Buscar

Prévia do material em texto

RAMPAS E CORRIMÃO
SEGURANÇA DO TRABALHO
Alunos:
ADRIELE ZEULE
VITOR SOUZA 
WELITON BORTOLOZO 
Importância das rampas e corrimãos:
Acessibilidade
Segurança:
Praticidade
Necessidades
Tipos de rampas:
Rampa curva 
Rampa sem parede lateral
Rampas de acesso a calçadas e comércios
Rampas com altura do solo 
Principais regras segundo norma NBR 950 
Principais regras:
 
Largura da rampa 
Altura do solo 
Guarda corpo
Inclinação
Espaçamento dos corrimãos
Paredes laterais
Descanso 
Largura:
A largura das rampas deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas; sendo a largura mínima recomendada para as rampas em rotas acessíveis de 1,50 m. O mínimo admissível é de 1,20 m.
Descanso:
Além disso, para inclinações “entre 6,25% e 8,33% devem ser previstas áreas de descanso nos patamares, a cada 50 m de percurso”. 
Proteção:
Toda e qualquer rampa, necessariamente, deve possuir corrimão de duas alturas em cada lado. Se não houver paredes laterais.
Inclinação: 
Respeitar as inclinações para quer a rampa se torne útil e não dificulte o percurso 
Corrimão:
O corrimão, também denominado mainel, é uma barra de superfície lisa e arredondada que acompanha as laterais das escadas e rampas, auxiliando quem caminha por elas. É um apoio para o corpo, que traz mais equilíbrio e segurança ao subir e descer os desníveis.
Corrimão instalado em escola e centro médico.
Onde pode ser instalado?
Paredes: em corredores auxiliando no deslocamento (passagens);
Escadas: funcionando como apoio e segurança;
Rampas: auxiliando quem caminha e protegendo de quedas;
Corrimão fixo na parede / fixo nos degraus.
Detalhes Importantes:
Conforme a NBR 9077 (Saídas de Emergência em Edifícios), rampas e escadas devem ter corrimão. A NBR 9050, que contém normas sobre acessibilidade, também traz informações importantes sobre este item de segurança. Como muitas vezes o uso de guarda-corpos está relacionado com o uso de corrimãos, abordamos abaixo alguns detalhes deste outro item de segurança:
Obrigatoriedade do Guarda-corpo
Segundo a NBR 9077, toda saída de emergência, como corredores, mezaninos, escadas, rampas, etc., deve ser protegida de ambos os lados por paredes ou guarda-corpos contínuos, sempre que houver qualquer desnível maior que 19cm. A altura de guardas internas deverá ser de 1,05m e em escadas internas a parede de proteção poderá ter 92cm de altura. Em locais com altura superior a 12m, o guarda-corpo deverá ter 1,30m de altura no mínimo.
Medidas do Corrimão:
Diâmetro - Corrimão com Acessibilidade: seção circular com diâmetro entre 3cm e 4,5cm (NBR9050)
Diâmetro: de 3,8cm a 6,5cm (NBR9077)
 
4cm é a distância mínima em relação à parede. De acordo com a NBR 9077, o corrimão poderá ter até 6,5cm de diâmetro e altura entre 80 e 92cm.
ltura do corrimão: entre 80cm e 92cm. (NBR 9077)
Altura - Corrimão com Acessibilidade: deverá ter 92cm / para rampas deverá ter duas alturas: o inferior a 70cm de altura e o superior a 92cm de altura (medido da geratriz superior)
 Distância da parede ao corrimão (face interna): deverá haver um espaço livre mínimo de 4cm entre o corrimão e a parede (NBR 9050 e NBR 9077)
Distância da parede ao corrimão (face externa): poderá ser de no máximo 10cm (NBR 9077 e NBR9050)
Formato do corrimão: o que é certo e errado.
Extensão (comprimento): seu prolongamento por 30cm antes e depois do final de escadas e rampas favorece a acessibilidade.
Corrimão prolonga-se além do final da escada e rampa. A 1ª imagem também mostra um corrimão duplo, com alturas diferentes.
Corrimão Intermediário
Muitas vezes é necessária a instalação de um corrimão intermediário, no meio de escadas e rampas, quando estas são muito largas.
NBR 9050 - Acessibilidade: Escadas ou rampas com largura superior a 2,40m precisam da instalação de um corrimão intermediário, o qual só deve ser interrompido quando o comprimento do patamar for superior a 1,40m. A distância mínima desta abertura deve ser de 80cm.
NBR 9077 - Saídas de Emergência: Escadas e rampas com largura superior a 2,20m precisam de um corrimão intermediário, dividindo a escada ou rampa em duas partes de no mínimo 1,10m. Em locais utilizados por idosos e/ou deficientes físicos que precisam do apoio das duas barras, a distância poderá ser de 69cm entre os corrimãos. Escadas externas de caráter monumental e independente da largura poderão ter apenas corrimãos laterais.
Corrimão intermediário.

Mais conteúdos dessa disciplina