Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS DE FUNDAMENTOS DA NEUROFISIOLOGIA E NEUROPSICOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-Nos dois primeiros anos de vida, a criança vivencia um desenvolvimento emocional baseado no modo como a organiza, por meio do relacionamento que estabelece com seus responsáveis e cuidadores. O desenvolvimento social se encontra relacionado ao desenvolvimento emocional e de apego, associados ao aumento das atividades nas estruturas cerebrais. Com base no exposto, analise as asserções e a relação proposta entre elas:
I- As crianças que apresentam alterações na interação social e demonstração de padrões sociais estranhos, com respostas repetitivas ou na incapacidade de seguir as ações sociais, podem ter indícios de autismo.
PORQUE
II- No nascimento, a criança apresenta as conexões sinápticas desenvolvidas e prontas, com neurônios espelhos ativados, sensíveis ao aprendizado e desenvolvimento social, auxiliando na capacidade de imitação social. 
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
( ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
( X ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
2-No decorrer da terceira infância, costumam ocorrer consideráveis progressos no desenvolvimento cognitivo. Ao longo dessa fase, as crianças se mostram mais determinadas e estratégicas para lembrar. Além de ampliarem a aprendizagem de informações, elas passam a organizar os conhecimentos que vão acumulando, conseguindo aplicá-los de maneira mais produtiva. Esses aspectos costumam estar associados ao desenvolvimento de quais partes do corpo humano?
( X ) Estão diretamente relacionados ao desenvolvimento contínuo de certas regiões cerebrais, particularmente o córtex pré-frontal.
( ) É na terceira infância que o complexo de Golgi, tem o maior aumento da produção de organelas citoplasmáticas. Assim, a síntese celular torna-se responsável pelo representativo desenvolvimento cognitivo.
( ) Os linfonodos e os vasos linfáticos dobram sua extensão na terceira infância, atingindo inclusive o espaço intersticial, interferindo de modo direto no desenvolvimento cognitivo.
( ) O desenvolvimento exponencial dos nervos e gânglios nervosos que conectam o sistema nervoso central aos órgãos do corpo.
3-O desenvolvimento social está estreitamente relacionado ao desenvolvimento emocional e de apego, além de apoiar-se no aumento da atividade nas mesmas estruturas cerebrais. Sobre o desenvolvimento social do nascimento aos seis meses, analise as sentenças a seguir:
I- O sistema límbico do cérebro rege as reações emocionais baseadas fisicamente no bebê e, simultaneamente, comunica reações emocionais à observação do bebê sobre os comportamentos sociais dos cuidadores. Como a localização do sistema de neurônios espelho está nas áreas do cérebro que amadurecem no início da vida da criança, eles podem facilitar a imitação social. CORRETA
II- É o período em que o raciocínio dedutivo hipotético é formado, ou seja, o bebê estabelece uma hipótese teórica acerca de maneiras possíveis em que os elementos de uma teoria se relacionam. Depois, são feitas deduções sobre as observações que seriam feitas da realidade, se as hipóteses fossem verdadeiras. A fim de determinar a adequação das hipóteses iniciais, são feitas comparações entre as observações previstas e as verdadeiras observações da realidade. ERRADA
III- As interações sociais recíprocas dos cuidadores apoiam o desenvolvimento de comportamentos sociais, como a imitação. O sorriso social, que ocorre entre quatro e oito semanas, à medida que os gânglios basais se tornam mielinizados, e a protoconversão dos lactentes, que começa por cerca de quatro meses à medida que o cingulado anterior se torna mais ativo, resultam em incentivar essas respostas recíprocas de cuidadores e outros adultos. CORRETA
IV- Os bebês começam a imitar as ações faciais e motoras e prolongam "conversas sociais" que envolvem "conversas alternadas" durante esse período de idade. Por volta dos seis meses, o bebê já é um ser social complexo. CORRETA
4-Ao tratarmos do desenvolvimento das crianças, podemos determinar a existência de avaliações de rastreamento que são realizadas para identificar infantes e crianças que possam ter atraso no desenvolvimento. Os profissionais que realizam estas avaliações realizam uma triagem formal ou informal. Sobre a triagem informal, analise as sentenças a seguir:
I- A triagem informal envolve o uso de entrevistas com os pais e métodos observacionais. CORRETA
II- Apenas a triagem formal é realizada para identificar infantes e crianças que podem ter atrasos no desenvolvimento. A triagem informal não tem finalidade diagnóstica. ERRADA 
III- A triagem informal envolve a análise a conclusão dos itens da lista de verificação relacionados ao status de desenvolvimento da criança. CORRETA
IV- A triagem informal segue um padrão rigoroso e inflexível, independente da faixa etária das crianças, dos domínios avaliados e da informação produzida. ERRADA
5-Relacionado ao jogo e aos desenhos, observa-se que mesmo que estes jogos e os desenhos simbólicos indiquem como as crianças representam objetos, também existem evidências de mudanças de desenvolvimento marcadas em como as crianças representam os estados mentais de si mesmas e de outros. Sobre o exposto, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Teoria da Crença.
( V ) Teoria da Mente.
( F ) Teoria do Ensaio.
( F ) Teoria do Objeto.
6-Na terceira infância são muitas as doenças que podem acompanhar esta fase da vida das crianças e que acabam esbarrando com as questões educacionais. Dentre elas temos o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Este transtorno é marcado por um conjunto de sintomas. Estes sintomas possuem uma significação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Significam um déficit central na inibição comportamental com deficiências.
( V ) Significam deficiências relativas à memória do trabalho, autorregulação.
( F ) Significam deficiências relacionadas à locomoção do indivíduo.
( F ) Significa um déficit relacionado à circulação sanguínea da criança.
7-A análise da literatura atual sugere que prematuridade tem impacto negativo no processamento sensorial. Idade gestacional, sexo masculino e lesões de substância branca aparecem como fatores de risco para alterações de processamento sensorial em crianças nascidas pré-termo. O prejuízo na capacidade de receber informações sensoriais, de integrar e de adaptar-se a elas parece interferir negativamente no desenvolvimento motor, cognitivo e de linguagem dessas crianças. Destaca-se a viabilidade da identificação das alterações de processamento sensorial nos primeiros anos de vida, favorecendo o encaminhamento precoce para intervenções clínicas. Sobre o processamento sensorial, analise as sentenças a seguir:
I- A entrada sensorial, através da visão, audição ou toque, é lateralizada ao hemisfério contralateral; isto é, os estímulos apresentados em um lado do corpo são recebidos no lado oposto do cérebro. CORRETA
II- A medula espinal está diretamente ligada ao comportamento motor, ao passo que o processamento sensorial está associado apenas ao Locus Ceruleus. ERRADA
III- Ao longo da infância, o toque continua a ser uma experiência sensorial crítica que leva ao desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento cerebral, saúde e expressão gênica. CORRETA
FONTE: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000100092&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 6 dez. 2018.
8-A linguagem passa por um constante desenvolvimento ao longo da terceira infância, apesar dos novos avanços não serem tão notáveis quanto em fases antecedentes do desenvolvimento infantil. Além do mais, o desenvolvimento da linguagem continua processando-se nas fases posteriores à
terceira infância. Ainda assim, o desenvolvimento da linguagem na terceira infância é marcado por algumas características. Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA:
( ) É a fase em que as crianças começam a empregar substantivos e adjetivos, de modo apropriado dentro das frases.
( ) É a desenvoltura para a conjugação dos verbos, e o pensamento abstrato - que lhes permite fazer inferências sobre temáticas científicas.
( ) Nessa fase, as crianças fazem mais uso de expressões faciais e gestuais no decorrer da comunicação, sendo que ainda não possuem um vocabulário suficiente para se expressarem por meio de palavras.
( X ) As crianças apresentam melhorias em semântica, fonologia, gramática e pragmática, o que lhes permite conversas mais avançadas com seus pares e com adultos.
9-Atualmente, grande parte das crianças têm ingressado em instituições educacionais antes de completar cinco anos de idade. No que se refere à prontidão escolar e ao desenvolvimento na segunda infância, por que os pesquisadores têm aumentado a realização de pesquisas sobre as habilidades que apoiam a transição da criança para a pré-escola?
( ) Em virtude do excesso de pesquisas sobre outras temáticas da educação, os pesquisadores resolveram estudar esse fenômeno que até então não havia sido alvo de estudos.
( ) As outras áreas de investigação sobre infância já estão saturadas em termos de pesquisas.
( ) Os pesquisadores estão iniciando as pesquisas para descobrirem se o modo de encarar o ingresso na escola - por parte da criança - reflete de alguma maneira no fracasso ou sucesso escolar da criança.
( X ) Porque a maneira pela qual as crianças lidam com essa transição influencia no desempenho acadêmico delas, inclusive, posteriormente.
10-No processo de desenvolvimento humano, o cérebro se desenvolve consideravelmente desde a infância até a fase adulta. No nascimento, o cérebro apresenta um quarto do tamanho que atingirá na fase adulta. Assim, triplica sua massa no decorrer da infância e ao final do primeiro ano, possui três quartos do peso médio adulto. O volume de maturação da substância branca no cérebro em desenvolvimento reflete na mielinização dos axônios, responsáveis na transmissão neural fluida e no processamento das informações. Com base no exposto, avalie as asserções e a relação proposta entre elas:
I- No nascimento, o tronco encefálico do bebê se encontra mielinizado, permitindo a ativação de sequências reflexivas usadas para sua sobrevivência. Assim, o crescimento da estrutura cerebral acompanha o desenvolvimento funcional do movimento físico. 
PORQUE
II- O bebê utiliza de reflexos automáticos, involuntários e motores para ações coordenadas, imitando as ações progressivamente e desenvolvendo habilidades motoras em eficiência e intencionalidade até os quatro anos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
( X ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
( ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
11-É um órgão fantástico do corpo humano. Ainda que pese apenas 1.36 quilogramas, ele tem inúmeras responsabilidades. Ele monitora e controla os sistemas que nos mantêm vivos, sustentando nossa postura corporal, coordena os movimentos do nosso corpo, recebe estímulos internos e externos, interpreta-os e gera reações a eles, auxiliando na solução de problemas. Além disso, guarda uma série de lembranças e informações - parte delas são preservadas durante toda a vida. Possibilita a comunicação, experimentar diversificadas emoções e sentimentos, como o amor, o ódio, a alegria, a tristeza, a frustração etc. Sobre a parte do corpo humano descrita, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Sistema esquelético.
( ) Sistema circulatório.
( X ) Cérebro.
( ) Coração.
12-A exposição a eventos estressores e violentos ocorre com relativa freqüência em grande parte da população. A busca pela compreensão das respostas ao trauma está voltada também para a contribuição dos fatores da personalidade. A maneira como os indivíduos processam o evento estressor é crítica para a determinação ou não do trauma. O Encéfalo não armazena propriamente registros factuais, mas traços de informações que serão usados para recriar memórias, as quais nem sempre expressam um retrato completamente fidedigno da experiência passada. Sempre que um evento traumático é recordado, este pode submeter-se a mudanças cognitivas e emocionais. Sobre as partes do encéfalo, analise as sentenças a seguir:
I- O tálamo desempenha um papel vital, como uma estação de retransmissão para quase todas as informações provenientes do tronco encefálico e do SNC no caminho para o córtex. CORRETA
II- O hipotálamo é responsável pela mediação da função e do comportamento do sistema nervoso autônomo, como agressão, alimentação e atividade sexual. CORRETA
III- O mesencéfalo contém a substância negra (substantia nigra), uma área importante ao lado do crus cerebri que está envolvida na regulação do movimento. CORRETA
IV- O forame epiploico corresponde à maior parte do encéfalo - tem o tamanho de um ovo. Localiza-se acima dos corpos mamilares e é responsável pela aprendizagem. ERRADA
FONTE: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082005000200003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 6 dez. 2018.
13-O cerebelo é uma estrutura responsável pela coordenação de diversos órgãos. Ele possui também atividades relacionadas com o nosso equilíbrio e nossa postura corporal. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O cerebelo faz parte do sistema nervoso periférico superior, sendo responsável pela formação das membranas meníngeas. ERRADA
II- No cerebelo encontram-se dobras e sulcos que dividem o órgão em duas partes chamadas de lóbulos. CORRETA
III- O cerebelo é responsável exclusivamente pelos movimentos involuntários e pela inteligência emocional. ERRADA
IV- O cerebelo recebe o nome de pequeno cérebro, parece um pequeno cérebro ligado à parte de trás do tronco encefálico. CORRETA
14-O sistema nervoso central infantil apresenta um dinamismo evolutivo intensivo, no qual o desenvolvimento de cada função depende do amadurecimento de seu substrato neural anatômico equivalente. A proliferação neuronal está atrelada às divisões das células-tronco entre dois e quatro meses de gestação, ocasionando um acelerado crescimento do número de células nervosas. Por volta dos cinco meses de gestação, os eventos mais importantes são: alinhamento e orientação dos neurônios, sinaptogênese, ramificações dendríticas e axonais, morte celular e eliminação seletiva de algumas sinapses, além de proliferação e diferenciação glial (ZOMIGNANI; ZAMBELLI; ANTONIO, 2009). Sobre as sinapses, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O ponto de contato entre o botão do terminal e o outro neurônio é chamado de sinapse. É aqui que a informação é enviada de um neurônio para outro.
( V ) A comunicação na sinapse é possível graças à liberação de substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores.
( F ) Cada neurônio suporta apenas a execução de uma sinapse, por isso acontecem tantas perdas neuronais. Afinal, o neurônio se degenera assim que conclui a primeira sinapse. 
( V ) Ao aprender, o cérebro produz sinapses que possibilitam a aquisição de novos conceitos e ideias e a resolução de problemas.
FONTE: ZOMIGNANI, Andrea Peterson; ZAMBELLI, Helder José L.; ANTONIO, Maria Ângela R. G. M. Desenvolvimento cerebral em recém-nascidos prematuros. Rev. paul. pediatr., São Paulo, v. 27, n. 2, p. 198-203, jun. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822009000200013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 abr. 2018.
15-Um dos objetivos da neuropsicologia consiste em compreender
o contexto histórico da neuropsicologia, suas principais áreas de pesquisa e atuação, suas ramificações, conceitos e questões centrais. Em termos de ramificações, a neuropsicologia costuma ser dividida em duas áreas principais. Quais são elas?
( ) Neuropsicologia prática e neuropsicologia filosófica.
( ) Neuropsicologia psicanalítica e neuropsicologia gestáltica.
( ) Neuropsicologia psicodramática e neuropsicologia antropológica.
( X ) Neuropsicologia clínica e neuropsicologia comportamental.
16-O tronco encefálico é a extensão da medula espinhal, sendo formado por regiões bastante distintas, a medula oblonga (ou bulbo), a ponte (ou pons), o mesencéfalo e o diencéfalo. O bulbo se estende para a ponte (ou pons). As artérias vertebrais localizam-se na parte de trás da cabeça e se unem na ponte para formar a artéria basilar, que envia as ramificações para a medula oblongada (bulbo), a ponte, o mesencéfalo e o cerebelo. Sobre a importância da Ponte (ou pons), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A ponte é uma estrutura fundamental, pois vários dos nervos cranianos saem dela.
( V ) É o ponto de origem ou terminação para quatro dos nervos cranianos que transferem informações sensoriais e impulsos motores da região facial para o córtex.
( V ) A ponte é uma estrutura que contém um grande grupo celular chamado núcleos pontinos. 
( F ) A função da ponte é exclusivamente organizar o sistema digestivo, exceto o mecanismo de engolir que é responsabilidade da estrutura cerebral calcânea da aponeurose plantar.
17-Cada vez mais os estudos sobre neuropsicologia estão sendo realizados em humanos, mas houve um período em que muitas pesquisas eram feitas com animais, com vistas a melhor entender o comportamento humano. Sobre as desvantagens dos estudos de neuropsicologia comparada, analise as afirmativas a seguir:
I- Usar outros animais como sujeitos facilita a investigação de funções humanas de ordem superior. ERRADA
II- Não é simples generalizar o cérebro de outros animais para o cérebro humano. Embora possa ser possível descobrir como alguma função perceptiva é realizada no cérebro do rato, pode não ser realizada da mesma maneira no cérebro humano. CORRETA
III- Há diferenças básicas na quantidade e distribuição de diferentes tipos de tecido cortical nos cérebros dos vários animais e dos seres humanos, o que aumenta as dificuldades de generalização. CORRETA
18-A esclerose múltipla é uma doença inflamatória, crônica, desmielinizante e multicêntrica, que acarreta no arrasamento de estruturas fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso central. Ela desemboca na degeneração de uma das três grandes partes que compõem um neurônio: o axônio. Assim, a comunicação entre os neurônios fica impossibilitada, e o sujeito passa a enfrentar incapacidades motoras e cognitivas (FREITAS; AGUIAR, 2012). Este é um exemplo de como alterações nos neurônios podem interferir grandemente na saúde das pessoas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
( V ) Desde o nascimento, cada sujeito vai tendo perdas neuronais representativas. Todavia, isso não quer dizer que as pessoas fiquem mal ao terem que lidar com alguns bilhões de neurônios.
( V ) A perda neuronal ocorre porque os neurônios redundantes são perdidos e as conexões entre os neurônios eficientes existentes são aumentadas.
( V ) O neurônio tem uma série de características identificáveis e características físicas que são tornadas visíveis por técnicas de coloração.
( F ) Todos os neurônios se regeneram, automaticamente, independente da idade, graças ao terceiro ventrículo que se encontra no diencéfalo.
FONTE: FREITAS, José Osmar Frazão; AGUIAR, Cilene Rejane Ramos Alves de. Avaliação das funções cognitivas de atenção, memória e percepção em pacientes com esclerose múltipla. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 457-466, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000300005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 abr. 2018.
19-Neurônios são células delineadas por uma membrana lipoproteica, cuja dimensão é de algumas dezenas de angstroms e que aparta o meio intracelular do meio extracelular. Esta membrana desempenha um papel essencial na transmissão das informações neurais (ASSIS; MIRANDA; CAVALCANTE, 2010). As pessoas já nascem com todos os neurônios que terão ao longo da vida, porém perdas neuronais ocorrem no decurso do ciclo vital. Sobre essas perdas dos neurônios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Entre as idades de 20 e 60 anos, as pessoas perdem aproximadamente entre 1,1 a 3,1 gramas do tecido cerebral a cada ano.
( V ) Após a idade de 60 anos, os sujeitos perdem entre 3,1 a 4 gramas por ano. 
( F ) A aprendizagem passa a ficar impossibilitada após os 80 anos de idade, pois, nesta idade, os indivíduos praticamente não possuem mais neurônios. 
FONTE: ASSIS, Thiago Albuquerque de; MIRANDA, José Garcia Vivas; CAVALCANTE, Sílvia Larisse do Patrocínio. A dinâmica de condução nervosa via modelo de FitzHugh-Nagumo. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 32, n. 1, p. 1307-1310, mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000100007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 abr. 2018.
20-"Os processamentos comunicativos discursivo, léxico-semântico, pragmático-inferencial e/ou prosódico podem apresentar-se deficitários após um acidente vascular cerebral. Esses prejuízos demandam métodos e programas de intervenção para uma reabilitação efetiva da comunicação" (GINDRI; FONSECA, 2012, p. 363). Esses prejuízos acontecem porque o acidente vascular cerebral (AVC) envolve uma perda repentina de suprimento de sangue no cérebro, atingindo, geralmente, áreas importantes, como a área de Broca (relacionada à linguagem) e a área de Wernicke (relacionada à fala), entre outras. Sobre os déficits causados pelo AVC, e o processo de recuperação, analise as sentenças a seguir:
I- Podem envolver fraqueza, perda sensorial e paralisia do rosto e do braço contralateral ao lado da artéria envolvida. CORRETA
II- As únicas consequências do AVC estão ligadas à comunicação, seja pela falta de capacidade de escrever ou de falar. As demais funções do corpo humano permanecem intactas. ERRADA
III- A única indicação para quem sofre um AVC é recomeçar os estudos, pois para voltar a se comunicar normalmente, a pessoa precisará aprender seu idioma materno desde o início. ERRADA 
IV- A recuperação do AVC pode depender de vários fatores, incluindo a idade do indivíduo, o local do dano e um histórico prévio de acidente vascular cerebral. CORRETA
FONTE: GINDRI, Gigiane; FONSECA, Rochele Paz. Reabilitação de déficits comunicativos pós-acidente vascular cerebral. Rev. soc. bras. fonoaudiol., São Paulo, v. 17, n. 3, p. 363-369, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000300021&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 maio 2018.
21-Junto ao desenvolvimento motor das crianças, principalmente na terceira infância, encontramos diversas mudanças, as quais relacionam-se a atividades que requerem movimentos mais finos e agradáveis, como para tocar um instrumento musical. Assim sendo, as mudanças de desenvolvimento motor deixam de ser drásticas para habilidade motoras mais refinadas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Ao final deste período de idade, e na adolescência, as habilidades motoras são semelhantes com as do idoso.
( V ) Ao final deste período de idade, e na adolescência, as habilidades motoras são semelhantes com as do adulto.
( F ) Ao final deste período de idade, e na adolescência, as habilidades motoras são semelhantes com as da infância.
( F ) Ao final deste período de idade, e na adolescência, as habilidades motoras são semelhantes com as da infância e do idoso.
22-O recém-nascido passa, eventualmente, da dependência automática
de reflexos básicos para a capacidade de envolver voluntariamente em movimentos coordenados. Assim, os reflexos básicos são involuntários, automáticos e complexos padrões e ocorrem em determinado ponto do corpo humano. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Estes movimentos estereotipados são mediados pelo tronco encefálico e na medula espinhal. CORRETA
II- Estes movimentos estereotipados são mediados pelo sistema muscular e na medula espinhal. ERRADA
III- Estes movimentos estereotipados são mediados pelo sistema circulatório e pela visão. ERRADA
IV- Estes movimentos estereotipados são mediados pelos cinco sentidos e o aparelho locomotor. ERRADA
23-Apesar do número reduzido de artigos encontrados que buscassem relacionar música e desenvolvimento auditivo, cognitivo e linguístico, todos os trabalhos revisados e aqui apresentados demonstraram relações positivas entre prática musical e desenvolvimento global infantil. Expostas à música ou não, as crianças utilizam-se de habilidades de processamento. Sobre esses processamentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) As crianças usam habilidades de processamento, como percepção, atenção e memória para observar e interagir com outras pessoas em seu ambiente.
( F ) As crianças desenvolvem automaticamente linguagem, conceitos e habilidades sociais exclusivamente por meio de processos orgânicos, fisiológicos e biológicos, que independem de fatores ambientais. 
( V ) Crianças com idade entre três e quatro anos demonstram competência cognitiva em tarefas altamente favoráveis, com requisitos cognitivos simples.
( V ) As limitações de processamento de crianças em idade pré-escolar impedem seu desempenho em tarefas cognitivas, em comparação com crianças em idade escolar.
FONTE: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500027&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 6 dez. 2018.
24-Há situações em que pessoas que sofrem de atividade de convulsão em dos hemisférios cerebrais, precisam ter uma intervenção cirúrgica no trato, a fim de evitar que a convulsão se propague para o outro hemisfério cerebral. Quais são as consequências que uma pessoa enfrenta, quando tem seu corpo caloso cortado?
( ) A pessoa desenvolve amnésia anterógrada, ou seja, já não consegue mais memorizar informações baseadas em simbolismos verbais. Por exemplo, perde a capacidade de se recordar dos nomes das pessoas que conhecerá a partir do corte no corpo caloso. Entretanto, a memória passada permanece armazenada.
( X ) Os sinais deixam de passar de um lado do cérebro para o outro. Mesmo que a maior parte das pessoas integralize instintivamente a atividade que surge em ambos os lados do cérebro em suas experiências e comportamentos de momento a momento, uma pessoa com um corpo caloso cortado não consegue fazê-lo.
( ) Considerando que o corpo caloso é o grande responsável pela personalidade de cada pessoa, quando ele é submetido a um corte, consequentemente a pessoa passa a agir com apatia, deixando de tomar iniciativas, apresentando indiferença e reduzida emotividade. Além disso, a pessoa perde a espontaneidade motora e há prejuízos na libido.
( ) Há perturbações da deglutição e da fonação por paralisa dos músculos da faringe e da laringe. Uma vez que o corpo caloso é o órgão elaborador de atos reflexos e, rege a atividade de funções tão importantes para a vida como a respiratória e a do coração, há casos em que o paciente pode ter parada cardíaca instantânea.
25-As famílias são um dos principais grupos sociais que influenciam as crianças. Os pais continuam a desempenhar um papel importante na socialização das crianças na terceira infância. Há pesquisas apontando que os estilos parentais desempenham um papel importante no resultado das crianças nessa etapa da infância. Sobre o exposto, classifique V para a sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Meninas cujos pais foram classificados como permissivos cresceram para serem passivas e retraídas, e os meninos tendem a não ter responsabilidade social e independência.
( V ) Filhas de pais autoritários possuíam competências cognitivas e sociais médias, e os filhos possuíam competências sociais médias e baixas competências cognitivas.
( V ) Crianças cujos pais foram classificados como autoritativos, no entanto, cresceram para ter altas competências cognitivas e sociais.
( V ) As filhas de pais autoritativos foram caracterizadas como criativas e socialmente confiantes aos 8-9 anos de idade, e os filhos foram caracterizados como altruístas e cooperativos.
26-A terceira infância contempla a transição de "aprender para ler" a "ler para aprender", e pode ser perpassada por dificuldade de aprendizagem atrelados aos distúrbios do desenvolvimento. Qual é a síndrome que têm afetado as crianças, de modo mais significativo nesta fase da vida?
( X ) O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.
( ) O transtorno de aprendizagem não verbal.
( ) A dislalia audiógena.
( ) A discalculia practognóstica.
27-Entre os anos de 1859 e 1876, as doenças que preponderavam nas crianças goianas de 0 a 10 anos de idade, integrantes da escravidão das regiões interioranas eram: lepra, hepatite, convulsões, vermes, febre, gangrena, gastroenterite, enterite, marasmo e tuberculose (MAGALHAES; NAZARENO, 2013). Hoje em dia, raramente se ouve falar de algumas destas patologias. Por outro lado, nos dias atuais, existem dois problemas de saúde que têm atingido crianças da terceira infância e que acabam trazendo consequências funcionais a longo prazo. Sobre esses problemas de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MAGALHAES, Sônia Maria de; NAZARENO, Elias. Doenças das crianças goianas no século XIX. Os registros de óbitos do Hospital de Caridade São Pedro de Alcântara.Varia hist., Belo Horizonte, v. 29, n. 50, p. 491-511, ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752013000200007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 abr. 2018.
( ) Síndrome de Werner e impetigo infantil.
( ) Acromegalia e glaucoma precoce.
( ) Alopecia e doença de Vaquez.
( X ) Obesidade pediátrica e puberdade precoce.
28-Na terceira infância, algumas crianças enfrentam agressão física de colegas, ou, por vezes, a agressão pode ser manifestada de outras formas, permanecendo velada por um período. Ela é chamada de agressão relacional. Sobre a agressão relacional, assinale a alternativa CORRETA:
( ) É a agressão que pretende intimidar a vítima. Assim, o agressor apresenta comportamentos que atemorizam a vítima, como perseguição, observação ininterrupta, questionamentos frequentes, atitudes de controle, ameças, críticas etc.
( X ) Trata-se de uma agressão social ou emocional, e pode incluir o agressor (outro par) que está mentindo ou criando rumores sobre a vítima. Ainda que a agressão relacional possa ser praticada tanto por homens quanto por mulheres, pesquisas indicam que ocorre preponderantemente em meninas em idade escolar.
( ) Geralmente praticada pelos responsáveis pela criança, a agressão relacional envolve chantagens ou comportamentos que levam a criança a sofrer prejuízos financeiros. Ocorre, por exemplo, quando a mãe faz uso da pensão alimentícia da criança em benefício próprio como forma de castigo sem justificativa plausível. Também envolve ameaças a retirar apoio financeiro.
( ) Comportamentos em que o agressor força a vítima a realizar atos sexuais, sem o consentimento. Por vezes, a agressão consiste em obrigar a ter relações sexuais, mas, também é considerada agressão relacional, quando o agressor faz pressão para a criança iniciar a vida sexual, ou quando ele instiga a criança a ter relações com outras pessoas.
29-O desenvolvimento social das crianças no período pré-escolar acontece de forma simultânea com o físico e o cognitivo. O uso da linguagem simbólica facilita o jogo das representações das crianças e as interações com os outros, imitando as ações e as situações cotidianas,
ou seja, as crianças fingem ou imitam os procedimentos que observam, desenvolvendo habilidades de regulação emocional e comportamentos agressivos e prosociais. Sobre os aspectos que envolvem a regulação emocional, analise as sentenças a seguir:
I- As habilidades sociais estão associadas à regulação emocional e competência social, como a interpretação, a expressão e a modulação das emoções. CORRETA
II- No decorrer dos anos pré-escolares, as crianças constroem novas estratégias para aliviar o estresse que vivenciam. CORRETA
III- A ampliação da linguagem dificulta a regulação emocional, quando a criança começa a reprimir seus sentimentos. ERRADA
IV- As crianças que conseguem inibir as emoções negativas apresentam melhores relacionamentos com os outros. CORRETA
30-Segundo Leyser (2018), durante a infância, desenvolvimento cerebral e crescimento físico ocorrem mutuamente. Ao nascer, o bebê possui um cérebro cujo tamanho corresponde a apenas um quarto do tamanho que atingirá na idade adulta. Sobre o desenvolvimento cerebral e o crescimento físico do bebê de 0 a 3 anos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Ao nascer, o tronco encefálico do bebê já foi mielinizado, o que permite a ativação das sequências reflexivas necessárias para a sobrevivência fora do útero. No entanto, o resto do cérebro da criança quase não tem mielina ao nascer e, portanto, o córtex é composto principalmente de matéria cinzenta. 
( V ) A mielinização começa no nascimento na base do cérebro e se move para a radiação óptica posterior e o esplênio do corpo caloso entre o primeiro e terceiro mês. Com cerca de seis meses de idade, o membro anterior da cápsula interna e o genu (joelho) do corpo caloso tornam-se mielinizados.
( V ) O bebê passa a se envolver em reflexos automáticos, involuntários e motores para ações coordenadas. Aos dois meses de idade, a maioria dos bebês pode elevar-se pelos braços para uma posição prona e, com a idade de cinco ou seis meses, eles podem sentar sozinhos momentaneamente, rolar da posição dorsal para a ventral e sentar sozinho de forma constante. 
( V ) Entre oito e nove meses, eles podem se levantar para a posição sentada, ficar em pé segurando em mobílias e se envolver em movimentos de pisar. Aproximadamente entre 12 e 14 meses, ocorre uma caminhada rudimentar independente e, aos 18 meses de idade, a maioria das crianças dominará habilidades motoras básicas, como alcançar, agarrar, rastejar, sentar, ficar parado e caminhar. 
FONTE: LEYSER, Kevin Daniel dos Santos. Fundamentos de neurofisiologia e neuropsicologia. Indaial: UNIASSELVI, 2018.
31-No decorrer do período entre o nascimento e os três anos, as crianças apresentam um significativo domínio da linguagem de sua cultura. O cérebro infantil se adapta ao aprendizado de línguas quando algumas áreas específicas do hemisfério esquerdo do cérebro se desenvolvem. Sobre os estágios do desenvolvimento da linguagem, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nascimento aos seis meses.
II- Seis a doze meses.
III- Um a dois anos.
IV- Dois a três anos.
( III ) O vocabulário da criança aumenta acompanhando o desenvolvimento das áreas de linguagem cerebral. As crianças iniciam falas com frases falando primeiro com sentenças de palavras combinadas a gestos.
( I ) Como os centros do cérebro ainda não amadureceram, não são capazes de distinguir o código linguístico. A atenção se encontra voltada para o discurso daqueles que o rodeiam. 
( IV ) Nessa etapa, ocorre a construção de regras sintáticas, com a formação de frases mais longas, uso de substantivos, verbos e a vontade em falar corretamente, utilizando das regras gramaticais. 
( II ) O balbucio consiste na forma principal de comunicação, que evoluem para combinações de consoantes e sons de palavras que os cuidadores emitem. O som do balbucio, analisado em várias culturas, relaciona-se à língua nativa. 
32-Toda criança em seu desenvolvimento passa por fases ou períodos que são determinados pela sua faixa etária. A primeira infância é descrita como um momento dramático de crescimento e de mudanças físicas significativas. Sobre a segunda infância, analise as sentenças a seguir:
I- O período da segunda infância é um momento em que o crescimento diminui. CORRETA
II- O período da segunda infância é um momento em que as habilidades emergentes tornam-se mais estáveis. CORRETA
III- O período da segunda infância é um movimento em que a criança possui total independência. ERRADA
IV- O período da segunda infância é um movimento em que o crescimento é acelerado. ERRADA
33-Na infância, um dos processos de desenvolvimento básico consiste na evolução das funções neurológicas inferiores para as superiores, no decorrer do desenvolvimento do córtex cerebral. Assim, o recém-nascido evolui da dependência automática de reflexos básicos para a capacidade de administrar coordenadamente seus movimentos. Sobre os reflexos que ocorrem nos bebês no primeiro ano de vida, analise as sentenças a seguir:
I- Iniciam no período de gestação e permanecem presentes após o nascimento, como reações automáticas e sensoriais. CORRETA
II- Podem representar um caráter defensivo primário nos recém-nascidos e em crianças pequenas. CORRETA
III- Os reflexos tendem a reduzir gradualmente, contudo caso persistam pode ser indicação de paralisia cerebral. CORRETA
IV- O ressurgimento dos reflexos primitivos pode ocorrer nas crianças de forma normal, devido ao seu desenvolvimento. ERRADA
34-Na transição entre a segunda para a terceira infância, o desenvolvimento cognitivo expressa avanços significativos comportamentais e cerebrais. Uma das mudanças em especial consiste na memória das crianças, em que começam a agrupar imagens de elementos semelhantes ou a repetir os nomes várias vezes até memorizarem. Sobre as questões educativas que envolvem o aprendizado da leitura e escrita, analise as sentenças a seguir:
I- Nesse período podem surgir a discalculia ou a dislexia associada à ausência de inteligência e falta de motivação na criança. ERRADA
II- Com o avanço do aprendizado da leitura, as crianças iniciam a construção do conhecimento com relação aos materiais apresentados. CORRETA
III- No desenvolvimento educacional, um dos elementos mais importantes seria o aprendizado da leitura, na compreensão da relação entre letras e sons. CORRETA
IV- O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) às vezes acomete as crianças e pode se relacionar ao processamento anormal do córtex pré-frontal. CORRETA
35-O desenvolvimento social se associa ao desenvolvimento emocional e de apego, quando se apoiam no decorrer da atividade nas mesmas estruturas cerebrais. O desenvolvimento social também se relaciona ao desenvolvimento cognitivo e linguístico, sendo que tais habilidades fornecem os meios para a convivência social. Sobre as características do fenômeno neural denominado neurônios espelhos, analise as sentenças a seguir: 
I- O fenômeno permite que as crianças imitem as ações observadas daqueles que convivem em seu meio. CORRETA
II- Inicialmente necessitam da interação com uma parte física do corpo, como a mão e a boca com um objeto. CORRETA
III- Sua função seria mediar a imitação da criança, auxiliando a compreender as ações dos outros no meio. CORRETA
IV- A criança quando observa a ação do seu cuidador ativa os neurônios no córtex, que faz a relação com o período da gestação. ERRADA
36-O atendimento aos serviços neuropsicológicos no ambiente escolar pode demandar um longo tempo de espera para ser concluído. Os relatórios emitidos por um neuropsicólogo, muitas vezes, trazem conclusões diagnósticas e recomendações prescritivas que não são compreendidas pelos ambientes educacionais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Muitos relatórios são arquivados na escola, por não possuírem um neuropsicólogo que oriente quanto a uma intervenção que seja adequada para a criança. CORRETA
II- Os neuropsicólogos que atuam em escolas possuem vantagens
quanto aos neuropsicólogos que atuam em agências privadas, por terem contato diário com a criança. CORRETA
III- Todos os relatórios clínicos devem ser emitidos iguais para atender às crianças que precisam de atendimento especial. ERRADA
IV- Os psicólogos escolares e os neuropsicólogos clínicos devem ser capacitados para realizar intervenções educacionais que sejam adequadas para as unidades escolares. CORRETA
37-Nas escolas surge um número crescente de crianças afetadas com condições neurológicas conhecidas ou suspeitas. Contudo, raramente essas crianças recebem o devido atendimento às necessidades educacionais que apresentam no convívio escolar. Sobre o aumento das influências médicas no atendimento da neuropsicologia escolar, analise as sentenças a seguir:
I- As crianças sobrevivem a traumas do nascimento e doenças médicas, que interferem no futuro aprendizado. CORRETA
II- Há um aumento no número de crianças usuárias de medicamentos para controlar transtornos de humor e comportamento. CORRETA
III- O aumento dos estudos com relação aos déficits neuropsicológicos associados a doenças crônicas. CORRETA
IV- Estudos comprovam a variedade de tratamento clínico para os distúrbios neurológicos, como o autismo. ERRADA
38-Em um acidente de trânsito, ou mesmo num acidente doméstico, é possível que um indivíduo sofra uma pancada na cabeça. Quando essa pancada é seguida de sintomas como sonolência, vômitos e perda de memória, há maiores indicativos de que as consequências do acidente podem ser mais graves do que se imagina. Sobre os tipos de lesão, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Lesão de cabeça fechada.
II- Lesão cerebral penetrante.
( I ) É o golpe que atinge a cabeça, sem que haja penetração no crânio, ou em uma meninge.
( I ) Essa lesão tem consequências primárias, tais como: sangramento e inchaço do cérebro.
( I ) Essa lesão pode levar a danos na superfície do cérebro por conta do choque do cérebro com o crânio. 
( I ) Tem efeitos secundários como a morte celular.
( II ) É o golpe em que ocorre a perfuração do crânio e a penetração pode atingir as meninges. 
39-A nutrição e a participação do processo de alimentação é efetivo para o desenvolvimento da criança. Sem a devida alimentação, poderão ocorrer problemas das mais diversas ordens. Relativo à nutrição, sabemos que seu impacto é maior por que o corpo está envolvido em um processo de crescimento ativo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Seu impacto se dá com maior intensidade durante os anos de lactentes e de infantes. CORRETA
II- Seu impacto se dá com maior intensidade durante a adolescência e a puberdade. ERRADA
III- Seu impacto se dá com maior intensidade entre 8 e 14 anos. ERRADA
IV- Seu impacto se dá com maior intensidade entre os 12 e 21 anos. ERRADA
40-Para Santos (2005, p. 451), "o neuropsicólogo deve contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias de reabilitação cognitiva, ser qualificado para o uso das mesmas e partilhar, com a equipe interdisciplinar, as técnicas e experiências efetivas". No entanto, durante o segundo estágio, equivalente ao período da década de 1940, quando a Segunda Guerra Mundial desembocou a remodelação da neuropsicologia clínica, qual foi o principal papel do neuropsicólogo?
FONTE: SANTOS, Flávia Heloísa dos. Reabilitação neuropsicológica pediátrica. Psicologia ciência e profissão. Brasília, v. 25, n. 3, p. 450-461, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000300009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 16 abr. 2018.
( ) Conduzir reabilitações neuropsicológicas.
( X ) Administrar baterias de testes neuropsicológicos para determinar a origem de possíveis disfunções cerebrais.
( ) Provar que a causa dos transtornos é predominantemente psicológica, ou seja, sem motivos orgânicos ou biológicos.
( ) Desenvolver medicamentos eficientes para serem administrados aos pacientes, conjuntamente com o tratamento clínico.
41-George Hynd (1981) defende que os psicólogos escolares, deveriam ser capacitados para a neuropsicologia clínica. Segundo ele, o psicólogo escolar que possui treinamento em neuropsicologia teria melhores condições para interpretar os resultados da avaliação neuropsicológica. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Este profissional desenvolveria melhores estratégias de intervenção, com base em conhecimentos científicos.
( V ) As abordagens de instrução quanto à necessidade da criança seriam voltadas para o desenvolvimento neuropsicológico.
( V ) Seu papel seria de ponte com a comunidade médica, avaliando, intervindo e conduzindo a oficinas com os profissionais da educação.
( F ) Os diagnósticos simplistas são mais adequados para que os profissionais da educação consigam compreendê-lo.
FONTE: HYND, G. W. Training the school psychologist in neuropsychology: perspectives, issues, and models. In: HYND, G. W.; OBRZUT, J. E. (Eds.). Neuropsychological assessment of 
42-"A doença de Parkinson, doença degenerativa progressiva decorrente da morte de células da substância negra compacta e outros núcleos pigmentados do tronco encefálico, é caracterizada por um esgotamento seletivo do neurotransmissor dopamina. Desta forma, acomete principalmente o sistema motor e acaba por se refletir em alterações comunicativas" (AZEVEDO; CARDOSO, 2009, p. 136). 
Sobre os neurotransmissores, analise as sentenças a seguir:
I- A comunicação na sinapse é possível graças à liberação de substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores. CORRETA
II- Neurônios situados antes da fenda são chamados neurônios pré-sinápticos, e aqueles que recebem o neurotransmissor são chamados de neurônios pós-sinápticos. CORRETA
III- Os neurotransmissores são formados por feixes de glicídios, que quando entram em contato com as moléculas de carboidrato do forame sináptico, oportunizam a comunicação entre o SNC e SNP. ERRADA
IV - Devido aos dois efeitos diferentes que os neurotransmissores têm, eles são referidos como neurotransmissores excitatórios ou inibitórios. CORRETA
FONTE: AZEVEDO, Luciana Lemos de; CARDOSO, Francisco. Ação da levodopa e sua influência na voz e na fala de indivíduos com doença de Parkinson. Rev. soc. bras. fonoaudiol., São Paulo, v. 14, n. 1, p. 136-141, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000100021&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 nov. 2018.
43-O cérebro humano conta com algumas estruturas que o protegem, como o crânio e o couro cabeludo. No entanto, ele também é envolvido pelas meninges, isto é, membranas de tecido conjuntivo que também são responsáveis por abrigá-lo e mantê-lo em segurança. Sobre as três camadas das meninges, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Túnica vascular, peritônio e membrana parietal.
( ) Pericárdio, membrana timpânica e citoplasma.
( X ) Pia-máter, aracnoide e dura-máter.
( ) Pleuras, cóclea e membrana plasmática.
44-O cerebelo é uma área extremamente importante para o aprendizado motor. É uma estrutura relacionada com diversos órgãos, atuando no controle do movimento, e em processos cognitivos e emocionais. Sobre o cerebelo, analise as sentenças a seguir:
I- O cerebelo faz parte do sistema nervoso periférico, localizado dentro do corpo caloso. É o principal responsável pela formação das membranas meníngeas. ERRADA
II- A aparência do cerebelo abrange dobras e sulcos. Os sulcos dividem-no em duas partes chamadas de lóbulos. CORRETA
III- O cerebelo é uma lâmina grossa de fibras de axônios não mielinizados que conecta os dois hemisférios cerebrais, estando localizado na linha média do córtex cerebral. ERRADA
IV- O cerebelo recebe o nome de pequeno cérebro porque parece um pequeno cérebro ligado à parte de trás do tronco encefálico. CORRETA
45-Temos dois tipos de células no Sistema Nervoso Central (SNC), no sistema nervoso periférico (SNP). Essas células se apresentam de dois tipos. Quais são eles?
( ) Células
neurais, conhecidas como reativas e células reagentes, conhecidas como ativas.
( X ) Células nervosas, conhecidas como neurônios e células de suporte, conhecidas como células gliais.
( ) Células neurais, conhecidas como instintivas e células de ajuda, conhecidas como células tronco.
( ) Células nervosas, conhecidas como epiteliais e células de movimento, conhecidas como células de transporte.
46-O tronco encefálico é identificado por seus ventrículos, sendo o quarto e o terceiro encontrados na ponte e no diencéfalo, respectivamente. O tronco encefálico também é caracterizado por núcleos que pertencem a 12 pares de nervos cranianos. No núcleo do tronco encefálico há uma massa de neurônios chamada formação reticular, uma interessante coleção de fibras que é responsável pela mediação de tipos diferentes de comportamento. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A massa de neurônios do tronco encefálico tem participação no sono, e na respiração. 
( V ) A formação reticular fornece uma base biológica das dimensões da personalidade, extroversão e neuroticismo.
( F ) Apenas o nervo olfativo surge no tronco encefálico, os outros 11 pares de nervos cranianos partem do lobo temporal.
( F ) O tronco encefálico é composto por quatro estruturas: glenoumeral, interfalângica, sacroilíaca e rádiocárpica.
47-O tamanho do córtex humano é maior do que o córtex dos outros mamíferos de porte semelhante ao homem. Além disso, o cérebro humano é mais complexo do que o dos demais mamíferos. No que tange às funções do córtex humano, ele é responsável por algumas áreas. Sobre elas, analise as sentenças a seguir:
I- Memória, atenção, percepção, cognição, consciência, pensamento, linguagem e consciência. CORRETA
II- Funções psicológicas elementares, cujo caráter biológico tem maior peso. Costumam ser determinadas pela estimulação advinda do ambiente. ERRADA
III- Áreas nervoso periférico (SNP) de transmissão de impulsos do sistema nervoso central (SNC) para as outras partes do corpo graças ao sistema. ERRADA
IV- Áreas de recepção dos impulsos sensitivos de articulações, músculos, órgãos de equilíbrio, sendo assim incumbido pelos reflexos e pelos movimentos. ERRADA
48-O funcionamento do corpo humano depende da comunicação realizada entre os neurônios. Sobre a maneira que se processa essa comunicação, analise as sentenças a seguir:
I- A comunicação se dá por meio de impulsos elétricos, denominados potenciais de ação. A excitabilidade do neurônio interfere na comunicação. CORRETA
II- Uma série de processos mecânicos acontece, quando o primeiro neurônio é acionado por uma estrutura cortical chamada alavanca folicular. ERRADA
III- Os dendritos do neurônio acendem exclusivamente por estímulos olfativos. Assim, o neurônio se desloca, empurrando o neurônio mais próximo, até concluir a comunicação. ERRADA
IV- A comunicação neuronal é desencadeada por equações matemáticas ativadas no tálamo. A comunicação das redes de computadores é feita com essas mesmas equações. ERRADA
49-As pessoas enxergam a partir de dois campos visuais: o direito e o esquerdo. Cada um deles é responsável por alguma função. Sobre a função de cada um deles, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(F ) O campo visual direito não contém luz, esta é detectada predominantemente pelo olho esquerdo.
( V ) O campo visual esquerdo é percebido principalmente pelo olho esquerdo. 
( V ) A luz que vai diretamente para ambos os olhos (do meio dos campos visuais) ocupa a zona binocular.
( V ) A luz atingindo apenas um olho ocupa a zona monocular.
50-Axônio é um grande corpo celular, que interage com outros neurônios ou células de outros tecidos, como músculos, glândulas etc. Ao redor do axônio formam-se as "bainhas de mielina", responsáveis para que o transporte de impulsos elétricos seja mais rápido. Alguns axônios podem ultrapassar 1 metro de comprimento. Como são chamados os axônios cobertos de mielina?
( ) São chamados de axônios eletrizadores.
( ) São chamados de axônios de bainha.
( X ) São chamados de axônios mielinizados.
( ) São chamados de axônios não mielinizados.
51-A função da medula espinhal está associada à produção dos movimentos musculares, sendo responsável por conduzir os impulsos nervosos das mais variadas regiões do corpo até o encéfalo, bem como coordenando reflexos e atividades musculares. Sobre a parte do corpo em que a medula espinhal está localizada, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A medula está distribuída em todos os músculos do corpo humano, envolvida pelas fibras musculares subcutâneas.
( ) Localiza-se nas extremidades dos membros do corpo, tendo a maioria das terminações nervosas nas pontas dos dedos das mãos e dos pés.
( X ) A medula espinhal corre por dentro da coluna através de um espaço denominado forame espinhal, que se encontra em cada vértebra.
( ) A medula espinhal inicia no orifício denominado laringe e termina na faringe, por isso, o pescoço é a única parte do corpo que quando fraturada pode levar à paralisia.
52-A neuropsicologia cognitiva tem sido proeminente e influente na formação do desenvolvimento da neuropsicologia nos últimos 40 anos. Foram identificadas duas formas de neuropsicologia cognitiva: uma forma dura e uma suave. Sobre cada uma delas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A forma suave não aceita que alguma referência ao que se sabe sobre a estrutura e organização neurológica do cérebro é apropriada.
( V ) A forma suave entende que a anatomia do cérebro pode ser um guia útil para a estrutura do modelo neuropsicológico cognitivo.
( V ) A forma dura adota a posição de que o modelo é bastante independente das considerações anatômicas das estruturas cerebrais. 
( V ) A forma dura entende que a análise é puramente a nível psicológico e as descrições formuladas em termos de processos psicológicos.
53-O embrião, no seu primeiro mês de vida, inicia a formação de uma estrutura oca chamada de tubo neural. Conforme seu crescimento, o tubo neural se diferencia numa estrutura mais complexa. Sobre a formação de novas estruturas que formarão o sistema nervoso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A medula espinhal possui em sua parte externa uma estrutura esbranquiçada composta por axônios.
( V ) Na extremidade da medula, existem vértebras cervicais, vértebras torácicas e lombares que protegem o sistema nervoso em diversas partes.
( V ) Os nervos espinhais têm por função mediar a comunicação entre o SNC e o corpo. 
( F ) O bulbo é uma estrutura grande que se localiza na região superior do tronco encefálico.
54-Os neurônios são estruturas responsáveis pela condução dos impulsos nervosos. Esta célula do sistema nervoso é formada pelo corpo celular, dendritos e axônios. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O corpo celular possui prolongamentos responsáveis por captar os estímulos do ambiente. ERRADA
II- O axônio é o local que abriga o núcleo do neurônio. É nele que ocorrem as reações metabólicas. ERRADA
III- Os dendritos possuem extremidades ramificadas, que captam os estímulos do ambiente, levando-os ao corpo celular. CORRETA
IV- As sinapses ocorrem devido aos neurotransmissores que possibilitam a transferência do impulso nervoso de um neurônio para outro. CORRETA
55-O cérebro se desenvolve significativamente nos primeiros anos de vida, principalmente com relação ao crescimento sináptico no lobo frontal e à mielinização de conexões nos centros cerebrais inferiores. Dessa forma, há necessidade do acesso à criança a uma boa alimentação, experiências diversificadas com objetos, ambiente seguro e o apoio dos cuidadores no desenvolvimento cognitivo. Sobre a avaliação do neonato e da criança na primeira infância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A avaliação de infantes se baseia apenas no domínio motor (movimento,
tonalidade e reflexos primitivos) até porque não é possível acessar os outros domínios nessa fase (status da saúde, sensorial, social, comunicativo e cognitivo).
( V ) A avaliação é crítica porque a informação obtida é necessária para visualizar, diagnosticar e prestar serviços prescritivos às crianças em risco.
( V) O examinador deve observar, fornecer estímulos adequados e interagir até com crianças recém nascidas, portanto, que ignoram amplamente os arredores.
( V ) As avaliações para este grupo etário variam de exames breves do estado do recém-nascido após o parto a exames de diagnóstico e rastreamentos (screenings) neurodesenvolvimentais.
56-Há um momento do desenvolvimento infantil, em que as crianças pré-escolares apresentam um surto de vocabulário, aprendendo diversas palavras por dia. Em que período esse crescimento representantivo de vocabulário costuma acontecer?
( X ) Entre 15 e 30 meses de idade.
( ) Entre 9 e 12 meses de idade.
( ) Entre 12 e 14 meses de idade.
( ) Entre 6 e 9 meses de idade.
57-De acordo com Taub et al. (2006, p. 297), a Neuropsicologia vem desenvolvendo "métodos cada vez mais sofisticados, passando a interagir com áreas como ressonância magnética funcional e biologia molecular. É a partir destas infinitas possibilidades que se cria e recria o conhecimento". Sobre o objetivo da neuropsicologia, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TAUB, Anita et al. A aplicação da neuropsicologia na pesquisa experimental: o exemplo da intoxicação por vapor de mercúrio. Psicol. USP, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 287-300, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642006000400015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 maio 2018.
( X ) Compreender a relação entre o cérebro e o comportamento, ou seja, tenta explicar a maneira como a atividade do cérebro é expressa em comportamento observável.
( ) Identificar qual é o sentido da vida para cada sujeito, já que todas as pessoas buscam saber qual é o propósito da vida delas. Isso é importante para que o sujeito consiga ser autor de suas próprias decisões.
( ) Diagnosticar doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas abrange o estudo de doenças, tais como: esclerose múltipla, câncer, infartos, fraturas e até infecções.
( ) Entender as relações estabelecidas entre o homem, o alimento e a sociedade inclui a compreensão do desenvolvimento e manutenção do organismo, o processo de fornecimento de energia no metabolismo energético.
58-A história da neuropsicologia e a história do tratamento das epilepsias são convergentes, afinal, as pessoas acometidas por epilepsia, tinham seus cérebros sendo extensamente estudados, por meio de testagem neuropsicológica. Sobre o trabalho do neuropsicólogo clínico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Mensurar déficits na inteligência, personalidade e funções sensório-motoras por procedimentos de testes especializados.
( V ) Relacionar os resultados dos testes especializados com as áreas específicas do cérebro que foram afetadas. 
( V ) Empregar mensurações dos testes especializados na investigação científica das relações cérebro-comportamento.
( V ) Empregar mensurações dos testes especializados no trabalho clínico prático de auxiliar no diagnóstico de lesões cerebrais.
( V ) Empregar mensurações dos testes especializados na reabilitação dos pacientes.
59-Segundo Medeiros (2007), ao que tudo indica, a capacidade gustativa já se faz presente na ocasião do nascimento e, possivelmente, já vai sendo formada na vida intrauterina. Além do mais, a ocasião do nascimento parece evidenciar a existência de um sistema sensório-motor integrado, tendo em vista os resultados da pesquisa sobre movimentos que bebês fazem, de levar a mão à boca e sugá-la. Sobre o sistema gustativo, analise as afirmativas a seguir:
I- O sistema gustativo é um dos dois órgãos sensoriais mais importantes para a percepção de sabor alimentar. CORRETA
II- Não há relação entre o sistema gustativo e o cérebro, nem com outras partes do sistema nervoso central. ERRADA
III- A parte do cérebro descrita como a área gustativa primária é encontrada perto da frente do cérebro em regiões chamadas de ínsula ou opérculo frontal e mais adiante em parte do córtex parietal. CORRETA
IV- A amígdala contêm células que respondem ao gosto, e elas parecem estar relacionadas com a determinação da qualidade hedônica do gosto - se o alimento é aprazível ao paladar. CORRETA
FONTE: MEDEIROS, Andréa Monteiro Correia. A existência de "sistema sensório-motor integrado" em recém-nascidos humanos. Psicol. USP, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 11-33, jun. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642007000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 jun. 2018.
60-Os adolescentes sofrem mudanças notáveis no corpo e cérebro, ao mesmo tempo que experienciam ganhos nas habilidades de raciocínio, também vivenciam perdas no desenvolvimento da linguagem. O pensamento assume a proporção abstrata e relativista, ou seja, desenvolvem a habilidade de argumentar logicamente sobre as ideias. Emerge o raciocínio dedutivo e o indutivo, e os adolescentes começam a tomar decisões com relação às situações cotidianas. Sobre o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- No período da adolescência ocorrem algumas mudanças nos lobos frontais, que desempenham funções de memória, movimentos intencionais, controle de impulsos emocionais, decisões, planejamento e outras funções cognitivas que os adultos utilizam para sua sobrevivência. 
PORQUE
II- Quando a infância termina e inicia a adolescência, o cérebro passa do modo de superprodução das sinapses nos lobos frontais para a seleção, ou seja, somente os que formam conexões significativas serão mantidos. As experiências do adolescente moldarão os lobos frontais e indicarão parte de seu desenvolvimento na fase adulta.
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
( ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
( X ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
61-A terceira infância, que é caracterizada por desenvolvimentos e aperfeiçoamentos consideráveis em muitos domínios desenvolvimentais que, colaboram para resultados funcionais a longo prazo. Ainda que as mudanças na terceira infância pareçam ser menos acentuadas do que aquelas nos períodos da primeira infância ou adolescência, elas são, no entanto, importantes. Sobre os mais frequentes problemas de saúde da terceira infância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A quemose é uma infiltração edematosa da conjuntiva ocular, que vem assolando muitas crianças na terceira infância. Geralmente, a causa da quemose é inflamatória, dando origem a um rebordo saliente, avermelhado, em volta da córnea. Encontra-se em certas afecções oculares agudas, e há alta prevalência de levar a criança à deficiência visual.
( V ) A obesidade infantil pode ter implicações negativas para o desenvolvimento socioemocional e na saúde física na terceira infância e também pode contribuir para resultados funcionais negativos no longo prazo, na medida em que a condição persiste ao longo do tempo. 
( V ) Por conta das repercussões socioemocionais e físicas da puberdade precoce, tanto em curto quanto em longo prazo, justifica a necessidade de maiores esforços de prevenção e intervenções mais intensivas para melhorar a vida dos indivíduos afetados.
62-Os desenvolvimentos que ocorrem na terceira infância beneficiam as crianças em termos de funcionamento cognitivo e socioemocional. Em particular, os avanços no desenvolvimento cognitivo permitem que as crianças se tornem mais deliberadas
e estratégicas no seu pensamento e no uso da memória, para tornarem-se mais aptas no planejamento e para exercer mais controle inibitório. Em suma, a terceira infância é um período importante no desenvolvimento socioemocional. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- As crianças dessa idade continuam a elaborar seu autoconceito e imagens corporais. CORRETA
II- Na terceira infância, as crianças têm mais oportunidades de interagir com colegas e são influenciadas por eles. CORRETA
III- Na terceira infância há o surgimento dos seguintes reflexos: preensão palmar, de Babinski e de Moro. ERRADA
63-Pesquisas apontam que muitas crianças em idade escolar fazem uso de medicamentos psicotrópicos. As crianças são tratadas com vários tipos de medicamentos, com riscos de efeitos colaterais adversos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Estudos entre os anos de1994 a 2004 indicaram que aumentou a prática da prescrição médica para tratar problemas mentais em crianças e adolescentes. CORRETA
II- Os neuropsicólogos escolares não possuem conhecimento para informar se a medicação psicotrópica afeta a aprendizagem da criança. ERRADA
III- Os avanços modernos na área médica contribuíram com a qualidade de vida de crianças com doenças como câncer, lesões cerebrais traumáticas e outras doenças. CORRETA
IV- Crianças e adolescentes que apresentam algum tipo de deficiência requerem um tratamento especializado e monitorado. CORRETA
64-O trabalho do neuropsicólogo escolar envolve o desenvolvimento e o suporte de avaliação e intervenção. Todavia, seu trabalho engloba ainda outras responsabilidades. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o papel dos neuropsicólogos escolares:
( ) Definir parâmetros nutricionais, realizar o planejamento de cardápios, supervisionar o cumprimento dos cardápios, atentar para o preparo adequado da merenda, inclusive da segurança higiênica e sanitária. Fazer análises de valor nutritivo, executar testes de aceitabilidade e desenvolver a educação alimentar e nutricional.
( X ) Sua atuação abrange a escola e a comunidade médica, desenvolvendo planos de transição/reintegração para crianças em idade escolar após lesão ou insulto cerebral, auxiliando no desenvolvimento e monitoramento de um plano educacional individualizado (PEI) e no gerenciamento geral de casos.
( ) Atuar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças, propondo programas de estimulação de linguagem, habilidades auditivas e/ou visuais, controle de ruídos, entre outros. Em suma, seu objetivo é oferecer ferramentas que estimulam o desenvolvimento da comunicação saudável no tempo esperado.
( ) Controlar a alimentação das crianças, acompanhar o gráfico do crescimento em todas as consultas, bem como o IMC (Índice de Massa Corporal) e o desenvolvimento motor e sensorial da criança. Sua atuação abarca a manutenção da saúde preventiva para crianças saudáveis, e assistência para crianças que estejam doentes.
65-Atualmente, a avaliação neuropsicológica se processa por meio de instrumentos que servem como suplemento para a avaliação clínica. Há instrumentos de exploração flexível e instrumentos de exploração objetiva e sistemática (SERAFINI, 2008). Sobre os três primeiros estágios históricos da neuropsicologia clínica, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SERAFINI, Adriana Jung et al. Panorama nacional da pesquisa sobre avaliação neuropsicológica de linguagem. Psicologia ciência e profissão. Brasília, v. 28, n. 1, p. 34-49, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 abr. 2018.
( X ) O estágio de abordagem de teste único; o estágio da bateria de teste/especificação da lesão; e o estágio do perfil funcional.
( ) O estágio da seleção e a colocação profissional; o estágio da neuropsicologia organizacional; e o estágio da neuropsicologia na era da informação.
( ) O estágio do diagnóstico tecnológico da escola; o estágio do plano de ação; e o estágio da logoterapia aplicada.
( ) O estágio higienista; o estágio pedagogicista; e o estágio clínico-competitivista.
66-"Vários estudos têm demonstrado a importância de utilização de estratégias biopsicossociais, incluindo terapias farmacológicas e não farmacológicas, para reduzir a dor em pacientes com dor orofacial. O envolvimento da modulação da dor durante o exercício aeróbico contribui para o uso dessa modalidade como parte de programas de reabilitação para pacientes com dor crônica. Estudos demonstram que o exercício aeróbico pode aumentar o nível de vários neurotransmissores tais como serotonina, dopamina, acetilcolina e norepinefrina" (CUNHA, et al, 2016, p. 61). Sobre a acetilcolina, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Os receptores de acetilcolina também são conhecidos como receptores nicotínicos, porque a nicotina parece produzir os mesmos efeitos nos músculos que a acetilcolina faz.
( F ) A acetilcolina é um interneurônio sinérgico que é encontrado apenas nos núcleos da rafe no tronco encefálico.
( V ) A acetilcolina é um neurotransmissor de molécula pequena que é importante para o movimento muscular. 
( V ) As lesões no núcleo basal de Meynert resultam em uma redução dramática na acetilcolina e o comprometimento desses núcleos tem sido associado a déficits de memória. 
FONTE: CUNHA, Carolina Ortigosa et al . Is aerobic exercise useful to manage chronic pain?. Rev. dor, São Paulo , v. 17, n. 1, p. 61-64, mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132016000100061&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 6 dez. 2018.
67-De acordo com Gindri e Fonseca (2012), a maior parte das pesquisas sobre intervenções com sujeitos que tiveram um AVC são predominantemente direcionadas para déficits não-linguísticos, como habilidades motoras e de memória, tais como: distúrbios atencionais-perceptivos, como para a síndrome de heminegligência. Além disso, há pesquisas visando à melhora da qualidade de vida desses pacientes. Sobre os dois principais tipos de AVC, analise as afirmativas a seguir:
I- Os AVCs isquêmicos resultam de uma redução no fornecimento de sangue, causando falta de oxigênio e glicose. Eles são, geralmente, causados por aterosclerose, isto é, um bloqueio causado por depósitos de colesterol ou outras substâncias grudadas à parede da artéria. CORRETA
II- Os AVCs psicóticos resultam de situações em que o sujeito encontra-se muito pressionado por alguma circunstância de sua vida. O índice de estresse associado à psicose pode ser tão alto ao ponto de estourar os tendões que ligam a ponte ao bulbo. Os cortes desses tendões não podem ser reparados. ERRADA
III- Os AVCs hemorrágicos resultam de sangramento em tecido cerebral (hemorragia intracerebral) ou sua superfície (hemorragia subdural). CORRETA
FONTE: GINDRI, Gigiane; FONSECA, Rochele Paz. Reabilitação de déficits comunicativos pós-acidente vascular cerebral. Rev. soc. bras. fonoaudiol., São Paulo, v. 17, n. 3, p. 363-369, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000300021&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 maio 2018.
68-Steiner et al (2013, p. 37) realizaram um estudo sobre possíveis relações entre a proteína S100B a atuação dos astrócitos e a esquizofrenia. ´´Ou seja, um aumento na liberação de S100B dos astrócitos poderia desencadear esquizofrenia devido à reduzida disponibilidade de glutamento, como um mecanismo contrarregulatório``. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I-Os astrócitos são raríssima células cerebrais. Possuem formato de elipse e praticamente não são encontradas em sujeitos saudáveis. ERRADA
II-Os astrócitos são células gilais que participam da receptação de neurotransmissores que estão presentes na fenda sináptica. CORRETA
III-A função dos astrócitos é fornecer suporte físico para células e produzir tecido cicatricial quando o SNC está danificado ou ferido. CORRETA
IV-Os astrócitos são responsáveis
pela fagocitose, o processo pelo qual as células mortas são engolidas e digeridas. CORRETA
69-´´A ´natureza` das emoções é um dos temas arcaicos do pensamento ocidental, sendo tematizada em diferentes manifestações da cultura como a arte, a religião, a filosofia e a ciência, desde tempos imemoriais. Nos últimos anos, o avanço das neurociências possibilitou a construção de hipóteses para a explicação das emoções, especialmente a partir dos estudos envolvendo o sistema límbico`` (ESPERIDIAO-ANTONIO et al., 2008, p. 55). As estruturas do sistema límbico estão envolvidas em alguns aspectos do comportamento humano. Sobre esses aspectos, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Nos comportamentos mais primitivos, como alimentação, copulação e agressão.
( ) Nos comportamentos mais sofisticados, como uso de tecnologias, aprendizagem de segundo idioma e discriminação olfativa aguda.
( ) Nas habilidades artísticas, como pintura, escultura e de artes cênicas.
( ) Nas atividades reconhecidamente femininas, como serviços domésticos, educação dos filhos e habilidades culinárias.
70-´´A etiologia dos transtornos alimentares (TA) ainda não se encontra estabelecida. Dentre os diversos fatores envolvidos, a hipótese de uma disfunção do sistema nervoso central tem sido explorada de diversas maneiras [...] Os transtornos alimentares parecem estar associados a algum grau de disfunção neuropsicológica`` (DUCHESNE, et al., 2004, p. 107). Sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), analise as sentenças a seguir:
I-O SNC é composto pelo cérebro e a medula espinal. O córtex cerebral é a maior parte do SNC. CORRETA
II-Existem diferentes tipos de neurônios no SNC, que podem ser distinguidos pelo comprimento de seus processos ou pelo número de processos que se estendem a partir deles. CORRETA
III-O SNC é formado pelo tecido nervoso que fica fora da coluna vertebral e do crânio, ou seja: os nervos cranianos, os nervos espinhais e alguns nervos dos órgãos sensoriais. ERRADA
IV-O sistema nervoso central começa como um cilindro oco chamado tubo neural. Isso se desenvolve nos fundamentos do SNC, neurônios e células gliais. CORRETA
71-A liderança transacional concentra-se na manutenção do status quo, atendendo apenas às necessidades vitais da organização. Esse estilo de gerenciamento pode ser melhor descrito como imposição de mudança de cima para baixo. Há pouca consulta, participação ou apropriação de necessidades ou mudanças no programa pela equipe designada para implementá-la. Essa falta de colaboração pode servir para aumentar a resistência dos profissionais da equipe a qualquer mudança. Nesse contexto, os educadores que desejam criar mudanças proativas em seu sistema, em vez de ter uma mudança que lhes é imposta, devem agir diferentemente. Sobre as atitudes proativas do educador, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Necessita integrar a flexibilidade no ensino, que atenda às diferentes condições do aluno.
( V ) Precisam de uma ampla mentalidade colaborativa.
( V ) Precisam ter um compromisso ético para satisfazer efetivamente as necessidades das crianças.
( F ) Necessita manter o compromisso com os conteúdos escolares rigidamente.
72-O modelo conceitual neuropsicológico escolar fornece uma estrutura conceitual para avaliação e intervenção neuropsicológica escolar. A avaliação preconiza a noção de que nem todas as crianças precisam ser testadas em cada uma das áreas. Sobre as características do modelo conceitual neuropsicológico escolar, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Sua realização ocorre de forma individualizada com respostas às questões de referência, identificação do perfil neurocognitivo e para fornecer informações para intervenções.
( ) São aplicados provas ou testes com questões de múltipla escolha, para que a criança assinale as proposições que se assemelham com seu pensamento e desenvolvimento.
( ) Seriam fichas avaliativas entregues para os familiares e professora, para que ambos avaliem a criança em diversas situações, segundo um roteiro de observação.
( ) O procedimento acontece em grupos de crianças com o mesmo perfil, onde são apresentadas situações-problema e avaliada a participação de cada um, analisando suas ações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais