Buscar

Prova de Teoria da Empresa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIP – Universidade Paulista – Instituto de Ciências Jurídicas Disciplina: Teoria da Empresa PROVA C 
	Professor: 
	Data: ___/______/________
	Nota prova:
	Aluno (a): RA: 
	Sala:
	
	Turma:
	Avaliações:	( ) NP1 ( ) NP2 ( ) SUB ( ) Exame
	INSTRUÇÕES RELEVANTES:
Tempo máximo de prova de 60 minutos.
Com consulta apenas à legislação seca, sem nenhum tipo de anotação. 
Leia todas as questões com atenção, a interpretação faz parte da resposta.
Qualquer tipo de comunicação durante a prova ou consulta a material não autorizado será atribuído nota zero. 
Todas as respostas deverão ser a caneta (azul ou preta).
A qualidade da grafia, concordância verbal e a gramática serão também adotados como critérios de avaliação e composição da nota da respectiva prova.
Também serão critérios da avalição o pleno conhecimento do tema, consistência e coerência do raciocínio jurídico, assim como a correta fundamentação jurídica.
No final da prova cite a divisão do Código Civil. (0,50)
ESCOLHA UMA DAS QUESTOES ENTRE AS QUESTÕES 2 e 5 PARA NÃO RESPONDER, NA AUSÊNCIA DA ESCOLHA NÃO SERÁ CORRIGIDA A QUESTÃO 2.
1) Considerando a decisão anexa (Processo nº 001/1.16.0151361-6) faça uma análise jurídica relacionando com a Teoria dos Atos de Comércio e a Teoria da empresa, bem como fundamente a sua resposta. (Análise jurídica 0,5; relacionar com as Teorias 0,50; fundamento legal 1,0 = 2,0 pontos) 
2) “Em observância a evolução do Direito Empresarial o DREI alterou seu entendimento acerca do tema sobre o titular da EIRELI, de modo que a nova redação do item 1.2.5 do Manual de Registro, em sua alínea "c", prevê expressamente que pode ser titular de EIRELI a pessoa jurídica nacional ou estrangeira.” No tocante a temática, considerando a legislação no que dispõe sobre o Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins e o resultado de debates entre juristas, professores, especialistas e magistrados sobre a melhor interpretação acerca de pontos controvertidos, disserte sobre “Capacidade para ser titular de EIRELI” e qual órgão tem a finalidade de solucionar dúvidas ocorrentes na interpretação das leis, regulamentos e demais normas relacionadas com o registro de empresas mercantis. (Dissertação 1,0; competência 0,5; fundamento legal 0,5 = 2,0 pontos)
3) Maria Bonita, é artista plástica renomada, há muito tempo tem se dedicado apenas pintar quadros inspirados nas obras de “Picaso”. Em razão desta sua tendência artística foi chamada para participar de uma exposição de comemoração do 138º aniversário do pintor espanhol, para inclusive expor e vender seus próprios quadros. Todavia, foi informada que para participar deve ter registro como pessoa jurídica. Não sabendo como proceder para constituir uma pessoa jurídica ela te procura, na condição de advogado, para orientação, portanto, faça um breve parecer jurídico e relacione com o conceito de empresário e seus elementos constitutivos. (Parecer jurídico 0,5; relacionar com conceito de empresário e elementos 1,0; fundamento legal 0,5 = 2,0 pontos)
4) Maria Bonita, empresária individual, devidamente registrada na Junta Comercial, faleceu em 15/10/2018, deixou apenas uma herdeira, Maria Flor, 16 anos, devidamente representada pelo pai, João Feioso, Juiz Federal. Maria Flor tem interesse em continuar as atividades exercidas pela mãe e te procura, na condição de advogado, para melhor orientação, portanto, faça um breve parecer jurídico considerando o caso hipotético e a capacidade do empresário individual. (Parecer jurídico 0,5; relacionar com capacidade do empresário 1,0; fundamento legal 0,5 = 2,0 pontos)
5) João Feioso constituiu uma EIRELI com nome empresarial “João Feioso.com”, todavia, não fez o registro da empresa. Preocupado com as consequências jurídicas te procura, na condição de advogado, para ajudá-lo a regularizar a EIRELI, portanto elabore um parecer jurídico para sanar as dúvidas quanto ao órgão competente referente ao Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins, qual ato pertinente ao registro, bem como quais são as consequências desta irregularidade para João e caso resolva regularizar quais documento deve providenciar. (Parecer jurídico 0,50; sanar dúvidas 1,0; fundamento legal 0,5 = 2,0 pontos)
6) “A Ford decidiu encerrar a produção em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, este ano. A unidade emprega 3 mil funcionários e produz caminhões e o automóvel compacto Fiesta. Segundo a empresa as operações serão desativadas ao longo deste ano. Nos próximos dias, a empresa iniciará negociações com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, para negociar o processo de desligamento dos trabalhadores. Com isso, as operações da montadora americana no Brasil ficarão restritas à fábrica de automóveis de Camaçari, onde é produzido apenas o modelo compacto Ka, e à unidade de Taubaté, no interior de São Paulo, onde são fabricados motores. A montadora também tem uma fábrica de picapes na Argentina, localizada em General Pacheco, na região metropolitana de Buenos Aires. Segundo a empresa, trata-se de uma reformulação global do negócio da companhia. "A Ford anuncia a sua saída do mercado de caminhões como um importante marco para o retorno à lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul", destacou a companhia por meio de nota. A empresa prevê um impacto de aproximadamente US$ 460 milhões em despesas não recorrentes como consequência dessa ação. Fonte: https://www.valor.com.br/empresas/6126083/ford-vai-fechar-fabrica-em-sao-bernardo-do-campo Acessado em: 26/03/2019
Relacionando com a notícia acima disserte sobre os princípios constitucionais da Ordem Econômica e seus reflexos no Direito Empresarial. (Dissertação 1,5; fundamento legal 0,5 = 2,0 pontos)

Outros materiais