Buscar

Trabalho filosofia e ética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) 
Sistemas éticos: teleológico e eudaimonista.
Teleológico, significa que ele “busca um fim”.
Eudaimonia, palavra grega que significa felicidade.
No meu ver a felicidade que nós passamos a vida toda buscando, deve ser construida dia pós dia , deve ser plantada em nossas ações do cotidiano ex: eu posso estar num péssimo dia tudo dando errado, eu tenho que ver o lado bom do que está aconteçendo, focar nas energias positivas.
Na busca de um fim, penso que temos que viver com um próposito de vida , aproveitar todos os momentos, ser uma pessoa que tenha empátia , ajude o próximo faça o melhor para sua família, e seja um ser ponderado em todas as ações.
São Tomás de Aquino (1225-1274) 
	Este fez uma adequação da ética aristotélica adicionando os elementos de perfeição e ordem , Tomás de Aquino adiciona o componente Deus a esse sistema ético.
	No meu ponto de vista concordo com Tomás de Aquino, acredito que há sim uma força divina que nós motiva , traz uma paz interior, uma sensação de querer fazer o bem.
	E para mim a felicidade está atrelada a Deus , por que sou grato todos os dias por ele estar presente a mim e a minha família.
Immanuel Kant (1724-1804)
	“Age de tal modo que a máxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como princípio de uma legislação universal”.
	Com o Iluminismo esperava-se que prevalecesse a tolerância, o humanismo e o respeito à natureza e, se afirmaria o direito à liberdade e à igualdade entre os homens. Acreditava-se piamente no progresso contínuo em benefício da humanidade graças ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
	O Iluminismo correspondeu a uma ideologia que fora desenvolvida e incorporada pela burguesia na Europa a partir de lutas revolucionárias deflagradas no final do século XVIII, cujos temas gravitaram em torno da liberdade, progresso e humanidade.
	Visava corrigir as desigualdades da sociedade humana e garantir os direitos considerados naturais do indivíduo, como as liberdades e a livre posse de bens.
	Ao meu ver o Iluminismo, esta vinculado o porquê das coisas ( sentido), tudo na vida por mais que não achamos que tem sentido, com certeza tem o seu próposito.
Os oficiais nazistas poderiam ter se negado a fazer o que fizeram durante a Segunda Guerra?
	No meu ponto de vista sim, seriam torturados ou até mortos por se negarem, mas fariam o que é correto valorizar a vida do próximo ser (empático).
	Vejo que em relatos da época dizem que a maioria dos condenados não se arrependeram do que fizeram, e que seguiam com a vida normalmente, isso me mostra que são seres sem a presença de Deus, pessoas más intencionadas que compraram a idéia de Hitler.
	Fizeram seus caminhos e escolhas que ocasionaram mortes de muitas pessoas, e mesmo após o julgamento defendiam a idéia, por fim espero que seres com poderes políticos não use de torturas ou chacinas, achando que isso é o caminho para tornar o mundo melhor.
Referências bibliográficas
	G1. Intérprete de Julgamento de Nuremberg diz que nazistas não se arrependeram ,20/11/2010.
	JORNAL JURID. A ética e moral na pós-modernidade. 10 de Fevereiro de 2017.
	PENSAMENTO EXTEMPORÂNEO. Eudaimonia: a vida feliz no pensamento aristotélico. 14 de Abril de 2012.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando