Logo Passei Direto
Buscar

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL PROVA 4

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Durante a apresentação de um noticiário, foi dada a seguinte notícia: "Uma recente pesquisa sobre câncer de próstata identificou que o tratamento precoce da doença poderia evitar o número de mortes entre os homens. O câncer de próstata costuma ser identificado muito tardiamente, porque grande parte dos homens vão ao médico somente quando são obrigados pelas esposas ou pelas mães. Mas a boa notícia é que um grande número de homens perdeu, nos últimos anos, o preconceito: as consultas aos médicos aumentaram em mais de 30%." Tomando como referência as regras de concordância verbal e também o trecho lido, analise as asserções a seguir.
Está correto o que se afirma:
I – A forma “vão” deveria estar no singular, uma vez que a regra é clara em relação à concordância com expressões partitivas: o verbo fica no singular.
II – A forma “vão” está correta, pois, neste caso, a concordância se faz com a palavra “homens”.
III – Em “um grande número de homens perdeu” o verbo ‘perdeu’ está fazendo concordância com a palavra ‘número’.
IV – Há uma impropriedade em “as consultas aos médicos aumentaram em mais de 30%”, pois o verbo deveria aparecer no singular.
a. em III e IV.
b. em II e III.
c. em II e IV.
d. em I e II.
e. apenas em IV.

As regras que orientam a acentuação gráfica das palavras foram estabelecidas em 1943 e passaram por algumas pequenas alterações em 1971. Depois, em 1990, o atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa apresentou novas mudanças, fixando, assim, as regras que estão em vigor.
Considerando a afirmação dada e os seus conhecimentos adquiridos, está correto o que se afirma:
I – Levam acento agudo os monossílabos “já”, “lá” e “vás”.
II – Levam acento agudo ou circunflexo os paroxítonos terminados em -i, -is, -us, como “júri”, “cáqui”, “bônus” e “vírus”.
III – Não levam acento agudo ou circunflexo proparoxítonos como “catedra” e “solido”.
IV – Não levam acento circunflexo as formas verbais “cre”, “de”, “le” e “ve”.
a. Apenas em III e IV.
b. Todas estão corretas.
c. Apenas I.
d. Apenas em I e II.
e. Apenas em II e III.

Em 2015, o cantor Caetano Veloso reclamou de um desvio da norma cometido em uma das postagens das suas redes sociais oficiais, que são alimentadas pela sua equipe de comunicação. Veja: Ele disse: “[...] Homenagem à Bituca. Não há crase (...), o ‘a’ é apenas a preposição nesse caso. Bituca é o apelido de Milton Nascimento. Não é uma mulher, não é um nome em que se pode usar o artigo feminino antes”. A questão apontada no trecho é bastante corriqueira, uma vez que frequentemente encontramos equívocos envolvendo problemas com o mau uso da indicação da crase.
Há desvio quanto ao emprego da crase:
I. A trilha pela mata vai até à cachoeira.
II. Dedicou-se à atividades profissionais.
III. À noite, ele saiu de casa.
IV. Fumar é prejudicial à saúde.
V. Ele deixou o barco e foi à terra.
a. em II e IV.
b. Todas empregam corretamente.
c. em II e V.
d. em I e II.
e. apenas em I.

A paráfrase permite construir um texto a partir de outro. No entanto, este recurso não pode alterar a ideia original do texto parafraseado, nem mesmo opor-se ao que está sendo apresentado ao leitor. Considerando esta informação, os seus conhecimentos adquiridos e os excertos lidos, analise as proposições a seguir.
Está correto o que se afirma:
I – O excerto “B” é uma paráfrase do excerto “A”, a qual objetivou-se explicar o conceito em outras palavras, sem alterar as ideias originais.
II – O excerto “B” é uma paráfrase que sugere um novo enfoque em relação ao trecho original, ou seja, em “B”, vemos a modificação do conceito explicado em “A”.
III – Não poderíamos usar o recurso exemplificado no excerto “B” em textos acadêmicos, somente a citação direta do autor, como se vê em “A”.
IV – Tanto em “A” quanto em “B”, temos exemplos de paráfrases criativas.
a. apenas em II e IV.
b. apenas em I.
c. apenas em III.
d. apenas em II.
e. apenas em IV.

Veja o verbete a seguir: Agradecer (v.) Mostrar-se grato a: Iniciou o discurso agradecendo a presença de todos; Feliz, agradeceu à mãe o presente.
Considerando a leitura do verbete e do excerto, assinale a opção correta.
a. No trecho, há uma incorreção quanto à regência verbal, visto que o verbo “agradecer” é transitivo indireto.
b. O verbo “agradecer” é intransitivo, logo, o seu complemento não é acompanhado por uma preposição.
c. O verbo “agradecer” tem a regência optativa, uma vez que apresenta dois significados distintos.
d. No trecho, o verbo está em seu sentido de atribuir, portanto, a aplicação está de acordo com as regras norteadas pela regência verbal.
e. O verbo “agradecer” é transitivo direto, logo, o sentido com que foi empregado no trecho está adequado.

Para que um texto tenha qualidade e seja legitimado, é importante usarmos diferentes recursos presentes na produção textual.
Considerando os seus conhecimentos, assim como o trecho enunciado, assinale a opção correta.
a. Escrever requer apenas o domínio da norma culta e da seleção de palavras.
b. Na produção textual, para atingirmos a qualidade necessária, valemo-nos de recursos exclusivos da norma culta.
c. Os recursos que estão disponíveis para a produção textual de qualidade são apenas o uso da gramática e a prática.
d. Na escrita, o que nos fornece subsídios para criar um bom texto é o uso da criatividade.
e. A escrita se torna produtiva quando usamos, entre outros recursos, a paráfrase, que nos permite o desdobrando da ideia original de um texto.

Leia um suposto anúncio de uma agência de viagens: “Prefira nossas praias ensolaradas ao frio congelante de outros países.” Sabemos que o emprego da regência verbal, em quaisquer que sejam os enunciados, deve ser orientado pelas regras previamente definidas pela norma culta da língua. Considerando os seus conhecimentos adquiridos e o trecho lido, assinale a opção correta.
a. O verbo preferir é regido pela preposição “por” e não pela preposição “a”, como está no enunciado.
b. No enunciado, segundo a norma culta padrão, a construção do verbo “preferir” está adequada, visto que “quem prefere, prefere algo a alguma coisa”. Logo, o verbo é transitivo direto e indireto.
c. A construção do verbo está inadequada, pois quem prefere, prefere alguma coisa e não a outra, ou seja, o verbo “preferir” não apresenta duas transitividades.
d. De acordo com os padrões normativos da língua culta, o verbo “preferir” somente pode ser empregado em seu sentido transitivo indireto, então, o adequado seria “preferir a alguma coisa, a outra coisa”.
e. O verbo “preferir” é intransitivo, assim, o emprego no trecho está fora dos padrões normativos.

Leia o trecho a seguir. “Na construção lógica do trabalho, desenvolve-se a competência que une a habilidade de articular e de redigir de forma coerente as ideias a partir das hipóteses do projeto original. Ele deve ter, portanto, três grandes partes. A introdução deve conter os objetivos do trabalho, as intenções do autor, o tema e o problema a ser resolvido, os recursos e procedimentos utilizados, os referenciais teóricos. O desenvolvimento é o corpo do trabalho com as explicações, discussões, demonstrações em que se desenvolve a argumentação. A conclusão é a síntese do trabalho com o posicionamento do autor e os resultados obtidos. O trabalho deverá ser redigido na 3ª pessoa ou no impessoal e não na 1ª pessoa. A impessoalidade garante a objetividade do texto e expressões como ‘eu deduzi’, ‘na minha opinião’ devem ser substituídas por ‘deduziu-se’, ‘neste trabalho, concluiu-se que’.
Considerando os seus conhecimentos adquiridos e a leitura do excerto, assinale a opção correta.
a. O texto acadêmico se vale de argumentos que não podem ser refutados, uma vez que são construídos por meio de provas, como fatos históricos, dados estatísticos, exemplos, testemunhos, entre outros.
b. Um texto acadêmico pode se valer unicamente de um posicionamento pessoal, a respeito do um determinado fato, uma vez que as provas colhidas podem confrontar o ponto adotado.
c. É possível usar uma linguagem mais informal em textos de cunho acadêmicos.
d. Além da exposição de fatos, em textos de caráter acadêmicos, podemos nos valer de fatos fictícios para defender um ponto de vista adotado.
e. A construção de textos acadêmicos se vale apenas de exposições de fatos.

Quando falamos em sinais de pontuação, e tratamos especialmente de alguns deles, condicionamo-nos a pensar que eles servem apenas para efetuar a pausa, um respiro ao longo da leitura. No entanto, isto não é real, uma vez que eles são a tentativa de imprimir na escrita o que se expressa na fala.
Considerando os seus estudos e a afirmação dada, assinale a opção correta quanto ao emprego da vírgula.
a. Gostavam, as crianças muito das coisas antigas.
b. Estavam em uma casa onde não havia nada nem mesmo o sinal de qualquer que fosse um brinquedo um caderno ou mesmo um lápis.
c. Nunca nunca nunca direi que ela, é o meu grande amor.
d. Dom Pedro II era, o rei do Brasil, em tempos em que a monarquia já declinava.
e. Ah! Rapaz! Não fique aí triste, solitário, e angustiado.

A leitura é um conceito amplamente estudado. Há muitas perspectivas a partir das quais podemos olhar para esse processo de compreensão de textos. A perspectiva que usamos é mais cognitiva, mas isto não significa que não consideremos a relevância dos aspectos sociais relacionados a ela. [...] A leitura envolve a leitura do mundo.
Considerando os seus conhecimentos adquiridos e o trecho lido, assinale a opção correta.
a. A leitura é, sobretudo, um processamento de elementos linguísticos.
b. Na situação comunicativa, há um autor, um leitor, os objetivos da leitura e nada mais.
c. A leitura é apenas um processo de interação de elementos culturais.
d. Em uma leitura, não se podem desconsiderar as identidades e as experiências dos leitores, porque estes elementos direcionam o processo de construção do significado.
e. A leitura, como atividade, permeia habilidades cognitivas que não podem ser agrupadas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Durante a apresentação de um noticiário, foi dada a seguinte notícia: "Uma recente pesquisa sobre câncer de próstata identificou que o tratamento precoce da doença poderia evitar o número de mortes entre os homens. O câncer de próstata costuma ser identificado muito tardiamente, porque grande parte dos homens vão ao médico somente quando são obrigados pelas esposas ou pelas mães. Mas a boa notícia é que um grande número de homens perdeu, nos últimos anos, o preconceito: as consultas aos médicos aumentaram em mais de 30%." Tomando como referência as regras de concordância verbal e também o trecho lido, analise as asserções a seguir.
Está correto o que se afirma:
I – A forma “vão” deveria estar no singular, uma vez que a regra é clara em relação à concordância com expressões partitivas: o verbo fica no singular.
II – A forma “vão” está correta, pois, neste caso, a concordância se faz com a palavra “homens”.
III – Em “um grande número de homens perdeu” o verbo ‘perdeu’ está fazendo concordância com a palavra ‘número’.
IV – Há uma impropriedade em “as consultas aos médicos aumentaram em mais de 30%”, pois o verbo deveria aparecer no singular.
a. em III e IV.
b. em II e III.
c. em II e IV.
d. em I e II.
e. apenas em IV.

As regras que orientam a acentuação gráfica das palavras foram estabelecidas em 1943 e passaram por algumas pequenas alterações em 1971. Depois, em 1990, o atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa apresentou novas mudanças, fixando, assim, as regras que estão em vigor.
Considerando a afirmação dada e os seus conhecimentos adquiridos, está correto o que se afirma:
I – Levam acento agudo os monossílabos “já”, “lá” e “vás”.
II – Levam acento agudo ou circunflexo os paroxítonos terminados em -i, -is, -us, como “júri”, “cáqui”, “bônus” e “vírus”.
III – Não levam acento agudo ou circunflexo proparoxítonos como “catedra” e “solido”.
IV – Não levam acento circunflexo as formas verbais “cre”, “de”, “le” e “ve”.
a. Apenas em III e IV.
b. Todas estão corretas.
c. Apenas I.
d. Apenas em I e II.
e. Apenas em II e III.

Em 2015, o cantor Caetano Veloso reclamou de um desvio da norma cometido em uma das postagens das suas redes sociais oficiais, que são alimentadas pela sua equipe de comunicação. Veja: Ele disse: “[...] Homenagem à Bituca. Não há crase (...), o ‘a’ é apenas a preposição nesse caso. Bituca é o apelido de Milton Nascimento. Não é uma mulher, não é um nome em que se pode usar o artigo feminino antes”. A questão apontada no trecho é bastante corriqueira, uma vez que frequentemente encontramos equívocos envolvendo problemas com o mau uso da indicação da crase.
Há desvio quanto ao emprego da crase:
I. A trilha pela mata vai até à cachoeira.
II. Dedicou-se à atividades profissionais.
III. À noite, ele saiu de casa.
IV. Fumar é prejudicial à saúde.
V. Ele deixou o barco e foi à terra.
a. em II e IV.
b. Todas empregam corretamente.
c. em II e V.
d. em I e II.
e. apenas em I.

A paráfrase permite construir um texto a partir de outro. No entanto, este recurso não pode alterar a ideia original do texto parafraseado, nem mesmo opor-se ao que está sendo apresentado ao leitor. Considerando esta informação, os seus conhecimentos adquiridos e os excertos lidos, analise as proposições a seguir.
Está correto o que se afirma:
I – O excerto “B” é uma paráfrase do excerto “A”, a qual objetivou-se explicar o conceito em outras palavras, sem alterar as ideias originais.
II – O excerto “B” é uma paráfrase que sugere um novo enfoque em relação ao trecho original, ou seja, em “B”, vemos a modificação do conceito explicado em “A”.
III – Não poderíamos usar o recurso exemplificado no excerto “B” em textos acadêmicos, somente a citação direta do autor, como se vê em “A”.
IV – Tanto em “A” quanto em “B”, temos exemplos de paráfrases criativas.
a. apenas em II e IV.
b. apenas em I.
c. apenas em III.
d. apenas em II.
e. apenas em IV.

Veja o verbete a seguir: Agradecer (v.) Mostrar-se grato a: Iniciou o discurso agradecendo a presença de todos; Feliz, agradeceu à mãe o presente.
Considerando a leitura do verbete e do excerto, assinale a opção correta.
a. No trecho, há uma incorreção quanto à regência verbal, visto que o verbo “agradecer” é transitivo indireto.
b. O verbo “agradecer” é intransitivo, logo, o seu complemento não é acompanhado por uma preposição.
c. O verbo “agradecer” tem a regência optativa, uma vez que apresenta dois significados distintos.
d. No trecho, o verbo está em seu sentido de atribuir, portanto, a aplicação está de acordo com as regras norteadas pela regência verbal.
e. O verbo “agradecer” é transitivo direto, logo, o sentido com que foi empregado no trecho está adequado.

Para que um texto tenha qualidade e seja legitimado, é importante usarmos diferentes recursos presentes na produção textual.
Considerando os seus conhecimentos, assim como o trecho enunciado, assinale a opção correta.
a. Escrever requer apenas o domínio da norma culta e da seleção de palavras.
b. Na produção textual, para atingirmos a qualidade necessária, valemo-nos de recursos exclusivos da norma culta.
c. Os recursos que estão disponíveis para a produção textual de qualidade são apenas o uso da gramática e a prática.
d. Na escrita, o que nos fornece subsídios para criar um bom texto é o uso da criatividade.
e. A escrita se torna produtiva quando usamos, entre outros recursos, a paráfrase, que nos permite o desdobrando da ideia original de um texto.

Leia um suposto anúncio de uma agência de viagens: “Prefira nossas praias ensolaradas ao frio congelante de outros países.” Sabemos que o emprego da regência verbal, em quaisquer que sejam os enunciados, deve ser orientado pelas regras previamente definidas pela norma culta da língua. Considerando os seus conhecimentos adquiridos e o trecho lido, assinale a opção correta.
a. O verbo preferir é regido pela preposição “por” e não pela preposição “a”, como está no enunciado.
b. No enunciado, segundo a norma culta padrão, a construção do verbo “preferir” está adequada, visto que “quem prefere, prefere algo a alguma coisa”. Logo, o verbo é transitivo direto e indireto.
c. A construção do verbo está inadequada, pois quem prefere, prefere alguma coisa e não a outra, ou seja, o verbo “preferir” não apresenta duas transitividades.
d. De acordo com os padrões normativos da língua culta, o verbo “preferir” somente pode ser empregado em seu sentido transitivo indireto, então, o adequado seria “preferir a alguma coisa, a outra coisa”.
e. O verbo “preferir” é intransitivo, assim, o emprego no trecho está fora dos padrões normativos.

Leia o trecho a seguir. “Na construção lógica do trabalho, desenvolve-se a competência que une a habilidade de articular e de redigir de forma coerente as ideias a partir das hipóteses do projeto original. Ele deve ter, portanto, três grandes partes. A introdução deve conter os objetivos do trabalho, as intenções do autor, o tema e o problema a ser resolvido, os recursos e procedimentos utilizados, os referenciais teóricos. O desenvolvimento é o corpo do trabalho com as explicações, discussões, demonstrações em que se desenvolve a argumentação. A conclusão é a síntese do trabalho com o posicionamento do autor e os resultados obtidos. O trabalho deverá ser redigido na 3ª pessoa ou no impessoal e não na 1ª pessoa. A impessoalidade garante a objetividade do texto e expressões como ‘eu deduzi’, ‘na minha opinião’ devem ser substituídas por ‘deduziu-se’, ‘neste trabalho, concluiu-se que’.
Considerando os seus conhecimentos adquiridos e a leitura do excerto, assinale a opção correta.
a. O texto acadêmico se vale de argumentos que não podem ser refutados, uma vez que são construídos por meio de provas, como fatos históricos, dados estatísticos, exemplos, testemunhos, entre outros.
b. Um texto acadêmico pode se valer unicamente de um posicionamento pessoal, a respeito do um determinado fato, uma vez que as provas colhidas podem confrontar o ponto adotado.
c. É possível usar uma linguagem mais informal em textos de cunho acadêmicos.
d. Além da exposição de fatos, em textos de caráter acadêmicos, podemos nos valer de fatos fictícios para defender um ponto de vista adotado.
e. A construção de textos acadêmicos se vale apenas de exposições de fatos.

Quando falamos em sinais de pontuação, e tratamos especialmente de alguns deles, condicionamo-nos a pensar que eles servem apenas para efetuar a pausa, um respiro ao longo da leitura. No entanto, isto não é real, uma vez que eles são a tentativa de imprimir na escrita o que se expressa na fala.
Considerando os seus estudos e a afirmação dada, assinale a opção correta quanto ao emprego da vírgula.
a. Gostavam, as crianças muito das coisas antigas.
b. Estavam em uma casa onde não havia nada nem mesmo o sinal de qualquer que fosse um brinquedo um caderno ou mesmo um lápis.
c. Nunca nunca nunca direi que ela, é o meu grande amor.
d. Dom Pedro II era, o rei do Brasil, em tempos em que a monarquia já declinava.
e. Ah! Rapaz! Não fique aí triste, solitário, e angustiado.

A leitura é um conceito amplamente estudado. Há muitas perspectivas a partir das quais podemos olhar para esse processo de compreensão de textos. A perspectiva que usamos é mais cognitiva, mas isto não significa que não consideremos a relevância dos aspectos sociais relacionados a ela. [...] A leitura envolve a leitura do mundo.
Considerando os seus conhecimentos adquiridos e o trecho lido, assinale a opção correta.
a. A leitura é, sobretudo, um processamento de elementos linguísticos.
b. Na situação comunicativa, há um autor, um leitor, os objetivos da leitura e nada mais.
c. A leitura é apenas um processo de interação de elementos culturais.
d. Em uma leitura, não se podem desconsiderar as identidades e as experiências dos leitores, porque estes elementos direcionam o processo de construção do significado.
e. A leitura, como atividade, permeia habilidades cognitivas que não podem ser agrupadas.

Prévia do material em texto

/
Painel ► Meus cursos ► comunicacao_empresarial. ► Atividades e Avaliação ► PROVA 2 - ONLINE 2019/4
Perfil Participantes Mensagens Notas Manual Tutorial
Iniciado em domingo, 20 Out 2019, 06:58
Estado Finalizada
Concluída em domingo, 20 Out 2019, 07:21
Tempo empregado 22 minutos 5 segundos
Avaliar 1,60 de um máximo de 2,00(80%)
/
Questão 1
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
Leia o excerto a seguir.
Durante a apresentação de um noticiário, foi dada a seguinte notícia:
 
“Uma recente pesquisa sobre câncer de próstata identificou que o tratamento precoce da
doença poderia evitar o número de mortes entre os homens. O câncer de próstata costuma
ser identificado muito tardiamente, porque grande parte dos homens vão ao médico somente
quando são obrigados pelas esposas ou pelas mães. Mas a boa notícia é que um grande
número de homens perdeu, nos últimos anos, o preconceito: as consultas aos médicos
aumentaram em mais de 30%.”
 
Tomando como referência as regras de concordância verbal e também o trecho lido, analise
as asserções a seguir.
 
I – A forma “vão” deveria estar no singular, uma vez que a regra é clara em relação à
concordância com expressões partitivas: o verbo fica no singular.
II – A forma “vão” está correta, pois, neste caso, a concordância se faz com a palavra
“homens”.
III – Em “um grande número de homens perdeu” o verbo ‘perdeu’ está fazendo concordância
com a palavra ‘número’.
IV – Há uma impropriedade em “as consultas aos médicos aumentaram em mais de 30%”,
pois o verbo deveria aparecer no singular.
 
Está correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. em III e IV.
b. em II e III. 
c. em II e IV.
d. em I e II.
e. apenas em IV.
A resposta correta é: em II e III..
/
Questão 2
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
Leia:
As regras que orientam a acentuação gráfica das palavras foram estabelecidas em 1943 e
passaram por algumas pequenas alterações em 1971. Depois, em 1990, o atual Acordo
Ortográfico da Língua Portuguesa apresentou novas mudanças, fixando, assim, as regras que
estão em vigor.
 
Fonte: FARACO, Carlos Alberto. O novo acordo ortográfico. São Paulo: Parábola, 2012.
 
Sabemos que a acentuação é um recurso da língua escrita que auxilia na tentativa de
representar a pronuncia correta das palavras. Assim, analise as asserções a seguir.
I – Levam acento agudo os monossílabos “já”, “lá” e “vás”.
II – Levam acento agudo ou circunflexo os paroxítonos terminados em -i, -is, -us, como “júri”,
“cáqui”, “bônus” e “vírus”.
III – Não levam acento agudo ou circunflexo proparoxítonos como “catedra” e “solido”.
IV – Não levam acento circunflexo as formas verbais “cre”, “de”, “le” e “ve”.
 
Considerando o a afirmação dada e os seus conhecimentos adquiridos, está correto o que se
afirma:
Escolha uma:
a. 
Apenas em I e II. 
b. 
Todas estão corretas.
c. 
Apenas em III e IV.
d. 
Apenas em II e III.
e. 
Apenas I.
A resposta correta é: 
Apenas em I e II..
/
Questão 3
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
Analise a situação a seguir:
 
Em 2015, o cantor Caetano Veloso reclamou de um desvio da norma cometido em uma das
postagens das suas redes sociais oficiais, que são alimentadas pela sua equipe de
comunicação. Veja:
Ele disse: “[...] Homenagem à Bituca. Não há crase (...), o ‘a’ é apenas a preposição nesse
caso. Bituca é o apelido de Milton Nascimento. Não é uma mulher, não é um nome em que se
pode usar o artigo feminino antes”.
 
Fonte: ALEIXO FILHO, Germano. Dicas do professor Germano: crase. 2015. Disponível em:
<http://www.tjmt.jus.br/Noticias/40438#.V9gADDX-M21>. Acesso em: 30 jun. 2017.
 
A questão apontada no trecho é bastante corriqueira, uma vez que frequentemente
encontramos equívocos envolvendo problemas com o mau uso da indicação da crase.
Considerando os seus conhecimentos, analise as frases abaixo.
 
I. A trilha pela mata vai até à cachoeira.
II. Dedicou-se à atividades profissionais. 
III. À noite, ele saiu de casa.
IV. Fumar é prejudicial à saúde.
V. Ele deixou o barco e foi à terra.
 
Há desvio quanto ao emprego da crase:
Escolha uma:
a. 
apenas em I.
b. 
em I e II.
c. 
em II e V. 
d. 
Todas empregam corretamente.
e. 
em II e IV.
A resposta correta é: 
em II e V..
/
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,20
Leia os excertos a seguir.
 
A - "A conotação é assim, uma espécie de emanação semântica, possível graças à faculdade
de associação de ideias inerente ao espírito humano, faculdade que nos permite relacionar
coisas análogas ou assemelhadas."
 
Fonte: GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro:
FGV, 2010. p. 163.
 
B - De acordo com Garcia (2010), a conotação é um recurso da semântica, campo que estuda
o sentido e interpretação das palavras, e que, graças a ela, podemos fazer diferentes
associações de ideias, relacionando coisas que podem ser semelhantes.
 
A paráfrase permite construir um texto a partir de outro. No entanto, este recurso não pode
alterar a ideia original do texto parafraseado, nem mesmo opor-se ao que está sendo
apresentado ao leitor. Considerando esta informação, os seus conhecimentos adquiridos e os
excertos lidos, analise as proposições a seguir.
 
I – O excerto “B” é uma paráfrase do excerto “A”, a qual objetivou-se explicar o conceito em
outras palavras, sem alterar as ideias originais.
II – O excerto “B” é uma paráfrase que sugere um novo enfoque em relação ao trecho original,
ou seja, em “B”, vemos a modificação do conceito explicado em “A”.
III – Não poderíamos usar o recurso exemplificado no excerto “B” em textos acadêmicos,
somente a citação direta do autor, como se vê em “A”.
IV –Tanto em “A” quanto em “B”, temos exemplos de paráfrases criativas.
 
Está correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. apenas em II e IV. 
b. apenas em I.
c. apenas em III.
d. apenas em II.
e. apenas em IV.
A resposta correta é: apenas em I..
/
Questão 5
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
Veja o verbete a seguir:
Agradecer (v.)
Mostrar-se grato a: Iniciou o discurso agradecendo a presença de todos; Feliz, agradeceu à
mãe o presente.
 
Fonte: ABL. Dicionário Escola da Academia Brasileira de Letras. São Paulo: Companhia
Nacional, 2008. p. 113.
 
Agora, leia o excerto: “Acha que eu vou agradecer você? Oras! Está redondamente
enganado!”
 
Considerando a leitura do verbete e do excerto, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. No trecho, há uma incorreção quanto à regência verbal, visto que o verbo
“agradecer” é transitivo indireto. 
b. O verbo “agradecer” é intransitivo, logo, o seu complemento não é acompanhado por
uma preposição.
c. O verbo “agradecer” tem a regência optativa, uma vez que apresenta dois
significados distintos.
d. No trecho, o verbo está em seu sentido de atribuir, portanto, a aplicação está de
acordo com as regras norteadas pela regência verbal.
e. O verbo “agradecer” é transitivo direto, logo, o sentido com que foi empregado no
trecho está adequado.
A resposta correta é: No trecho, há uma incorreção quanto à regência verbal, visto que o
verbo “agradecer” é transitivo indireto..
/
Questão 6
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
Leia o excerto a seguir.
“É importante ter consciência de que, para escrever sobre determinado tema, é preciso
primeiramente conhecê-lo. É extremamente difícil elaborar um texto sobre um assunto do qual
se tenha pouco conhecimento. Para desenvolver de forma efetiva a capacidade de produzir
textos escritos, torna-se imprescindível a leitura sistemática dos mais diversos materiais sobre
o tema a ser abordado.”
 
Fonte: GUIMARÃES, Nilma. Como fazer um bom texto? UOL Educação, Página 3 Pedagogia
& Comunicação. Publicado em 12/03/2007. Disponível em:
<http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/redacao-como-fazer-um-bom-texto.htm>.Acesso em: 30 jun. 2017.
 
Para que um texto tenha qualidade e seja legitimado, é importante usarmos diferentes
recursos presentes na produção textual. Considerando os seus conhecimentos, assim como o
trecho enunciado, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Escrever requer apenas o domínio da norma culta e da seleção de palavras.
b. Na produção textual, para atingirmos a qualidade necessária, valemo-nos de
recursos exclusivos da norma culta.
c. Os recursos que estão disponíveis para a produção textual de qualidade são apenas
o uso da gramática e a prática.
d. Na escrita, o que nos fornece subsídios para criar um bom texto é o uso da
criatividade.
e. A escrita se torna produtiva quando usamos, entre outros recursos, a paráfrase, que
nos permite o desdobrando da ideia original de um texto. 
A resposta correta é: A escrita se torna produtiva quando usamos, entre outros recursos, a
paráfrase, que nos permite o desdobrando da ideia original de um texto..
/
Questão 7
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
Leia um suposto anúncio de uma agência de viagens:
“Prefira nossas praias ensolaradas ao frio congelante de outros países.”
Sabemos que o emprego da regência verbal, em quaisquer que sejam os enunciados, deve
ser orientado pelas regras previamente definidas pela norma culta da língua. Considerando os
seus conhecimentos adquiridos e o trecho lido, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. No enunciado, segundo a norma culta padrão, a construção do verbo “preferir” está
adequada, visto que “quem prefere, prefere algo a alguma coisa”. Logo, o verbo é
transitivo direto e indireto. 
b. 
O verbo “preferir” é intransitivo, assim, o emprego no trecho está fora dos padrões
normativos.
c. A construção do verbo está inadequada, pois quem prefere, prefere alguma coisa e
não a outra, ou seja, o verbo “preferir” não apresenta duas transitividades.
d. De acordo com os padrões normativos da língua culta, o verbo “preferir” somente
pode ser empregado em seu sentido transitivo indireto, então, o adequado seria “preferir a
alguma coisa, a outra coisa”.
e. O verbo preferir é regido pela preposição “por” e não pela preposição “a”, como está
no enunciado.
A resposta correta é: No enunciado, segundo a norma culta padrão, a construção do verbo
“preferir” está adequada, visto que “quem prefere, prefere algo a alguma coisa”. Logo, o verbo
é transitivo direto e indireto..
/
Questão 8
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
Leia o trecho a seguir.
“Na construção lógica do trabalho, desenvolve-se a competência que une a habilidade de
articular e de redigir de forma coerente as ideias a partir das hipóteses do projeto original. Ele
deve ter, portanto, três grandes partes. A introdução deve conter os objetivos do trabalho, as
intenções do autor, o tema e o problema a ser resolvido, os recursos e procedimentos
utilizados, os referenciais teóricos. O desenvolvimento é o corpo do trabalho com as
explicações, discussões, demonstrações em que se desenvolve a argumentação. A conclusão
é a síntese do trabalho com o posicionamento do autor e os resultados obtidos. O trabalho
deverá ser redigido na 3ª pessoa ou no impessoal e não na 1ª pessoa. A impessoalidade
garante a objetividade do texto e expressões como ‘eu deduzi’, ‘na minha opinião’ devem ser
substituídas por ‘deduziu-se’, ‘neste trabalho, concluiu-se que’”.
Fonte: USP. Instruções para preparação de textos acadêmicos. São Paulo, s.d. Disponível
em:
<http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/248867/mod_resource/content/1/Modelo_de_texto
_academico.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2017.
Como vimos, o texto acadêmico é fruto de larga investigação e pesquisa, as quais podem ser
produzidas em diferentes campos do saber. Considerando os seus conhecimentos adquiridos
e a leitura do excerto, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Além da exposição de fatos, em textos de caráter acadêmicos, podemos nos valer
de fatos fictícios para defender um ponto de vista adotado.
b. É possível usar uma linguagem mais informal em textos de cunho acadêmicos
c. Um texto acadêmico pode se valer unicamente de um posicionamento pessoal, a
respeito do um determinado fato, uma vez que as provas colhidas podem confrontar o
ponto adotado.
d. A construção de textos acadêmicos se vale apenas de exposições de fatos.
e. O texto acadêmico se vale de argumentos que não podem ser refutados, uma vez
que são construídos por meio de provas, como fatos históricos, dados estatísticos,
exemplos, testemunhos, entre outros. 
A resposta correta é: O texto acadêmico se vale de argumentos que não podem ser refutados,
uma vez que são construídos por meio de provas, como fatos históricos, dados estatísticos,
exemplos, testemunhos, entre outros..
/
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,20
Leia a questão:
Quando falamos em sinais de pontuação, e tratamos especialmente de alguns deles,
condicionamo-nos a pensar que eles servem apenas para efetuar a pausa, um respiro ao
longo da leitura. No entanto, isto não é real, uma vez que eles são a tentativa de imprimir na
escrita o que se expressa na fala. Considerando os seus estudos e a afirmação dada,
assinale a opção correta quanto ao emprego da vírgula.
Escolha uma:
a. 
Gostavam, as crianças muito das coisas antigas. 
b. 
Nunca nunca nunca direi que ela, é o meu grande amor.
c. 
Dom Pedro II era, o rei do Brasil, em tempos em que a monarquia já declinava.
d. 
Estavam em uma casa onde não havia nada nem mesmo o sinal de qualquer que fosse
um brinquedo um caderno ou mesmo um lápis.
e. 
Ah! Rapaz! Não fique aí triste, solitário, e angustiado.
A resposta correta é: 
Ah! Rapaz! Não fique aí triste, solitário, e angustiado..
/
Questão 10
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
Leia o excerto a seguir.
 
“A leitura é um conceito amplamente estudado. Há muitas perspectivas a partir das quais
podemos olhar para esse processo de compreensão de textos. A perspectiva que usamos é
mais cognitiva, mas isto não significa que não consideremos a relevância dos aspectos
sociais relacionados a ela. [...] A leitura envolve a leitura do mundo.”
 
Fonte: COSCARELLI, Carla Viana et al. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola
Editorial, 2016. p. 68.
 
Considerando os seus conhecimentos adquiridos e o trecho lido, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A leitura é apenas um processo de interação de elementos culturais.
b. Na situação comunicativa, há um autor, um leitor, os objetivos da leitura e nada mais.
c. Em uma leitura, não se podem desconsiderar as identidades e as experiências dos
leitores, porque estes elementos direcionam o processo de construção do significado. 
d. A leitura, como atividade, permeia habilidades cognitivas que não podem ser
agrupadas.
e. A leitura é, sobretudo, um processamento de elementos linguísticos.
A resposta correta é: Em uma leitura, não se podem desconsiderar as identidades e as
experiências dos leitores, porque estes elementos direcionam o processo de construção do
significado..

Mais conteúdos dessa disciplina