Buscar

Ficha de estudo texto Aristóteles

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FICHA DE ESTUDO 
Aristóteles
ALUNO
Augusto da Cunha Silveira
AULA E OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Compreender a Formação ocidental do Estado Moderno no pensamento Político Clássico. 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DO TEXTO LIDO
CHEVALLIER, Jean-Jacques. História do Pensamento Político. Tomo I. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, (Capítulo IV e V – Aristóteles) pág 90-134.
SINTESE DO TEXTO
- Polis: assegurar as necessidades para sobrevivência do homem em uma vida intelectual melhor, por meio da justiça e educação.
- A justiça faz com que o melhor dos animais, o homem, não se torne o pior deles.
- Governo feito para todos.
- Justiça: lealdade e igualdade (justo seria aquele que cumpre a lei e que realiza a igualdade).
- Educação: parte da imitação e tem como objetivo levar o educando a adquirir hábitos que formarão nele uma segunda natureza. Leva em conta todas as faculdades que integram a natureza humana. Deve ser publica e comum, pois apenas o Estado poderá garantir a formação adequada.
- Existem quatro formas de democracia: a democracia rural, democracia das cidades camponesas, democracia moderada dos agricultores e a democracia extrema.
- Comunidade politica: nasce de um desenvolvimento progressivo, natural e necessário do ser humano. 
PALAVRAS CHAVES: (TRÊS)
Democracia, educação e Polis.
 COMENTÁRIOS PESSOAIS
A Polis é um organismo vivo cujo fim é assegurar as necessidades para sobrevivência do homem e uma vida intelectual melhor, por meio da justiça e da educação, mas somente com a justiça é que o mais excelente dos animais o homem, não se torna o pior deles. 
Aristóteles acreditava em um governo feito por todos, já Platão julgava um bom governo aquele que era governado por alguns, sendo estes capacitados pela sua maneira de educação publica.
Segundo o pensador, justiça é sinônimo de legalidade e igualdade, assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei, quanto àquele que realiza a igualdade. Para ele a educação parte da imitação e visa levar o educando a adquirir hábitos que formarão nele uma segunda natureza. Nesse processo o educador deve expor o assunto, fazer com que o educando retenha aquilo que foi exposto, e, enfim levá-lo a relacionar os diversos conhecimentos adquiridos à custa de exercícios. Trata-se de uma educação que leva em consideração todas as faculdades que integram a natureza humana, para que o educando alcance a finalidade específica de sua existência, a felicidade. Segundo Aristóteles a educação deve ser pública e comum, porque só o estado pode garantir a formação adequada. 
Ele usa a expressão “Zoon politikon” para definir o homem como um animal politico, aquele só realiza a sua natureza verdadeira na polis. Era a favor da democracia, pois a melhor forma de governo seria aquela em que todos pudessem participar.
Aristóteles diz que existem quatro formas de democracia: a democracia rural (a melhor, sendo composta por camponeses proprietários que tem por objetivo trabalhar e não se envolver em coisas que não produzam riqueza, deixando assim, as funções publicas com as pessoas mais esclarecidas, mais qualificadas a delegar o poder), democracia das cidades populosas (a pior, onde tudo é regulado por meio de decretos, onde a vontade da multidão é transformada em lei, porém, essa multidão é orientada por demagogos, passando assim a ser uma tirania), a democracia moderado dos agricultores e a democracia extrema (nas duas formas todos tem acesso ao poder, mas nem todos participam dele de fato). 
A comunidade politica nasce de um desenvolvimento progressivo, natural e necessário do ser humano, nasce de uma tendência natural que os indivíduos tem de se agruparem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando