Logo Passei Direto
Buscar

PROVA final Curriculo e didática na educação dos surdos

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em 1955, o primeiro livro sobre currículo foi publicado por João Roberto Moreira, intitulado Introdução ao Estudo da Escola Primária. Contudo, após o golpe militar de 1964, inferiu transformações em vários setores como o político, econômico, ideológico e educacional no país. Na época acordos foram assinados com os Estados Unidos, objetivando o desenvolvimento da modernização e racionalização do país.
Sobre a organização do currículo na época, assinale a alternativa CORRETA:
a) O currículo era entendido como uma forma de discussão, com visão marxista, numa vertente mais politizada para as discussões da organização do sistema educacional.
b) As tendências pedagógicas progressistas foram implantadas, influenciando a organização curricular que resultou em níveis inferiores de desenvolvimento escolar.
c) O currículo foi abordado em uma perspectiva sociológica, sob influência dos estudos da psicologia que reestruturaram a base da organização curricular nas escolas.
d) As discussões sobre currículo se ampliavam no cenário nacional, com a introdução da disciplina Currículos e Programas nas faculdades, com enfoque tecnicista de currículo.

Sacristán (2000) define currículo prescrito como instrumento da política curricular, prescrevendo orientações curriculares. Existem sistemas e programas que estabelecem objetivos, atividades e orientações programáticas na elaboração de materiais curriculares de base comum, por exemplo: os PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação -, os PCNEM - Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio -, os RCNEI - Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O currículo é decidido em diferentes fases.
Sobre as fases do currículo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O currículo real reforça as pressões exteriores que sofrem os professores quanto às validações, ideologias e títulos que os sistemas de ensino oferecem, impondo critérios para o ensino do professor e para a aprendizagem dos alunos.
( ) O currículo prescrito é um instrumento da política curricular, condicionando uma realidade que deve ser incorporada no currículo, prescrevendo orientações curriculares.
( ) O currículo moldado pelos professores é aquele currículo que é traduzido pelos professores, que são os agentes ativos.
( ) O currículo apresentado aos professores é um currículo operacional, pois ele acontece em um contexto de ensino e as intenções educativas do currículo ocorrem na prática pedagógica, no dia a dia do professor.
a) V - V - V - F.
b) F - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - V.

A adaptação do currículo à cultura surda precisa considerar a experiência visual e a língua materna dos surdos. Contudo, geralmente o currículo adota uma abordagem burocrática realizada de forma simplificada, reaproveitando o mesmo documento por vários anos, isento da influência da identidade cultural.
Sobre as características quanto aos aspectos referentes à identidade cultural surda, avalie as afirmacoes a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A identidade cultural dos indivíduos surdos consiste no ponto central do currículo e abrange vários aspectos referentes à questão de espaço, pertencimento, legislação, história, literatura, língua de sinais e outros que influenciam a construção de sua identidade.
II- Nessas condições, o currículo foi elaborado com base nos preceitos que sustentam as características da comunidade surda, considerando a língua de sinais e trazendo alternativas de empoderamento para o indivíduo surdo, porque expressa por meio do currículo sua identidade e cultura.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

No Brasil, o currículo disciplinar, fragmentado em diversas áreas do conhecimento, passa a ser questionado com as concepções inter, multi, trans e pluridisciplinares nos anos de 1970. Estas concepções abarcam conceitos como: interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Sobre estas concepções curriculares, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Interdisciplinaridade.
II- Multidisciplinaridade.
III- Transdisciplinaridade.
( ) Esta concepção estabelece uma abordagem mais complexa, a divisão por disciplinas deixa de existir, promovendo as relações que devem existir entre as disciplinas.
( ) Esta concepção mantém as disciplinas fixas. Um único tema ou problemática é escolhida para ser trabalhada em várias disciplinas, sem a preocupação de interligá-las.
( ) Esta concepção acontece quando as metodologias e conhecimentos de outras disciplinas podem ser utilizados por professores de diversas áreas do conhecimento.

O movimento escolanovista, após o lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, contrapõe aos ideais da Pedagogia Tradicional. Com a Escola Nova, cede lugar a partir de 1960, para a Pedagogia Tecnicista, com um teor descontextualizado, dissociado da realidade.
Nesse meio, o conceito de didática sofreu alterações, assim como ao longo do desenvolvimento da sociedade, sofrendo influências dos entendimentos de grupos sociais. Sobre o processo histórico de construção do conceito de didática no Brasil, após a Primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa CORRETA:
a) Elaborou um método adotado no plano educacional, que seguia as instruções de memorização, denominado Raio Studiorum, que estruturou a época.
b) Revelou um novo entendimento de didática voltada para a formação de professores, com o objetivo de supervisionarem e coordenarem as atividades em todos os níveis.
c) Passou a ser compreendida como um conjunto de regras, com o objetivo de assegurar aos futuros docentes as orientações necessárias ao seu trabalho.
d) Assumiu a vertente pedagógica da Alemanha e organizou o ensino segundo as influências da pedagogia de Herbart, que reorganizou a didática nas escolas infantis.

As adaptações curriculares, comumente também denominadas adequações curriculares, implicam na reorganização do projeto político-pedagógico do sistema educacional como um todo, propiciando a participação dos alunos com deficiência em todas as atividades, ao se tratar do contexto educacional.
Sobre as adaptações curriculares, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Adaptações relativas.
II- Adaptações individualizadas.
( ) Nessa adaptação englobam a programação das atividades elaboradas em sala de aula. Neste aspecto, o professor deve realizar alguns ajustes, flexibilizando e objetivando as atividades para os alunos com deficiência.
( ) Essa adaptação diz respeito ao processo realizado pelo professor de avaliação e atendimento de cada aluno. Neste caso, as atividades em sala são flexibilizadas.
( ) Nessa adaptação, o professor deve estar capacitado para alterar sua maneira de ensinar e flexibilizar o que vai ensinar, de acordo com as necessidades de cada aluno.

Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o contato visual é de fundamental relevância. Para os surdos, o contato visual é de suma importância. É importante pensarmos nos artefatos como ferramentas e suportes à aprendizagem.
Portanto, caso o ouvinte pare de manter contato visual com o surdo durante a conversa, isto pode ser considerado falta de respeito ou um desinteresse. Existem vários tipos de artefatos culturais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta dois artefatos culturais:
a) Artefato cultural familiar e psicológico.
b) Artefato mecânico e surreal.
c) Artefato cultural linguístico e literatura surda.
d) Artefato cultural e multidisciplinar.

A avaliação é um dos temas mais polêmicos e traumáticos para todo e qualquer professor. Apesar de ser importante, é um tema pouco discutido nas instituições de ensino. Isso ocorre porque a avaliação na aprendizagem exige mudança de mentalidade, tudo isso para que ocorra o processo de aprendizagem.
Sobre a concepção de Luckesi (2010) sobre avaliação, assinale a alternativa CORRETA:
a) A avaliação, obrigatoriamente, conduz todo um conjunto de outros fatores educacionais, por isso deve ser vista como processo de transformação na busca de uma nova modalidade de escola.
b) É possível abordar o processo de ensino-aprendizagem.
c) A avaliação não é continua, nem obrigatória.
d) Esta ideia não é o resultado de uma concepção tradicional ainda muito presente em sala de aula.

Podemos inferir que no contexto da surdez, cultura representa identidade, ou uma forma diferente de entender o mundo que a identifica. A cultura é transmitida de surdo para surdo ao longo das gerações.
Sobre a definição de cultura surda, assinale a alternativa CORRETA:
a) A cultura surda não depende de um único membro ou pessoa da sociedade, eles se misturam em comunidades, festas, clubes, ou seja, estão inseridos no contexto histórico.
b) Na realização das novas diretrizes das políticas públicas, a cultura surda tem acesso livre e igualitário, pertencendo a uma determinada camada da sociedade, diferente das demais.
c) Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo, a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das 'almas' das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.
d) Muitas dessas explicações são parte de uma sociedade na qual a cultura surda é incluída em congressos, que estão em constante avanços tecnológicos, educacionais e pedagógicos.

A Tendência Progressista Libertária possui uma definição muito clara do papel da escola, sendo este o de influenciar no processo de transformação da personalidade dos alunos, num sentido libertário e autogestionário, de vivência em grupos, valorização dos alunos, sendo o professor um orientador.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome dos autores que defendem essa teoria:
a) Célestin Freinet, Froebel e Émile Durkheim.
b) Célestin Freinet e Miguel Gonzales Arroyo.
c) Célestin Freinet, Froebel e Vasconcelos.
d) Célestin Freinet, Sigmund Freud e Paulo Freire.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em 1955, o primeiro livro sobre currículo foi publicado por João Roberto Moreira, intitulado Introdução ao Estudo da Escola Primária. Contudo, após o golpe militar de 1964, inferiu transformações em vários setores como o político, econômico, ideológico e educacional no país. Na época acordos foram assinados com os Estados Unidos, objetivando o desenvolvimento da modernização e racionalização do país.
Sobre a organização do currículo na época, assinale a alternativa CORRETA:
a) O currículo era entendido como uma forma de discussão, com visão marxista, numa vertente mais politizada para as discussões da organização do sistema educacional.
b) As tendências pedagógicas progressistas foram implantadas, influenciando a organização curricular que resultou em níveis inferiores de desenvolvimento escolar.
c) O currículo foi abordado em uma perspectiva sociológica, sob influência dos estudos da psicologia que reestruturaram a base da organização curricular nas escolas.
d) As discussões sobre currículo se ampliavam no cenário nacional, com a introdução da disciplina Currículos e Programas nas faculdades, com enfoque tecnicista de currículo.

Sacristán (2000) define currículo prescrito como instrumento da política curricular, prescrevendo orientações curriculares. Existem sistemas e programas que estabelecem objetivos, atividades e orientações programáticas na elaboração de materiais curriculares de base comum, por exemplo: os PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação -, os PCNEM - Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio -, os RCNEI - Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O currículo é decidido em diferentes fases.
Sobre as fases do currículo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O currículo real reforça as pressões exteriores que sofrem os professores quanto às validações, ideologias e títulos que os sistemas de ensino oferecem, impondo critérios para o ensino do professor e para a aprendizagem dos alunos.
( ) O currículo prescrito é um instrumento da política curricular, condicionando uma realidade que deve ser incorporada no currículo, prescrevendo orientações curriculares.
( ) O currículo moldado pelos professores é aquele currículo que é traduzido pelos professores, que são os agentes ativos.
( ) O currículo apresentado aos professores é um currículo operacional, pois ele acontece em um contexto de ensino e as intenções educativas do currículo ocorrem na prática pedagógica, no dia a dia do professor.
a) V - V - V - F.
b) F - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - V.

A adaptação do currículo à cultura surda precisa considerar a experiência visual e a língua materna dos surdos. Contudo, geralmente o currículo adota uma abordagem burocrática realizada de forma simplificada, reaproveitando o mesmo documento por vários anos, isento da influência da identidade cultural.
Sobre as características quanto aos aspectos referentes à identidade cultural surda, avalie as afirmacoes a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A identidade cultural dos indivíduos surdos consiste no ponto central do currículo e abrange vários aspectos referentes à questão de espaço, pertencimento, legislação, história, literatura, língua de sinais e outros que influenciam a construção de sua identidade.
II- Nessas condições, o currículo foi elaborado com base nos preceitos que sustentam as características da comunidade surda, considerando a língua de sinais e trazendo alternativas de empoderamento para o indivíduo surdo, porque expressa por meio do currículo sua identidade e cultura.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

No Brasil, o currículo disciplinar, fragmentado em diversas áreas do conhecimento, passa a ser questionado com as concepções inter, multi, trans e pluridisciplinares nos anos de 1970. Estas concepções abarcam conceitos como: interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Sobre estas concepções curriculares, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Interdisciplinaridade.
II- Multidisciplinaridade.
III- Transdisciplinaridade.
( ) Esta concepção estabelece uma abordagem mais complexa, a divisão por disciplinas deixa de existir, promovendo as relações que devem existir entre as disciplinas.
( ) Esta concepção mantém as disciplinas fixas. Um único tema ou problemática é escolhida para ser trabalhada em várias disciplinas, sem a preocupação de interligá-las.
( ) Esta concepção acontece quando as metodologias e conhecimentos de outras disciplinas podem ser utilizados por professores de diversas áreas do conhecimento.

O movimento escolanovista, após o lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, contrapõe aos ideais da Pedagogia Tradicional. Com a Escola Nova, cede lugar a partir de 1960, para a Pedagogia Tecnicista, com um teor descontextualizado, dissociado da realidade.
Nesse meio, o conceito de didática sofreu alterações, assim como ao longo do desenvolvimento da sociedade, sofrendo influências dos entendimentos de grupos sociais. Sobre o processo histórico de construção do conceito de didática no Brasil, após a Primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa CORRETA:
a) Elaborou um método adotado no plano educacional, que seguia as instruções de memorização, denominado Raio Studiorum, que estruturou a época.
b) Revelou um novo entendimento de didática voltada para a formação de professores, com o objetivo de supervisionarem e coordenarem as atividades em todos os níveis.
c) Passou a ser compreendida como um conjunto de regras, com o objetivo de assegurar aos futuros docentes as orientações necessárias ao seu trabalho.
d) Assumiu a vertente pedagógica da Alemanha e organizou o ensino segundo as influências da pedagogia de Herbart, que reorganizou a didática nas escolas infantis.

As adaptações curriculares, comumente também denominadas adequações curriculares, implicam na reorganização do projeto político-pedagógico do sistema educacional como um todo, propiciando a participação dos alunos com deficiência em todas as atividades, ao se tratar do contexto educacional.
Sobre as adaptações curriculares, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Adaptações relativas.
II- Adaptações individualizadas.
( ) Nessa adaptação englobam a programação das atividades elaboradas em sala de aula. Neste aspecto, o professor deve realizar alguns ajustes, flexibilizando e objetivando as atividades para os alunos com deficiência.
( ) Essa adaptação diz respeito ao processo realizado pelo professor de avaliação e atendimento de cada aluno. Neste caso, as atividades em sala são flexibilizadas.
( ) Nessa adaptação, o professor deve estar capacitado para alterar sua maneira de ensinar e flexibilizar o que vai ensinar, de acordo com as necessidades de cada aluno.

Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o contato visual é de fundamental relevância. Para os surdos, o contato visual é de suma importância. É importante pensarmos nos artefatos como ferramentas e suportes à aprendizagem.
Portanto, caso o ouvinte pare de manter contato visual com o surdo durante a conversa, isto pode ser considerado falta de respeito ou um desinteresse. Existem vários tipos de artefatos culturais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta dois artefatos culturais:
a) Artefato cultural familiar e psicológico.
b) Artefato mecânico e surreal.
c) Artefato cultural linguístico e literatura surda.
d) Artefato cultural e multidisciplinar.

A avaliação é um dos temas mais polêmicos e traumáticos para todo e qualquer professor. Apesar de ser importante, é um tema pouco discutido nas instituições de ensino. Isso ocorre porque a avaliação na aprendizagem exige mudança de mentalidade, tudo isso para que ocorra o processo de aprendizagem.
Sobre a concepção de Luckesi (2010) sobre avaliação, assinale a alternativa CORRETA:
a) A avaliação, obrigatoriamente, conduz todo um conjunto de outros fatores educacionais, por isso deve ser vista como processo de transformação na busca de uma nova modalidade de escola.
b) É possível abordar o processo de ensino-aprendizagem.
c) A avaliação não é continua, nem obrigatória.
d) Esta ideia não é o resultado de uma concepção tradicional ainda muito presente em sala de aula.

Podemos inferir que no contexto da surdez, cultura representa identidade, ou uma forma diferente de entender o mundo que a identifica. A cultura é transmitida de surdo para surdo ao longo das gerações.
Sobre a definição de cultura surda, assinale a alternativa CORRETA:
a) A cultura surda não depende de um único membro ou pessoa da sociedade, eles se misturam em comunidades, festas, clubes, ou seja, estão inseridos no contexto histórico.
b) Na realização das novas diretrizes das políticas públicas, a cultura surda tem acesso livre e igualitário, pertencendo a uma determinada camada da sociedade, diferente das demais.
c) Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo, a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das 'almas' das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.
d) Muitas dessas explicações são parte de uma sociedade na qual a cultura surda é incluída em congressos, que estão em constante avanços tecnológicos, educacionais e pedagógicos.

A Tendência Progressista Libertária possui uma definição muito clara do papel da escola, sendo este o de influenciar no processo de transformação da personalidade dos alunos, num sentido libertário e autogestionário, de vivência em grupos, valorização dos alunos, sendo o professor um orientador.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome dos autores que defendem essa teoria:
a) Célestin Freinet, Froebel e Émile Durkheim.
b) Célestin Freinet e Miguel Gonzales Arroyo.
c) Célestin Freinet, Froebel e Vasconcelos.
d) Célestin Freinet, Sigmund Freud e Paulo Freire.

Prévia do material em texto

Disciplina: Currículo e Didática na Educação dos Surdos (LBR103)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:448387) ( peso.:3,00)
Prova: 9384436
Nota da Prova: 8,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Em 1955, o primeiro livro sobre currículo foi publicado por João Roberto Moreira, intitulado Introdução ao Estudo da Escola Primária. Contudo, ap
período, o golpe militar de 1964, inferiu transformações em vários setores como o político, econômico, ideológico e educacional no país. Na época
acordos foram assinados com os Estados Unidos, objetivando o desenvolvimento da modernização e racionalização do país. Sobre a organizaçã
currículo na época, assinale a alternativa CORRETA:
 a) O currículo era entendido como uma forma de discussão, com visão marxista, numa vertente mais politizada para as discussões da organizaçã
sistema educacional.
 b) As tendências pedagógicas progressistas foram implantadas, influenciando a organização curricular que resultou em níveis inferiores de desen
escolar.
 c) O currículo foi abordado em uma perspectiva sociológica, sob influência dos estudos da psicologia que reestruturaram a base da organização c
nas escolas.
 d) As discussões sobre currículo se ampliavam no cenário nacional, com a introdução da disciplina Currículos e Programas nas faculdades, com 
tecnicista de currículo.
2. Sacristán (2000) define currículo prescrito como instrumento da política curricular, prescrevendo orientações curriculares. Existem sistemas e prog
seja, objetivos, atividades e orientações programáticas na elaboração de materiais curriculares de base comum, por exemplo: os PCN - Parâmetr
Curriculares Nacionais de Educação -, os PCNEM - Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio -, os RCNEI - Referenciais Curriculares N
para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O currículo é decidido em diferentes fases. As fases do currículo são deno
currículo prescrito, currículo apresentado aos professores, currículo modelado pelos professores, currículo em ação, currículo real e currículo ava
Compreender as fases de decisão do currículo nos auxilia em nossa trajetória acadêmica e profissional. Sobre as fases do currículo, classifique V
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O currículo real reforça as pressões exteriores que sofrem os professores quanto às validações, ideologias e títulos que os sistemas de ensin
oferecer, impondo critérios para o ensino do professor e para a aprendizagem dos alunos.
( ) O currículo prescrito é um instrumento da política curricular, condicionamento de uma realidade que deve ser incorporada no currículo, presc
orientações curriculares.
( ) O currículo moldado pelos professores é aquele currículo que é traduzido pelos professores, que são os agentes ativos.
( ) O currículo apresentado aos professores é um currículo operacional, pois ele acontece em um contexto de ensino e as intenções educativas 
currículo ocorrem na prática pedagógica, no dia a dia do professor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SACRISTÁN, G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
 a) V - V - V - F.
 b) F - F - V - V.
 c) F - V - V - F.
 d) V - F - F - V.
3. A adaptação do currículo à cultura surda precisa considerar a experiência visual e a língua materna dos surdos. Contudo, geralmente o currículo a
uma abordagem burocrática realizada de forma simplificada, reaproveitando o mesmo documento por vários anos, isento da influência da identida
Sobre as características quanto aos aspectos referentes à identidade cultural surda, avalie as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas
I- A identidade cultural dos indivíduos surdos consiste no ponto central do currículo e abrange vários aspectos referentes à questão de espaço,
pertencimento, legislação, história, literatura, língua de sinais e outros que influenciam a construção de sua identidade.
PORQUE
II- Nessas condições, o currículo foi elaborado com base nos preceitos que sustentam as características da comunidade surda, considerando a lín
sinais e trazendo alternativas de empoderamento para o indivíduo surdo, porque expressa por meio do currículo sua identidade e cultura. 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
 b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
 c) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
 d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
4. No Brasil, o currículo disciplinar, fragmentado em diversas áreas do conhecimento, passa a ser questionado com as concepções inter, multi, trans
pluridisciplinares nos anos de 1970. Estas concepções abarcam conceitos como: interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade
estas concepções curriculares, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Interdisciplinaridade.
II- Multidisciplinaridade.
III- Transdisciplinaridade.
( ) Esta concepção estabelece uma abordagem mais complexa, a divisão por disciplinas deixa de existir, promovendo as relações que devem ex
as disciplinas.
( ) Esta concepção mantém as disciplinas fixas. Um único tema ou problemática é escolhida para ser trabalhada em várias disciplinas, sem a pr
de interligá-las.
( ) Esta concepção acontece quando as metodologias e conhecimentos de outras disciplinas podem ser utilizados por professores de diversas á
conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) I - III - II.
 b) II - I - III.
 c) III - I - II.
 d) III - II - I.
5. O movimento escolanovista, após o lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, contrapõe aos ideais da Pedagogia Tradicional. Con
Escola Nova, sede lugar a partir de 1960, para a Pedagogia Tecnicista, com um teor descontextualizado, dissociado da realidade. Nesse meio, o 
didática sofreu alterações, assim como ao longo do desenvolvimento da sociedade, sofrendo influências dos entendimentos de grupos sociais. So
processo histórico de construção do conceito de didática no Brasil, após a Primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Elaborou um método adotado no plano educacional, que seguia as instruções de memorização, denominado Raio Studiorum, que estruturou a
época.
 b) Revelou um novo entendimento de didática voltada para a formação de professores, com o objetivo de supervisionarem e coordenarem as ativ
todos os níveis.
 c) Passou a ser compreendida como um conjunto de regras, com o objetivo de assegurar aos futuros docentes as orientações necessárias ao se
 d) Assumiu a vertente pedagógica da Alemanha e organizou o ensino segundo as influências da pedagogia de Herbart, que reorganizou a didátic
escolas infantis.
6. As adaptações curriculares, comumente também denominadas adequações curriculares, implicam na reorganização do projeto político-pedagógic
e do sistema educacional como um todo, propiciando a participação dos alunos com deficiência em todas as atividades, ao se tratar do contexto e
Pressupõem que se realize a adequação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com nec
especiais. Sobre as adaptações curriculares, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Adaptações relativas.
II- Adaptações individualizadas. 
( ) Nessa adaptação englobam a programação das atividades elaboradas em sala de aula. Neste aspecto, o professor deve realizar alguns ajus
flexibilizando e objetivando as atividades para os alunos com deficiência.
( ) Essa adaptação diz respeito ao processo realizado pelo professor de avaliação e atendimento de cada aluno. Neste caso, as atividades em s
flexibilizadas. 
( ) Nessa adaptação, o professordeve estar capacitado para alterar sua maneira de ensinar e flexibilizar o que vai ensinar, de acordo com as ne
de cada aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HORT, A. P. F.; HORT, I. C. Educação especial e inclusão escolar. Indaial: Uniasselvi, 2009.
 a) II - II - I
 b) II - I - I.
 c) I - II - II.
 d) I - I - I.
7. Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o cont
de fundamental relevância. Para os surdos, o contato visual é de suma importância. É importante pensarmos nos artefatos como ferramentas e su
aprendizagem. Portanto, caso o ouvinte pare de manter contato visual com o surdo durante a conversa, isto pode ser considerado falta de respeit
ou um desinteresse. Existem vários tipos de artefatos culturais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta dois artefatos culturais:
 a) Artefato cultural familiar e psicológico.
 b) Artefato mecânico e surreal.
 c) Artefato cultural linguístico e literatura surda.
 d) Artefato cultural e multidisciplinar.
8. A avaliação é um dos temas mais polêmicos e traumáticos para todo e qualquer professor. Apesar de ser importante, é um tema pouco discutido 
instituições de ensino. Isso ocorre porque a avaliação na aprendizagem exige mudança de mentalidade, tudo isso para que ocorra o processo de 
aprendizagem. Sobre a concepção de Luckesi (2010) sobre avaliação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
 a) A avaliação, obrigatoriamente, conduz todo um conjunto de outros fatores educacionais, por isso deve ser vista como processo de transformaç
busca de uma nova modalidade de escola.
 b) É possível abordar o processo de ensino-aprendizagem.
 c) A avaliação não é continua, nem obrigatória.
 d) Esta ideia não é o resultado de uma concepção tradicional ainda muito presente em sala de aula.
9. Podemos inferir que no contexto da surdez, cultura representa identidade, ou uma forma diferente de entender o mundo que a identifica. A cultura
transmitida de surdo para surdo ao longo das gerações. Sobre a definição de cultura surda, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A cultura surda não depende de um único membro ou pessoa da sociedade, eles se misturam em comunidades, festas, clubes, ou seja, estão 
inseridos no contexto histórico.
 b) Na realização das novas diretrizes das políticas públicas, a cultura surda tem acesso livre e igualitário, pertencendo a uma determinada camad
sociedade, diferente das demais.
 c) Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo, a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com as suas p
visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das "almas" das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as
crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.
 d) Muitas dessas explicações são parte de uma sociedade na qual a cultura surda é incluída em congressos, que estão em constante avanços tec
educacionais e pedagógicos.
10.A Tendência Progressista Libertária possui uma definição muito clara do papel da escola, sendo este o de influenciar no processo de transformaç
personalidade dos alunos, num sentido libertário e autogestionário, de vivência em grupos, valorização dos alunos, sendo o professor um orienta
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome dos autores que defendem essa teoria:
 a) Célestin Freinet, Froebel e Émile Durkheim.
 b) Célestin Freinet e Miguel Gonzales Arroyo.
 c) Célestin Freinet, Froebel e Vasconcelos.
 d) Célestin Freinet, Sigmund Freud e Paulo Freire.

Mais conteúdos dessa disciplina