Buscar

Atividade diagnóstica 4 Geografia Agrária

Prévia do material em texto

Atividade diagnóstica 4 - Geografia Agrária
1) Estudos atuais, sobre a interferência humana na alteração da dinâmica terrestre e os impactos causados por ela no meio ambiente, indicam que estamos em uma nova época geológica, na qual a concentração de gases na atmosfera atingiu o nível mais elevado dos últimos 800 mil anos. Neste contexto, atividades urbanas, industriais e agrícolas (como a retirada de biomassa vegetal e a queima de combustíveis fósseis para geração de energia) interferem na dinâmica da Terra a ponto de perturbar o sistema climático e deteriorar o equilíbrio da biosfera.
Assinale a alternativa que apresenta a nomenclatura da época geológica descrita no texto:
a) Antropoceno.
b) Holoceno.
c) Carbonífero.
d) Cambriano.
e) Pleistoceno.
2) As mudanças no sistema terrestre, relacionadas à ação antrópica, passaram a ocorrer de maneira muito mais intensa a partir da Revolução Industrial, em virtude da aceleração dos processo de urbanização e industrialização. No entanto, a expansão de atividades de produção primárias, como agricultura, pecuária, extração vegetal e mineração também impactam o meio ambiente.
 Sobre os impactos ambientais das atividades relacionadas ao setor primário, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
 (   ) As atividades agropecuárias também são responsáveis pelas mudanças na atmosfera porque também emitem gases que promovem o efeito estufa.
(   ) Os solos também são impactados pelas atividades agrícolas de grande porte. Estas promovem modificações nas propriedades físicas e químicas do solo, transformando sua estrutura, podendo tornar tais modificações permanentes.
(   ) O assoreamento, acúmulo de sedimentos de tamanhos e formas diversas na calha fluvial, também é um processo intensificado pelas atividades agropecuárias, em virtude de práticas como a retirada de vegetação e o mau uso dos solos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) F - F - F.
b) F - F - V.
c) F - V - F.
d) V - V - F.
e) V - V - V.
3) Os conhecimentos das comunidades tradicionais devem ser levados em consideração quando pensamos na sustentabilidade no espaço agrário, sobretudo em relação ao desenvolvimento de atividades agropecuárias. Quando estas comunidades são removidas em virtude do avanço do grande agronegócio capitalista, não apenas deixam de trabalhar pela sustentabilidade do meio ambiente ou pela sua preservação, mas passam a fazer parte do conjunto populacional que sofre pela degradação ambiental.
A partir do debate apresentado no texto, assinale a alternativa correta:
a) A manutenção do modo de vida das comunidades tradicionais está intrinsecamente relacionado ao bem-estar ecológico da área onde vivem.
b) As comunidades tradicionais não impactam o meio ambiente porque estes povos não desenvolvem nenhuma atividade econômica no campo.
c) Povos tradicionais possuem conhecimentos, passados de geração em geração, que ajudam grandes proprietários rurais a retirar a cobertura vegetal de seus territórios.
d) As atividades agropecuárias desenvolvidas por povos e comunidades tradicionais jamais causaram impactos ambientais no espaço agrário brasileiro.
e) Povos tradicionais, como os ribeirinhos da Amazônia, são os maiores responsáveis pela expansão da fronteira agrícola da soja no campo brasileiro.
4) Considerada, atualmente, também como um movimento social, a Agricultura Alternativa e suas relações sociais e econômicas emergem como um contraponto ao modelo hegemônico de agricultura, também conhecido como Agricultura Convencional.
Sobre a Agricultura Alternativa, assinale a opção correta:
a) É o tipo de agricultura que utiliza defensivos agrícolas em larga escala e sementes geneticamente modificadas.
b) São práticas agrícolas desenvolvidas em grandes propriedades rurais monocultoras, com o uso de mão de obra escrava.
c) É um movimento, fortalecido nos anos 1980, em prol da sociedade e do meio ambiente, contrário à adoção indiscriminada de processos produtivos tidos como modernos.
d) Tipo de agricultura que preconiza a utilização de sementes geneticamente modificadas para aumentar a produtividade e sanar a falta de alimentos.
e) Movimento em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade que ficou conhecido nos anos 1970 e 1980 como Revolução Verde.

Continue navegando