Buscar

RELATORIO 5 final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
Física Experimental II
Prof. Claudia Mendes Mahlmann
Eduardo William dos Santos - Engenharia de Produção Matrícula:96659
Leandro Henrique Klein - Engenharia de Produção Matrícula:94489
Relatório sobre experimento: 
Determinação de resistência – código de cores e ohmímetro.
Introdução
Os corpos quando submetidos a uma determinada tensão, diferença de potencial elétrico, apresentam uma resistência elétrica (R), ou seja, uma dificuldade encontrada na passagem de corrente elétrica por um condutor. Essa resistência pode variar de acordo com a natureza do material. No Sistema Internacional de Medidas, a unidade utilizada para essa grandeza é o ohm (Ω), em homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm. Para a realização do cálculo, segundo a 1ª Lei de Ohm, é necessário o conhecimento da corrente elétrica (i) e da tensão (U), como visto na equação a seguir:
R=
Os resistores podem ser divididos em dois tipos, sendo eles fixos, os quais a resistência um valor único, não varia, ou variáveis, cuja resistência pode ser modificada dentro de uma faixa de valores por meio de um cursor móvel. Dentre os tipos de resistores fixos destacamos os de fio, de filme de carbono e de filme metálico. Neste experimento, foram utilizados na medição da resistência, os resistores de filme metálico.
Neste contexto realizamos o experimento de determinação de resistência - código de cores e ohmímetro, para termos a relação de teoria e prática com relação a resistência dos resistores.
Objetivo
	Determinar a resistência elétrica dos resistores e verificar se há diferença no medida do código de cores para a medição da resistência do multímetro.
Fundamentação teórica
	Segundo Jaime E. Villate(2009) o código de cores para resistências de um modo geral, as resistências usadas nos circuitos eletrônicos são pequenos cilindros de carbono, com um isolamento cerâmico. Usam-se 4 riscas de cores para indicar o valor da resistência. Três das riscas estão mais próximas umas das outras; as duas primeiras dessas riscas, contadas a partir do extremo mais próximo do cilindro, representam os dois algarismos de um número inteiro entre 0 e 9. 
A correspondência entre cores e algarismos é dada pela tabela 1. A terceira risca indica a ordem de grandeza desse número, em ohms, usando a mesma relação entre cores e algarismos da tabela acima. A quarta risca, mais afastada das outras três, representa a tolerância (erro relativo) no valor indicado para a resistência. Por exemplo, se as cores das 3 riscas mais próximas fossem laranja, preta e azul e a quarta risca for prateada, o valor da resistência seria: 30×106 Ω (±3×106 Ω).
Tabela 1
 	
 Material e Procedimentos 
	4.1 Material
	7 resistores de 4 faixas
	1 multímetro
4.2 Procedimento
Procedimento: Tomar vários resistores, e utilizando o código de cores, e calcular a resistência elétrica dos mesmos; completar a tabela.
Medir as resistências (procedimento descrito na experiência anterior), e comparar os resultados obtidos no item anterior com os valores lidos através do multímetro.
Decifrando o código de cores para resistores 4 faixas
Para resistores de 4 faixas deve-se usar as orientações citadas e seguir os valores da tabela 1.
1ª Faixa: mostra o primeiro algarismo do valor da resistência.
2ª Faixa: mostra o segundo algarismo da resistência.
3ª Faixa: mostra quantos zeros devem ser adicionados a resistência.
4ª Faixa: mostra a tolerância adicionada a resistência.
Resultados e discussões
	Nesta experiência foi realizada apresentação aos resistores, determinando os valores de sete resistências às suas tolerâncias utilizando a tabela com código de cores e medição através de multímetro.
De acordo com a tabela 2 os resultados obtidos na forma experimental seguem quase que igualmente aos resultados vistos na teoria. Podemos afirmar isto tendo em vista que os valores calculados junto com os valores encontrados no multímetro tiveram algumas variações dentro da tolerância indicada no resistor em relação aos valores adquiridos com a tabela com códigos de cores.
Tabela 2
Referências Bibliográficas
http://masimoes.pro.br/fisica_lab/lab_el/05%20-%20Lab.%20El%C3%A9trica%20217_2%20-%20Determina%C3%A7%C3%A3o%20da%20resist%C3%AAncia%20el%C3%A9trica%20em%20resistores.pdf Acesso: 13/11/2019 
Eletricidade, Magnetismo e Circuitos Copyright c 2009-2013 Jaime E. Villate Disponível em: http://macbeth.if.usp.br/~gusev/eletricidade1.pdf Acesso: 13/11/2019

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando