Buscar

A Importância do Brincar na Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade. Como podemos perceber, os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva.” (FANTACHOLI, 2011, s/p)
FANTACHOLI, F. das N. O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Um Olhar Psicopedagógico. Revista Científica Aprender. 5.ed. dez. 2011. ISSN 1983-5450. Disponível em: <http://revista.fundacaoaprender.org.br/?p=78>. Acesso em: 17 mar. 2019.
O brincar na educação infantil possibilita ainda a criação e o desenvolvimento da liberdade de expressão, permite experimentar diferentes papéis sociais assim como elaborar conteúdos da realidade. Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados no texto base a respeito do brincar, disserte sobre quais aspectos devem ser organizados pelo professor, como eles devem ser aplicados e sobre sua postura investigativa.
RESPOSTA: Brincar é uma forma de descobrir o mundo que a cerca, crianças não só se socializam, como criam conceitos, experimentam e testam novas experiencias. É brincando também que a criança aprende a respeitar regras, a aumentar o seu relacionamento e a respeitar a si mesma e o proximo. Por meio da ludicidade a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança, e sendo liderados e compartilhando sua alegria de brincar. Em contrapartida, em um ambiente sério e sem motivações, os educandos acabam evitando expressar seus pensamentos e sentimentos e realizar qualquer outra atitude com medo de serem constrangidos.

Continue navegando