Buscar

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Pós Graduação em Segurança da Informação
 
Fichamento de Estudo de Caso
Trabalho da Disciplina: Segurança em Cloud Computing
Tutora: Sheila de Góes Monteiro
Rio de Janeiro
2019
Estudo de Caso:
F-Secure Corporation
Software como serviço (SaaS) no mercado de soluções de segurança
Referência: Robert D. Austin, Kalle Lyytinen, Esko Penttinen, Timo Saarines, Lynda M. Applegate, F- S
F-Secure Corporation Software como serviço (SaaS) no mercado de soluções de segurança
O texto aborda inicialmente a reunião realizada em 2008 com o então Diretor da F-Secure e seu CEO para analisarem o estado atual de seus negócios, na ocasião havia muito a se comemorar devido aos grandes lucros e a empresa estando cada vez mais à frente de sua concorrência. Entretanto uma questão foi levantada, mesmo ao meio de tanto crescimento, o percentual havia diminuído significativamente em 2007, ficando ao mesmo nível de crescimento das concorrentes.
A missão inicial da F-Secure era proteger seus consumidores e empresas contra vírus, malwares e outras pragas da época, sendo a empresa fundada em 1988 e tendo seu capital aberto na bolsa de Nova Iorque em 1999. Em 2008 diversos outros escritórios foram abertos ao redor do mundo.
Somente em 2000 a F-Secure implementou o Internet Service Provider ISP, como venda de soluções de segurança, foi uma decisão complexa, visto as grandes concorrentes que já imperavam no mercado como MC Affe e a Symantec, porém o conceito da F-Secure era diferente de suas concorrentes, enquanto umas ofereciam serviços fechados te prateleira, a F-Secure oferecia uma solução de software como serviço denominado (SaaS) com esse produto era possível combinar as soluções da F-secure com os serviços de Internet por ISP.
Essa manobra colocou a F-Secure no topo, novamente à frente de suas concorrentes, porém estava sendo estudado o que poderia ser feito para manter o padrão de serviço e a lucratividade da empresa nos próximos 5 anos.
Na sequencia o texto aborda inúmeros casos de crimes digitais que ocorreram ao longo dos anos, e a crescente necessidade por melhorias no ambiente de segurança da informação, após essa sequência de eventos, entre 1995 e 1996 a F-Secure implementou em seu acervo de produtos a VPN e serviços de criptografia para computadores portáteis, além disso na mesma época foram firmadas parcerias com empresas como a Kaspersky, SSH e RSA.
Nos anos seguintes, com o crescente aumento de uso da rede de dados, e o volume massivo de vírus sendo distribuídos as empresas nos anos 90, se fez necessário também conscientizar os usuários, uma vez que por mais que existisse a solução de proteção, anexos suspeitos abertos por usuários eram o suficiente para infectar o ambiente corporativo.
Por fim, o texto aborda a evolução tecnológica até o ano 2000, as novas soluções empresariais, estratégias de mercado e os próximos passos da F-Secure para manter sua marca em boa posição no mercado.
(Complemento do Fichamento)
O SaaS é uma ferramenta de segurança extremamente útil, um dispositivo protegido por um software e acessando a rede através de uma VPN com certeza será mais seguro. Entretanto, puxando o foco do texto para o contexto da matéria que estamos, Segurança em computação em nuvem (Cloud Computing), temos outros riscos e ferramentas de segurança a serem associados.
Os benefícios são inegáveis, servidores externos, contratos garantindo redundância, contingência e backups incrementais, menos espaço físico gasto nas empresas com CPDs, entre outros.
Por fim, destaca-se a extrema necessidade da aplicabilidade de controles internos de segurança nesse contexto, uma vez que se tais dados forem comprometidos a empresa pode sofrer danos irreparáveis.

Mais conteúdos dessa disciplina