Buscar

Anatomorfofisiologia do Sistema digestório, endócrino, urinário e reprodutor (17493)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	O sistema digestório humano compreende uma diversidade de órgãos tubulares, os quais possuem como funções principais a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes, necessários para a manutenção dos processos vitais. Com base nos órgãos que constituem o trato gastrointestinal, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência percorrida pelo alimento ao ingressar no organismo:
	 a)
	Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, ânus.
	 b)
	Faringe, esôfago, intestino delgado, estômago, intestino grosso, ânus.
	 c)
	Boca, esôfago, faringe, estômago, intestino delgado, intestino grosso, ânus.
	 d)
	Esôfago, faringe, estômago, intestino grosso, intestino delgado, ânus.
	2.
	O estômago é a ampliação do trato gastrointestinal e se localiza na parte superior da cavidade abdominal, abaixo do diafragma. Quando não há alimento no estômago, a mucosa reveste as grandes pregas chamadas rugas, que são visíveis a olho nu. Conforme o alimento chega ao estômago, as rugas ficam mais suaves e desaparecem. Acerca do estômago, analise as sentenças a seguir:
I- As células da mucosa gástrica produzem um muco que protege a parede estomacal dos efeitos do ácido clorídrico. 
II- É somente no estômago que ocorre a digestão do amido pela ação da enzima amilase.
III- A enzima pepsina, produzida na forma inativa de pepsinogênio, torna-se ativa pela ação do HCl, dando início à digestão de proteínas.
IV- Ao chegar ao estômago, o bolo alimentar sofre a ação do suco gástrico, constituído por ácido clorídrico (HCl).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	O ciclo menstrual nada mais é do que um processo cíclico decorrente da secreção alternada de quatro principais hormônios: estrógeno e progesterona, Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH). A compreensão do ciclo menstrual possui extrema importância, pois é o principal responsável por modificações da fisiologia feminina, que podem afetar algumas respostas morfofuncionais.
Observe o gráfico anexo, em que estão representadas as variações das taxas hormonais durante o ciclo menstrual, as curvas 1 e 2 correspondem, respectivamente:
FONTE: TEIXEIRA et al. Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 18(6), 361-364, 2012.
	
	 a)
	Ao hormônio folículo estimulante (FSH) e ao hormônio luteinizante (LH); a seta indica a menstruação.
	 b)
	Ao hormônio estrógeno e ao hormônio progesterona, respectivamente; a seta indica a menstruação.
	 c)
	Ao hormônio estrógeno e ao hormônio progesterona, respectivamente; a seta indica a ovulação.
	 d)
	Ao hormônio luteinizante (LH) e ao hormônio folículo estimulante (FSH); a seta indica a ovulação.
	4.
	Os rins são órgãos que fazem parte do sistema excretor e auxiliam a regular a composição e o volume do sangue e remove seus resíduos na forma de urina. Dentro dos rins, estão os néfrons, unidades filtradoras que estão representadas na imagem anexa. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A cápsula de Bowman, também conhecida como cápsula renal, é responsável pela filtração do sangue. 
II- No túbulo proximal ocorre a reabsorção de nutrientes como glicose, vitaminas, sais minerais através do transporte ativo. 
III- Na alça de Henle, especificamente no ramo descendente, ocorre a secreção do excesso de água e sais minerais e dos produtos nitrogenados, como ureia. 
IV- A partir do ducto coletor, a urina é conduzida para a pelve renal e para o ureter, que a conduz até a bexiga urinária, que tem capacidade de armazená-la. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RIZZO, Donald C. Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
FONTE DA IMAGEM: https://www.infoescola.com/anatomia-humana/nefron/. Acesso em: 10 out. 2019.
	
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	Os desreguladores endócrinos (DEs) são substâncias e compostos químicos que interferem em glândulas como pâncreas, tireoide, hipófise, suprarrenais, ovários e testículos. Essas glândulas são responsáveis pelo controle do metabolismo, funções reprodutivas, funcionamento do sistema nervoso, crescimento e outros processos do organismo humano. Os desreguladores endócrinos existem no meio ambiente e são capazes de interferir no sistema endócrino, aumentando ou diminuindo o processo de produção e ação dos hormônios. Um estudo com camundongos expostos à poluição atmosférica de São Paulo mostrou que essas substâncias estão até no ar, alterando o sistema reprodutivo do animal. Com relação ao controle das secreções do sistema endócrino, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://jornal.usp.br/atualidades/cientistas-alertam-para-contaminacao-por-desreguladores-endocrinos/. Acesso em: 18 out. 2019.
	 a)
	A hipófise é o órgão responsável pelo controle de todas as glândulas do sistema endócrino, através da liberação do hormônio calcitonina.
	 b)
	O controle do sistema endócrino se dá a partir do sistema nervoso, o qual libera estímulos físicos, que sinalizam a inibição ou liberação de determinado hormônio.
	 c)
	A liberação dos hormônios pelas glândulas endócrinas é regulada através de um sistema chamado de retroalimentação ou feedback.
	 d)
	Os desreguladores endócrinos são as substâncias capazes de controlar todas as secreções endócrinas do nosso organismo.
	6.
	Tanto o sistema nervoso quanto o endócrino diferem dos demais sistemas corporais, pois, ambos não são compartimentados ou localizados em um segmento anatômico específico do corpo, mas suas estruturas estão distribuídas ao longo de vários segmentos. A similaridade entre os dois sistemas não está relacionada apenas na topografia anatômica, mas sim, em componentes, devido ao fato de ambos compartilharem estruturas anatômicas e mecanismos fisiológicos para um único objetivo: manter as condições constantes do meio interno do organismo, a homeostase. Com relação a essa ação entre os dois sistemas, analise as sentenças a seguir:
I- Tanto o  sistema  nervoso  como o  sistema endócrino são regulados por uma glândula, denominada de hipófise.
II- O hipotálamo tem ação integradora dos dois sistemas, influenciando tanto as funções neurais quanto as funções endócrinas.
III- A ação do sistema nervoso é mediada por impulsos nervosos chamados de sinapses, enquanto o sistema endócrino atua por meio de sinais químicos oriundo dos hormônios.  
IV- O sistema endócrino induz respostas mais rápidas que o sistema nervoso, uma vez que os hormônios só agem quando encontram células-alvo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	O sistema nervoso e o endócrino representam os principais mecanismos de comunicação e coordenação do corpo. O nervoso se comunica por impulsos nervosos enquanto que no endócrino a comunicação se dá através de substâncias denominadas hormônios. Com relação aos hormônios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Calcitonina.
II- Paratormônio.
III- Insulina.
IV- Epinefrina.
(    ) Secretado pelas adrenais, é também chamado de adrenalina. Participam da resposta ao estresse, elevando a sudorese, a frequência cardíaca e a pressão arterial.
(    ) Secretado pelas células beta das ilhotas de Langerhans do pâncreas. Diminui os níveis de glicose no sangue.
(    ) Secretado pelas paratireoides. É responsável por aumentar a concentração de cálcio no sangue através da
reabsorção óssea, além de estimular a absorção do cálcio, proveniente do alimento, pelos rins e intestinos.
(    ) Secretado pela tireoide. Favorece a formação do osso, diminuindo os níveis de cálcio circulante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - IV - I.
	 b)
	III - IV - I - II.
	 c)
	IV - III - II - I.
	 d)
	I - IV - II - III.
	8.
	Alguns tipos de plásticos, como os policarbonatos, podem conter uma substância denominada bisfenol A (BPA), sintetizada pela primeira vez em 1891 e produzida hoje em larga escala pela indústria química global. A substância, encontrada no ambiente, causa preocupação e tem sido bastante estudada por ter mostrado potencial impacto sobre a saúde humana em experimentos de laboratório. Uma pesquisa recente feita com ratos, por exemplo, mostrou que a exposição materna a bisfenol A durante a gravidez e logo após o parto afeta negativamente a espermatogênese (processo fisiológico que resulta na produção de espermatozoides) da prole quando adultos. Com relação à espermatogênese, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As células germinativas do sistema reprodutor masculino são chamadas de espermatogônias e estão localizadas na periferia dos túbulos seminíferos.
(    ) É denominada de espermatogênese o processo de diferenciação e formação dos gametas reprodutores femininos.
(    ) As espermatogônias são células que possuem metade do número de cromossomos (n), e através de diversas mitoses, darão origem às espermátides (2n).
(    ) A espermatogênese, formação dos gametas masculinos, é um processo que inicia somente na puberdade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	A digestão química ocorre através de diversas secreções contendo diferentes enzimas que hidrolisam as macromoléculas do alimento, como as proteínas, os carboidratos e os lipídios, em moléculas menores, passíveis de serem absorvidas através das membranas das células do trato gastrointestinal. Com relação às enzimas do suco pancreático, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Proteases.
II- Amilase pancreática.
III- Lipase.
IV- Nucleases. 
(    ) Atuam sobre os ácidos nucleicos, transformando-os em nucleotídeos.
(    ) Age sobre os lipídeos, transformando-os em ácidos graxos e glicerol
(    ) Agem sobre as proteínas, ainda não digeridas, transformando-as em partículas menores.
(    ) Age sobre o amido, transformando-o em maltose. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - III - II.
	 b)
	IV - III- I - II.
	 c)
	III - II - IV - I.
	 d)
	II - IV - III - I.
	10.
	A tireoidite crônica, também conhecida como síndrome de Hashimoto, é uma doença causada por uma reação do sistema imunológico à glândula da tireoide. É quando o organismo produz anticorpos que atacam a tireoide. Com isso, pode ocorrer uma diminuição da função da glândula, o chamado hipotireoidismo, muitas vezes acompanhado de aumento de peso, cansaço, unhas quebradiças e pele ressecada. Com relação à glândula tireoide, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://jornal.usp.br/atualidades/doenca-da-tireoide-sindrome-de-hashimoto-pode-ser-controlada/. Acesso em: 18 out. 2019.
	 a)
	A glândula tireoide é responsável pela secreção dos hormônios Leptina e Adiponectina, os quais estão relacionados à regulação da quantidade de sais e água no sangue.
	 b)
	A glândula tireoide é responsável pela secreção dos hormônios Prolactina e Tireotrofina (TSH), os quais estão relacionados com o desenvolvimento e crescimento muscular.
	 c)
	A glândula tireoide é responsável pela secreção dos hormônios Tri-hidrotironina (T3) e tiroxina (T4), os quais estão relacionados com o metabolismo energético do corpo.
	 d)
	A glândula tireoide é responsável pela secreção dos hormônios Estrogênio e Progesterona, os quais estão relacionados à produção de hormônios sexuais masculinos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais