Buscar

Atividade 2 Identidades Étnicos Raciais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividades 2 Identidades Étnicos Raciais
P.D 
PERGUNTA 1
Faz-se urgente a discussão sobre a necessidade de ações afirmativas na educação contra atos racistas, uma vez que a III Conferência Mundial Contra o Racismo, organizada pela ONU, impôs que o Brasil reconhecesse a existência deste preconceito no país.
Sobre a atuação do movimento negro no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. O conceito de raça, construído negativamente para marginalizar e diminuir a população indígena e negra, é retomado pelo movimento negro. Por meio de experiências e práticas históricas, são atribuídos outros sentidos ao conceito.
II. O movimento negro no Brasil busca ressignificar e politizar a ideia de raça, sendo encarada como fator emancipador e não conservador, demonstrando sua importância para a construção de identidades étnico-raciais.
III. A noção de raça passa a ser um instrumento de reivindicação para melhorias – principalmente na educação – e não um estorvo para a igualdade de direitos. É preciso o reconhecimento na diferença para que todos sejam tratados com igualdade de direitos.
IV. O movimento negro vem reivindicando direitos na última década e se utilizando do mito da democracia racial, tão arraigado em nossa sociedade.Está correto apenas o que se afirma em: 
 
	a.	II, III e IV. 
 	b.	I, II e IV.
 	c.	I, II e III.X
 	d.	III e IV.
 	e.	II e IV.
 
PERGUNTA 2
Leia o excerto a seguir.
“Todo racismo, inclusive o culturalismo racista dominante no mundo inteiro, precisa escravizar o oprimido no seu espírito e não apenas no seu corpo. Colonizar o espírito e as ideias de alguém é o primeiro passo para controlar seu corpo e seu bolso. De nada adianta americanos e europeus proclamarem suas supostas virtudes inatas, se africanos, asiáticos e latino-americanos não se convencerem disso. Do mesmo modo, de nada adianta nossa elite do dinheiro construir uma concepção de país e de nação para viabilizar seus interesses venais se a classe média e a população como um todo não for convencida disso”.(SOUZA, J. A elite do atraso. Rio de Janeiro: Leya, 2017, p. 24.)Considerando a leitura do excerto e os conteúdos abordados no texto-base sobre a noção de colonização, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. São muitos os impactos da colonização para a sociedade brasileira, um deles é ainda o fato de perpetuar papéis sociais fundados na escravidão.
 PORQUE
II. Um dos sentidos de colonização está relacionado à introjeção de marcadores construídos pela lógica eurocêntrica, a qual impõe a outras etnias – que não a branca europeia – uma condição de inferiorização e invisibilidade. Essa inculcação ocorre ao longo dos séculos de colonização e, além disso, contamina a elite brasileira, assim como os intelectuais e a população em geral.A seguir, assinale a alternativa correta:
	a.	As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.X
 	b.	As asserções I e II são proposições falsas.
 	c.	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 	d.	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 	e.	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
PERGUNTA 3
Edward Blyden foi o primeiro filósofo africano a defender a urgência na mudança de ensino no continente porque ele entendia que a educação africana era baseada em modelos europeus, o que incentivava o mimetismo servil e, não, as identidades locais. Já Léopold Sédar Senghor, foi um outro filósofo, de origem africana, que destacou a questão da negritude como uma proposta afirmativa de que o negro é tão ser humano quanto qualquer outro e que, portanto, sua identidade tem que ser resgatada.Tanto Blyden quanto Senghor estão discutindo diretamente com um dos conceitos mais complexos para o tema das diversidades e identidades étnico-raciais. De que conceito estamos falando?
	a.	Do conceito de raça, em seu sentido mais amplo: diferentes agrupamentos humanos com características biológicas distintas.
 	b.	Do conceito de liquidez dos tempos, ligado à rapidez das mudanças pelas quais as identidades estão passando no século XXI, na chamada pós-modernidade.
 	c.	Do conceito de colonização, em seu sentido mais estreito, ou seja, ligado ao domínio econômico e político de uma nação sobre outra.
 	d.	Do conceito de jogos de identidades, ligado à pós-modernidade e à fragmentação do indivíduo e suas desconfianças.
	e.	Do conceito de colonização, em seu sentido mais amplo; não apenas econômico e político, mas também (e principalmente) ideológico e como chave de leitura.X
 
PERGUNTA 4
“Eu não sou racista, mas....” ou “Eu tenho até um amigo negro, a questão não é essa” são duas falas ainda bastante comuns. Em realidade, elas escondem o preconceito racial latente na sociedade brasileira, a que chamamos, comumente, de “racismo à brasileira”.De que maneira podemos definir o termo “racismo à brasileira”?
 	a.	“Racismo à brasileira” é um termo utilizado para falar do racismo como ele aparece no Brasil: um racismo velado que aparece por trás do discurso de que não somos racistas, porque somos um povo só, misturado e harmonioso.X
	b.	“Racismo à brasileira” é um termo recente, utilizado para definir a forma como o racismo aparece no Brasil, exclusivamente nas escolas. Ele não é utilizado em outras situações.
 	c.	“Racismo à brasileira” é um termo utilizado para falar do racismo contra brasileiros fora do Brasil, ou seja, quando são estrangeiros: trata-se de um racismo protegido por leis que nos impedem, por exemplo, de ir a certos países.
	d.	“Racismo à brasileira” é um termo utilizado para falar do racismo contra brasileiros fora do Brasil, ou seja, quando são estrangeiros: trata-se de um racismo velado.
 	e.	“Racismo à brasileira” é um termo utilizado para falar do racismo como ele aparece no Brasil: um racismo escancarado que ainda hoje é marcado por leis que separam negros e brancos, inclusive fisicamente.
 
PERGUNTA 5
A filosofia ocidental foi utilizada durante séculos como meio de colonização, para justificar a dominação, as injustiças e a barbárie. Os povos colonizados eram considerados inferiores.Sobre essa realidade, observe as seguintes afirmações:
I. Somente os humanos do Ocidente (os brancos) eram dotados de razão.
II. O não branco (índios e negros) é considerado como força de trabalho, mas desprovido de inteligência.
III. A filosofia africana tem como preocupações a identidade do africano, a supremacia do branco, a desconstrução dos mitos eurocêntricos.
IV. A inferioridade dos povos colonizados contava com o suporte da filosofia imperialista da época.
V. Os africanos não podem formular correntes de pensamentos que provoquem mudanças.Quais dos argumentos acima demonstram o “olhar” superior do europeu sobre os africanos, responsável pela construção de um discurso racista que se manifesta até os dias de hoje em nossas sociedades?
	a.	II, III e IV.
 	b.	I, II, IV e V. X
 	c.	I, II, III e IV.
 	d.	II e IV.
 	e.	I, III e V.
 
PERGUNTA 6
Ao entrarmos em contato com povos diferentes e observarmos suas culturas, poderemos dizer que:
I. Um povo é inculto porque não recebe os valores culturais que caracterizam uma civilização em estágio de evolução mais avançado;
II. O conceito de cultura não admite a utilização do termo como desvalorização dos diferentes conhecimentos humanos;
III. A palavra "cultura" às vezes é utilizada para indicar a quantidade de conhecimentos adquiridos por um indivíduo por meio da educação;
IV. Todas as sociedades humanas possuem cultura, sejam simples ou complexas.Assinale a alternativa correta:
 	a.	Apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras.X
	b.	Apenas as alternativas I e IV são verdadeiras.
	c.	Apenas a alternativa IV é verdadeira.
	d.	Apenas as alternativas I, III e IV são verdadeiras.
	e.	Apenas a alternativa II é verdadeira.
 
PERGUNTA 7
Por que quando falamos da chegada dos portugueses e espanhóis
à América, podemos falar em invasão e não apenas colonização? 
 	a.	Porque houve uma releitura nos termos utilizados pelas ciências humanas. Essa releitura está ligada à compreensão de que a Antropologia sempre foi feita a partir do ponto de vista dos diferentes povos e, na verdade, seria melhor vê-la a partir da visão europeia, que é mais neutra.
	b.	Porque houve um grande planejamento por trás de todo o movimento de vinda dos europeus para as Américas. Não foi, como se imaginava anteriormente, o resultado de um golpe de sorte ou um acaso gerido pelas correntezas marítimas imprevisíveis.
	c.	Porque eles utilizaram de armas para civilizar aos bárbaros que aqui viviam, muitas vezes sendo obrigados a dizimar parte das populações locais.
	d.	Porque entender que eles vieram civilizar aos bárbaros que aqui viviam, é pensar de forma eurocêntrica e desconsiderar o fato de que os nativos eram os legítimos donos da terra, embora não necessariamente trabalhassem com a categoria de posse privada.X
	e.	Porque o termo invasão explica melhor a maneira como os índios lidavam com a questão da terra entre si, e, portanto, oferece uma ilusão de continuidade na história.
 
PERGUNTA 8
Leia o texto a seguir.“Fragmentada em pequenos grupos, fragilizada pela ausência de algum tipo de organização ampla, tendo que carregar o peso do preconceito racial que se transfere do negro para a cultura negra, a religião dos orixás tem poucas chances de se sair melhor na competição — desigual — com outras religiões. Silenciosamente, assistimos hoje a um verdadeiro massacre das religiões afro-brasileiras. Sem um projeto novo de expansão e de reorientação num quadro religioso que se tornou extremamente complexo e competitivo, a umbanda talvez tenha menos recursos que o candomblé para enfrentar a nova conjuntura. Os dados dos censos mostram que é da umbanda que vem o encolhimento demográfico do segmento religioso afro-brasileiro, e o vigor do novo candomblé não tem sido suficiente para compensar as perdas”.
PRANDI, R. O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso. Estudos avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 223-238, set./dez. 2004, p. 231. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300015>. Acesso em: 18/04/2018.
O texto trata de um tipo específico de preconceito. O preconceito, como sabemos, diz respeito a noções pré-estabelecidas que temos em relação a determinado grupo ou modo de viver, o que causa repercussões negativas em nossa sociedade: violação de direitos, males psicológicos, desigualdades sociais, manifestações de violência, entre tantas outras.
Tendo em vista as diferentes formas que adquirem no âmbito social, essas ideias e comportamentos de teor etnocêntrico acabam assumindo diferentes designações. A partir disso, relacione as colunas a seguir.
1. Intolerância religiosa
2. Desigualdade de gênero
3. Discriminação
4. Preconceito racial
( ) Concepções pré-estabelecidas de que uma raça ou etnia seja pior ou possua incapacidades inatas em relação a determinado campo, como o cognitivo ou intelectual.( ) Maneira como os preconceitos podem ser manifestados, o tratamento diferenciado que é despendido à vítima deste mal. Transgride os direitos de certa pessoa de maneira infundada ou com base em uma ideia acrítica em relação a ela.( ) Falta de respeito à crença alheia e que pode ser manifestada por meio de depredações e violências físicas e simbólicas.( ) Desequilíbrio social no que tange ao tratamento e ao acesso a oportunidades entre homens e mulheres. Problemática que, até hoje, apresenta-se de maneira profunda na realidade brasileira.Agora, assinale a sequência correta.
 	a.	1, 3, 4, 2.
	b.	3, 4, 1, 2.
	c.	4, 3, 2, 1.
	d.	4, 3, 1, 2.
	e.	4, 1, 3, 2.X
 
PERGUNTA 9
As identidades culturais nacionais são, necessariamente, afetadas pela globalização. A cultura do país em que nascemos é a principal fonte da identidade cultural, porque cria sentimentos de lealdade e de identidade. Cada país possui um sistema de educação e símbolos construídos ao longo da vida do indivíduo, de acordo com alguns elementos. Um desses elementos é a Ênfase nas origens, na continuidade, na tradição e na intemporalidade. Sobre esse elemento podemos afirmar que:
 	a.	É o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista, presidido por técnicas de informação.
 	b.	É representado como primordial – está lá, na verdadeira natureza das coisas, algumas vezes adormecida, mas sempre pronta para ser “acordada” de sua “longa, persistente e misteriosa sonolência” para reassumir sua inquebrantável existência”. X
	c.	Fornece todo o processo de formação cultural da nação, por meio da literatura nacional, eventos históricos, heróis, triunfos, derrotas e desastres, a fim de fornecer e preservar a tradição e a herança dos antepassados, para que a cultura seja vista como um processo de continuidade e evolução.
 
	d.	Trata-se de uma história inventada para explicar e entender a origem de um povo e da nação. Por exemplo, a história da Grécia antiga narrada pelos helenos. 
	e.	 Significa um conjunto de práticas de natureza ritual ou simbólica, que busca inculcar certos valores e normas de comportamentos através da repetição e implica, automaticamente, em continuidade com um passado histórico adequado.”
 
PERGUNTA 10
Em nossa Unidade 2, discutimos a questão do racismo e a realidade brasileira, o chamado racismo à brasileira. Vimos que ele se manifesta desde o discurso midiático até o cotidiano, inclusive, da educação brasileira.Das situações abaixo, qual demostra uma proposta de superação do preconceito ligado à cor em um espaço de Educação Infantil?
	a.	A inclusão de livros com contos de fada africanos na biblioteca da sala de aula.X
 	b.	A seleção exclusiva de bonecas loiras de olhos azuis, para que as meninas possam brincar nos intervalos.
 	c.	Não discutir a questão do racismo ou das diferentes oportunidades educacionais de brancos e negros.
 	d.	Impedir que alunos negros utilizem estampas étnicas ou outras manifestações culturais, para que fiquem “iguais” aos outros.
	e.	Comentar, frequentemente, o quanto cabelos crespos ficam mais bonitos quando alisados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais