Buscar

Brinquedoteca: Um Espaço de Estímulo à Criança

Prévia do material em texto

Brinquedoteta
Marinez
Brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. 
É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar.
O surgimento da brinquedoteca
A ideia de brinquedoteca surgiu primeiramente em Los Angeles, em 1934, com o objetivo de resolver o problema de uma loja de brinquedos. As crianças de uma escola municipal estavam roubando os brinquedos da loja e, com isso, foi criado um serviço de empréstimo de brinquedos, como um recurso comunitário. Na década de 60, esse método espalhou-se para a Europa.
As brinquedotecas são espaços que reúnem diversas coleções de jogos, brinquedos, livros e gibis, que podem ser utilizadas gratuitamente por qualquer pessoa, desde crianças, passando por adolescentes e até os adultos. Muitas escolas mantêm estes espaços, a fim de desenvolver a autonomia e a criatividade das crianças e pré-adolescentes.
Em 1963, na Suécia , surgiu a primeira Lucoteca e em 1967, na Inglaterra, surgiram as Bibliotecas de Brinquedos.
A primeira Brinquedoteca surgiu em 1934 nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Los Angeles, e funcionava como um centro de empréstimo de brinquedos. Mais tarde, em 1963 na Suécia, algumas professoras, que eram mães de crianças com necessidades especiais, montaram uma Ludoteca- um espaço lúdico, educativo, recreativo e cultural, especialmente pensado para crianças e adolescentes. Esta Ludoteca tinha como primeira função a de restituir a essas crianças o espaço e o tempo para brincar livremente e de forma autônoma, e também, tinha como função orientar famílias de crianças com dificuldades cognitivas e/ou motora baixa ou média (chamadas na época de excepcionais) em como estimular seus filhos brincando.
No Brasil, a exemplo da Suécia, o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE - de São Paulo implantou o mesmo sistema de Ludoteca, similar a uma biblioteca, onde os brinquedos eram emprestados para crianças excepcionais. A partir da iniciativa da UNESCO em 1960 de internacionalizar a idéia de Ludoteca / Brinquedoteca, várias modificações na forma de utilizar o espaço surgiram ampliando o conceito e criando novas formas e finalidades para as Brinquedotecas.
Atualmente, no Brasil, entende-se que Brinquedotecas são espaços destinados ao entretenimento e desenvolvimento de crianças por meio de brinquedos e brincadeiras lúdicas com acompanhamento de monitores. No contexto da ludicidade, pode-se dizer que a Brinquedoteca, além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento das crianças, sendo um local que representa não só um “depósito ou cantinho” de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento do ser humano.
No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supre algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano, na sociedade e na sua cultura.
As Brinquedotecas podem ser de cunho social, como por exemplo, Brinquedotecas localizadas em hospitais destinadas às crianças internadas, ou de cunho comercial, como por exemplo, àquelas destinadas aos pais que precisam deixar seus filhos acompanhados e entretidos enquanto estão em algum compromisso.
Significado de Brinquedoteca
substantivo feminino Coleção de brinquedos e de variados jogos colocada numa sala ou num espaço específico para fazer com que a criança seja estimulada a brincar. A sala ou local onde se localiza essa coleção.
O objetivo principal da brinquedoteca é proporcionar atividades lúdicas para as crianças que freqüentam a creche, desenvolver a cooperação entre elas, possibilitar um espaço para brincadeiras não dirigidas, espontâneas, além de transmitir a pais e professores conhecimentos sobre a importância do brincar para o ...
Tipos de brinquedoteca
De acordo com a necessidade é possível criar diferentes brinquedotecas:
em escolas e creches: tem finalidade pedagógica;
em comunidades ou bairros: estimulam as relações de vizinhança;
as terapêuticas: auxiliam no tratamento de crianças com necessidades especiais, muitas vezes criando brinquedos adaptados;
em hospitais: amenizam o sofrimento das crianças internadas;
em universidades: servem como espaço de pesquisa sobre o comportamento infantil,testando novos brinquedos e brincadeiras;
as circulantes: atendem às crianças de periferias, através de ônibus, caminhonetes,...;
em clínicas psicológicas: auxiliam no tratamento de crianças com problemas comportamentais;
em bibliotecas e centros culturais: funcionam principalmente como espaço de incentivo à leitura;
as brinquedotecas temporárias: criam espaços de lazer e diversão em shopping centers e grandes lojas;
em casa: reúnem brinquedos e ajudam as crianças a aprender sobre organização e responsabilidade;
Funções da Brinquedoteca Perspectiva com relação às crianças
A função pedagógica: através da utilização, exploração e vivência com materiais lúdicos a criança desenvolve suas potencialidades favorecendo o desenvolvimento em todos os aspectos.
A função social: possibilita que as crianças procedentes de famílias pobres possam ter acesso aos jogos e brinquedos aos quais, por seu elevado preço, não têm acesso em suas casas, além de possibilitar a criação, re-criação e o resgate de jogos, brincadeiras e brinquedos tradicionais comuns na comunidade.
A função de animador de bairro: onde a brinquedoteca pode transformar-se em um centro de referência do bairro,
A função comunitária: através dos jogos, brinquedos e brincadeiras as crianças aprendem a brincar em grupo, respeitando o coletivo, sendo solidários, aceitando regras, cooperando e respeitando a individualidade dos demais. Uma outra possibilidade é de estimular a participação da comunidade em oficinas de jogos tradicionais.
A função de comunicação familiar: a utilização do brincar como
elemento de interação do núcleo familiar, permitindo assim estimular na família o hábito do brincar em família.
A função formadora: oferecendo aos pais a possibilidade de se envolver com a brinquedoteca, participando e colaborando em sua organização, planejamento e manutenção.
Perspectiva com relação à família
A função orientadora: orientar aos pais sobre qual o brinquedo adequado para o seu filho na hora da compra, evitando que eles comprem materiais lúdicos com informações distorcidas através de propagandas enganosas e falsas, evitando assim frustrações ao constatar a realidade de determinados brinquedos, tanto em relação às suas possibilidades de uso quanto à qualidade do produto. 
A função social: a brinquedoteca oferece aos pais a alternativa de empréstimo de brinquedos que eles não podem comprar, e a possibilidade de estarem participando, interagindo no brincar e na troca de experiências, numa perspectiva da soma do saber. 
Perspectiva com relação à universidade
A função de pesquisa: oferecendo a comunidade acadêmica a
possibilidade de desenvolver estudos teóricos e práticos sobre o brincar, dentro de uma perspectiva de ação-reflexão-ação.
A função social: oferecer a comunidade mais uma alternativa de lazer. 
A função integradora: a brinquedoteca como um espaço de integração dos conhecimentos sobre o estudo do brincar nas diferentes áreas do conhecimento humano
A Brinquedoteca, pode variar de acordo com os objetivos que determinam sua criação. Podem ser fixas ou itinerantes.
Pode ter várias funções:
Terapêutica
Lazer
Ensino
Pesquisa
Para a criação de uma Brinquedoteca, deve ser feito um planejamento, levando em conta os objetivos, tipo, funções, clientela a que se destina.
Deve ser feito um levantamento do que existe no mercado da região.
Fazer pesquisa junto aos prováveis freqüentadores.
Deve ser levada em conta a adequação, a qualidade e durabilidades dos brinquedosA Brinquedoteca, não é somente um lugar no qual as crianças emprestam brinquedos ou passam o tempo livre, mas também deve ser visto como um centro de estudos e avaliação científica de brinquedo
Canto do faz de conta
Canto da sucata
Canto da leitura
Canto de atividades acadêmicas/pedagógicas. (de forma indireta por meio de jogos)
Poderemos então observar na Brinquedoteca, como as crianças brincam e o que aprendem brincando.
Assim, concluímos que brincar é aprender.
BRINQUEDOTECA DEVERÁ PRIMEIRAMENTE TER;
 UM NOME
REGIMENTO INTERNO
FICHA CADASTRAL DE CADA BRINQUEDO
EMPRÉSTIMO
Especificação: ____________________________
Nome:__________________________________
Fabricante:______________________________
Procedência:_______________
Características Específicas: ________________________________________
Localização: ______________________________
Nº de exemplares: ___________
Canto do faz de conta
Um espaço com mobílias infantis, com berço, caminha, roupas de bonecas. A cozinha com pia de lavar, louça, geladeira, fogão, mesa, cadeiras, loucinhas, panelinhas e outros utensílios de cozinha. O hospital com uniforme de enfermeira, consultório médico, que serve para estimular hábitos de higiene, saúde, utensílios de médico. O super mercado, com carrinho de feira e coisas para comprar. O camarim com espelho, fantasias, chapéus, adereços, bijuterias, maquiagem, roupas, sapatos, chalé e gravatas..
Canto das Invenções
É um lugar onde deverão inventar coisas, construir com jogos de construção e com material de sucata. 
Canto de Leitura
Com tapetes, almofadas para acolher a criança que quer ler um livro ou simplesmente, aninhar-se em busca de aconchego. Aqui os livros são usados como brinquedos e não com seriedade com que seriam usados em uma biblioteca infantil. É a hora que a criança toma contado com os livros de figuras, histórias de forma descontraída.
Teatrinho
É o local onde as crianças, com bonecos e fantoches, fantasias e todo o material “de faz de conta”, farão suas apresentações.
Estante de brinquedos
Brinquedos apropriados a faixa etária, para serem manuseados livremente, sugerindo diferentes formas de brincar
Acervo
Estantes com livros, jogos, quebra cabeças que embora guardados estarão a disposição das crianças
Info- educação
Com computadores, jogos eletrônicos, criação de desenhos através de softwares.
Sucateca 
Lugar onde estão guardados material que pode servir para fazer outras coisas. Materiais reciclados, lavados, classificados serão assim transformados em matéria prima para subsidiar as criações dos “inventores”. A coleta de sucatas é contínua e estarão agrupadas em caixas plásticas e colocadas nas estantes.
Canto das Artes
Com materiais de desenho, pintura, modelagem, escultura, sucata
Canto do professor
Local onde o professor e alunos do curso de Pedagogia e outros, encontrarão literatura, materiais de consultas, materiais pedagógicos, indicativos de utilização dos materiais encontrados na brinquedoteca e listagem do acervo de brinquedos e jogos.
O brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e atenção.

Continue navegando