Buscar

atividade ecm

Prévia do material em texto

ALUNA: HERIKA OLIVERA GAMA 
ATIVIDADE DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS
As propriedades mecânicas dos materiais definem como o comportamento do material quando sujeitos a cargas externas, e refletem a relação entre a sua resposta ou deformação a uma carga ou força que esteja sendo aplicada. Algumas propriedades mecânicas importantes são a dureza, a ductilidade e a rigidez. Estas propriedades são verificadas através da execução de experimentos laboratoriais que reproduzem o mais fielmente possível as condições de serviço incluindo a natureza da carga aplicada e a duração da sua aplicação, as cargas podem ser de cisalhamento tração ou compressiva, a sua magnitude pode ser constante ao longo do tempo ou pode flutuar continuamente a temperatura também pode ser um fator importante.
Os ensaios mecânicos de tensão-deformação são utilizados para averiguar algumas das características mecânicas dos metais, os quatro tipos mais comuns são, tração, compressão, torção e cisalhamento. No ensaio de tração o corpo de prova é submetido a tensão forte em direções opostas sofrendo uma deformação plástica, onde tensão e deformação são proporcionas entre si, até o seu rompimento. A constante de proporcionalidade é o módulo de elasticidade nos casos de tração e compressão. A compressão de forma semelhante à tração, onde o material é submetido a uma força compressiva onde o corpo de prova se contrai ao longo da direção de tensão. 
Para ensaios de cisalhamento é usada uma força puramente cisalhante. A torço é uma variação do cisalhamento puro, onde um membro estrutural é torcido produzindo um movimento de rotação em torno do eixo longitudinal de uma das extremidades. 
A tenacidade é um termo mecânico que representa a medida da habilidade de um material em absorver energia até a sua fratura e indica a resistência de um material quando este possui uma trinca, quando no caso de medida de tenacidade a fratura. A ductilidade é a capacidade de um material para absorver energia durante a deformação plástica que foi suportado quando da fratura. e é medida através de um ensaio de tração onde são medidos o alongamento percentual e a redução de área percentual. A resiliência é a capacidade de um material para absorver energia durante a deformação elástica e o eu módulo consiste na área sob a curva tensão deformação de engenharia até o limite de escoamento.
A dureza é uma medida da resistência as deformações plásticas localizadas, as técnicas mais populares de ensaio de dureza são Rockwel, Brinell, Knoop e Vickers, onde um penetrador é forçado contra a superfície do material e o número de dureza é dado com base no tamanho ou profundidade da impressão resultante.

Continue navegando