Buscar

representações politicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REPRESENTAÇÕES POLITICAS 
A necessidade de governar por meio de representantes deixa para o povo o problema da escolha desses representantes.
Houve entçao a definição de partidos na assembleia, como consequencia das lutas entre os adeptos do governo democratico e os que predendiam estabelecer um sistema oligárquico.
Todas as instituições desempenharam o mesmo papel, que é o de consquistar o poder politico e exercê-lo.
Munro (1680) definiu a noção de oposição politica, isto é , a doutrina, basica na democracia, de que os adversarios do governo não são inimigos do Estado e de que os opositores não são traidores ou subversivos.
Diz Hume que as facções ( Dá-se o nome de partido as facções que dividiam as republicas antigas) podem ser Pessoais quando baseadas em amizade pessoal ou Animosidade entre os que compõem os partidos em luta, e Reais quando fundadas em alguma diferença real de sentimento ou interesses. As facções reais podem ser de três especies: Interesse, principio ( o que mais se desenvolveu) , afeição.
Os partidos acabaram impondo-se como entidades públicas, objetivando a totalidade da vida social.
Partidos são instituições, dotadas de personalidade juridica e situadas no âmbito do direito publico interno. 
Os Partidos dos politicos se impuseram como o veículo natural da representação política.
Quando a organização interna dos partidos , eles podem ser considerados:
Partidos de quadros – Mais preocupado com a qualidade de seus membros, preferindo atrair as figuras mais notáveis, capazes de influir positivamente no prestigio do partido.
Partidos de massa – Além de buscarem o maior numero possível de adeptos, procuram servir de instrumento para que individuos de condição economica inferior possam aspirar as posições do governo.
Quanto a Organização interna , os sistemas de partidos podem ser classificados levando – se em conta numero de partidos existentes no Estado. 
Sistemas de partido único – Caracterizado pela existencia de UM só partido no Estado.O partido único se prende a principios, rigidos e imutáveis. A tendendencia do sistema, em condições normais assegurada a liberdade de expreção, dificilmente se mantem um só partido no Estado.
Sistemas bipartidários – Que se caraterizam pela existencia de DOIS grandes partidos que se alternam no governo do Estado.Dois pontos basicos para caracterizar o sistema: em 1° : a predominancia de dois grandes partidos não exclui os outros; em 2° : a autenticidade do sistema que deve decorrer de circunstancias historicas, em função dos quais a maioria do eleitorado se concentra em duas grandes correntes de opnião.
Sistemas Pluripartidários – Que são a maioria, caracterizando – se pela existência de vários partidos igualmente dotados da possibilidade de predominar os demais. 
Essa tendencia á multiplicação de partidos, quando exagerada, pode levar a uma excessiva divisão do eleitorado, sendo impossivel a qualquer partido obter sozinho o governo, donde resulta a necessidade de acordos eleitorais e de outros artificios destinados a compor maiorias, quase sempre em dano de interesse público.
Quanto ao âmbito de atuação dos partidos , encontra se as seguintes especies:
Partidos de vocação universal – Quando pretendem atuar além das fronteiras dos Estados, baseando-se a solidariedade entre seus membros numa teoria politica de carater universal.
Partidos nacionais – Quando tem adeptos em numero consideravel em todo territorio nacional.
Partidos regionais – São aqueles cujo ambito de atuação se limita a determinada região do Estado.
Partidos locais – São de ambito municipal.
Além dessa necessidade para tornar possível o acesso ao poder, o agrupamento em partidos facilita a identificação das correntes de opnião e de sua receptividade pelo meio social, servindo para orientar o povo e os próprios governantes.
Em conclusão pode se dizer que os partidos politicos poderão ser uteis, apresentando mais aspectos positivos que negativos, desde que sejam autênticos, formados espontaneamente e com a possibilidade de atuar livremente.

Outros materiais