Buscar

APOL 1 E 2 Aspectos Socio-historicos da Educação fisica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Considere o extrato de texto a seguir:
“Tal dimensão [relacionada ao passado longínquo] é claramente perceptível, por exemplo, na criação dos Jogos Olímpicos modernos (1896), que teriam recuperado uma idealizada concepção de atividades físicas na Grécia Antiga [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, V. A.; FORTES, R. História do Esporte: panorama e perspectivas. Fronteiras, Dourados, v. 12, n. 22, p. 11-35, jul./dez. 2010. p. 13.
 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre a referência antiga dos Jogos Olímpicos na Grécia, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Era o único evento promovido em uma polis.
	
	B
	Constituía-se como um evento sem relação com deuses.
	
	C
	Foi chamado de Jogos Nemeus ou Ístmicos.
	
	D
	Realizava-se em Atenas para homenagear Hera.
	
	E
	Homenageava o deus grego mais poderoso: Zeus.
Você acertou!
“Primeiramente, quando falamos em jogos na Grécia, já nos lembramos dos Jogos Olímpicos. Realmente, esse evento era o mais conhecido e importante da época, pois homenageava o deus mais poderoso do panteão grego: Zeus. O evento era realizado em uma cidade muito pequena, chamada Olímpia, concebida praticamente como um santuário — afinal, como as pólis tinham várias querelas e frequentemente guerreavam entre si, era preciso escolher um local considerado relativamente neutro. Alguns dos outros eventos realizados nas pólis eram os seguintes: Jogos Nemeus (Nemeia); Jogos Ístmicos (Corinto); Jogos Apolíneos (Delfos); Jogos Panatenaicos (Atenas); e Jogos Heraicos (também em Olímpia — dedicados exclusivamente às mulheres).” (livro-base, p. 72).
Questão 2/5 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Atente para a seguinte afirmação:
“Percebemos que, ao afirmar que não existia produção relacionada com a História da Educação Física no Brasil, ele pretende estabelecer a sua obra como a pioneira na área, [...] ao afirmar que as fontes utilizadas eram as mais precisas e confiáveis para a construção do pensamento histórico da Educação Física brasileira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, A. S. F.; SCHNEIDER, O.; SANTOS, W.; FERREIRA NETO, Amarílio. Inezil Penna Marinho: operações historiográficas na educação física (1940-1958). Movimento, v. 21, n. 2, p. 291-302, 2015. p. 294.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre as possíveis divisões na classificação das fontes históricas, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
1. Fontes primárias e secundárias
2. Documento, imaterial e monumento
3. Voluntárias e involuntárias
4. Escritas e não escrita
5. Documentos governamentais
( ) Dividem-se em ultrasecreto, secreto, reservado e ostensivo.
( ) Se as informações estão ou não em formato escrito.
( ) Se foram criadas com o objetivo de preservação ou não.
( ) De acordo com a forma em que é possível acessar a fonte.
( ) Se são ou não diretamente relacionadas ao assunto pesquisado. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	5 – 2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	D
	2 – 1 – 5 – 4 – 3
	
	E
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
Você acertou!
A sequência correta é: 5 – 4 – 3 – 2 – 1. Segundo o livro-base: “[5] Título: Ultrassecreto [...]Secreto [...] Reservado [...] Ostensivo [...] [1] As fontes primárias são aquelas diretamente relacionadas ao assunto pesquisado, enquanto as secundárias dizem respeito a um assunto em comum. [...] [2] Uma delas propõe as categorias documento (qualquer material escrito), imaterial (fontes preservadas por meio de algum recurso tecnológico, como pinturas e fotografias) e monumento (objetos que foram preservados com o passar dos anos — de sítios arqueológicos a uma simples moeda). [3] Outra proposta divide as fontes em voluntárias (criadas já com o objetivo de preservação — como documentos, diários e fotografias) e involuntárias (objetos que tinham outro fim quando foram criados — como bolas, roupas e armas). [4] Outra classificação, um pouco mais simples, divide as fontes em escritas e não escritas [...].”  (livro-base, p. 43-5).
Questão 3/5 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Considere o trecho de texto a seguir:
“O corpo é tematizado pela Religião, pela Filosofia, pela Ciência, pela Educação e pela Arte, fazendo-se presente, de diversas formas, no pensamento e na cultura de um modo geral.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NÓBREGA, T. P. Agenciamentos do corpo na sociedade contemporânea: uma abordagem estética do conhecimento da Educação Física. Motrivivência, n. 16, p. 1-11, 2001. p. 1.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre o ideal de estética para o filósofo Kant, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Esse ideal é parte do domínio da lógica.
	
	B
	É baseado no conhecimento puro.
	
	C
	Possui uma forte tendência à subjetividade.
Você acertou!
“O ideal de estética, como acentuado pelo autor, não faz parte do domínio da lógica, portanto não é conhecimento puro (do mundo apenas das ideias), tampouco de aplicação universal (um conceito totalizante). Assim, tendo em conta essa forte tendência à subjetividade, sempre que tratarmos de estética, devemos lembrar que ela é definida por uma ótica típica [...]” (livro-base, p. 203).
	
	D
	A aplicação desse ideal é universal.
	
	E
	Caracteriza-se como conceito totalizante.
Questão 4/5 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o excerto de texto:
“A quinta e atual fase (a partir da década de 1990), portanto, é marcada por uma maior sistematização e institucionalização dos estudos e pela configuração mais clara da História do Esporte como um campo de investigação.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, V. A.; FORTES, R. História do Esporte: panorama e perspectivas. Fronteiras, Dourados, v. 12, n. 22, p. 11-35, jul./dez. 2010. p. 20.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre a razão para o uso prolongado de obras das décadas de 1920 a 1940 na disciplina de História da Educação Física até os anos 1990, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O conceito de história se mantém o mesmo no decorrer do tempo.
	
	B
	Essas obras foram utilizadas em razão da necessidade de reforçar a história europeia da ginástica.
	
	C
	Foram utilizadas pela relevância crítica dos livros, que promovia reflexões e questionamentos.
	
	D
	Essas obras favoreciam um modele de história acrítica e factual durante a ditadura.
Você acertou!
“A explicação para o uso prolongado, sem ao menos passar por restrições críticas ou atualizações, tinha um motivo contextual. Como o sistema político vigente na época era uma ditadura de ordem militar, as diretrizes de ensino em todos os níveis forçavam o uso de um modelo de história acrítica e factual, centrado apenas na descrição de feitos, datas, nomes e símbolos iconográficos que, convenientemente, acentuavam o crescimento (muitas vezes, fantasioso) do país” (livro-base, p. 31-2).
	
	E
	Tais obras iam contra aquilo que estava sendo pregado pelos governos da época.
Questão 5/5 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Atente para a seguinte afirmação:
“Embora as obras desse momento [década de 1980] tenham significado uma importante mudança de enfoque, problemas anteriores persistem, além de um novo ter emergido (ou reaparecido): metodologicamente as obras são mais confusas e incompletas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: MELO, V. A.; FORTES, R. História do Esporte: panorama e perspectivas. Fronteiras, Dourados, v. 12, n. 22, p. 11-35, jul./dez. 2010. p. 20.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre as obras relacionadas à história da Educação Física no Brasil a partir de 1990, após o período de ditadura militar, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	As obras destacavam os feitos dos militares brasileiros.
	
	B
	Tinham um viés crítico em relação ao esporte e à Educação Física.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta, pois “[...] o professor Lino Castellani Filho, havia lançado, alguns anos antes, um livro específico sobre a história da área: ‘Educação física no Brasil: a história que não se conta’ [...] influenciado pela obra ‘A educação física cuida do corpo... ‘e mente’’, [...] — que representou um marco no rompimento do paradigma em vigência — [...]. Como primeira obra de impacto a tratar da história da educação física após a queda do regime militar, o livro de Castellani Filho foi praticamente o único usado nos cursos de graduação em Educação Física durante os anos de 1990. Aliás, alguns professores recém-formados, empolgados com as conclusões do autor — principalmente por conta do tom crítico dado ao esporte (que, supostamente, havia sido usado pelos militares com a finalidade de alienar o povo) - acabaram dando um foco predominantemente teórico às suas aulas [...]” (livro-base, p. 33-34). As demais alternativas tratam de abordagens de outros períodos da história dessa área.
	
	C
	Reforçavam a memorização de nomes e datas.
	
	D
	Enfatizavam a história antiga de gregos e romanos.
	
	E
	Visavam apresentar a história da ginástica na Europa.
Questão 1/5 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Atente para a seguinte citação:
 “Inserida em um contexto complexo, que expressa uma diversidade de entendimentos sobre as funções da escola e sobre a formação de professores, nem sempre convergentes, a configuração da EF [Educação Física] é influenciada pelos movimentos sócio-históricos, pelo desenvolvimento das ciências e da tecnologia e pelos interesses dos Estados.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORRÊA, Jonathan Terra; TAUCHEN, Gionara. Formação docente em Educação Física escolar. Revista Didática Sistêmica, v. 15, n. esp., p. 135-149, 2015. p. 136.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre a intenção no uso da Educação Física para as finalidades higienistas, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Visava estabelecer o exército mais forte do mundo.
	
	B
	Incluía tornar os operários aptos ao trabalho nas fábricas.
“Nessa época, a disciplina de Educação Física era utilizada como forma de ajudar no controle do corpo, que deveria tornar-se saudável, robusto e harmonioso. Além disso, [...], havia o interesse das elites nacionais de que os operários se tornassem cada vez mais aptos às grandes cargas de trabalho nas fábricas.” (livro-base, p. 105).
	
	C
	Preparava atletas para representar o Brasil em eventos.
	
	D
	Buscava selecionar os mais fortes para a política.
	
	E
	Preparava o físico das mulheres para trabalhos exigentes.
Questão 2/5 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia a passagem de texto a seguir:
“Na década de 70, a Educação Física ganhou, mais uma vez, funções importantes para a manutenção da ordem e do progresso. O governo militar investiu na Educação Física [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Rubens Rodrigues. História da Educação Física: algumas pontuações. Pesquiseduca, v. 7, n. 13, p. 246-257, jan./jun. 2015. p. 250.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre características da disciplina de Educação Física durante a ditadura militar, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Tornou-se uma disciplina optativa nos níveis de ensino.
	
	B
	A formação de professores foi relegada.
	
	C
	Enfatizava somente a prática de brincadeiras.
	
	D
	Preocupava-se com o caráter inclusivo dos alunos.
	
	E
	Priorizava a prática pela prática do esporte.
Você acertou!
“Apesar dos problemas provenientes do período militar, houve alguns pontos positivos para a disciplina de Educação Física, como sua regulamentação em todos os níveis de ensino e a preocupação com a formação dos professores. Entretanto, ao mesmo tempo, a disciplina ficou atrelada quase exclusivamente à prática de esportes. Disseminava-se a ideia de prática pela prática, o que, consequentemente, gerava uma clara divisão entre alunos aptos e não aptos, habilidosos e não habilidosos.” (livro-base, p. 121).
Questão 3/5 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o extrato de texto a seguir:
“As ciências sociais também elaboraram um certo saber sobre o corpo, interpretando a realidade social sob diferentes aspectos. O corpo nas análises sociológicas apresenta não só aspectos de conformidade, mas também de transgressão da ordem vigente.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NÓBREGA, T. P. Agenciamentos do corpo na sociedade contemporânea: uma abordagem estética do conhecimento da Educação Física. Motrivivência, n. 16, p. 1-11, 2001. p. 7.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre o ideal renascentista de corpo, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A nudez nunca era retratada.
	
	B
	Havia grandes coações ao corpo.
	
	C
	Retomou o modelo greco-romano.
Você acertou!
“[...] a liberdade fomentada pelas famílias nobres detentoras do poder nessas cidades permitiu que um novo ideal de corpo emergisse. O modelo era novamente o greco-romano. [...] as presenças da nudez, do despudor, da graciosidade, enfim, da beleza —seguindo os parâmetros estéticos definidos séculos antes, durante a soberania da cultura greco-romana. [...] Vênus [...] aparece nua e sensual na imensa tela de Botticelli, ou seja, o próprio corpo volta a aparecer com mais liberdade, sem as típicas coações medievais.” (livro-base, p. 209-10).
	
	D
	Manteve padrões da Idade Média.
	
	E
	As determinações da igreja imperavam.
Questão 4/5 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o extrato de texto a seguir:
“[...] o uso do termo esporte na linguagem comum variou entre todas as atividades humanas que ‘não eram sérias’ no século XII, [...] até a instauração do entendimento tácito recente que o confina entre as atividades físicas competitivas, inaugurado por Johan Huizinga no livro Homo ludens.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, B. S. Altius, citius, fortius... Ditius? Lógicas e estratégias do Comitê Olímpico Internacional, Comitê de Candidatura e governo brasileiro na candidatura e escolha dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Tese (Doutorado em Educação Física). 321 f. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. p. 62.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre as características presentes nos jogos, é correto afirmar que:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Os jogos incluem um misto de tensão e alegria.
Você acertou!
“Esse misto de tensão e alegria parece ser a característica mais presente nos jogos, haja vista que a sensação de compromisso com as regras e a vontade de vencer somam-se ao entendimento de que a seriedade do momento se constitui em uma escolha. Esse estresse não obrigatório escapa da lógica que guia as tensões cotidianas, mas isso não significa que os ganhos nesses jogos não sejam reais [...]” (livro-base, p. 135).
	
	B
Nos jogos, nega-se o compromisso com as regras.
	
	C
	Nos jogos, a vontade de vencer não é relevante.
	
	D
	Nos jogos, destaca-se a total ausência de seriedade.
	
	E
	Os ganhos nos jogos nunca são reais.
Questão 5/5 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o trecho de texto a seguir:
“O habitus nobre [...] motivou a viagem de Coubertin para a Inglaterra para compreender o sistema educacional daquele país, sendo uma etapa de sua intenção de propor uma reforma educacional na França.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, B. S. Altius, citius, fortius... Ditius? Lógicas e estratégias do Comitê Olímpico Internacional, Comitê de Candidatura e governo brasileiro na candidatura e escolha dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Tese (Doutorado em Educação Física). 321 f. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. p. 66.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre a participação de Pierre de Frédy (Barão de Coubertin) na organização os Jogos Olímpicos na era moderna, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Ele defendia o equilíbrio entre corpo e mente através da atividade física.
Você acertou!
“Pierre de Frédy (1863-1937), mais conhecido como Barão de Coubertin, foi um pedagogo e historiador francês que restabeleceu os Jogos Olímpicos na Era Moderna a fim de resgatar os aspectos pedagógicos desses jogos. Ele defendia que eventos grandiosos, capazes de reunir pessoas de várias nacionalidades, além de proporcionarem um equilíbrio entre corpo e mente por meio da atividade física, poderiam propagar a convivência leal e benéfica. [...], as iniciativas anteriores permitem afirmar que Pierre de Coubertin não foi exatamente o primeiro a tentar reviver os Jogos Olímpicos antigos na Era Moderna. O próprio barão admitiu ter sido influenciado pelas ideias de Brookes ao visitá-lo na Inglaterra. No entanto, depois de começar, na década de 1890, a proferir palestras e recrutar voluntários no intuito de reativar os Jogos Olímpicos, ele tomou para si todas essas ideias. [...] Novamente, o barão deixou circular a versão de que ele havia proposto a ideia de Atenas como sede, sendo que ele mesmo esperava a realização em Paris [...]” (livro-base, p. 172-3).
	
	B
	Era contrário à participação de pessoas de diferentes países nas competições.
	
	C
	Foi o primeiro a tentar reviver os Jogos Olímpicos antigos na era moderna.
	
	D
	Ele sempre defendeu que o evento fosse realizado na cidade de Roma.
	
	E
	O Barão de Coubertin nunca tomou para si a ideia de reviver os jogos antigos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando