Buscar

avaliando aprendizado 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201911482215)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESGRANRIO) - O esquema a seguir representa etapas encadeadas de processos importantes que ocorrem nos seres vivos. Assinale-os. 
Sobre elas são feitas três afirmações:
I- A energia liberada na degradação de molécula orgânica é transferida para uma substância intermediária.
II- A energia liberada do composto intermediário permite a realização de síntese de substâncias.
III- A síntese de substâncias pode ser identificada como o processo da fotossíntese.
Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
		
	 
	 Apenas I e II  
	
	Apenas II e III
	
	Apenas II 
	
	Apenas I  
	
	Apenas I e III  
	Respondido em 10/10/2019 17:26:41
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201911403576)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A atividade enzimática é inativada definitivamente. Nesse tipo de inibição, a substância inibidora se une à enzima por ligações covalentes (mais estáveis), o que altera o grupo funcional da enzima necessário para sua atividade catalítica, tornando-a inativa de forma permanente. Um bom exemplo de inibidor desta natureza é o íon cianeto (CN-), que se une à enzima citocromo oxidase, enzima muito importante no processo de respiração celular, levando à sua inativação definitiva. Com essa enzima inativada, a célula deixa de realizar a respiração e morre.
O parágrafo refere-se ao processo de inibição:
		
	
	não competitiva
	
	alostérica
	
	reversível
	 
	irreversível
	
	competitiva
	Respondido em 01/10/2019 18:22:36
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201911420504)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Desnaturação é um processo que se dá em moléculas biológicas, principalmente nas proteínas, expostas a condições diferentes àquelas em que foram produzidas, como variações de temperatura, mudanças de pH, força iônica, entre outras. Um exemplo comum é o que acontece com o ovo quando ele é cozido ou frito. No seu aquecimento ocorre a aglutinação e a precipitação da albumina, que é a proteína da clara do ovo, é por isso que ela se torna branca. Outro exemplo ocorre quando fervemos o leite, a nata é proteína desnaturada. Quando usamos o álcool como desinfetante, ele penetra e dissolve permanentemente a estrutura proteica de uma bactéria. Também pode-se afirmar que: I. A desnaturação ocorre quando a proteína perde sua estrutura secundária e/ou terciária, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é rompido, fazendo com que perca sua atividade biológica característica. II. Algumas proteínas desnaturadas , ao serem devolvidas para o seu meio original, podem recuperar a sua configuração espacial normal, renaturando-se. III. Quando as proteínas sofrem desnaturação não ocorre rompimento de ligações covalentes do esqueleto da cadeia polipeptídica, preservando a seqüência de aminoácidos característica da proteína (estrutura primária).
		
	 
	I está correta, II está correta e III está correta.
	
	I está incorreta, II está incorreta e III está incorreta.
	
	I está incorreta, II está correta e III está correta.
	
	I está correta, II está incorreta e III está incorreta.
	
	I está incorreta, II está correta e III está correta.
	Respondido em 01/10/2019 18:26:47
	
Compare com a sua resposta: a ESTRUTURA PRIMÁRIA É FORMADA PELA SEQUENCIA DE AMINOÁCIDOS, LOGO SERÁ FUNDAMENTAL PARA ESTABILIZAR A MOLÉCULA PROTEÍCA, CONFORME FORÇAS E INTERAÇÕES QUÍMICAS ATUANTES EM DETERMINADOS AMINOÁCIDOS, O QUE PROPORCIONA A CONFORMAÇÃO E FUNCIONALIDADE PROTÉICA
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201911400620)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na presença de certos solventes, as proteínas sofrem alterações tanto em sua estrutura espacial quanto em suas propriedades biológicas. No entanto, com a remoção do solvente, voltam a assumir sua conformação e propriedades originais. As proteínas  retomam sua estrutura nativa e sua atividade biológica assim que sua conformação natural de estabilidade é atingida novamente. Esse processo é denominado:
		
	
	precipitação
	 
	renaturação
	
	sedimentação
	
	desnaturação
	
	floculação
	Respondido em 01/10/2019 18:27:29
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201911420594)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A desnaturação de uma proteína pode ocorrer quando essa molécula é submetida a condições extremas que incluem variações bruscas de temperatura e pH, alterando a forma e por consequência a função da proteína PORQUE essas condições levam a quebra das ligações peptídicas que estabilizam a estrutura desta molécula acarretando em perda da sua função.
		
	 
	As duas afirmativas são verdadeira mas a segunda não justifica a primeira
	
	As duas afirmativas são verdadeira e a segunda é justificativa da primeira
	
	As duas são falsas.
	 
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira

Continue navegando