Buscar

Sociologia - CC - segunda parte

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Semana Aula: 10. MOVIMENTOS SOCIAIS, CIDADANIA, ETNODIVERSIDADE E QUESTOES DE GENERO.
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: CASO CONCRETO De acordo com MacIntyre (1983), os seres humanos têm uma necessidade de autoconhecimento, que inclui as possiblidades de relacionamento com outros seres humanos. O estudo das formas conviviais é objeto da reflexão de homens comuns e da sociologia. É a observação das relações intersubjetivas que permite identificar novos temas, e estes tem dado origem à teorização. Chegamos a um ponto em que a evolução tecnológica torna mais complexa a organização social e do trabalho, e os indivíduos tem, cada vez mais, identidades fragmentadas e uma dependência orgânica uns dos outros. De acordo com essa nova formatação social, expande-se uma lógica pluralista e multiplicamse os interesses, os grupos de pressão e a natureza das reivindicações ao Estado. Diversos movimentos sociais impõem novos desafios ao fazer político. Especialmente movimentos supranacionais, como o movimento feminista e o movimento ambientalista alteram o coletivo significante para determinado tipo de institucionalização. (Adaptado de CARVALHO, Alvino. Movimentos culturais e justiça social: um estudo da cultura hiphop mineira. Disponível em: www.bibliotecadigital.ufmg.br). O movimento feminista e a luta em favor dos direitos das crianças são reconhecidos historicamente como movimentos sociais essenciais que estimulam mudanças no plano jurídico e alteram o estatuto legal da família no Brasil.
a. O que é necessário para o surgimento de um movimento social? 
Sugestão de gabarito: A existência de tensões sociais por uma multiplicidade de interesses em torno das quais pessoas se reúnam com engajamento político.
b. Aponte exemplo de produção normativa que seja decorrente da pressão do movimento feminista, em nosso país? 
Sugestão de gabarito: O fim do pátrio poder e cabeça do casal, no Direito de Família. A lei da união estável.
c. Além do movimento feminista e do ambientalista que outro movimento pode ser considerado supranacional?
Sugestão de gabarito: Os movimentos raciais, os movimentos pela paz, pela igualdade de gênero, etc.
Semana Aula: 11. DIREITOS HUMANOS.
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: CASO CONCRETO. Leia os dois textos abaixo e, a seguir, responda o que se pede: Punks matam skinhead na Rua Augusta São Paulo - Intolerância. Esse é o provável motivo que levou à morte o operador de scanner Ricardo Sutanis Cardoso, de 22 anos, na madrugada deste sábado. Um grupo de punks o cercou na Rua Augusta, altura do nº 1036, no Centro. Sem chance de reação, o rapaz levou facadas nas costas e golpes de barra de ferro na nuca [...] O adestrador de cães Alírio Sutanis Cardoso Júnior, de 36 anos, irmão de Ricardo, revelou que o irmão, há pouco tempo, integrava um grupo de skinheads nacionalistas. [...] "Um dos rapazes que socorreu meu irmão disse que eram punks, entraram num carro e sumiram. Que ironia: o Ricardo estava agonizando e quem se prontificou a tentar salvá-lo era um homossexual. Os skinheads não toleram gays" ressalta. (Disponível em . Acesso em: 03 nov. 2007)
Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948 -Artigo 2º I) Todo o homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi redigida em 1948, portanto, após o fim da Segunda Guerra Mundial, época em que o mundo assistiu estarrecido às atrocidades cometidas pelo nazismo e o fascismo, portanto este documento foi elaborado numa conjuntura sócio-política bastante diversa do momento atual. Contudo, as conexões entre o passado e o presente estão constantemente a nos cercar e, por vezes, a nos assaltar. Tendo em conta as noções de validade e de eficácia da norma, elabore um texto coerente e sucinto, levando em conta: - a relação da Declaração Universal dos Direitos Humanos com o contexto histórico no qual ela foi redigida. - a conexão entre as preocupações explicitadas na Declaração de 1948, em seu respectivo momento histórico, e as características do episódio relatado no artigo do O Globo.
Sugestão de gabarito: A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi redigida no contexto do pós-Segunda Guerra. Seus artigos nortearam-se pela defesa das liberdades fundamentais do indivíduo, bem como pela preocupação em garantir o respeito à diversidade de condutas sociais, culturais e políticas. Os regimes totalitários, tais como o fascismo italiano e alemão, produziram atrocidades que horrorizaram a humanidade. Depois de 1945, através de convenções internacionais, buscou-se evitar o ressurgimento daquelas tendências. Todavia, os abismos sociais contemporâneos, a ausência do Estado e a falta de perspectiva profissional, para tantos jovens, ainda permitem que simulações daquelas ideologias reapareçam na atualidade.
Semana Aula: 12. SOCIOLOGIA JURIDICA E DESVIO SOCIAL.
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: CASO CONCRETO Menores são apreendidos com drogas em favela de Niterói O DIA Rio - Quatro menores e grande quantidade de drogas foram apreendidos nesta quartafeira, durante patrulhamento de uma unidade de Patrulha Tático Móvel (Patamo) do 12º BPM (Niterói). Segundo a PM, em ronda de rotina pela comunidade Nova Brasília, em Niterói, Região Metropolitana, os agentes avistaram quatro adolescentes suspeitos que, em seguida, tentaram fugir e foram alcançados pelos policiais. Com eles, a polícia encontrou: uma pistola 9 milímetros com numeração raspada, munições, pedras de crack, maconha, pinos de cocaína, frascos de cheirinho da loló, caderno de anotações do tráfico e um aparelho celular. Os menores, três de 16 anos e um de 17, foram conduzidos à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), no centro da cidade, onde a ocorrência foi registrada. (Disponível em: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-06-03/menores-sao-apreendidos-comdrogas-em-favela-de-niteroi.html, acesso em 27 jun 2015).A notícia retrata a situação da materialização do desvio social nas comunidades carentes no país, em especial em relação aos mais jovens.
a. Aponte, com base na leitura do Livro Didático, quais entre as principais causas da violência se aplicam ao caso apresentado. 
Sugestão de gabarito: As múltiplas carências das populações de baixa renda, precariamente assistidas nas periferias das grandes cidades, tornam seus integrantes, especialmente os jovens, suscetíveis de escolha de vias ilegais como forma de sobrevivência ou adaptação às pressões sociais. A opção ilegal é favorecida pela tolerância cultural aos desvios sociais e pelas deficiências de nossas instituições de controle social: polícia ineficiente, legislação criminal defasada (o que gera impunidade), estrutura e processos judiciários obsoletos, sistema prisional caótico. A interação entre essas deficiências institucionais enfraquece sobremaneira
o poder inibitório do sistema de justiça criminal.
b. A aplicação de lei mais rigorosa solucionaria o problema? Justifique.
Sugestão de gabarito: Já ficou provado por juristas, sociólogos e filósofos que não. Mas sim, o desenvolvimento de políticas públicas eficientes, buscando alternativas de ressocialização do preso no sistema carcerário, através do trabalho e do tratamento digno.
Semana Aula: 13. SOCIEDADE GLOBAL E DIREITO.
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação do caso concreto, a saber: CASO CONCRETO Veja a notícia publicada no jornal El Pais, edição de 09 de novembro de 2014: 25 ANOS DA QUEDA DO MURO Neste fim de semana, Berlim voltará a ser uma cidade dividida. Oito mil balões desenharão uma linha luminosa de 15 quilômetros de extensão, um traçado que durante a guerra fria foi uma das fronteiras mais vigiadas do mundo. Mas quem sair às ruas em 9 de novembro não encontrará o muro de 3,6 metros de altura que dividiu Berlim - e, de certa forma, o mundo inteiro - entre 1961 e 1989. Sob o lema "valor à liberdade", os cidadãos celebrarão o 25º aniversário do dia em que tudo mudou. Desde então, qualquer um pode viajar tranquilamente de Dresden a Hannover, sem ir para a cadeia ou perder a vida, como ocorreu às quatrocentas pessoas que morreram tentando abandonar a Alemanha socialista. "É incrível. Nunca pensamos que poderíamos estar aqui", dizia naquela noite inesquecível um jovem a repórteres de televisão em um vídeo hoje disponível para qualquer um no YouTube. Diante de um Portão de Brandemburgo às escuras, os entrevistados diziam a quem quisesse ouvir que não pretendiam ficar na parte ocidental da cidade. Só queriam ver como era o outro lado e voltar para casa. Vinte e quatro horas mais tarde, e não muito longe dali,Willy Brandt pronunciaria um discurso histórico. ?Nada voltará a ser como antes. Sempre soube que a separação de concreto, arame farpado e faixa da morte ia contra a corrente da história. Disse isso no verão, sem saber que aconteceria tão rápido: Berlim viverá e o Muro cairá?, bradou o antigo chanceler e prefeito de Berllim durante a construção do muro da vergonha?. A queda do Muro de Berlim é considerada um dos pontos de partida para as profundas transformações que estão em curso na sociedade mundial.
a. Que transformação mundial é decorrência do episódio narrado no texto? 
Sugestão de gabarito: o fim da Guerra Fria.
b. Que outros episódios contribuíram para essas profundas transformações que estão em curso na sociedade mundial? 
Sugestão de gabarito: Todos são consequências do fim da Segunda Guerra: o início da chamada Guerra Fria (1946) e a queda do Muro de Berlim (1989). A elas se pode acrescentar uma outra consequência do fim da Segunda Guerra Mundial, além da Guerra Fria: o advento da sociedade de massas e a criação da mídia.
c. Quais as consequências da ação desses diversos episódios para a sociedade mundial?
Sugestão de gabarito: Esse processo proporcionou uma verdadeira mundialização do espaço geográfico do planeta e o controle do tempo, fenômeno que vai muito além dos limites das fronteiras dos Estados- nacionais (países) e que alcança e promove também a universalização de ideias, dos valores, padrões e procedimentos, tanto e especialmente nos aspectos da econômica, como no quadro social, político, científico, informacional, cultural e ecológico desses Estados atingidos. Como consequência, tem-se um mundo cada vez mais conectado, o que provoca a impressão de que o planeta está cada vez menor.
Semana Aula: 14. PARTICIPACAO POLITICA NA SOCIEDADE GLOBAL
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação do caso concreto, a saber: CASO CONCRETO O mundo das relações sociais tem sido objeto de estudos sistemáticos da sociologia desde a origem dessa ciência empírica, no século XIX. Temas como globalização da economia e da cultura, papel do Estado na sociedade, influência de doutrinas como o socialismo e o neoliberalismo, surgimento e expansão da cultura de consumo nas chamadas sociedades pós-modernas e identidade cultural e nacional e suas transformações têm sido descritos e analisados no âmbito da moderna pesquisa social. O neoliberalismo importa em diminuição da ação do Estado na garantia de amplos mecanismos de regulação social, desregulamentação da economia para permitir liberdade de investimentos e na fragmentação da sociedade em grupos, na qual diferentes grupos minoritários não conseguem constituir-se numa maioria capaz de questionar o sistema vigente. Por outro lado, "(...) qualquer balanço atual do neoliberalismo só pode ser provisório. Este é um movimento ainda inacabado. Por enquanto, porém, é possível dar um veredicto acerca de sua atuação durante quase 15 anos nos países mais ricos do mundo, a única área onde seus frutos parecem, podemos dizer assim, maduros. Economicamente, o neoliberalismo fracassou, não conseguindo nenhuma revitalização básica do capitalismo avançado. Socialmente, ao contrário, o neoliberalismo conseguiu muitos dos seus objetivos, criando sociedades marcadamente mais desiguais, embora não tão desestatizadas como queria. Política e ideologicamente, todavia, o neoliberalismo alcançou êxito num grau como qual seus fundadores provavelmente jamais sonharam, disseminando a simples ideia de que não há alternativas para os seus princípios, que todos, seja confessando ou negando, têm de adaptar-se a suas normas."
(ANDERSON, Perry. Pós-Neoliberalismo ? as políticas sociais e o estado democrático. São Paulo: Paz e Terra: 2008, p.22.)
a. Na perspectiva neoliberal qual é a receita da governabilidade?
Sugestão de gabarito: A governabilidade na receita do neoliberalismo é alcançada por meio de uma estratégia de máxima fragmentação (divisão) da sociedade. Uma sociedade dividida (seja em grupos por seu poder aquisitivo, seja por razões étnicas ou religiosas, etc), na qual diferentes grupos minoritários não conseguem constituir-se numa maioria capaz de questionar o sistema vigente, é a melhor fórmula para enfraquecer as resistências para que o poder hegemônico atue sem problemas.
 b . O texto aponta um dos efeitos políticos e ideológicos mais nocivos do neoliberalismo, que deve ser combatido pela sociedade, indique-o:
Sugestão de gabarito: Adoção do pensamento único ("todo poder ao mercado") como pressuposto básico de interpretação de mundo.
Semana Aula: 15. EDUCAÇAO AMBIENTAL ÀS NOVAS POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação do caso concreto, a saber: CASO CONCRETO Para pensar em sustentabilidade, devemos primeiro pensar em uma Educação Ambiental voltada para a sustentabilidade. Como, também, o novo mundo não será criado da noite para o dia, na caminhada para alcançar a sustentabilidade, devemos consolidar estratégias de transição. A transição, para passar do “desenvolvimento insuportável” para o desenvolvimento sustentável exigirá grandes investimentos nas áreas da pesquisa e da educação ambiental. Pesquisar e educar para poder viver da melhor forma possível, sem destruir. Assim, Educar é mais que tudo, ensinar a amar. Ensinar a amar ler e escrever. Ensinar a amar uma profissão. Ensinar a amar a qualidade ambiental
e as alternativas sustentáveis de produção. As práticas agrupadas sob o conceito de educação ambiental têm sido categorizadas de muitas maneiras: educação ambiental popular, crítica, política, comunitária, formal, nãoformal, para o desenvolvimento sustentável, conservacionista, socioambiental, ao ar livre, para solução de problemas entre tantas outras. Uma das práticas que colabora com a implantação da Educação Ambiental é a percepção ambiental pode ser definida como sendo uma tomada de consciência pelo homem, ou seja, o ato de perceber o ambiente que se está inserido, aprendendo a proteger e a cuidar do mesmo. Cada indivíduo percebe, reage e responde diferentemente frente às ações sobre o meio. As respostas ou manifestações são, portanto resultado das percepções, dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada indivíduo. Embora nem todas as manifestações psicológicas sejam evidentes, são constantes, e afetam nossa conduta, na maioria das vezes, inconscientemente. Em se tratando de ambiente urbano, muitos são os aspectos que direta ou indiretamente, afetam a grande maioria dos habitantes - pobreza, criminalidade, poluição, etc. Estes fatores são relacionados como fontes de insatisfação com a vida urbana. Entretanto há também uma série de fontes de satisfação a ela associada. As cidades exercem um forte poder de atração devido à sua heterogeneidade, movimentação e possibilidades de escolha. Uma das manifestações mais comuns de insatisfação da população é o vandalismo. Condutas agressivas em relação a elementos físicos e arquitetônicos, geralmente públicos, ou situados próximos a lugares públicos. Isso se dá na grande maioria, entre as classes sociais menos favorecidas, que no dia-a-dia, estão submetidos à má qualidade de vida, desde à problemática dos transportes urbanos, até a qualidade dos bairros e conjuntos habitacionais em que residem, hospitais e escolas de que dependem, etc. Disponível emhttps://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/educacaoambiental-e-sustentabilidade/27436. Assim, o estudo da percepção ambiental é de fundamental importância para que possamos compreender melhor as inter-relações entre o homem e o ambiente, suas expectativas, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas.
a. Que tipo de ações poderíamos tomar como cidadão para transformar o meio ambiente sustentável, segundo o texto? 
Sugestão de gabarito: Primeiro momento seria criar uma tomada de consciência pelo homem, ou seja, o ato de perceber o ambiente que se está inserido, aprendendo a proteger e a cuidar do mesmo. O texto aborda a insatisfação da população em relação ao vandalismo como positivo para essa transformação e a primeira ação seria a educação ambiental.
b. Podemos afirma que o Brasil só adotou legislações ambientais após a Constituição de 1988? Justifique.
Sugestão de gabarito: Desenvolvimento sustentável e consciência ambiental são questões que andam necessariamente juntas e exigem a existência de uma legislação ajustada e eficaz. No Brasil, a legislação existe, mas a ausência de uma consciência ambiental se revela como um dos maiores obstáculos para a implementação da legislação ambiental brasileira, que é uma das mais avançadas do mundo, a saber: Constituição Federal de 1988 – É importante demarcar que antes mesmo do advento da CF de 1988, o Brasil já dispunha de algumas leis que tratavam da questão ambiental, como é o caso da lei no. 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, além do O Código Florestal, que é de 1965 e que já previa sanções penais para os crimes cometidos contra o meio ambiente. Mas, como sempre, o problema nacional não é a existência das leis, mas sua eficaz implementação. A Constituição de 1988 tem o mérito de constitucionalizar o processo e institucionalizar a questão da tutela ambiental, ao abrir um capítulo próprio a regulamentação normativa do meio ambiente no qual põe ênfase na necessidade de sua defesa e preservação e estabelecendo os mecanismos constitucionais para tal. Mas, mais uma vez, a grande questão reconhecida pelos especialistas no assunto, é conseguir que essas normas saiam do papel e sejam aplicadas de fato, na medida em que muitas dessas normas sequer foram regulamentadas, a exemplo da que tem por objeto a proteção de nossa biodiversidade, considerada a mais rica em biodiversidade do mundo.
Semana Aula: 16. DESENVOLVIMENTO E EXCLUSAO SOCIAL.
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação do caso concreto, a saber: CASO CONCRETO Os processos de exclusão social são um problema enfrentado há tempos não apenas na sociedade brasileira, mas em todo o mundo. A triste notícia é que a exclusão social enfrenta épocas e mais épocas e com o passar do tempo só tende a piorar, já que vivemos numa sociedade preconceituosa, que discrimina o pobre, o negro, o índio, o desempregado, o analfabeto, o ex-presidiário, o estrangeiro, o doente mental, o deficiente físico, a prostituta, o homossexual, etc. Apesar de haver leis no ordenamento jurídico do Brasil que punam quaisquer condutas tidas que coloquem o seu semelhante em pé de desigualdade por fatores como raça, sexo, cor, etnia, religião, cultura, classe social, grau de conhecimento, profissão, entre outras, o preconceito infelizmente existe no meio social. Esse problema é o foco de estudo da sociologia que visa dirimir esses conflitos de opiniões e pensamentos, discutidos por filósofos, pensadores, estudiosos, conhecedores das mais diversas áreas da ciência social, médica, psicológica, jurídica, assistencial, visando o mesmo objetivo comum, que é o bem-estar das pessoas. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/osprocessos-de-exclusao-social/39683. No texto acima, verifica-se que o tema da exclusão social é um problema e foco de estudo da sociologia e de outras aéreas. Esses grupos buscam discutir, analisar e propor soluções com objetivo do bem-estar das pessoas.
a. Quais seriam as principais causas da exclusão social no Brasil?
Sugestão de gabarito: No Brasil este processo assume feições ainda mais dramáticas porque são o produto de múltiplas causas entre as quais pode-se citar algumas: os processos históricos de uma problemática inserção social da imensa população negra, desde a abolição da escravatura; os movimentos de movimentação populacional provocados pelo fenômeno denominado "êxodo rural"; e, o advento desastroso do governo Collor que, nos anos 90 inseriu no Brasil as mudanças promovidas no processo produtivo capitalista como consequência da implementação de políticas neoliberais de aprofundamento das desigualdades sociais, que tem como consequência a exclusão, porque se somam a uma falta de políticas públicas consequente.
b. Na Constituição Brasileira existe algum dispositivo que procura a combater ou diminuir a exclusão social? Fundamente.
Sugestão de gabarito: Não obstante, deve-se demarcar que o combate a essas desigualdades é um preceito constitucional previsto no artigo 3º, da Constituição Brasileira, que vai além ao prever: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I. construir uma sociedade livre, justa e solidária; II. garantir o desenvolvimento nacional; III. erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV. promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Esta disposição legal constitucional deve ser vista como uma forma de promoção dos Direitos Humanos. A exclusão gera os "marginalizados" que costumam ser rotulados como "desviantes", e não como vítimas, de um sistema que lhes sonegou todas as oportunidades.
A conscientização dessa violação é fundamental para uma cobrança dos setores governamentais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais