Buscar

O Brincar na Educação Infantil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
“O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade. Como podemos perceber, os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva.” (FANTACHOLI, 2011, s/p)
FANTACHOLI, F. das N. O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Um Olhar Psicopedagógico. Revista Científica Aprender. 5.ed. dez. 2011. ISSN 1983-5450. Disponível em: <http://revista.fundacaoaprender.org.br/?p=78>. Acesso em: 17 mar. 2019.
O brincar na educação infantil possibilita ainda a criação e o desenvolvimento da liberdade de expressão, permite experimentar diferentes papéis sociais assim como elaborar conteúdos da realidade. Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados no texto base a respeito do brincar, disserte sobre quais aspectos devem ser organizados pelo professor, como eles devem ser aplicados e sobre sua postura investigativa.
O professor de educação infantil, tendo como premissa que a criança é um sujeito histórico, de direitos, que constrói sua identidade por meio das interações e vivencias cotidianas, deve proporcionar o desenvolvimento das crianças através de um planejamento de ação focado na ludicidade.
Sabendo que o ato de brincar é o meio pelo qual a criança se desenvolve e compreende o ambiente ao seu redor o professor deve promover brincadeiras ou permitir que elas mesmas as escolham, tendo como principal objetivo a própria participação como observador ou seja, e o modo pelo qual o educador pode escutar o que as crianças dizem, sentem e demonstram estar pensando nesses momentos de descontração.
O professor deve conhecer a criança, o que pensa, as histórias de vida, seus valores e somente assumindo a postura de um observador que ele cria um vínculo com a criança permitindo intervir eficazmente e influenciando na formação e na construção do sujeito.
O educador precisa planejar ponderadamente as atividades de forma a permitir o aprendizado e a evolução da criança em todos os aspectos, sejam eles na linguagem, na socialização, no envolvimento pessoal, etc. 
Para que se tenha um resultado qualitativo satisfatório o professor não deve se limitar a obter somente o conhecimento teórico, mas também deve enriquecer-se de experiências práticas, pois uma vez que se conhece as brincadeiras, pode-se explorar ao máximo tudo o estas podem oferecer.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando