Buscar

Psicologia e Comportamento Organizacional - OBJ

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1/10 “João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Tereza para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história”.
No poema exposto, de autoria de Carlos Drummond de Andrade, verifique o que podemos concluir sobre as relações humanas que se estabelecem nele, e, depois assinale a alternativa CORRETA.
	
	B
	Este conjunto de interações trazidos por Drummond permite concluir que as pessoas podem conviver de forma cordial e amistosa, mesmo que seus desejos não sejam atendidos, pois estão inseridos em uma sociedade e devem reconhecer os direitos individuais que cada um possui.
Você acertou!
A alternativa B é a correta, pois, cada indivíduo possui o seu direito de escolha, segundo o seu desejo, podendo segui-lo de forma amistosa, sem que isso implique em culpa ou responsabilidade pelo não cumprimento do desejo do outro. A alternativa A é incorreta por que no poema não explicita o motivo pelo qual João foi para os Estados Unidos. A alternativa C está incorreta, pois as relações humanas são instáveis e, portanto, Maria poderia se relacionar com outra pessoa caso ela desejasse. O poema também não esclarece se ela tinha conhecimento do amor do Raimundo por ela. A alternativa E está incorreta, pois em nenhum momento, o autor menciona sobre instabilidade nas relações humanas. No caso de Lili, ela simplesmente não amava nenhum dos personagens citados no poema.
QUESTÃO 2/10 Comumente observamos pessoas com dificuldades em se comunicar com colegas de trabalho, chefias e mesmo dentro de sua própria família. Para melhorarmos o entendimento daquilo que nos é transmitido necessitamos conhecer os obstáculos individuais presentes na comunicação e que por vezes, interferem na compreensão do que está sendo comunicado.
Todo gestor para alcançar melhores resultados de sua equipe deveria conhecer as definições dos quatro obstáculos da comunicação
Com referência aos obstáculos individuais da comunicação, correlacione às colunas I e II e depois marque a alternativa CORRETA.
Coluna I 
a. emoções
b. percepção seletiva 
c. medo de se comunicar 
d. filtragem 
Coluna II 
( ) É comum acontecer sempre quando a comunicação é entre pessoas de status diferentes. Medo de dar más notícias. Desejo de sempre agradar o outro.
( ) Os receptores também selecionam e decodificam as mensagens conforme seus interesses. Generalizações...
( ) A maneira como o receptor se sente no momento em que dá ou recebe a mensagem influencia na sua interpretação. Impedem a razão e a objetividade.
( ) Evitam se expor e optam por meios “impessoais” de comunicação (e-mail). Tendem a distorcer as demandas da comunicação oral em seu trabalho
	
	C
	d, b, a, c
Você acertou!
Filtragem - é comum acontecer sempre quando a comunicação é entre pessoas de status diferentes. Medo de dar más notícias. Desejo de sempre agradar o outro.
Percepção seletiva - os receptores também selecionam e decodificam as mensagensconforme seus interesses. Generalizações...
Emoções - a maneira como o receptor se sente no momento em que dá ou recebe a mensagem influencia na sua interpretação. Impedem a razão e a objetividade.
Medo de se comunicar - evitam se expor e optam por meios “impessoais” de comunicação (e-mail). Tendem a distorcer as demandas da comunicação oral em seu trabalho.
Sendo assim, a alternativa correta é a “C
QUESTÃO 3/10 Ao estudarmos o homem faz-se necessário vinculá-lo ao seu habitat e, por consequência a sua rede de relacionamentos. Sendo ele uma unidade integrada é preciso entendê-lo frente às dimensões que o compõem e que o tornam um ser único e distinto dos demais, sob a perspectiva das dimensões biológica, psicológica, social e espiritual.
Assim sendo, analise as definições abaixo e assinale aquela que apresenta corretamente o conceito da dimensão psicológica.
	
	C
	A dimensão psicológica refere-se aos aspectos ligados à personalidade do ser humano, manifestada no comportamento motivado por instâncias conscientes, pré-conscientes e inconscientes. Incluem-se nesta dimensão o pensamento, a memória, os raciocínios o contato e a expressão de sentimentos, emoções, desejos, vontades, necessidades de segurança, de auto-estima, de realização.
Você acertou!
pois o conceito tratado refere-se à dimensão psicológica.
QUESTÃO 4/10 Uma funcionária de 30 anos, chamada Eugênia, trabalha no setor de Administração de Pessoal de uma grande empresa, queixa-se a sua colega de trabalho, chamada Roberta, sobre a demanda excessiva de trabalho. 
Diz que tem ficado até depois do horário do expediente quase todos os dias. Está bastante cansada e procura não falar com a sua chefia, por receio que ela não a entenda, ou seja, mal interpretada e que e isso possa prejudicá-la ou até mesmo levar ao seu desligamento, por que gosta muito do que faz. 
Roberta, por trabalhar no mesmo departamento, é uma pessoa que acompanha de perto o dia a dia de Eugênia e sabe que ela não consegue dizer “não” aos pedidos que lhes são feitos, por mais que não sejam de sua responsabilidade. 
Assim, Roberta pede a Eugênia que relate a ela um dia de seu trabalho, e, os pedidos que lhe são feitos pelos demais funcionários e que a sobrecarregam e como ela se sente.
Com essa atitude, o que Roberta estava tentando fazer? 
I-Apenas ajudar a Eugênia a extravasar a sua insatisfação e reforçar que ela trabalha demais. 
II-Mostrar a ela que o seu trabalho excessivo é necessário, em função da responsabilidade que tem pelo cargo que ocupa. 
III-Mostrar a ela que o trabalho excessivo é consequência do seu comportamento nada assertivo. 
IV-Propiciar a ela uma reflexão sobre si mesma, descobrindo a forma de funcionamento do seu comportamento e as possíveis mudanças que poderá realizar.
	
	D
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
Você acertou!
As alternativas I e II estão incorretas, pois, como a Roberta trabalhava no mesmo setor e sabia do comportamento nada assertivo de Eugênia. Queria que ela falasse sobre o seu dia a dia, e os pedidos que recebia, para que chegasse a conclusão que o problema não estava neles, e sim, nela que aceitava atividades que não lhe eram de sua responsabilidade. 9 Assim as alternativas III e IV são aquelas que propiciam o autoconhecimento para Eugênia e portanto são as corretas.
QUESTÃO 5/10 Michell é um profissional que se encontra a 20 anos trabalhando na empresa “X&Y”, a qual incentiva os seus colaboradores a aplicar competências atualmente valorizadas como: comunicação, flexibilidade, administração de conflitos, visão compartilhada entre outras. É uma pessoa que valoriza o trabalho, a estabilidade financeira, os valores profissionais sobrepõem os valores pessoais, sempre conseguiu atingir os objetivos da sua área e, portanto, obteve uma trajetória de sucesso na empresa “X&Y”. De um tempo para cá, Michell tem tido alguns problemas na sua equipe de trabalho, parece que tem falado uma língua diferente de alguns de seus subordinados, os quais parecem para ele muito preocupados com os direitos humanos e com o meio ambiente, inclusive discutem calorosamente sobre a diversidade, levando-o a crer que se encontra no meio de ativistas. Preocupado com sua a condução de sua jovem equipe, buscou o apoio da área de RH, visando saber como deveria melhor se relacionar e liderar tal grupo de pessoas.
Imagine a seguinte situação: sendo você o profissional de RH e conhecedor das exigências da aquisição de novas competências para a obtenção do melhor desempenho das equipes o que você sugeriria à Michell?
Analise as assertivas abaixo:
I – Que ele conduzisse uma reunião com todos os integrantes da sua equipe e proibisse as conversas de cunho político, social e ativista.
II – Que ele apresentasse o código de conduta da empresa e apontasse aos integrantes da sua equipe, que as atitudes que eles vêm demonstrando não condizemcom as normas esperadas para um colaborador da “X&Y”.
III – Enquanto profissional de RH, teria uma conversa com Michell sobre as características comportamentais das gerações “X” e a “Y” e quais as competências mais indicadas para que um gestor possa obter melhores resultados por meio destas pessoas.
IV – Sugeriria a Michell a sua participação em um treinamento de desenvolvimento de competências, bem como para seu grupo um desenvolvimento de equipe.
V – Proporia uma mudança paulatina dos componentes da equipe, de modo a buscar pessoas mais focadas no interesse da empresa do que nas questões sociais, pois está claro que houve ao longo do tempo, um problema de má seleção dos profissionais.
Assinale abaixo a alternativa que você julga estar correta:
	
	A
	As assertivas III e IV estão Corretas.
Você acertou!
A alternativa A está correta, pois tanto a assertiva III quanto a IV são verdadeiras. Trata-se de um problema de choque de gerações, onde as características comportamentais da geração ”Y” não têm sido percebidas pelo gestor que pertence à geração “X” e, portanto são avaliadas como indisciplina.
 A assertiva IV recomenda adequadamente um treinamento para o desenvolvimento das competências gerenciais e para o desenvolvimento da equipe de trabalho.
A alternativa B está incorreta, pois as assertivas I e II estão incorretas, uma vez que não se trata de uma questão de indisciplina ou falta de cumprimento do código de ética da empresa, mas sim de características inerentes a cada uma das gerações.
A alternativa E está incorreta, pois as assertivas I e II estão incorretas e já justificadas e a V é incorreta, porque não se trata de um problema que possa ser resolvido por meio de um processo seletivo e sim por meio de uma capacitação das pessoas envolvidas.
QUESTÃO 6/10 Suzana trabalha no departamento de compras na empresa Botelho &Silva há cinco anos. Ela gostava muito de seu trabalho, principalmente por que o seu gestor, Juarez, era uma ótima pessoa para se trabalhar. Estavam totalmente acostumados com o ritmo um do outro. Suzana dizia que conhecia o humor de Juarez até pelo jeito que ele olhava para as pessoas. Juarez foi promovido há quatro meses, e Cristiano assumiu o seu lugar. Suzana diz que o seu trabalho é muito frustrante agora. “Juarez e eu estávamos no mesmo ritmo. Dançávamos a mesma música. Gostávamos das mesmas coisas. Não é assim com Cristiano. Ele me pede algo e eu faço e ele me diz que está errado. Estou acreditando que ele pensa algo e diz outro. Fazendo um balanço, acho que ele não passa um dia sem gritar comigo por alguma coisa. Eu não consigo me comunicar com ele. Acredito que tem pessoas que se comunicam facilmente e esse não é o caso de Cristiano.
Analisando o caso de Suzana e Cristiano por meio do que estudamos no processo do conflito podemos afirmar que:
I- Os comentários de Suzana demonstram que ela abriu um conflito com Cristiano porque não aceita ser supervisionada por alguém que não tenha o mesmo perfil do Juarez.
II- As variáveis pessoais são as fontes do conflito entre Cristiano e Suzana. Realmente Suzana não gostou da troca de chefia imediata e tem refutado todas as tentativas de aproximação de Cristiano.
III- A comunicação é a fonte de conflito entre Cristiano e Suzana, ela representa as forças opostas que surgem de dificuldades semânticas, mal-entendidos e “ruídos” nos canais de comunicação.
	
	E
	A assertiva III está Correta.
Você acertou!
O estágio I do processo do conflito fala sobre a oposição ou incompatibilidade potencial e condensa três categorias gerais que podem ser vistas como causas ou fontes de conflitos:
A comunicação, estrutura e pessoal.
Os comentários de Suzana demonstram que a comunicação pode ser a fonte de conflito e, portanto, a alternativa C é a Correta. Em nenhum momento Suzana diz que não gostaria de trabalhar com outro gestor que não fosse Juarez. Também não foi relatado no caso que a Suzana seja uma pessoa rígida e que não aceita mudanças.
QUESTÃO 7/10 Entre as várias mudanças significativas das práticas profissionais, ocorridas no campo de atuação da Psicologia Organizacional e do Trabalho, observa-se a:
Assinale a alternativa correta:
	
	C
	busca de soluções psicológicas para os problemas organizacionais.
Você acertou!
Na década de 90, Goulart e Sampaio (1998, p.13) define a Psicologia organizacional como "campo de aplicação dos conhecimentos oriundos da ciência psicológica às questões relacionadas ao trabalho humano, com vistas a promover a saúde do trabalhador e sua satisfação em relação ao trabalho".
QUESTÃO 8/10 David McClelland usou da narração de histórias de trabalhadores em empresas, colégios, hospitais e indústrias, onde o trabalhador deverá ser visto a partir da premissa de que ele é muito mais do que nossa simples percepção possa detectar. Deveremos compreender que cada ser humano é único e possui suas próprias motivações. Baseado no caso da Profª Jandira, responda a questão:
Jandira da Silva é professora do ensino médio há 20 anos em uma escola de ensino fundamental e médio. Sempre se dedicou ao Magistério com muito entusiasmo e ao longo destes anos construiu uma brilhante carreira, sendo por várias vezes homenageada por seus alunos nas diversas formaturas que participou como a melhor professora do curso. Entretanto, nos últimos anos, tem vivido situações pessoais muito difíceis que culminaram na perda de um filho e na sua separação, após 18 anos de casamento. Com isso, o seu rendimento profissional reduziu em muito, inclusive apresentando problemas de relacionamento com os colegas e alunos. Em virtude das dificuldades vividas e da constatação de um quadro agudo de estresse foi afastada do trabalho, por recomendação médica pelo período de 90 dias. Quando do seu retorno, a diretora da escola levando em consideração o seu desgaste resolveu compensá-la alocando-a junto a biblioteca da escola. Jandira encontra-se nessa situação há alguns meses, não sendo consultada sobre essa decisão.
Frente à situação vivida por Jandira, qual seria a posição da aplicabilidade da Teoria de David McClelland:
I – De acordo com a Teoria de David McClelland, a necessidade atual de Jandira é pelo poder, pois o seu desejo é o de possuir o controle dos meios de influenciar outros indivíduos e de causar impacto de alguma forma diante dos outros.
II – A necessidade premente de Jandira é de impressionar as pessoas que estão a sua volta, tendendo a assumir riscos mesmo que tenha que disputar posições para resgatar o status e o prestígio perdido durante seu afastamento do trabalho.
III – Jandira tende nesse momento, a evitar situações de baixo risco, pois considera que o sucesso de baixo risco não seria autêntico e, portanto, busca novas chances de mostrar que é capaz de realizar tarefas de grande exigência  e responsabilidade.
IV – Jandira tem alta necessidade de sentir-se querida e aceita, estabelecendo, mantendo ou restabelecendo relações afetivas positivas com outras pessoas.
V – Jandira possui necessidade de participar de um trabalho em equipe onde haja cooperação, apoio, coleguismo, concordância e coesão entre os membros do grupo.
	
	D
	Apenas as alternativas IV e V estão corretas
Você acertou!
A necessidade premente de Jandira neste momento de sua vida,  é pela necessidade de afiliação ou de associação segundo a Teoria das Necessidades adquiridas de David McCleland, pois ele afirma que as necessidades são desenvolvidas pelo indivíduo, a partir de sua experiência de vida, de suas interações com outros indivíduos e com o ambiente.
 
QUESTÃO 9/10 É sabido que o feedback pode tornar-se uma excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, porém ele deve ser fornecido fazendo-se uso da técnica adequada para que não incorra em reações adversas e uma má interpretação de que feedback é algo negativo.
Sobre a técnica de feedback, classifique as alternativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F)e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.I. ( ) Não exagere, seja preciso. As expressões “sempre / nunca” - são extremas. 
II. ( ) Não fale em seu próprio nome, fale em nome da equipe, porém não sirva de canal de crítica dos outros. 
III. ( ) Forneça Feedback através de uma declaração e comece com uma pergunta. 
IV. ( ) Compreenda o contexto: analise os fatos - o que / onde / porquê. 
V. ( ) Descreva a situação de modo claro, evitando juízos de valor.
	
	C
	V,F,F,V,V
Você acertou!
Trata-se de uma questão de conhecimento do conteúdo e consequente análise da aplicação da técnica de fornecimento de feedback. A alternativa correta é a C. 
A assertiva I é verdadeira por que não se deve utilizar de expressões extremas na condução do feedback, pois se assim acontecer quem fornece o feedback não estará sendo preciso e estará generalizando uma situação pontual. 
A assertiva II é falsa, pois o fornecedor do feedback deve falar em seu próprio nome, caso contrário ele estará servindo de canal de críticas dos outros (fofoca) 
A assertiva III é falsa. É possível fornecer o feedback por meio de uma declaração, ou seja, um relatoda situação observada e não por meio de uma pergunta, pois ela é autoritária e manipuladora. As assertivas IV e V são verdadeiras pois trata-se da forma adequada de condução do feedback por parte do gestor.
QUESTÃO 10/10 Os autores que estudamos em nossa aula apresentam diversas definições de clima organizacional, porém em todas elas pudemos perceber que o clima representa as percepções que os empregados têm dos valores compartilhados que se tornam tangíveis através das ações que são tomadas nas empresas. Essas ações geram satisfações e insatisfações no grupo que quando vista em conjunto passa a representar o clima daquela instituição.
Vamos pensar em uma empresa que tem o seguinte cenário:
A empresa F&N, pertence ao ramo alimentício. Iniciou suas atividades há 80 anos e os dirigentes orgulham-se da direção da empresa ter passado da mão de pai para filho por várias gerações. Comentam também que já formaram várias gerações de profissionais. Porém as decisões sempre foram centralizadas na cúpula. Preocuparam-se e ainda se preocupam com os efeitos econômicos a que se encontram submetidos e com a lucratividade. Solicitam que seus subordinados também estejam atentos a isso e possam adotar práticas que privilegiem esses aspectos.
A comunicação é descendente, são dadas as instruções sobre o que fazer, porém pouco se fala sobre o como e por que fazer. O planejamento é centralizado pelo estratégico e pouco compartilhado com o nível tático e consequentemente com o operacional.
O controle se dá por meio de relatórios semanais, os quais são elaborados pelos gestores e encaminhados ao estratégico que os retorna com comentários solicitando ajustes e com tomadas de decisão.
Embora os empregados tenham pouca autonomia e certo distanciamento do nível estratégico, demonstram estabilidade no emprego e são fieis a organização e muitos falam que a empresa é a melhor do mercado.
Analise o cenário da empresa F&N e com base na teoria estudada, assinale a alternativa CORRETA quanto a gestão do clima organizacional.
	
	E
	Embora a F&N tenha atingido a estabilidade funcional ele desconhece os efeitos de suas ações sobre as pessoas que dela fazem parte, ou seja, seus sentimentos, suas percepções, interpretações, os efeitos das medidas que são tomadas pela cúpula sobre eles, portanto não tem condições de avaliar o clima organizacional vigente.
Você acertou!
A alternativa A é falsa, uma vez que as demandas   as tendências sociais mudam, assim como também a geração dos empregados também se modifica e isso faz com que a organização necessite de ajustes na forma de gerir as pessoas que dela fazem parte.
A alternativa B é falsa, pois o fato de existir estabilidade não significa que haja satisfação no trabalho ao qual se encontram inserida, como também a cúpula não sabe dos efeitos que suas decisões geram em seus empregados.
A alternativa C é falsa e aponta a necessidade da realização de uma pesquisa de clima, pois o retorno imediato não é garantia de satisfação.
A alternativa D é falsa, por que a realização do pagamento em dia, tanto para os funcionários quanto para os fornecedores é uma obrigação legal e isso não garante a manutenção de um bom clima organizacional.
A alternativa E é verdadeira, pois o que clima organizacional representa as percepções que os empregados  tem das ações da empresa e essas geram  satisfações e insatisfações neles. A estabilidade não garante que haja um bom clima organizacional.

Continue navegando