Buscar

armazenagen

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Adriana Al ve s Bheatriz Isabelly Larissa Fresnedas Espirito Santo ARMAZEN AGE M DE MATERI AI S Trabalho apresentado no curso de tecnólogo em logística, como requisito parcial para atri buição de média na disciplina de Movimentação Interna e Arm azenagem de materiais, ministrada pela professora Marília Gabriela Alves. Itanhaém 2015 
 RESUMO O seminário tem como objetivo apresentar um panorama geral a respeito da armazenagem de materiais. Inicia-se por uma revisão bibliográfica em armazenagem, passando pelas vantagens e desvantagens, e seus tipos de equipamentos, instalações e caracteristicas. Palavras-chave: Armazenagem de Materiais; e quipamentos; instalações. Metodologia Para a elaboração deste estudo, foi realizada pesquisas p or meio de sítios eletrônicos, também caracterizada como pesquisa qualitativa. 
 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 4 1.1. ARMAZENAGE M .............................................................................................. 5 1.2. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ARMAZENAGEM ................................ 5 2. TIPOS DE EQUI PAMENTOS ............................................................................... 7 2.1. TIPOS DE INSTALAÇÕES ................................................................................ 8 3. DEFINIÇÃO DE LAYOUT .................................................................................... 9 3.1. TIPOS DE LAYOUT .......................................................................................... 9 4. UNITIZAÇÃO DE CARGAS ................................................................................ 10 4.1. VANTAGENS DA UNITIZAÇÃO ...................................................................... 10 4.2. TIPOS DE CARGAS UNITIZADAS ................................................................. 10 5. CONCLUSÃO .................................................................................................... 11 REFERÊNCIA ........................................................................................................ 12 
 
4 1. INTRODUÇÃO A logística vem num ciclo de evolução através dos anos e abraça várias funções entre elas a de armazenar. A a rmazenagem tem como objetivo esto car produtos acabados através de um processo de distribuição. O trabalho tem como objetivo mostrar p roblemas na armazenagem e principalmente garantir a qualidade sob condições adequadas e controle de estoque eficaz, bem como garantir a disponibilidade dos produtos em todos os locais de atendimento, assegurando a qualidade desd e o recebimento até a entrega do produto ao cliente final. É também constituído por um conjunto d e proc edimentos técnicos e administrativos. Sendo um trabalho que pode ser definido não somente da a rmazenagem física d os produtos e/ou materiais, mas também da movimentação de materiais e distribuição física, agregando valores a través de atividades diversas, qu e te m muita importância nos dias de hoje, dentro dessa categoria envolve várias gestõ es diretamente ou indiretamente ligadas a gestão de armazenamento. 
5 1.1. ARMAZENAGEM A arm azenagem nada mais é d o que um conjunto de varias funções que tem nela, a recepção de descargas, carregamentos, arrumação e conse rvaçã o de matéria prima, p rodutos acabados o u semi-acabados. A arma zenagem é o compromisso entre custos e a melhor solução para a empresa. A armazenagem é necessária para que o s estoques se encontrem de forma organizada, desse modo fa cilitando o processo com eficiência, para que possa esta r repondo e distribuindo sem nenhum atraso e obsolescência. A armazenagem tem como objetivo m aximiza r o uso dos espaços; f acilitar o acesso aos itens do depósito; prote ger e abrigar os ma teriais; facilitar a movimentação interna do depósito; maximizar a mão de obra e equipamentos, etc. A armazenagem gera custo s para a empresa , mas p assa segurança para seus clientes, pois para utilizar de relat ório de pedidos e m abertos, consegue verificar atraso s de p rod ução em ope rações de remessa e ate ndim ento ao cliente, até quando rastreamos os pe didos e m a berto o cliente pode estar também rastreando seu produto e ter uma previsão de quando chegar á ou estar checando se houve algum imprevisto no decorrer do caminh o. 1.2. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ARMAZENAGEM As principais vantagens são:  Melhor utilização do espaço;  Diminui os custos (movimentação e transporte);  Facilita o processo de entrega;  Redução de perdas e inutilidades. E algumas das suas desvantagens são:  Qu ando em grandes quantidades aumentam-se os riscos e p erdas (produ tos vencidos ou obsoletos);  Um armazém de grande p orte exige instalações, e quipamentos e m ão de obra, dessa forma aumentam-se os custos;  A armazenagem requer gerenciamento e controle eficiente;  A umento de custos com movimentação. 
6 1.3. FUNÇÕES BÁSICAS DE UM ARM AZÉ M 1) Receb imento – armazenagem d e m atéria-prima, p rodutos em processos ou acabados. 2) Esto cagem – localização e controle de materiais. 3) Sep aração – Matéria-prima, produtos em processo e acabados. 4) Expedição – para clientes (internos e externos); p ara distribuidores e intermediários (externos). 
7 2. TIPOS DE EQUIPAMENTOS  P orta paletes – é uma plataforma que permite a inserção dos garfos d e uma empilhadeira ou paleteira. Tipos de estrutura porta palete : a) Convencion al – Sua estrutura é de dois módulos. É ind icado para alta rotatividade. Tem um ou dois compartimentos. Atende o varejo; b) Drive-in – Serve apenas pa ra armazenar em lote. Indicado para ba ixa rotatividade. Atende o atacado; c) Drive-through – a m ercadoria ou carga é arm azenada na estrutura por um lado, e retirada por outro (corredor); d) Drive thru dinâmico – Produto armazenado em unidades de carga; baixo custo operacional; sistema de controle PEPS.  Con tainer – Suas estruturas geralmente metá licas, de grandes di mensões, que p ermitem a comodar e p roteger certa quantidade de materiais em seu interior - equipamento serve também para transporte e movimentação;  P ush back (empurre-puxe) – Deslocamento por gravidade; Gerenciamento de movimentação do produto de pequenos lotes de produção; Custo operacional médio; Sistema de controle UEPS. Não serve para o varejo.  Flow rack – É u ma estrutura usada pa ra pequenas caixas, sendo muito utilizada na linha de montagem. Custo operacional baixo.  B locagem ou container aramado – Trata-se de um rack metálico desmontável. Que permite alta densidade de armazenagem e estabilidade de a rmazenar cargas com maior segurança; possuí limitação de altura ou empilhamento.  E stantes Industriais – Idea l para pequenos volumes; carregamento e armazenagem manual; Controle total de PEPS.  Divisórias industriais – Ide al pa ra isola r áreas industriais. Local não pode ser climatizado ou com temperatura controlada; Possuem acessórios, portas com dobradiças, portas de correr e guichês para atendimento;  B ags – Armazenagem em grande quan tidade de produtos geralmente em grãos ou pó.  Mezanino s – Aumenta o espaço; Facilmente d esmontável;  Can tilever – Armazenam cargas de comprimento variável co mo tub os e barras. Baixa velocidade d e movimenta ção, através de empilhadeiras o u ponte empilhadeira; Sistema de controle PEPS. 
8  A lto-portante – Elimina a necessidade de construção prévia de um edifício; Redução de custos de instalação
d e armazéns; Prazo de instalação da obra é menor do que o convencional; Pouca flexibilidade na mudança de layout;  A lto-verticalização – Elevada densidade, alta mo vimentação e seletividade; Maior custo de e quipamento adiciona l (empilhadeiras ás vezes são restritas à área de armazenagem ); E strutura deve ser mais reforçada p ara suportar ou escorar o equipamento de manutenção. 2.1. TIPOS DE INSTALAÇÕES  A rmazém  Ga lpão  P átio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais