Buscar

Aula 2 - Conselhos e Associações

Prévia do material em texto

O que é o Sistema CFN/CRN?
 
O Sistema tem como órgão central o CFN e é integrado, atualmente, por dez Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN), que representam os diversos Estados brasileiros. 
O Sistema se mantém com a arrecadação proveniente de anuidades, taxas, multas e emolumentos (taxa cobrada pela expedição de um documento), recolhidos por pessoas físicas (nutricionistas e técnicos) e jurídicas (empresas e instituições). 
Do montante de recursos arrecadados em todos os dez Regionais, 20% são destinados ao CFN.
O CFN tem sede em Brasília-DF e jurisdição em todo o país. Os dez Conselhos Regionais de Nutricionistas atuam nos seguintes estados:
   
 
 CRN-1: DF, GO, MT, TO
    sede: Brasília-DF
    CRN-2: RS
    sede: Porto Alegre-RS
    CRN-3: SP e MS
    sede: São Paulo-SP
    CRN-4: ES e RJ
    sede: Rio de Janeiro-RJ
    CRN-5: BA e SE
    sede: Salvador-BA
   
 CRN-6: AL, CE, MA, PB, PE, PI, RN
    sede: Recife-PE
    CRN-7: AC, AM, AP, PA, RO, RR
    sede: Belém-PA
    CRN-8: PR
    sede: Curitiba-PR
    CRN-9: MG
    sede: Belo Horizonte-MG
    CRN-10: SC
    sede: Florianópolis-SC
Aos Conselhos Regionais cabe cumprir e fazer cumprir as normas que regem a profissão e realizar as atividades de fiscalização e orientação ético-profissional em suas respectivas jurisdições.
Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)
 
O Conselho Federal de Nutricionistas-CFN foi criado pela Lei nº 6.583, de 20 de outubro de 1978, e regulamentado pelo Decreto nº 84.444, de 30 de janeiro de 1980. É uma autarquia sem fins lucrativos, de interesse público, com poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de nutricionista em todo o território nacional. É um órgão central do Sistema CFN/Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN).
Associação Brasileira de Nutrição - Asbran 
www.asbran.org.br
É uma sociedade sem fins lucrativos que congrega profissionais da área de Nutrição. De caráter técnico, científico, cultural e social, compõe-se de sócios filiados às Associações de Nutrição nos estados.
A Asbran colabora com o poder público e universidades no sentido de aprimorar a qualidade do ensino de Nutrição e a cada dois anos realiza o Congresso Brasileiro de Nutrição - Conbran. Desenvolve projetos, pesquisas e também funciona como canal de denúncia de fatos que se traduzam em prejuízo ao processo de alimentação e nutrição da população brasileira.
A Asbran nasceu como Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN) em 31 de agosto de 1949, no Rio de Janeiro, e depois passou a se chamar Federação Brasileira das Associações de Nutricionistas – FEBRAN. Sua base de atuação envolve nutricionistas, técnicos e estudantes de nutrição, contando atualmente com uma rede de 9 entidades estaduais filiadas.
Mesmo tendo a Asbran iniciado a luta pelo reconhecimento da categoria em meados dos anos 1950, a Lei 5.276, que regulamenta a profissão, só foi sancionada em 1967. A partir da mobilização da Asbran, também nasceram os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, em 1976 e, em 1980, o diploma de nutricionista foi regulamentado.
SINESP – Sindicato dos Nutricionistas do Estado de SP
www.sindinutrisp.org.br/
Entidade de classe fundada em 12/04/1988, tem como objetivo principal a prestação de serviços voltada ao profissional nutricionista, através da representação, informação e orientação.
Para isso, oferece assessoria jurídica trabalhista, orientações quanto ao mercado de trabalho, pesquisas salariais, bolsa de empregos, boletim informativo "Nutri Notícias", sala de treinamento, convênios, promoção de cursos de aprimoramento, realização de palestras nas entidades de graduação e grupos de estudo, além de participação em feiras de alimentação e afins, com "stand" próprio, entre outras atividades.
A abrangência do trabalho realizado pelo SINESP vai além dos 40.000 profissionais nutricionistas do Estado de São Paulo. Isto porque, muitos dos serviços prestados tem como publico alvo os profissionais da extensa área de alimentação, além de empresas dos mais variados setores.
É importante ressaltar que, desta forma, o SINESP torna-se um poderoso formador de opinião e, também, de divulgação dos parceiros que colaboram com as atividades desenvolvidas.

Continue navegando