Buscar

Questão Gluckman

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Departamento de Áreas Acadêmicas
Licenciatura em Ciências Sociais
Disciplina: Teoria Antropológica 3
Aluno(a): Silva Thais
	Questão - Aula Gluckman
	Explique o que significa o termo situação colonial para Gluckman. Explique em que medida o evento da inauguração da ponte é importante para compreendê-lo.
	Gluckman, em seu texto tenta conceituar as relações dos indivíduos e os grupos sociais, onde faz uma abordagem de estudo entre o zulu e europeu e os conflitos que regem esses dois grupos. A interação entre os colonizadores e o zulu se dá de forma entre as estruturas sócias, de forma social e em harmonia onde existe uma posição dominante dos europeus e são estes que detém da autoridade suprema, além da divisão do trabalho, política, economia e a religião que são os reflexos dos comportamentos da inauguração da ponte.
Quanto à inauguração da ponte, mostra que existe uma correlação entre zulus e europeus e certa participação entre ambas, apesar de que se forem comparar as questões de relações diretas existe uma extrema desigualdade imposta pelos europeus, que mantém um valor dominante. Existem assim duas classes de sistemas sociais e distribuição de poder. 
Os dois grupos têm interesses iguais (inauguração da ponte) mostra que existe um trabalho em conjunto e interesses em como o que se define como comunidade. Apesar de que o aspecto da colonização, onde a posição de dominação dos Europeus manifesta-se em qualquer situação,
Portanto as relações de estruturas sociais como o povo Zulu e os europeus são pré-estabelecidas pela colonização, onde os europeus são povos dominantes e ditar algumas situações, o que demostra que todo comportamento é antes um modo social.

Outros materiais