Buscar

Diario de campo Final (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIÁRIO DE CAMPO
ESTÁGIO I 
Semestre ano 5/2018
	Diário de Campo nº 003
Campo de estágio: CRAS / Biguaçu 
Tutora/Orientadora pedagógica Local: Cristina B. Niles
CRESS Nº: 4319 Região 12
Supervisora de Campo: Rodrigo Patay Sotomayor 
CRESS Nº: 4030 Região 12a
Estagiária: Elizabeth Domingas Campos de Souza 
Matrícula: 950797
	Atividade: Atendimento /Observação
Data: Novembro/18
	
	
	Diário de Campo
	
	
	
 O presente texto tem como objetivo apresentar resultados e reflexões sobre a experiência de estágio nos componentes curriculares em Estágio Supervisionado em Serviço Social I, do curso de Serviço Social da Uniasselvi. O estágio supervisionado foram realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação ,– CRAS, que dispõe em seu quadro profissional Assistente Social. O Estágio Supervisionado em no período de Agosto à Dezembro 2018, perfazendo um total de carga horária foram de 150h, está sendo realizados Atendimentos denominado de: Acolhimentos, tendo como objetivo de atender as famílias inseridas no município de Biguaçu com o intuito de repassar informações sobre direitos, inseridas nas ações desenvolvidas pelo CRAS, tais como direito social e política pública.
	
Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:
I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;
II - o amparo às crianças e adolescentes carentes;
III - a promoção da integração ao mercado de trabalho; IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;
V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei. CF/88
O relato de experiência de Estágio Supervisionado em Serviço Social I constitui uma visão acadêmica, que está embasado no método dialético, pois, possibilita a compreensão mais ampla em torno da realidade do usuário, compreendendo a questão social e suas expressões. No desenvolvimento do estágio, realizamos atendimento aos usuários com problemas relacionados à: Agendamento para pericia medica / BPC, Pensão Alimentícia, Cadastro Único para Bolsa Família, PAIF, Benefícios eventuais, Guarda provisória, Palestras, Cursos, encaminhamento ao RECRIA, preenchimento de formulários BPC, benefícios suspensos, entre outros. 
Acompanhei duas visitas domiciliares, em uma delas me impressionou muito a força de vontade e alegria de viver estampada no rosto do usuário B, que esta com Câncer, problemas cardíacos, diabetes e já apresenta a gravidade da doença em todo o corpo, mesmo diante de tais problemas de saúde se mantém otimista, mora em um bairro sem infraestrutura nenhuma em uma casa simples de madeira, com muito pouco para se mantiver.
Outra situação foi de um tio que estava de guarda do menor W de 17 anos que não quis acompanhar a mãe para outra cidade, ficando assim com o tio “provisoriamente”. Porém o tio procurou o conselho tutelar para que fosse feito uma intervenção e o Conselho solicitou a presença do assistente social e psicólogo do CRAS. O tio relata que o menor sai sem avisar e está envolvido com drogas ilícitas e bebidas, que não quer seguir as regras da casa. Já conversou várias vezes com o menor que também não esta estudando e nem trabalhando, para que o mesmo volte a estudar e trabalhar como menor aprendiz, porem continua rebelde. Foi feita a mediação, onde ficou acertado com o menor o compromisso com o tio de seguir as regras da casa e o mesmo se comprometeu em seguí-las. 
Parágrafo único.  Se, no exercício de suas atribuições, o Conselho Tutelar entender necessário o afastamento do convívio familiar, comunicará incontinenti o fato ao Ministério Público, prestando-lhe informações sobre os motivos de tal entendimento e as providências tomadas para a orientação, o apoio e a promoção social da família.  Art. 136 Lei 12.010 de 2009 – ECA
Diante dos relatos acima, entendemos que todas as ações são importantes para que os usuários tenham conhecimento dos direitos e possam usufruir do mesmo com garantia constitucional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando