Buscar

ESTUDOS DISCPLINARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1 Tornar-se um dogmático está relacionado à atitude que o psicólogo adota quando encontra as diversas possibilidades do conhecimento psicológico. Dogmático é o psicólogo que não aceita outros critérios e pensamentos diferentes do seu.
2 A psicologia não tem um objeto único de estudo como em outras ciências, e também não há uma única forma de aborda-la. A psicologia estuda fenômenos bastante variados, por exemplo, o inconsciente, a mente, as relações humanas sociais, comportamentos etc. Estuda as vezes a fisiologia, outrora se interessa pelo individuo ou pelo grupo. A psicologia é marcada pela diversidade, seja teórica, metodológica, prática etc
3 Afirmativa I está incorreta pois o estudo psicologico não é "Uno" e nem totalmente integrado, são observadas diversas formas de pensamento em psicologia, como linhas de pensamentos diferentes que fazem com que esse estudo não tenha teorias universalmente aceitas. 
Afirmativa II está correta. A Psicologia tem diferentes abordagens, trazendo diversos objetos de estudos e formas de pensamento que não têm as mesmas origens e objetivos.
Afirmativa III está incorreta. Não existe uma única matriz, e sim "matrizes do conhecimento psicológico", que são de onde foram gerados esses conhecimentos. Matriz aparece no sentido de "mãe".
4- Pelo contrário, quando um psicologo busca conhecimento sobre essas diversas matrizes ele se depara com diversas respostas, que quando separadas por essas matrizes ficam mais fáceis de serem compreendidas, mostrando os diferentes caminhos que foram assumidos pelo conhecimento psicológico.
5-O conhecimento psicológico não é algo pronto, não está "terminado", e sim em constante construção. O psicologo deve trabalhar em cima dessa condição, produzindo novo conhecimento sempre
6-A psicoterapia tem múltiplos objetivos além da solução de problemas, ela pode ser aplicada para ensinamento de novos comportamentos, desenvolvimento sobre si e o mundo, transformação de personalidade e, inclusive, o autoconhecimento.
7-A psicoterapia é mais usada em consultórios particulares, já que em outras áreas da saúde seria inviável a psicoterapia individual, visto que o número de pessoas atendidas é grande por isso os profissionais preferem outras técnicas, como atividades em grupos e afins
8- A afirmativa III está incorreta. Abrangência da função social diz respeito a quantos e quem são os atingidos pela atuação do profissional.
10- No aconselhamento e orientação o psicologo esclarece determinados pontos da psicologia humana e seus aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais e deixa para que a pessoa reflita sobre a situação que está vivendo, ajudando a lidar melhor com essa situação
11- O contexto que envolve o trabalho do psicologo no ambiente institucional e comunitário é a atuação desses profissionais em orfanatos, asilos, ongs, sindicatos, entidades comunitárias, instituições da justiça, etc...
12- O contexto de pesquisa visa a produção de conhecimento psicológico e não se enquadra no contexto descrito, que é mais voltado para o aconselhamento coletivo.
13- O contexto de pesquisa é usado para produzir conhecimento psicológico, exatamente como descrito na fala do enunciado da questão.
14-O psicologo em questão está inserido no mercado da psicologia Hospitalar e não está em uma atividade sistemática de coleta de informação, que tem por objetivo observar sistematicamente o fenômeno estudado ao invés de colocar uma resposta qualquer para aquela situação.
15-A psicoterapia é uma forma do psicologo contribuir para a saúde mental dessas mães. E está sendo aplicado uma técnica grupal apropriada para este contexto, por serem várias mães reunidas com um mesmo problema.