Buscar

Princípios e Técnicas Contábeis

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCICIOS – AULA 01
1 - O departamento de contabilidade da empresa VIP Confecções Ltda., recebeu uma nota fiscal de aquisição de móveis para o escritório de compras no valor de R$ 30.000,00 em 30/03/14, conforme nota fiscal nº 123 - NIPON Móveis Ltda., de 15/01/14. A auxiliar de contabilidade lançou a referida aquisição no mês de março/14 como sendo desta época. Com base nos princípios de contabilidade, qual destes estaria sendo desconsiderado pela referida funcionária da contabilidade?
R: Da Competência.
2 - No contexto da Contabilidade, existem várias técnicas contábeis, entre as quais destacamos aquelas consideradas mais importantes pela maioria dos autores: Escrituração - Princípios Contábeis - Atos Administrativos - Demonstrações Contábeis - Auditoria - Análise de Balanços - Mecanismos de Débito e do Crédito - Equação Fundamental do Patrimônio
Assinale a alternativa que contem pelas duas técnicas fundamentadas pela Contabilidade:
R: Escrituração e Analise das Demonstrações contábeis
Explicação: Escrituração, Demonstrações contábeis, Análise das demonstrações contábeis, Auditoria 
3 - Identifique o Princípio Contábil que reconhece o patrimônio como o objeto de estudo da contabilidade:
R: Entidade
4 - A escrituração contábil deverá abranger todas as operações da entidade, inclusive os seus resultados. Assinale o método preconizado para cumprimento dos registros realizados no processo de escrituração de uma entidade.
R: Partidas dobradas.
5 - Objeto da contabilidade é(são) _______das entidades econômico-administrativas.
R: o Patrimônio
Explicação: Define-se como OBJETO da Contabilidade o seu campo de aplicação, ou seja, o PATRIMÔNIO das entidades econômicas, administrativas; ou aziendas. Como Patrimônio, entende-se o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações das entidades.
6 - Analise as afirmativas quanto ao Método das Partidas Dobradas.
I- É o método de uso universal, apresentado pela primeira vez pelo frade franciscano Luca Pacioli, na cidade de Veneza, Itália, em 10 de novembro de 1494.
II- O princípio fundamental do método é o de que: não há devedor sem que haja credor, correspondendo cada débito a um crédito de igual valor.
III- Sua adoção consiste no registro de operações específicas envolvendo o controle de um só elemento.
Estão corretas
R: Somente I e II
Explicação: Método das Partidas Dobradas - Descrito pela primeira vez em 1494, na Itália, pelo frade Luca Pacioli no livro Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità¿ (Coleção de conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade), no capítulo Particulario de computies et Scripturis¿ (Contabilidade por Partidas Dobradas), que fala sobre um tratado da contabilidade. Neste capítulo, ele enfatiza que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. O método teve rápida difusão e foi universalmente aceito e adotado desde esta época, sendo hoje considerado um dos pilares da contabilidade moderna.
7 - Pode-se definir Contabilidade como sendo um(a):
R: ciência que estuda o patrimônio, utilizando metodologia específica para coletar, registrar, acumular, resumir e analisar todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma entidade.
8 - O objetivo da contabilidade é o estudo e o controle do patrimônio e de suas variações visando o fornecimento de informações para tomada de decisões. O usuário que utiliza a informação contábil para avaliar os resultados de sua gestão é o:
R: Administrador da Empresa
Explicação: Os usuários internos incluem os administradores de todos os níveis, que usualmente se valem de informações mais aprofundadas e específicas acerca da Entidade, notadamente aquelas relativas ao seu ciclo operacional. Já os usuários externos concentram suas atenções, de forma geral, em aspectos mais genéricos, expressos nas demonstrações contábeis.
9 - Diversos são os usuários das informações geradas pela contabilidade desde os com interesses diretos como acionistas, investidores, funcionários, fornecedores, bancos, clientes como com interesses indiretos como governo, comunidade, possível ser classificado em dois grupos:
R: Usuários internos e externos
Explicação: Internos - funcionários, gestores, dirigentes; administradores; externos - bancos, clientes, governo, comunidade
10 - O objeto de estudo da contabilidade é
R: O PATRIMÔNIO
11 - O mundo inteiro se utiliza de um método de contabilidade para escriturar os fatos contábeis. Assinale a alternativa que contém esse método.
R: Das Partidas Dobradas
12 - Conceitua-se _____________ qualquer pessoa física ou jurídica detentora de um patrimônio.
R: Empresa ou entidade
Explicação: Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. É o objeto de estudo da contabilidade. Abrange tudo aquilo que a pessoa tem (bens e direitos) e tudo aquilo que a pessoa deve (obrigações). Do ponto de vista contábil, são considerados apenas os bens, direitos e obrigações que podem ser avaliados em moeda
13 - Análise as afirmativas abaixo: I O objeto da contabilidade é o patrimônio II O Objetivo da contabilidade é o estudo, avaliação, registro e mensuração do patrimônio III Patrimônio é o conjunto de bens, direito e obrigações pertencentes a uma entidade IV O Ativos são apresentados no Balanço Patrimonial em ordem crescente de liquidez. É correto afirmar que:
R: Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
Explicação: As três primeiras alternativas oferecidas correspondem a verdade; a quarta alternativa está errada, pois os Ativos são apresentados no Balanço Patrimonial em ordem decrescente de liquidez.
14 - Escolha a opção que contenha o conceito de Partidas Dobradas:
R: O montante de débitos deve corresponder a um montante de créditos de igual valor.
EXERCICIOS – AULA 02
1 - Analise os dados extraídos do Balanço Patrimonial da Empresa Irmãos Unidos Ltda., em 31.12.2014, em Reais: Caixa: $58.950,00 Bancos: $40.000,00 Fornecedores: $55.120,00 Salários a Pagar: $34.103,00 Máquinas e Equipamentos: $145.000,00 Impostos a Pagar: $11.450,00 Estoques: $33.400,00 Duplicatas a Receber: $61.520,00. Considerando apenas as informações acima e lembrando que o total de obrigações para com terceiros mais os recursos dos proprietários são iguais ao total de bens e direitos, o valor do Patrimônio Líquido apurado no Balanço Patrimonial extraído em 31.12.2014, em reais, será de:
R: $238.197,00
2 - Uma empresa possui situação líquida de 'Passivo a Descoberto' quando:
R: O seu ativo for insuficiente para cobrir suas obrigações;
Explicação: Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. É o objeto de estudo da contabilidade. Abrange tudo aquilo que a pessoa tem (bens e direitos) tudo aquilo que a pessoa deve (obrigações). Do ponto de vista contábil, são considerados apenas os bens, direitos e obrigações que podem ser avaliados em moeda. Os bens e direitos constituem a parte positiva do Patrimônio, chamada Ativo. As obrigações representam a parte negativa do Patrimônio, chamada Passivo.
3 - Uma determinada empresa apresenta o seguinte registro patrimonial: - Bens = $ 1.300 - Direitos = $ 500 - Obrigações = $ 1.760 O Patrimônio Líquido revela que essa empresa:
R: Apresenta uma situação que se recebesse todos os seus direitos e vendesse todos os seus bens daria para pagar a dívida, mas sobraria um montante irrelevante.
4 - A definição de Patrimônio é:
R: conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa, avaliado em moeda corrente;
Explicação: Patrimônio: é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. É o objeto de estudo da contabilidade. Abrange tudo aquilo que a pessoa tem (bens e direitos) e tudo aquilo que a pessoa deve (obrigações).
5 - Uma empresa, em determinada data apurou o seguinte:
- Bens: $ 90.000;
- Direitos: $ 70.000;
- Obrigações: $ 110.000;
Determine o valor correspondente ao Patrimônio Líquido:
R: $ 50.000
6 -
Sabemos que a Contabilidade classifica os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio liquido, de forma clara e convencional. Onde classificam as origens de recursos?
R: Nas Exigibilidades
Explicação: A Lei 6.404/76, determina que as origens de recursos sejam classificadas nas exigibilidades
7 - Abaixo são dadas diversas situações patrimoniais. Assinale a que indica a pior situação econômica da empresa:
R: Passivo exigível maior que o ativo.
Explicação: Em contabilidade o passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas, enquanto no ativo se representam os bens e direitos que pertencem a uma determinada entidade. O passivo é a coluna da direita num Balanço Patrimonial. ...Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível).
8 - No Balanço da Cia YK Ltda, encontramos as seguintes contas: Capital, Lucros acumulados e Duplicatas a pagar. Qual é o Capital Próprio da Cia YK?
R: Capital + Lucros acumulados
Explicação: O capital próprio é representado no Balanço pelo Patrimônio Líquido
EXERCICIOS – AULA 03
1 - Identifique as contas patrimoniais que fazem parte do Passivo Circulante
R: Fornecedores
2 - Em uma operação de compra de mercadorias a prazo, quais as contas serão movimentadas?
R: Débito: Estoque de Mercadorias; Crédito: Fornecedores
3 - No ativo é onde reside:
R: os bens e direitos ou as aplicações de recursos
Explicação: O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
4 - (CEDAE - TÉCNICO DE CONTABILIDADE/FESP - RJ) O objetivo principal do Plano de Contas é:
R: possibilitar o registro ordenado e consistente das transações da sociedade;
Explicação: O Plano de Contas é uma matriz operativa em que são fixadas as regras que devem ser cumpridas durante o processo de escrituração contábil, proporcionando perfeita harmonia entre as características gerais da empresa e o produto esperado pelos usuários das informações contábeis, assegurando assim padronização de procedimentos e racionalização na execução dos serviços, conforme se depreende pela fundamentação conceitual apresentada a seguir.
5 - As contas de Patrimônio Líquido representam:
R: Capital Próprio
Explicação: Capital Próprio – constitui a riqueza liquida à disposição dos proprietários. É a soma do capital social, suas variações, os lucros e as reservas. Ou seja, é aquele que se originou da própria atividade econômica da entidade, como lucros, reservas de capital e reservas de lucros. Equivale ao Patrimônio Líquido (ou situação liquida).
6 - Considere as afirmativas apresentadas e assinale as VERDADEIRAS com "V" e as FALSAS com "F" e depois assinale a sequência de resposta que preenche corretamente as lacunas. Alternativas: 
(V) As contas do ATIVO aumentam a DÉBITO. 
(V) As contas do PASSIVO diminuem a DÉBITO.
(V) Os Bens e Direitos são diminuídos por CRÉDITO.
(V) As Obrigações são aumentadas por CRÉDITO.
(V) Para diminuir a conta BANCO devemos fazer um registro a CRÉDITO.
7 - Sabendo que os métodos das partidas dobradas definem que, para cada débito existe um crédito de igual valor e que a natureza das contas são determinantes na forma de como são movimentadas. Qual a natureza das contas do PL?
R: CREDORA
8 - Assinale a afirmativa CORRETA.
R: Cada organização deve definir o seu Plano de Contas adequado às suas necessidades.
9 - Uma empresa, apresentou os seguintes saldos iniciais: Caixa = R$ 35.000, Estoques = R$ 5.000, Veículos = R$ 50.000, Máquinas = R$ 100.000, Fornecedores = R$ 20.000 e Capital = R$ 170.000. Após a aquisição de móveis e utensílios no valor de R$ 30.000, sendo pagos metade à vista e metade a prazo, qual o saldo final do passivo com terceiros?
R: 35.000
10 - A contabilidade também é conhecida como a ciência das contas, porque denomina os elementos patrimoniais e os elementos de resultado. O conceito de contas é:
R: É o nome dado aos componentes patrimoniais (bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido) e aos elementos de resultado (despesas e receitas)
11 - No Balanço Patrimonial, é Conta de Passivo Exigível:
R: Adiantamento de Clientes
12 - Contas Patrimoniais são:
R: todas as contas que representam o patrimônio da empresa;
Explicação: São aquelas contas que representam o Ativo (indica a existência de Bens e Direitos) e o Passivo (indica a existência de Obrigações e Patrimônio Líquido da entidade, formado pelo capital social, as reservas e os prejuízos acumulados). São essas contas que representam o Patrimônio da empresa, através do Balanço Patrimonial.
13 - Indique a Situação Líquida do Balanço Patrimonial abaixo:
			BALANÇO PATRIMONIAL
	Ativo
	Passivo
	Bens
	120
	 Obrigações
	100
	Direitos
	50
	 Situação Líquida
	...............
	Total
	170
	 Total
	170
	
	
R: Situação Líquida Superavitária, Ativa ou Favorável de 70.
14 - Marque a alternativa em que todas as contas são de natureza devedora:
R: Caixa, Duplicatas a Receber, Instalações
15 - No Balanço Patrimonial, Ativo evidencia onde a empresa aplicou os recursos que obteve e tem à sua disposição. O Passivo evidencia
R: As origens dos recursos que a empresa obteve de terceiros
16- Preconizado como meio de registrar as ocorrências contábeis nos livros legais, assinale a alternativa que condiz com funcionamento do método digráfico:
Diminui o Ativo = Crédito
Aumenta o Passivo = Crédito
Aumenta o Ativo = Débito
Diminui o Passivo = Débito
EXERCICIOS – AULA 04
01 - Os registros contábeis devem obedecer ao método das partidas dobradas que considera que toda CAUSA tem um EFEITO, o que equivale dizer que para todo CRÉDITO existe um DÉBITO de igual valor. Todos os registros devem ser feitos em dois formatos. Assinale o livro legal que condiz com a condição de ser verificado o saldo da conta incontinentemente:
R: Razão
02 - A operação referente a um depósito Bancário de R$ 10.000,00 refere-se a que tipo de Lançamento Contábil?
R: Fato Permutativo no Ativo.
03 - A respeito de escrituração, em Contabilidade Geral, analise as seguintes informações: - data da operação; - conta a ser debitada; - conta a ser creditada; - histórico da operação; - valor da operação, em moeda. Tais informações indicam os
R: fundamentos dos razonetes.
Explicação: requisitos mínimos para a execução do livro diário.
04 - (Marinha do Brasil) Qual a distinção entre Ato Administrativo e Fato Administrativo?
R: O Ato constitui-se em prática administrativa que não modifica materialmente o patrimônio, enquanto que os fatos provocam alteração patrimonial;
Explicação: Os atos são representados por atitudes administrativas que não são levadas a registros no patrimônio, enquanto os fatos são levados a registro.
05 - (MARINHA DO BRASIL) A empresa efetua o pagamento de despesas de aluguel do imóvel que ocupa. Assinale a alternativa que aponta o tipo de fato contábil:
R: modificativo diminutivo;
Explicação: Trata-se deum fato modificativo por ser um gasto operacional, influenciando a diminuição do PL
06 - O patrimônio se altera a partir da ocorrência dos fatos que provocam alterações em sua composição. Assinale a alternativa que nomeia as maneiras como os fatos se configuram:
R: Permutativos, modificativos e mistos.
07 - Dentre as técnicas contábeis, a técnica que consiste no registro em livros próprios de todos os atos e fatos administrativos, é chamada:
R: Escrituração
Explicação: Escrituração é o registro cronológico e específico da natureza de todos os fatos que ocorrem na empresa. Uma empresa sem Contabilidade é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento.
08 - Uma das técnicas contábeis é ____________, esta técnica registra os fatos patrimoniais de forma contínua e metódica, tendo como apoio a documentação relativa a estes fatos.
R: Escrituração
Explicação: Na Contabilidade, existem várias técnicas contábeis, entre as quais destacamos aquelas consideradas
mais importantes pela maioria dos autores:
Escrituração, Demonstrações Contábeis, Auditoria e Análise de Balanço. É o registro de todos os fatos que ocorrem no patrimônio, segundo descrição legal.
EXERCICIOS – AULA 05
01 - Qual a opção que representa corretamente o lançamento contábil de uma aquisição de um veículo à vista pelo valor de R$120.000,00?
R: D - Veículos C - Caixa R$120.000,00
02 - (TÉCNICO DE FINANÇAS E CONTROLE/ESAF) O recebimento de duplicatas com juros tem o seguinte lançamento contábil:
R: Débito de caixa e crédito de juros e de duplicatas;
Explicação: D Caixa / C Receita de Juros / C Duplicatas a Receber
03- Escolha a opção que contenha a definição da terceira fórmula de lançamento.
R: Quando existe mais de um débito e apenas um crédito.
Explicação: Quando existe uma conta credora e mais de uma conta devedora
Exemplo: Venda de Mercadoria, sendo parte à vista e parte a prazo.
04 - Uma empresa realizou a compra de veículos no valor de R$ 150.000, sendo pago R$ 50.000 à vista e o restante através de financiamento. Assinale a alternativa que indica o lançamento contábil do fato contábil descrito, onde D significa débito e C significa crédito:
R: D: veículos - 150.000; C: banco - 50.000; C: financiamentos - 100.000
05 - Uma liquidação de uma dívida é uma operação que:
R: Diminui o Passivo e Diminui o Ativo
06 - (ESAF). Uma das despesas mais usuais em qualquer entidade é a despesa com pessoal. Tomemos como exemplo uma atividade realizada por apenas um empregado contratado, o qual tenha demandado gastos mensais coma seguinte composição: Salário mensal do empregado = 1.000,00; Adiantamento salarial = 250,00; Previdência social, parte patronal = 21%; Previdência social, parte do segurado = 11%; e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço = 8%. Considerando que tenha sido este o fato ocorrido, podemos dizer que essa empresa deverá contabilizar uma despesa no valor de:
R: 1.290,00
Explicação: 
Embora na prática tenham outros gastos relevantes como férias e 13º salário, para a questão apresentada, o valor seria:
Despesas de Salários ............................       1.000,00
Encargos previdência ...........................           210,00
Encargos FGTS .....................................            80,00           1.290,00
07- A empresa Cascata comprou uma máquina por R$ 350.000 em cinco prestações iguais, sendo uma entrada no ato da compra e quatro pagamentos mensais. Após a contabilização da operação, o patrimônio da empresa sofreu a seguinte alteração:
R: aumentou o Ativo em R$ 280.000 e aumentou o Passivo em R$ 280.000
08 - Uma das operações não afeta o Caixa/Bancos no momento em que é realizada, identifique:
R: Venda de mercadorias a prazo.
EXERCICIOS – AULA 06
1 - Assinale a alternativa INCORRETA sobre o Balancete de Verificação:
R: Mostra apenas o saldo as contas patrimoniais da empresa.
2 - O balancete de verificação da empresa Beta apresenta as seguintes contas e respectivos saldos em 31.12.2014: Bancos - R$ 1.800,00 ; Mercadorias (estoques) - R$ 2.750,00; Material de Consumo (estoques) - R$ 800,00 ; Contas a Pagar - R$ 4.250,00 ; Receita de Aluguel - R$ 1.700,00 ; Contas a Receber - R$ 1.250,00 ; Despesas de Juros - R$ 1.150,00 ; Impostos a Recolher - R$ 1.350,00 ; Capital Social - R$ 3.400,00 ; Prejuízos Acumulados - R$ 250,00 . Com base nas informações acima, pode-se afirmar com segurança que, em 31.12.2014, a empresa Beta tinha um Capital Próprio no valor de:
R: R$3.700,00
Explicação: As contas de ativo (Bancos, Mercadorias, Estoque de consumo, Contas a Receber e Impostos a Recuperar) e de passivo (Contas a Pagar) devem ser separadas das contas de patrimônio líquido (Capital Social e Prejuízos Acumulados) e de resultado (Receita de aluguel e Despesa com juros). Assim, efetuando o cálculo das contas de patrimônio líquido com as contas de resultado, obedecendo-se a natureza de cada uma delas temos: Capital Social (3.400) + Receita de Aluguel (1.700) - Prejuízos Acumulados (250) - Despesa com Juros (1.150), obtendo-se capital próprio de R$ 3.700,00.
3 - A liquidação de uma dívida, por meio de transferência bancária, é uma operação que:
R: Diminui o Passivo e o Ativo
4 - O razonete, instrumento de suma importância para a contabilidade, é considerado uma representação gráfica em forma de T. Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta.
R: O razonete possibilita o conhecimento do saldo das contas devedoras e credoras.
5 - Razonete é uma representação gráfica em forma de T utilizado nos processos de escrituração. Por meio deles são feitos os registros individuais nas contas. Selecione a única alternativa correta dentre as opções abaixo:
R: Nos Razonetes são lançados créditos do lado direito e débitos do lado esquerdo.
6 - A elaboração do Balancete de Verificação, em decorrência de suas características técnicas específicas, é tecnicamente embasada no
R: método das partidas dobradas.
Explicação: No balancete de verificação a soma dos saldos devedores deve ser igual à soma dos saldos credores (partidas dobradas), qualquer desigualdade significa que há erros na Contabilidade da empresa
7 - Sobre o Balancete de verificação podemos afirmar que:
R: Mostram os saldos de todas as contas patrimoniais e de resultado.
8 - Pagamento de uma obrigação representa:
R: Diminuição do Ativo e do Passivo respectivamente;
Explicação: Representado pela saída de numerário do Ativo e a conseguinte diminuição de uma obrigação no Passivo
EXERCICIOS – AULA 07
01 - No final do exercício social encerrado em 31.12.2012 apuraram-se as seguintes operações: Receitas de serviços prestados, recebidas durante o exercício - R$ 420.000,00; Receitas de serviços recebidas antecipadamente - R$ 10.000,00; Serviços prestados ainda sem emissão de faturas - R$ 5.000,00; Custos dos serviços já prestados e pagos - R$ 300.000,00; Despesas financeiras, incorridas e pagas no exercício - R$ 45.000,00; Despesas financeiras pagas antecipadamente - R$ 5.000,00; Folha de pagamento do mês de dezembro a ser paga em janeiro de 2013 - R$ 15.000,00. O lucro líquido do exercício, considerando-se as hipóteses de adoção dos regimes de competência e de caixa foi, respectivamente, de:
R: R$ 60.000,00 e R$ 80.000,00
Explicação: 
Regime de competência
  420.000 - Receita de serviços prestados e recebidos no exercício
(300.000) - Custo dos serviçoes prestados e pagos
  (45.000) - Despesas financeiras incorridas e pagas
  (15.000) - Folha de pagamento de dezembro paga em janeiro
    60.000 - Resultado do período
Regime de caixa
  420.000 - Receita de serviços prestados e recebidos no exercício
  100.000 - Receita de serviçoes recebida antecipadamente
(300.000) - Custo dos serviçoes prestados e pagos
  (45.000) - Despesas financeiras incorridas e pagas
    (5.000) - Despesas financeiras pagas antecipadamente
    80.000 - Resultado do período
Obs.: serviços prestados sem emissão de fatura não foi contabilizado (5.000) nem recebido.
02 - Considerando o Regime de Competência, podemos dizer que apropriar uma despesa é sempre equivalente a:
R: reconhecer o fato gerador de uma despesa, independentemente do pagamento.
03 - Para o setor privado, ¿o pagamento antecipado de aluguéis¿ se relaciona a uma Despesa
R: paga e não incorrida
04 - Os gastos decorrentes do consumo de bens e da utilização de serviços nas áreas administrativas, comerciais e financeiras, que direta ou indiretamente visam a obtenção de Receitas, denominam-se:
R: Despesa
05 - QUAIS DAS CONTAS ABAIXO, REPRESENTAM CONTAS DE RESULTADO?
R: FORNECEDORES, CAIXA, CLIENTES
Explicação: As contas de resultado são as contas que representam a variação do patrimônio e dividem-se em despesas e receitas, e aparecem durante o exercício social, encerrando-se ao final do mesmo. Estas contas permitem apurar o Resultado de Exercício (Lucro ou Prejuízo).
06 - Com relação ao lançamento abaixo, marque a opção incorreta.
Despesas de Salários
a Salários a Pagar
R: Pode ser feito numa
empresa que trabalha com regime caixa;
Explicação: A questão aborda lançamento pelo regime de competência e não regime de caixa.
07 - O Ativo Circulante é composto pelos bens e direitos que serão convertidos em dinheiro no prazo máximo de até:
R: doze meses
Explicação: O Ativo Circulante é composto pelos bens e direitos que serão convertidos em dinheiro no prazo máximo de até 12 (doze) meses após o encerramento do exercício social.
08 - O Princípio de Contabilidade que determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
R: Princípio da Competência
EXERCICIOS – AULA 08
01 - Marque a alternativa que especifica a principal função do Balancete de Verificação.
R: Relacionar os saldos das contas em partidas dobradas, verificando assim sua exatidão.
02 - Uma empresa apresentava os seguintes saldos em seu patrimônio em 30/06/X1: Receita de Vendas de Mercadorias: $85.000,00; Custo das Mercadorias Vendidas: $30.000; e Despesa com Salários: $12.000,00. Sabendo-se que durante o segundo semestre houve vendas a prazo de mercadorias por $93.000,00, com um Custo de Mercadorias Vendidas de $60.000, o Resultado do Exercício ao final do ano será de:
R: $76.000,00
03 - O Balancete de Verificação é uma ferramenta gerencial. As empresas o elaboram mensalmente. O conceito de balancete de Verificação, é:
R: Uma ferramenta que verifica o saldo de todas as contas movimentadas em determinado período, geralmente um mês.
04 - Uma empresa foi constituída com Capital Social de R$ 100.000,00, em dinheiro. Comprou mercadorias para o seu estoque por R$ 100.000,00, a prazo. Essas mercadorias foram vendidas por R$ 200.000,00, a vista. Não foram considerados os impostos nestas transações. O mês de competência é fevereiro. Dentro do mês ocorreram e foram pagas as seguintes despesas: Aluguel R$ 3.000,00. Energia elétrica R$ 2.000,00. Despesas com Telefonia R$ 2.000,00. Calcule o Resultado Líquido.
R: R$ 93.000,00
05 - O ____________________________ é um documento interno imprescindível para verificar se o método de partidas dobradas está sendo observado pela escrituração da empresa. Podemos ainda, aduzir que por este método cada débito deverá corresponder a um crédito de mesmo valor, cabendo a esse documento verificar se a soma dos saldos devedores é igual à soma dos saldos credores. Assinale a terminologia que corresponde ao texto:
R: Balancete de Verificação
06 - Ao final de cada exercício social, as organizações promovem o encerramento das contas do resultado. Qual e o principal objetivo deste procedimento?
R: Apuração do Lucro ou Prejuízo do Exercício Social
07 - O demonstrativo contábil onde são apresentadas todas as contas foram utilizadas pela contabilidade, em determinado período, e seus respectivos saldos, que é denominado.
R: Balancete de Verificação
08 - A relação de contas, com seus respectivos saldos, extraído dos registros contábeis em determinada data chama-se:
R: Balancete
EXERCICIOS – AULA 09
01 - Assinale a alternativa que revela o nome da demonstração que apresenta o resultado da empresa e os saldos das contas de Receitas, Custos e Despesas:
R: Demonstração do Resultado do Exercício.
02 - A empresa Brocolense Ltda apresenta os seguintes dados:
01/12 - Vende mercadorias no valor de R$ 57.000,00, com recebimento à vista, as mercadorias vendidas custaram R$ 33.000,00.
06/12 - Vende mercadorias no valor de R$ 61.000,00 para recebimento a prazo de 30 e 60 dias, as mercadorias vendidas custaram R$ 51.000,00.
12/12 - Venda de mercadoria no valor de 73.000,00, com recebimento a vista, as mercadorias custaram, R$ 32.000,00
30/12 - A empresa reconheceu as despesas com salários no valor de R$ 6.125,00 e despesa com aluguel de R$ 3.000,00
Considerando os dados apresentados, assinale a alternativa incorreta:
R: Caso ocorresse devolução de vendas no valor de R$ 10.000, considerando que as mercadorias custaram R$ 4.000, o lucro bruto seria de 65.000
Explicação: A opção D está errada porque na verdade deve-se reduzir da receita R$ R$ 10.000, e reduzir do CMV R$ R$ 4.000,0 assim, o Lucro Bruto correto seria R$ 69.000,00.
03 - Despesas Administrativas $ 5.000,00 Despesas Financeiras $ 2.000,00 Vendas de Mercadorias $15.000,00 Impostos s/ Vendas $ 1.000,00 Custo das Mercadorias Vendidas $ 4.000,00 Receita Financeira $ 1.500,00 Ganho na Venda Ativo Imobilizado $ 3.000,00 Com base nos dados acima, podemos afirmar que o lucro bruto é de
R: $ 10.000,00
04 - Marque a alternativa que nomeia a Demonstração que evidência, de uma forma estruturada, os componentes que provocaram a alteração na situação líquida patrimonial em determinado período.
R: Demonstração do Resultado do Exercício.
Explicação: Destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência, a DR, antes chamada de DRE, oferece uma síntese econômica dos resultados operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de divulgação, em geral são feitas mensalmente pela administração e trimestralmente para fins fiscais. As Demonstrações de Resultados, podem ser utilizadas como indicadores de auxílio a decisões financeiras.
05 - A DRE - Demonstração do Resultado do Exercício apresenta muitas informações úteis aos usuários das Demonstrações Contábeis. Nesta demonstração as Despesas e Receitas não operacionais são aquelas que:
R: Ocorrem ao longo do exercício, mas que não fazem parte da atividade fim da empresa.
Explicação: São as que ocorrem ao longo exercício, mas não decorrem de transações, principais ou acessórias, que constituam atividade fim da empresa.
06 - Observe a seguinte demonstração do lucro operacional bruto: Receita Bruta de Vendas R$ 100.000,00; Deduções da Receita Bruta (R$ 18.000,00); Receita Líquida de Vendas R$ 82.000,00; Custo da Mercadoria Vendida (R$ 35.000,00); e Lucro Operacional Bruto R$ 47.000,00. Observação: Os estoques usados no cálculo do CMV foram: a) estoque inicial de R$ 30.000,00; e b) estoque final de R$ 30.000,00 Após a elaboração da demonstração acima, ficou comprovado que o estoque inicial que serviu de base ao cálculo do CMV - Custo da Mercadoria Vendida, fora subavaliado em R$ 7.500,00. Feitas as correções contábeis, certamente, vamos encontrar o seguinte valor para
R: Lucro Operacional Bruto R$ 39.500,00
07 - Despesas Administrativas $ 5.000,00 Despesas Financeiras $ 2.000,00 Vendas de Mercadorias $15.000,00 Impostos s/ Vendas $ 1.000,00 Custo das Mercadorias Vendidas $ 4.000,00 Receita Financeira $ 1.500,00 Ganho na Venda Ativo Imobilizado $ 3.000,00 A receita líquida de vendas é de:
R: $ 14.000,00
08 - Destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência, a ............................... oferece uma síntese econômica dos resultados operacionais de uma empresa em certo período. Assinale o demonstrativo que completa a questão.
R: Demonstração de Resultados
EXERCICIOS – AULA 10
01 - A Cia. Gama tinha os seguintes elementos patrimoniais, no encerramento do exercício de 2014, em reais: Bens tangíveis: 250.000,00 Bens Intangíveis: 50.000,00 Direitos a receber: 125.000,00 Capital de Terceiros: 180.000,00 Em vista disso, pode-se afirmar que o patrimônio líquido da empresa, em reais, era de:
R: 245.000,00
02 - Analise a opção que contém somente contas que devem ser alocadas no grupo do ATIVO IMOBILIZADO.
R: Máquinas & Equipamentos, Veículos, Móveis & Utensílios e Terreno
03 - São contas pertencentes ao Passivo:
R: Fornecedores - Contas a pagar ¿ Títulos a Pagar
04 - (Adaptada de FCC 2010) O Ativo Não Circulante, pelas Normas Brasileiras de Contabilidade vigentes, é constituído pelos seguintes subgrupos:
R: Realizável a longo prazo, Investimentos, Intangível e Imobilizado
05 - Segundo CPC 00, o Ativo de uma entidade corresponde ....
R: aos recursos
controlados, advindos de eventos passados, capazes de gerar benefícios imediatos ou futuros.
Explicação: Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. Se não houver a expectativa de contribuição futura, direta ou indireta, ao caixa da empresa, não existe o ativo.
06 - A Situação Liquida Negativa é quando o ativo total.
R: Ativo menor que o Passivo Exigível
07 - Assinale a afirmativa INCORRETA:
R: O Ativo Não Circulante divide-se em Investimentos, Imobilizado e diferido
Explicação: A nova LSA revogou a conta "Diferido" estando vigente a conta "Intangível"
08 - Relacione os grupos de contas do Balanço Patrimonial de uma empresa apresentados na primeira coluna, às contas, na segunda coluna, e assinale a alternativa correta.
(1)  Patrimônio Líquido	(3) Imóveis não utilizados na atividade da empresa
(2)  Imobilizado		(3) Ações de outras empresas não destinadas à venda
(3)  Investimentos	(1) Reservas de Lucros (lucros não distribuídos)
(4)  Intangível		(4) Marcas e Patentes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando