Buscar

Relatório Exame clínico geral - Fag

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSIS GURGARZ
BRUNO SIMÕES
DANILO GRANDO
DJENIFER SIEWES 
LARISSA SKROSK
Exame Clínico Geral, Oftálmico e Sanguíneo 
CASCAVEL
2019
INTRODUÇÃO
O exame de rotina realizado em consultórios médicos ou hospitais veterinários, contam com a avaliação inicial do animal, à exemplos, peso, temperatura, saúde bucal, hidratação, condições pulmonares e cardíacas. É importante que esse tipo de consulta seja realizado mais de uma vez ao ano em animais velhos (seis em seis meses) e pelo menos uma vez ao ano em animais jovens. 
Nesse exame, o animal passa pela anamnese, avaliação física e em casos específicos, por exames laboratoriais. Portanto, com a anamnese, identifica-se o comportamento do animal, hábitos, alimentação e frequência de cio - quando é fêmea. Ademais, no exame físico, observa-se pele, pelagem, cavidade oral, olhos orelhas, corpo, membros, genitais, região perianal, parâmetros vitais, coloração de mucosas e temperatura. 
OBJETIVO 
Executar o exame clínico geral, coleta de sangue, e exame oftálmico. 
METODOLOGIA
Primordialmente, foi feita a lavagem de mãos e desinfecção da bancada. Em sequência, foi feita a palpação dos linfonodos poplíteo e pré-escapular, aferição dos parâmetros vitais, à exemplos, frequência respiratória e cardíaca, tempo de preenchimento capilar, coloração de mucosas. Após, realizou-se a observação de membros, cabeça, cauda, genitais, pele, pelagem. 
Sequencialmente, foi realizado o exame oftálmico. Neste exame foi feito o Teste de Schirnmer, para observar a produção de lágrimas por minuto, e o Teste de Úlcera, utilizando o corante lissamina verde. 
Após esses testes, foi realizada a coleta de sangue. O animal foi contido pelos alunos e deitado na bancada, para coletar, utilizou-se seringa, agulha, algodão e álcool. Ademais, o sangue foi coletado pela veia cefálica em um dos animais, e pela veia jugular no outro animal. 
RESULTADOS
O animal apresentou-se saudável, mucosa normocorada, frequência respiratória de 78 batimentos por minuto, sem queda de pelo, crostas ou falhas, sem halitose, sem secreções nem machas nas orelhas, focinho com pigmentação normal e sem úlceras, linfonodos sem alterações. Ademais, apresentou-se sem úlcera nos olhos e produção lacrimal por minuto dentro do padrão. Também, não apresentou dores na cauda e membros nem claudicações e coxins. 
CONCLUSÃO 
Os exames são de extrema importância para assegurar a saúde do animal. É a partir dele que podemos identificar o estado geral do animal e verificar presença de alguma anemia ou infecção. Ademais, é uma prevenção e um diagnóstico definitivo, quando há presença de doenças. 
REFERÊNCIAS
Revista Veterinária. Exames oftalmológicos e teste de produção lacrimal. Março, 2012.
MARTINS, Bianca. Semiologia Oftálmica em cães e gatos. Universidade de Brasília (UNB). 2011.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando