Buscar

Atividade Contextualizada - LIBRAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade Contextualizada, LÍBRAS
Aluno: Jonas Fagner da Silva
Guarulhos
2019
Carolina é professora de um aluno surdo, Fernando, que tem 11 anos e está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e frequenta uma escola pública que não possui o intérprete de Libras em seu quadro de funcionários. Fernando começou a ter contato com a Libras na escola, ainda na educação infantil, aos 6 anos e não é oralizado. Em relação à Língua Portuguesa, encontra muitas dificuldades, mas escreve algumas frases e entende poucas regras gramaticais.
 
Após a leitura do texto acima e entendendo as questões relacionadas à Educação de Surdos, especificamente o bilinguismo vigente como política pública brasileira, você deverá responder aos seguintes questionamentos:
Como a professora Carolina poderia ajudar no processo de ensino-aprendizagem de Fernando?
Quais tipos de materiais podem ser utilizados?
Quais orientações ela pode fornecer á gestão e a família de Fernando?
Sua Produção Textual sobre a Atividade.
	Para ajudar no ensino-aprendizagem do aluno, um dos passos a ser dado pela professora deverá ser colocar em pratica o conhecimento que adquiriu em sua formação e se necessário buscar uma capacitação em Libras, em seguida, identificar o que o Fernando conhece de Libras já que ele tem esse contato desde os 06 anos, identificando as frases, ou seja, o que ele já conhece, desta forma tornando fácil a comunicação, o diálogo, a interação entre os dois. E ensinar a língua portuguesa escrita e libras para toda a turma. Será interessante se ela passar ao aluno através de libras, pois tentar oralizar, poderá prejudicar o desenvolvimento da criança surda. Uma outra forma de também ajudar, será perguntar a ele como poderá ajuda-lo, e manter pedir auxilio aos pais dele para que o processo seja facilitado para todos
	O aluno surdo necessita essencialmente dos estímulos visuais e sensoriais que independem do som. O professor deve buscar alternativas lúdicas, que utilizem principalmente o campo visual para introduzir o conteúdo de forma divertida e que entretenha igualmente a todos. Portanto a professora poderá usar: materiais escritos, gravuras, livros ilustrativos, letras móveis, leitura, fará com que ele observe detalhes da escrita e das ilustrações. Vale ressaltar que se o aluno se sentar na frente, facilitará sua aprendizagem. Vale destacar que, o uso dos recursos visuais ajudará também aos alunos ouvintes, e tornará as aulas mais prazerosas, mais atraentes.
	Vale destacar que mesmo que os resultados obtidos não sejam iguais aos dos alunos ouvintes, o Fernando precisa participar de todas as aulas, trabalhos em grupo. E é de fundamental importância que ele receba apoio da gestão escolar e principalmente de seus pais, pois é de fundamental importância. 
	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/o-processo-ensino-aprendizagem-inclusao-aluno-surdo-no-ensino-regular.htm
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/surdez-papel-da-escola-e-do-professor/41315
http://playtable.com.br/blog/tenho-um-aluno-surdo-e-agora

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando