das amostragens deverá haver um intervalo de, no mínimo, 10 (dez) minutos.
	
	A avaliação das concentrações dos agentes químicos através de métodos de amostragem instantânea, de leitura direta ou não, deverá ser feita pelo menos em 10 (dez) amostragens, para cada ponto, ao nível respiratório do trabalhador.
	
	
	 7a Questão 
	A metodologia de avaliação a ser empregada com a definição do tipo de amostrador e amostragem, número de amostras, volume coletado e vazão depende do método padronizado envolvido (NIOSH) e das características da exposição. A amostragem deve seguir rigorosamente o método de amostragem indicado, pois esse vai referenciar o processo de análise do contaminante a ser empregado pelo laboratório. Podem ser utilizados equipamentos fixos instalados no ambiente em avaliação e equipamentos portáteis, para avaliações ocupacionais da exposição dos trabalhadores. Uma vez as considerações anteriores assinale a opção correta:
		
	
	O processo de amostragem pode ser realizado por coleta de ar total, ou por separação dos contaminantes gasosos, através de retenção (adsorção ou absorção) ou por condensação.
	
	O processo de amostragem pode ser realizado por retenção (adsorção ou absorção), ou por separação dos contaminantes gasosos, através da condensação.
	
	O processo de amostragem pode ser realizado por coleta de ar total, ou por separação dos contaminantes gasosos, através de adsorção ou por condensação.
	
	O processo de amostragem pode ser realizado por coleta de ar parcial, ou por separação dos contaminantes gasosos, através de retenção (adsorção ou absorção) ou por condensação.
	
	O processo de amostragem pode ser realizado por coleta de ar total, através de retenção (adsorção ou absorção) ou por condensação, ou por separação dos contaminantes gasosos.
	
	
	 8a Questão 
	Os instrumentos para amostragem dos gases e vapores podem ser divididos em dois grupos. No grupo dos amostradores ativos estão todos os dispositivos que succionam um determinado volume de ar. Osamostradores passivos dispensam o emprego de dispositivos de sucção. Um dos principais dispositivos de leitura indireta (em laboratório) é o impinger que consiste:
		
	
	em um frasco de vidro onde será colocada uma solução adequada para a retenção do contaminante (solução absorvente). O impinger dispensa a utilização da bomba. A solução reterá ou reagirá com o contaminante, absorvendo-o.
	
	em um frasco de vidro onde será colocada uma solução adequada para a retenção do contaminante (solução adsorvente). O impinger é conectado a bomba de aspiração por uma mangueira flexível. A bomba forçará a passagem de um determinado volume de ar pela solução que reterá ou reagirá com o contaminante, adsorvendo-o.
	
	em um frasco de vidro onde será colocada uma solução adequada para a retenção do contaminante (solução absorvente). O impinger e conectado a bomba de aspiração por uma mangueira flexível. A bomba forçará a passagem de um determinado volume de ar pela solução que reterá ou reagirá com o contaminante, absorvendo-o.
	
	em um frasco de vidro onde será colocada uma solução adequada para a retenção do contaminante (solução adsorvente). O impinger dispensa a utilização da bomba. A solução reterá ou reagirá com o contaminante, adsorvendo-o.
	
	em um frasco de vidro onde será colocada uma solução adequada para a retenção do contaminante (solução adsorvente). O impinger é conectado a bomba de aspiração por uma mangueira flexível. A bomba forçará a passagem de um determinado volume de ar pela solução que reterá ou reagirá com o contaminante, absorvendo-o.
	
	
	 9a Questão 
	A metodologia de avaliação a ser empregada com a definição do tipo de amostrador e amostragem, número de amostras, volume coletado e vazão depende do método padronizado envolvido (NIOSH) e das características da exposição. A amostragem deve seguir rigorosamente o método de amostragem indicado, pois esse vai referenciar o processo de análise do contaminante a ser empregado pelo laboratório. Podem ser utilizados equipamentos fixos instalados no ambiente em avaliação e equipamentos portáteis, para avaliações ocupacionais da exposição dos trabalhadores. Uma vez as considerações anteriores assinale a opção correta:
		
	
	Os amostradores podem ser: de leitura direta quando fornecem a concentração do contaminante por leitura direta em superfícies graduadas, ou display de equipamentos; de leitura parcial que atuam retendo o contaminante para posterior analise em laboratório, e de coleta de ar contaminado que é utilizada para amostragem de gases que são de difícil retenção em outros meios de coleta.
	
	Os amostradores podem ser: de leitura imediata quando fornecem a concentração do contaminante por leitura direta em superfícies graduadas, ou display de equipamentos; de leitura parcial que atuam retendo o contaminante para posterior analise em laboratório, e de coleta de ar total que é utilizada para amostragem de gases que são de difícil retenção em outros meios de coleta.
	
	Os amostradores podem ser: de leitura direta quando fornecem a concentração do contaminante por leitura direta em superfícies graduadas, ou display de equipamentos; de leitura parcial que atuam retendo o contaminante para posterior analise em laboratório, e de coleta de ar total que é utilizada para amostragem de gases que são de difícil retenção em outros meios de coleta.
	
	Os amostradores podem ser: de leitura semi-direta quando fornecem em algumas situações a concentração do contaminante por leitura direta em superfícies graduadas, ou display de equipamentos; de leitura indireta que atuam retendo o contaminante para posterior analise em laboratório, e de coleta de ar contaminado que é utilizada para amostragem de gases que são de difícil retenção em outros meios de coleta.
	
	Os amostradores podem ser: de leitura direta quando fornecem a concentração do contaminante por leitura direta em superfícies graduadas, ou display de equipamentos; de leitura indireta que atuam retendo o contaminante para posterior analise em laboratório, e de coleta de ar total que é utilizada para amostragem de gases que são de difícil retenção em outros meios de coleta.
	
	
	 10a Questão 
	As pressões anormais que apresentam níveis de pressão atmosférica abaixo da normal são classificadas como hipobáricas (trabalhos realizados a grande altitude) e as que apresentam níveis de pressão atmosférica acima da normal, são classificadas como hiperbáricas (trabalhos realizados sob ar comprimido ou são submersos). Várias são as medidas de controle a exposição as pressões anormais. Para condições hiperbáricas de forma geral podemos relacionar as seguintes ações de controle:
		
	
	Repouso adequado e uso de máscaras de oxigênio.
	
	Seleção profissional adequada e controle rigoroso do sistema de pressurização das aeronaves.
	
	Uso de máscaras de oxigênio e seleção profissional adequada.
	
	Exposições controladas e repouso adequado.
	
	Controle rigoroso do sistema de pressurização das aeronaves e exposições controladas.

Continue navegando