Buscar

teoriafreud (1)

Prévia do material em texto

Psicanálise
Evolução psíquica do ser humano
Sigmund Freud nasceu em Freiberg na Alemanha em 1856. Mudou-se para Viena na Austria com 4 anos onde permaneceu até 18 anos. Estudou Medicina na Universidade: Franz Brentano em Viena, morreu em Londres no ano de 1939. Sua produção totalizou 23 volumes “Obras Completas de Sigmund Freud”. 
A teoria da evolução de acordo com Sigmund Freud refere que o homem é o resultado de um somatório de fatores. Antes de analisarmos a teoria da personalidade formulada por Freud, é importante compreendermos alguns conceitos:
Temperamento – Aspectos herdados geneticamente, que fazem parte da constituição fisiológica do sujeito.
Caráter – Aspectos que se referem a condutas sociais, com significado ético, é desenvolvido através da relação com o meio ambiente.
Personalidade – É o conjunto de todas as características que constituem e diferenciam uma pessoa das demais. Personalidade = Temperamento + caráter (ou seja, é o somatório de questões genéticas e ambientais). Ex: Modo que uma pessoa reage frente ao mundo. Histérico=forma teatral e exagerada, obsessivo = forma organizada e detalhista etc.
Traços de personalidade – Características duradouras que se manifestam na maneira consistente da pessoa comportar-se em sua vida. 
	Três importantes conceitos sobre a constituição do ser humano:
– pelo genético + influências ambientais, 
- Pela dualidade instintiva,
- Pelo princípio do prazer e da realidade,
1 - A formação da personalidade é influenciada por fatores hereditários (genéticos) e fatores ambientais (vida intra-uterina + experiências infantis + relação com pais/cuidadores + influências culturais e sociais).
2 – Freud também pontuou que o ser humano possui dualidades instintivas em constante inter-relação no psiquismo. Ex: instinto de vida e morte/amor e ódio.
3 – Coloca em sua obra que o ser humano busca constantemente o prazer, estando este ligado a conteúdos inconscientes, instintivos. Nascemos inconsciente/id –buscamos constantemente o princípio do prazer, aos poucos frente as frustrações inevitáveis da vida vamos nos frustrando e a realidade começa a impor-se, surge então o princípio da realidade. Durante a vida estamos sempre tentando nos aliviar dos desprazeres, isso é instinto. Ex: Se colocamos o dedo na tomada e levamos um choque, tiramos o dedo rapidamente de forma reflexa, ficamos com este registro e não colocaremos mais o dedo em tomadas. Sentimos fome e buscamos comer, sentimos frio e nos cobrimos, etc.
Pontos do método psicanalítico:
Enfoque dinâmico: “a economia da energia nervosa”: energia psíquica, energia pulsional, libido. Analogia com o campo da física: a energia é transformada e não destruída. Energia psicológica é transformada em angústia, causa sintomas físicos ou de pensamento. Princípio do prazer e da realidade (energia é gasta sem demora ou rotas alternativas).
Enfoque topográfico: 
a) primeira tópica: inconsciente (sonhos, chistes e atos falhos), pré-consciente (imagens mentais e linguagem), consciente (alguns pensamentos). 
b) segunda tópica: Id (Isso), ego (Eu), Superego (Supereu). 
A estrutura da personalidade
Freud num primeiro momento realizou a divisão da mente em inconsciente, pré-consciente e consciente (divisão topográfica). O inconsciente seria formado pelos impulsos instintivos (sexuais, agressivos, etc.), contendo idéias e afetos reprimidos, desejos, descargas instituais, fortemente vinculado ao princípio do prazer. Estes afetos reprimidos podem se tornar conscientes através do pré-consciente.
Mas dentro da psicanálise o conceito de personalidade foi estabelecido em três instâncias psíquicas: id, ego e superego. Embora cada uma dessas partes da personalidade total tenha suas próprias funções e se separe cada instância psíquica, com o objetivo de estudo, elas interagem de forma interligada e dinâmica. O comportamento é quase sempre o produto de uma interação (luta) entre essas três instâncias; e raramente uma delas opera com a exclusão das outras.
O ego
Parte consciente da personalidade, a parte que entra em contato com a realidade exterior e é responsável pela atividade direta da comunicação com o meio ambiente através das seguintes funções: atenção, memória, senso-percepção, consciência, orientação, pensamento, linguagem, inteligência, conduta e afeto. Todo comportamento humano manifesta funções de ego.
O superego
É formado pela introjeção de valores, leis, normas, principalmente pelo pai (introjeção da figura paterna ou seu substituto forma o superego). É a nossa estrutura moral que nos diz o que é certo, errado. É ele que emite ao ego o que este pode ou não fazer. O SE pode ser rígido, punitivo, castrados, etc.
O id
É a instância original da personalidade: ele é a matriz da qual se originam o ego e o superego. Nascemos id e este consiste em tudo aquilo que é psicológico, que é herdado e que se acha presente no nascimento, incluindo os instintos. O id não tolera tensão está sempre buscando o prazer. Esse princípio da redução da tensão pelo qual o id opera é chamado princípio do prazer. Esta é a instância mais profunda de nosso aparelho psíquico. Temos aqui armazenados os conteúdos inconscientes, reprimidos. É a parte inata da personalidade, ou seja, a parte de nossos instintos mais primitivos, fisiológicos (fome, sede, desejo sexual). 
Objetivo de um tratamento = tornar consciente o inconsciente (aumentar as capacidades egóicas).
Os mecanismos de defesa do ego
Os mecanismos de defesa desempenham um papel central no estabelecimento e manutenção do equilíbrio dinâmico. Os mecanismos de defesa encontram-se tanto nos estados normais quanto nos patológicos, embora a maneira como operam esses mecanismos desempenhe importante papel na psicopatologia. Eles entram em ação para buscar o equilíbrio, são as armas contra os conflitos, buscam reduzir a tensão emocional e satisfazer as necessidades.
Enfoque das fases: “A criança é o pai do homem”. As fases são definidas em termos da parte do corpo ao redor da qual as pulsões estão contidas: 4 fases (oral, anal, fálica, genital) e um período de latência. Seqüência determinada biologicamente: as fases avançam com a maturação e não desaparecem. Desta forma, Freud propôs as fases do desenvolvimento psicossexual:
Fase Oral
Período: de 0 a 1 ano aproximadamente.
Características principais: a região do corpo que proporciona maior prazer à criança e a boca. É pela boca que a criança entra em contato com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de a alimentar proporciona satisfação ao bebê. 
Fase Anal
Período: 2 a 4 anos aproximadamente
Características: Neste período a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres e a zona de maior satisfação é a região do ânus. A criança descobre que pode controlar as fezes que saem de seu interior, oferecendo-as à mãe ora como um presente, ora como algo agressivo. É nesta etapa que a criança começa a ter noção de higiene. 
Fase Fálica
Período: de 4 a 6 anos aproximadamente.
Características: Nesta etapa do desenvolvimento a atenção da criança volta-se para a região genital e ela apresenta um forte comportamento narcisista, de representação de si, onde cria uma grandiosa imagem de si mesma. Inicialmente a criança imagina que tanto os meninos quanto as meninas possuem um pênis. Ao serem defrontadas com as diferenças anatômicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas "teorias sexuais infantis", imaginando que as meninas não tem pênis porque este órgão lhe foi arrancado (complexo de castração). As meninas vêem-se incompletas (por causa da ausência e conseqüente inveja do pênis). Neste período surge o complexo de Édipo, no qual o menino passa a apresentar uma atração pela mãe e a se rivalizar com o pai, e na menina ocorre o inverso.
Complexo de Édipo:
Édipo era filho de Laio, rei de Tebas, e de Jocasta, sua esposa: O rei soubepor um oráculo que estava fadado a ser assassi​nado por um filho varão. Quando nasceu um menino, o rei entregou-o a um pastor para dei​xá-lo no monte Citeron para morrer. Entre​tanto, condoído, o pastor entregou a criança ao rei de Corinto, Políbio, que não tinha filhos. Quando Édipo chegou à puberdade e um oráculo lhe disse que mataria seu pai e formaria uma união incestuosa com sua mãe, decidiu não regressar a Corinto para junto daquele que supunha ser seu pai. Em seu caminho encon​trou Laio, a quem matou. Quando Édipo chegou a Tebas, a Esfinge apre​sentou-lhe um enigma para que resolvesse. Édipo resolveu o enigma, e os tebanos, em prova de gratidão, deram-lhe Jocasta como esposa. Quando finalmente, através de Tirésias, desco​briu a relação existente entre ele e sua esposa, Édipo vazou os olhos, enquanto Jocasta se en​forcava. Édipo saiu de Tebas e passou a levar a vida errante de um vagabundo, acompanha​do de sua filha Antígona, sendo finalmente destruído pelas divindades vingadoras, as Eu​mênides. 
Os psicanalistas encaram a situação de Édipo, como sendo uma característica humana geral. Durante a fase final da infância, a criança passa por um processo mental onde há uma mudança nos interesses sexuais. A carga energética troca de alvo, em relação aos pais. Normalmente, o menino fica principalmente ligado à mãe, a menina ao pai. A solução da luta determina o caráter das reações subseqüentes da criança. Durante o período de latência, o complexo de Édipo é normalmente abandonado, em favor de atividades e interesses extraparentais. Com o advento da puberdade, a situação edipiana infantil original é despertada de novo, sendo normalmente dissolvida pela canalização de in​teresses para outras pessoas.
Fase de Latência
Período: de 6 a 11 anos aproximadamente.
Características: este período tem por característica principal um deslocamento da libido da sexualidade para atividades socialmente aceitas, ou seja, a criança passa a gastar sua energia em atividades sociais e escolares. É o investimento no outro, em coisas do exterior.
Fase Genital
Período: a partir de 11 anos.
Características: neste período, que tem início com a adolescência, há uma retomada dos impulsos sexuais, o adolescente passa a buscar, em pessoas fora de seu grupo familiar, um objeto de amor. A adolescência é um período de mudanças no qual o jovem tem que elaborar a perda da identidade infantil e dos pais, da infância, para que pouco a pouco possa assumir uma identidade adulta. Ele procura se diferenciar do outro, ao mesmo tempo em que procura se inserir num grupo com estilos e gostos próprios.
Continuum normal-anormal: estudo do patológico para entender o normal. 
Método psicanalítico: “Nossa infância permanece conosco sempre”.esforço para criar métodos para acessar informações sobre a infância de adultos: associação livre (não aleatoriedade); análise dos sonhos (conteúdo manifesto e e latente); transferência (técnica interpretativa – depende da “psicanálise”).
Pontos fortes da teoria psicanalítica
1) descoberta do inconsciente como um poderoso determinante do desenvolvimento:
2) Contribuições perenes para a psicologia do desenvolvimento: estágios de desenvolvimento; estruturas psicológicas; motivação inconsciente; importância das primeiras experiências; estimulou pesquisas em desenvolvimento moral, apego, identificação, auto-estima, tipificação sexual, relações pais-criança, agressão e dependência.”Freud disse o que é importante no desenvolvimento”.
3) Relevância para a pesquisa contemporânea em psicologia do desenvolvimento:Freud foi relegado em função do crescimento da psicologia cognitiva; falhas nas pesquisas em cognição podem dever-se a não levar em 
Bibliografia:
Freud, S. Obras Completas de Sigmund Freud. Imago, 1982.

Continue navegando