Buscar

ARTIGO ELIENI TENORIO

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio de Sá
 ARTISTA PLÁSTICA: ELIENI TENÓRIO
 Plastic artist: elieni Tenório
 
 
 Tenório,Elieni;Artista,UFPA;elienitenorio@yahoo.com.br
Artista plástica do Pará
Alunos: Kariny Luíza, Cristiano Sousa,
Ellem Gabriela, André Barata e Jorge Lucas nascimento
 Artigo | Articles
Resumo
A pesquisa tem como centro a artista plástica Elieni Tenório, natural de Mazagão AP, nascida no ano de 1954, atualmente mora em Belém do Pará, cursou extensão em artes plásticas na Universidade Federal do Pará e foi contemplada com uma bolsa de pesquisa experimentação e criação Artística do Instituto de Artes do Pará IAP. Sua inspiração vem desde a sua infância, quando passou a criar suas próprias peças com recursos que encontrava em casa. Sua arte compreende técnicas de desenho, pintura, gravura e suportes não convencionais voltado para o universo feminino.
Palavras chave: Artista plástica. Feminino. Arte Pará. Elieni Tenório
Abstrat:
This research has as center of artist Elieni Tenório, born in Mazagão AP, born in 1954, currently in Belém do Pará, attended an extension in Fine Arts at the Federal University of Pará and was awarded a research and artistic production scholarship from the Instituto de Arts of Para IAP. His inspiration comes from his childhood, when he began to create his pieces with features that were found at home. Her art comprises drawing, painting, printmaking and sports techniques not aimed at the female universe.
Keywords: Plastic artist. Feminine. Art Para. Elieni Tenório
Introdução: 
Elieni expõe em suas obras formas femininas e sensuais apresentando nudez, erotismo e usa o corpo da mulher como um foco central. Sua arte compreende técnicas de desenho, pinturas, gravuras, pontilhismo, simetria, assimetria e suportes não convencionais voltado para o universo feminino. Os trabalhos também apresentam uma característica própria utilizando cores terrosas e vivas com significados que representam e elevam a sensualidade da mulher. A cor vermelha é sua marca, se tornou intensa em suas obras. Objetivo principal é enaltecer mulheres comuns de maneira artística com a visão formada desde sua infância através de suas experiências familiares, quebrando o preconceito da época, e dos dias atuais. Foi homenageada e premiada em diversos lugares dentre eles podemos citar "VI salão de artes Primeiros Passos", CCBEU, Belém-Pa (1997). Participou de exposições coletivas dentre elas "Evidências", na galeria Kunsthaus da cidade alemã de Wiesbaden. Possui obras em acervos do Museu do Estado do Pará (MEP); Museu de Arte de Belém (MABE); Museu Casa da Memória da UNAMA; Fundação Rômulo Maiorana; MABEU; ESTACON; Galeria Elf; Centro Cultural Dragão do Mar (Fortaleza-CE); Espaço Cultural Banco da Amazônia; Museu Casa das Onze Janelas; Instituto de Artes do Pará; Museu da UFPA; Museu de Arte de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira–Portugal); Pinacoteca Municipal de Atibaia (Atibaia–SP); Secretaria de Cultura de Wiesbaden (Wiesbaden–Alemanha); e em acervos particulares. As mulheres presentes nas obras de Elieni Tenório, tem o objetivo de gerar discussões sobre o corpo, na arte e na vida, tendo em vista a condição da mulher na sociedade para a desconstruções de paradigmas. Tenório utilizou várias canções de Chico Buarque como sua fonte de inspiração tornando até mesmo título das suas obras.
O meu objetivo de mostrar não é aquele negócio de ser escrachado, eu digo que a pessoa tá com cabeça poluída, que só vê forma imoral, não é isso que eu quero mostrar; o corpo eu falo sobre, a pele então eu achei interessante fazer, pegar uma meia cor da pele minha que eu usei, como essência, e transformei em uma vagina, e você jura que é, é igual mesmo, então eu comecei a trabalhar. ( TENÓRIO, 01 Nov. 2008)
Figura 1:  Enquanto ele dorme-Alegoria do Feminino
http://elienitenorioartplast.blogspot.com/2009/05/
Figura 2: Linhas, agulhas e molde: arquitetura do ser
http://elienitenorioartplast.blogspot.com/2009/05/
Tabela1
 A artista foca em emoções humanas, em sua obra fala sobre a vida social a dois, através da pintura expondo sentimentos, paixões súbitas, olhares fugidios, traições e adultérios. A mulher sentada a cama, na espera de atenção do seu amado que encontra-se dormindo, remete as mulheres que estão em busca de serem amadas por seus parceiros, esperando ansiosamente, querendo companhia para desfrutar da noite. Essa cena demonstra um mundo cheio de fantasiadas, sexualidade que também fazem parte do cotidiano de muitas mulheres. ‘’Enquanto ele dorme’’ refere-se a uma mulher que se prostitui após ser rejeitada pelo marido, encontra outro jeito para conseguir o que almeja, sai pelas ruas a procura de um rapaz para dançar e atender suas necessidades íntimas, usando seu vestido decotado de cor vermelha, cor bastante utilizada p pela artista para demonstrar paixão e sensualidade.
Enquanto ele dorme é aquele homem que não dá muita atenção pra mulher e a mulher sente vontade de dançar e o homem chega cansado só quer saber de dormir, uma história que também faz parte do nosso cotidiano, porque a gente vê muitos relatos de mulheres, ele dorme e ela sai pra noite, ela se prostitui, porque ela encontra no malandro, amor, carinho... Sabe aquela mulher que busca algo que tá faltando nela pra preencher e ele não tá nem aí pra ela? A foto no quadro é deles dois, porque no início do casamento sempre tem aquele aconchego, aquela coisa toda e depois morre, depois vai morrendo o amor e ele vai... Chega cansado, não procura mais, e ela tá com “fogo” porque ela é dona de casa, então ela sai à noite faz o programa dela e volta pra casa, ele é daqueles que já se acostumou, faz de conta que não vê é aquele homem cego e ele não quer vê
Tabela 2:
Nesta obra, Elieni se expressa através de linhas horizontais, verticais e diagonais fazendo com que os traços virem formas do corpo humano ou objetos de vestuário. Seu imaginário criativo começa com pequenos traços das partes do corpo através de um esboço ou diário inicial e tomam forma ao longo do processo, revelando sentimentos, ideias, sensações. As obras testemunham a sua experiência de vida e utiliza matérias do seu cotidiano, realizadas com bastante autenticidade a obra é composta por moldes, corte e costura, linhas, tecido etc.. 
Figura 3: Erotismo feminino
http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/06/em-belem-erotismo-feminino-e-tema-de-exposicao-em-galeria-de-arte.html
Figura 4: Sobre a pele
http://elienitenorioartplast.blogspot.com/2009/05/
Tabela 3
Conhecida por obras de erotismo, utiliza um ponto de vista fora dos padrões e assim, causando a percepção visual realista. Suas ideias demonstram sem receio de expor sensualidade e sexualidade, e assim, subvertendo a imagem tradicional da mulher submissa e promovendo uma discussão sobre preconceito e desigualdade imposta pela sociedade. A nudez, a cor da pele e o uso das cores tornam a obra ousada e diferente das anteriores, que faziam uso de moldes, linhas, costuras etc... Elieni traz um toque de modernidade, inovação e criatividade, demonstra uma intimidade entre o casal, fazendo com que o espectador tenha interpretações sem pudores.
(TENÓRIO, Eliene, Sou muito polêmica mesmo, estou acostumada com críticas e até gosto delas. Minha obra fala não só da minha vivência, mas a de muitas mulheres. É preciso retirar a imagem da mulher como objeto e apresentar o lado bonito e sensual que toda mulher tem)
Tabela 4:
Com o tom da cor de pele, sua técnica consiste em imitar partes do corpo no intuito de descontruir o corpo e assim, trazendo discussões sobre corporalidade. No projeto, éutilizado couro, sobreposições, cortes, costura insinuando volumes e partes do corpo que desenvolver prazer. Com a aparência de roupas, não servem para vestir e sim para ser identificada como uma segunda pele. Elieni obteve essa ideia após uma viagem para Alemanha, após se deparar com um soldado romano usando um tapa-sexo, inicio seu projeto tendo em vista o vestuário.
Ainda tinha umas duas semanas que tinha que me apresentar lá no dia do seminário. Aí um alemão disse: - “Olha teve uma colecionadora que comprou uma obra sua e lhe mandou um presente”. Quando eu olhei o presente, eu disse: - Deus! Olha onde é que tá o que eu queria! Então de lá do Mosteiro eu já vinha com meus desenhos, mas do tapa-sexo, o lado masculino, o do feminino eu ainda não tinha uma direção certa. Então eu procurei papel e comecei meus desenhos.

Continue navegando