Buscar

politicas publicas contextualizada

Prévia do material em texto

No ano de 2008 o estado de Pernambuco estabeleceu um novo modelo do ensino médio que uniu o ensino de formação geral com a formação profissionalizante. Essa nova modalidade apresenta muitas semelhanças com o projeto nacional de educação BNCC etapa ensino médio. 
O objetivo da BNCC para o ensino médio é a melhoria da qualidade da educação no país, com a implantação de um padrão de competências nas escolas que visam a formação da juventude para os desafios do século 21. De acordo com o projeto as escolas terão autonomia para criar o seu currículo pedagógico, mas também terão que atender as competências necessárias para a formação do aluno onde ele poderá escolher se aprofundar em uma das áreas profissionalizantes e o horário passa a ser integral. No estado de Pernambuco o novo ensino médio funcionou atendendo vários requisitos da atual BNCC sem mesmo antes ela ter sido criada, pois nas escolas a carga horário é integral, os alunos estudam pela manhã o curso técnico e a tarde o ensino médio comum. 
A relação entre o ensino médio de Pernambuco e a BNCC é que os dois modelos possuem um mesmo objetivo e visão que é proporcionar uma educação de alta qualidade para a juventude, acabando com o favoritismo e tentando erradicar com a desigualdade na educação, para que todos tenham uma boa preparação e possam ser capacitados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Continue navegando