Buscar

Ambiente e Arquitetura Hospitalar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ambiente e Arquitetura Hospitalar
O ambiente hospitalar é um conjunto de condições humanas, técnicas, físicas, químicas, biológicas, econômicas e sociais que têm influência sobre a ação do indivíduo. Sobre as condições do meio ambiente hospitalar, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso, na sequência identifique a opção correta.
( ) Contaminação do ambiente por microrganismos
( ) Controle da temperatura ambiente
( ) Destino correto dos resíduos e dejetos
( ) Facilidade de serviços básicos
( ) Amabilidade
O Projeto Executivo apresenta, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes. Analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta sobre os tipos do projeto executivo.
I - Obra de ampliação
II - Obra de recuperação
III – Obra de inspeção
IV - Obra inacabada
Ambiente e Arquitetura Hospitalar
Uma das atribuições do gestor hospitalar é o planejamento de ambientes hospitalares. Para manter uma infraestrutura adequada o gestor deverá para conhecer os fatores que poderão influenciar o projeto. Sobre os requisitos para planejar um hospital é correto afirmar:
 I - Estudo geopolítico para definir a localização
II - Facilidade de serviços básicos
III - Definição epidemiológica que justifique o projeto
IV- Condições ambientais do lugar pré-selecionada
Ambiente e Arquitetura Hospitalar
De acordo com a lei orgânica da saúde no Brasil número 8.080 de 1990 são responsabilidades dos estados brasileiros, a saúde como um todo para o cidadão. O estado organizou a saúde em níveis hierárquicos em atenção primária, secundária e terciária. Na atenção primária temos a saúde básica e sua estrutura física é ambulatorial. Analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso, sobre o fluxograma de atendimento na área Ambulatorial e marque a alternativa correta.
( ) Registro
( ) Consulta
( ) Procedimento de Enfermagem
( ) Cirurgia Ambulatorial
Ambiente e Arquitetura Hospitalar
O gestor hospitalar dever ter conhecimento das regras sobre a estrutura física do hospital que estão na legislação e sempre acompanhar o trabalho realizado pelos arquitetos e engenheiros. Sobre o uso de materiais de acabamento nos hospitais, analise as proposições a seguir e em seguida assinale a alternativa correta.
I - São recomendados materiais resistentes à lavagem e ao uso de desinfetantes em revestimentos de pisos, paredes e tetos.
II - As superfícies devem ser lisas, monolíticas e possuir o menor número possível de frestas ou ranhuras
III - Os pisos devem conter juntas e frestas, pois estas, além de acumularem sujeira, não possuem a mesma resistência do material principal utilizado
IV - Em tetos, podem ser utilizados forros removíveis, desde que sejam resistentes aos processos de limpeza, descontaminação e desinfecç
Ambiente e Arquitetura Hospitalar
Correlacione a 1ª coluna de acordo com a segunda em relação as estruturas do Ambulatório e as Estruturas de Urgência e Emergência e em seguida marque a alternativa correta.
Ambulatório: Sala de curativos, sala de exames, sala de aplicação de medicamentos, sala de inalação.
Urgência Emergência: Sala de higienização, consultório indiferenciado e diferenciados, sala de suturas, sala de serviço social.
Ambiente e Arquitetura Hospitalar
As unidades de internação são comumente classificadas pelo tipo de pacientes que recebem ou pelo grau de complexidade do atendimento. Em relação aos pacientes, é possível separar as unidades por faixas etárias. Analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falsa com em relação a composição da Unidade de Internação Pediátrica.
 ( ) Neonatologia
( ) Enfermaria de criança
( ) Quarto de adolescente
( ) Gerontologia
( )  Berçário
Ambiente e Arquitetura Hospitalar
A unidade de Reabilitação é responsável pelo atendimento de apoio ao diagnóstico e terapia a pacientes internos e externos em ações diretas ao reconhecimento e recuperação do estado da saúde (contato direto). Analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso em relação a composição dessa estrutura.
( ) Box de terapias
( ) Hemodinâmica
( ) Piscina
( ) Consultório de terapia ocupacional individual e em grupo
( ) Alergologia
Ambiente e Arquitetura Hospitalar
A RDC Nº. 50 nos fala basicamente de 2 tipos de cozinhas que compõem a estrutura de Nutrição e Dietética a cozinha geral e a cozinha ou áreas especiais. Correlacione a 1ª coluna de acordo com a segunda em relação aos 2 tipos de cozinha.
Cozinha geral: Refeitórios, área de preparo de alimentos,área de lavagem e guarda de panelas e área de porcionamento.
Cozinha especial: Lactário, unidade de preparo de dieta enteral, copas nas unidades fechadas e copas nas unidades de internação.
Ambiente e Arquitetura Hospitalar
As estruturas de apoio de assistência do hospital que nada mais são do que as unidades, setores ou serviços que irão dar o apoio necessário para que a equipe do hospital possa desempenhar suas funções. Analise as afirmativas a seguir e em seguida marque a alternativa correta sobre a composição dos setores administrativos.
I -  Setor de Recepção e Internações
II - Setor de Recursos Humanos
III - Central de Telefonia
IV – Setor de Logística
Ambiente e Arquitetura Hospitalar
Todos os hospitais devem ter em sua estrutura física o serviço de laboratório, responsável pela análise de amostras coletadas. Analise as proposições a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso sobre a composição dessa área.
( ) Emergência
( ) Análises clínicas
( ) Parasitologia
( ) Biologia molecular
( ) Imunologia
biente e Arquitetura Hospitalar
Não podemos esquecer que a Farmácia Hospitalar possui áreas muito importantes, que se deixadas de lado, podem prejudicar todo o processo desse serviço de apoio. Analise as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso em relação a composição dessa área.
( ) Área para Recepção e Inspeção
( ) Área para Dispensação
( ) Área para guardar macas, cadeira de rodas etc
( ) Sala de manipulação:, fracionamento de doses e reconstituição de medicamento
( ) Sala de limpeza e higienização de insumos
Exemplos de Urgência: Torções, Luxações, Cortes ou ferimentos
Emergência: Afogamentos, Hemorragias, sarampo e parada respiratória

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando