Buscar

Seminário Citopatologia

Prévia do material em texto

Câncer de testículos
Thaynara Pires Antunes; Guilherme Roberto Isaac de Almeida
Biomedicina 6º - termo UNIFSP 2019
Citopatologia Profº. José Renato
O que são os testículos?
Os testículos são duas estruturas de forma oval, com cerca de 3 cm de diâmetro e 4 cm de comprimento, que constituem o sistema reprodutor masculino. Eles estão localizados no interior da bolsa escrotal, o que permite que a temperatura seja inferior à do interior da cavidade abdominal. Altas temperaturas podem afetar a espermatogênese.
Anatomia
Os testículos são envolvidos por uma cápsula de tecido conjuntivo denso, denominada de túnica albugínea. Na região dorsal, essa túnica apresenta-se mais espessada e forma o mediastino, de onde partem septos fibrosos que dividem o testículo em vários compartimentos chamados de lóbulos do testículo.
No interior dos lóbulos do testículo estão os túbulos seminíferos, que são responsáveis pela produção de espermatozoide. Podem ser encontrados até quatro túbulos seminíferos, que ficam dispostos como novelos em um tecido conjuntivo frouxo. Nesse tecido conjuntivo, são encontrados vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e células intersticiais de Leydig, responsáveis por secretar testosterona
Função
Os testículos produzem hormônios e também as células reprodutivas denominadas de espermatozoides. O principal hormônio sintetizado pelos testículos é a testosterona, mas eles também produzem a diidrotestosterona, o metabólito mais ativo da testosterona. A testosterona é um hormônio que atua na espermatogênese e é responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos, pelo impulso sexual e pela libido. Com baixas nesse hormônio, o homem pode, por exemplo, apresentar aumento das mamas, dificuldade de ereção, diminuição do desejo sexual e baixa contagem de espermatozoides.
Espermatozoide 
O espermatozoide humano é o gameta sexual masculino ou a célula reprodutora masculina. Eles são células pequenas, móveis e de formato alongado.
Por ser a célula reprodutiva masculina, a função do espermatozoide é auxiliar na reprodução. Além disso, ele carrega as informações genéticas de origem paterna.
A produção dos espermatozoides ocorre através de um processo denominado espermatogênese, realizado nos testículos masculinos.
Problema que acometem os testículos: Varicocele
A varicocele é a dilatação das veias que drenam o sangue testicular devido à incompetência das válvulas venosas, associada ao refluxo venoso. É a mesma doença que afeta mais frequentemente as pernas das mulheres, que nesse caso é conhecida como varizes dos membros inferiores e provoca dor e inchaço nas pernas. Outra doença gerada pela dilatação das veias é a doença hemorroidária, que são varizes na região anal e que provoca sangramento ao evacuar. Portanto pode-se chamar a varicocele de varizes na bolsa testicular, que pode provocar prejuízo para a produção de espermatozoides e em última consequência infertilidade.
Problema que acometem os testículos: Varicocele
A varicocele é ocasionada pela incompetência ou até mesmo ausência congênita das válvulas nas veias espermáticas, ocasionando um refluxo do sangue venoso e a dilatação das mesmas, além do espessamento de sua parede muscular. Os pacientes com diagnóstico de varicocele muitas vezes costumam referir a presença de varizes nas pernas e até mesmo de doença hemorroidária, deixando evidente que as alterações venosas são sistêmicas e não somente restritas às veias do escroto. Existe também um fator hereditário a ser considerado, pois é muito comum na história familiar os pais também terem apresentado varicocele no passado.
Problema que acometem os testículos: Varicocele
A maioria dos casos de varicocele é assintomática. Alguns pacientes ocasionalmente queixam-se de sensação de peso, dor intermitente ou aumento do volume escrotal.
Devido aos poucos sintomas, o diagnóstico baseia-se no exame físico minucioso, que deve ser realizado com o paciente em pé, em ambiente tranquilo, em temperatura não-refrigerada, o que favorece o relaxamento da musculatura escrotal. A manobra de Valsalva, em geral, facilita a visibilidade e palpação das veias dilatadas.
Examina-se, posteriormente, o paciente deitado, no intuito de avaliar outras alterações intraescrotais e o volume dos testículos, observando a eventual assimetria entre os dois lados. Assimetria ou hipotrofia testicular são sugestivas de dano testicular e podem orientar o tratamento cirúrgico, principalmente em adolescentes.
Problema que acometem os testículos: Varicocele
De acordo com o grau de desenvolvimento, as varicoceles são classificadas em:
Grau I (pequenas) – Aquelas que são palpáveis apenas com a manobra de Valsalva.
Grau II (moderadas) – Palpáveis facilmente sem esta manobra.
Grau III (grandes) – Detectadas visualmente e palpadas com ​facilidade.
Os graus I e II são os que podem comprometer a infertilidade.
Problema que acometem os testículos: Varicocele
O tratamento depende da gravidade
Varicoceles que não causam sintomas geralmente não precisam de tratamento. É possível reparar cirurgicamente os casos que apresentam sintomas.
Normalmente os casos que necessitam de tratamento são aqueles que apresentam infertilidade (Grau I e II)
cirurgia aberta: procedimento simples realizado com anestesia geral, durando em média 45 minutos;
cirurgia por laparoscopia: realiza menor incisão, no entanto, a alta hospitalar e o procedimento são mais demorados;
embolização da varicocele: é um procedimento não cirúrgico, semelhante ao cateterismo. Na maioria das vezes, utiliza-se apenas sedação, e sua duração é de uma hora em média.
11
Problema que acometem os testículos: Orquite
É uma inflamação nos testículos, que pode ter como causa: vírus, bactérias, fungos, parasitas ou traumatismo no local. Geralmente, ela costuma provocar dores e inchaços.
Pode ainda se manifestar em apenas um ou nos 2 testículos.
12
Problema que acometem os testículos: Orquite
A orquite é causada mais frequentemente por um vírus, geralmente o vírus da caxumba. Raramente é causada por outras infecções. Aproximadamente 20 a 25% dos homens que têm caxumba desenvolvem a orquite. A maioria dos casos de orquite por caxumba ocorre nos meninos menores de 10 anos.
A orquite pode afetar um testículo ou ambos. Em longo prazo, ela pode fazer com que o testículo encolha, mas geralmente ela não diminui a produção do hormônio masculino testosterona. A orquite pode diminuir a fertilidade, particularmente se afetar ambos os testículos e/ou ocorrer após a puberdade. Entretanto, a infertilidade é rara.
Problema que acometem os testículos: Orquite
Em meninos ou homens com caxumba, a orquite desenvolve-se entre quatro e sete dias após o edema da glândula salivar. O testículo incha e fica dolorido. Ambos os testículos são afetados às vezes. Podem ocorrer também febre, náusea, cefaleia e dores musculares.
Problema que acometem os testículos: Orquite
A orquite é geralmente diagnosticada por meio de exame físico. Em algumas ocasiões, são realizados exames de sangue e de urina para identificar o vírus da caxumba ou outras infecções. Em algumas ocasiões, a ultrassonografia com Doppler é usada em caráter urgente para avaliar o fluxo sanguíneo nos testículos (para descartar a hipótese de torção testicular, que representa uma emergência).
Problema que acometem os testículos: Orquite
A orquite é geralmente tratada com repouso no leito, analgésicos e aplicação de bolsas de gelo sobre o escroto. Infecções bacterianas são tratadas com os devidos antibióticos.
Problema que acometem os testículos: Torção testicular
A torção testicular ocorre, geralmente, em rapazes com idades de 12 e 18 anos e, às vezes, ocorre durante a infância, mas pode ocorrer em qualquer idade. O desenvolvimento anômalo do cordão espermático ou da membrana que envolve o testículo possibilita o aparecimento da torção testicular. Com a torção, perde-seo testículo, geralmente entre seis e 12 horas após a interrupção do aporte de sangue, a menos que a torção seja tratada.
Problema que acometem os testículos: Torção testicular
Ocorre o desenvolvimento súbito de dor intensa no testículo. O inchaço ocorre logo depois. Pode parecer que a dor provenha do abdômen, e existe a possibilidade de surgirem náuseas e vômitos. Às vezes, ocorre febre. As pessoas afetadas podem necessitar urinar frequentemente.
Problema que acometem os testículos: Torção testicular
Os médicos podem diagnosticar a doença em função da descrição dos sintomas e pelo que detectarem durante o exame físico. Além disso, o médico pode usar o diagnóstico por imagem, geralmente uma ultrassonografia.
Problema que acometem os testículos: Torção testicular
A torção testicular é uma emergência, pois o testículo morrerá a menos que seja destorcido rapidamente. Os médicos podem tentar destorcer o testículo sem cirurgia, girando-o dentro do escroto. Ocasionalmente, este procedimento é bem-sucedido, e a cirurgia é realizada posteriormente. Entretanto, geralmente o procedimento é malsucedido, e a cirurgia para destorcer o cordão espermático é requerida imediatamente. Os urologistas costumam fixar ambos os testículos durante a cirurgia, seja ela feita imediatamente ou depois, para evitar episódios futuros de torção.
Problema que acometem os testículos: Câncer de testículo
O tumor de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens. É facilmente curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade.
Apesar de raro, preocupa porque a maior incidência é em homens em idade produtiva - entre 15 e 50 anos. 
Problema que acometem os testículos: Câncer de testículo
Histórico familiar deste tumor
Lesões e traumas na bolsa escrotal
Criptorquidia (não descida de um ou dos dois testículos para a bolsa escrotal). Na infância, é importante o exame do pediatra para verificar se ocorreu normalmente a descida dos testículos 
Trabalhadores expostos a agrotóxicos podem apresentar risco aumentado de desenvolvimento da doença.
Estar infectado por HIV;
Já ter tido câncer em um testículo;
Ter entre 20 e 34 anos.
Além disso, ser de raça caucasiana também parece aumentar em até 5 vezes o risco de ter este tipo de câncer, quando comparando com a raça negra, por exemplo.
Problema que acometem os testículos: Câncer de testículo
Aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, aproximadamente do tamanho de uma ervilha, aumento ou diminuição no tamanho dos testículos, endurecimentos, dor imprecisa na parte baixa do abdômen, sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos. 
23
Problema que acometem os testículos: Câncer de testículo
A melhor forma de confirmar se realmente existe câncer no testículo é consultar um urologista. Este médico, além de fazer uma avaliação física, identificar os sintomas e confirmar o histórico familiar também pode pedir um ultrassom ou um exame de sangue para confirmar a presença de câncer. Além disso, pode ainda fazer uma biópsia do tecido de um dos testículos, caso pareçam existir alterações sugestivas de câncer.
Problema que acometem os testículos: Câncer de testículo
O tratamento para o câncer testicular depende da evolução da doença, pois pode variar entre radioterapia, quimioterapia ou cirurgia. No entanto, o câncer no testículo tem cura na maioria dos casos, mesmo quando se formaram metástases.
Assim, o tratamento normalmente é iniciado com cirurgia para retirar o testículo afetado e todo as células cancerígenas, sendo o suficiente nos casos menos desenvolvidos do câncer. Já nos casos mais avançados, pode ser necessário fazer radioterapia ou quimioterapia após a cirurgia, para eliminar as restantes células tumorais que podem ter ficado.
Após o tratamento, o urologista marca várias consultas para fazer exames de sangue e tomografias, de forma a avaliar se o câncer foi completamente eliminado.
Problema que acometem os testículos: Câncer de testículo
Geralmente, o homem só fica infértil quando é necessário retirar os dois testículos, o que acontece em poucos casos. No entanto, nestes casos é possível preservar alguns espermatozoides em laboratórios especializados antes da cirurgia, que depois podem ser utilizados para fazer inseminação artificial, por exemplo, permitindo ter filhos.
27
Referencias
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Testículos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/testiculos.htm. Acesso em 1 de novembro de 2019
https://www.todamateria.com.br/espermatozoide/
https://portaldaurologia.org.br/doencas/varicocele-o-que-e-causas-e-tratamento/
https://portaldaurologia.org.br/doencas/varicocele-o-que-e-causas-e-tratamento/
https://www.boaconsulta.com/blog/varicocele-tratamento-causas-e-sintomas/
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-masculina/dist%C3%BArbios-testiculares-e-penianos/orquite
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-masculina/dist%C3%BArbios-testiculares-e-penianos/tor%C3%A7%C3%A3o-testicular
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-testiculo
https://www.tuasaude.com/cancer-no-testiculo/
28

Continue navegando