Buscar

técnicas e Gêneros de pintura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

genda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	A pintura como linguagem artística foi representada em diversos momentos e, em cada um deles, o contexto histórico e cultural imprime uma identidade própria, tornando-a importante forma de expressão humana. Na pintura religiosa ou sacra, a religião foi o tema utilizado pelos artistas desde o Cristianismo até o Renascimento. Com base na pintura religiosa produzida ao longo dos tempos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A religião foi o tema mais utilizado na arte oriental, com imagens de santos e de Jesus Cristo.
	 b)
	A pintura religiosa foi utilizada pela Igreja como uma fonte de informação para as pessoas mais humildes.
	 c)
	A obra de Fra Angelico, com o título A Anunciação, é uma obra do início do Barroco.
	 d)
	O artista no período do Barroco não era considerado, visto que essa profissão ou categoria não existia.
	
	Objetos inanimados foram representados em muitas pinturas desde a Idade Média. No entanto, o gênero de pintura denominado natureza-morta consolida-se a partir do século XVI. Os objetivos deste gênero da pintura modificaram-se com o passar do tempo. Com relação às pinturas de natureza-morta, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nos países influenciados pelo movimento da Reforma, a natureza-morta servia como uma reflexão sobre a efemeridade dos objetos.
	 b)
	Perspectiva é o principal elemento observado pelo artista que deseja produzir uma natureza-morta.
	 c)
	Em línguas como a inglesa e as anglo-saxônicas, esse gênero de pintura recebe o nome de "still-life", que significa "ainda viva".
	 d)
	Em países influenciados pela Igreja Católica, o objetivo dessas pinturas era exaltar os alimentos e os objetos como forma de riqueza.
	 *
	Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
	3.
	Cenas de natureza com riachos, árvores, animais, campos floridos, céu de variadas nuances podem nos remeter a um gênero de pintura muito apreciado em diversos movimentos. São as chamadas pinturas de paisagem. Há alguns subgêneros: marinhas e cenas de campo ou urbana. Ao escolher um determinado espaço e a maneira como representa isso na pintura, o artista revela características do movimento do qual fez parte. Sobre as pinturas do gênero paisagem, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No Rococó, o gênero alcança seu auge, fazendo parte do ideal do movimento. A natureza é representada com esplendor.
	 b)
	No Brasil, o gênero paisagem foi utilizado por artistas modernos, pois buscavam a liberdade representando cenas da natureza.
	 c)
	Os artistas impressionistas estudavam as variações de luz e cor por meio das paisagens, com cenas como jardins e lagos.
	 d)
	No Renascimento, a paisagem tinha pouca importância nas pinturas, sendo difícil perceber alguma cena de natureza.
	4.
	As imagens produzidas na arte Bizantina estão relacionadas à religiosidade. Neste período, as técnicas do mosaico e da pintura mural foram empregadas e difundidas. Sobre a outra técnica que teve destaque neste período, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Gravura.
	 b)
	Cerâmica.
	 c)
	Desenho.
	 d)
	Iluminuras.
	5.
	Nascido em 8 de dezembro de 1886, em Guanajuato, México, Diego Rivera procurou fazer uma arte que refletisse a vida do povo mexicano. Em 1921, por meio de um programa do governo, ele iniciou uma série de murais em prédios públicos. Alguns destes murais eram controversos, o "Homem na encruzilhada" pintado no edifício RCA da cidade de Nova York, que apresentava um retrato de Vladmir Lenin, foi barrado e destruído pela família Rockefeller. Sobre a vida e obra de Diego Rivera, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Aos 21 anos, Rivera foi para a Europa, quando conheceu vários artistas renascentistas, o que o influenciou e o fez aprimorar a sua pintura.
(    ) Rivera dedicou-se a pintura de mural com o propósito de resgatar a suntuosidade dos tempos renascentistas europeus e por acreditar que sua arte devesse conservar os valores academicistas. 
(    ) Dentre as principais características dos murais de Rivera, podemos salientar o aspecto racial, a necessidade de exprimir o vigor da natureza física e humana do México e a ideia do povo reconhecer-se em suas obras. 
(    ) Dentre outros aspectos relevantes da obra de Rivera, observamos sua agência política, a valorização da Cultura Maia e Asteca e o enaltecimento dos revolucionários mexicanos.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	6.
	Imagens em que mulheres são representadas em sua casa, na cozinha, cuidando do lar, ou pessoas conversando em um ambiente doméstico, tanto interno como externo, referem-se à pintura de gênero. Esse tipo de pintura foi difundido na Holanda no século XVII. Os temas são sempre relacionados à vida cotidiana, com realismo e riqueza de detalhes. Com base na pintura de gênero, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os brasileiros Belmiro de Almeida e Almeida Júnior são artistas que tiveram como inspiração os momentos cotidianos para suas obras.
(    ) Pessoas comuns eram representadas nas pinturas de gênero, como homens em seus trabalhos, crianças brincando e até mesmo estudando.
(    ) Ao representar personagens em seu cotidiano, a pintura de gênero pode ser considerada fonte de informação sobres os costumes da época.
(    ) As pinturas de gênero eram tão valorizadas quanto às pinturas históricas, pois transformavam cenas banais em obras maravilhosas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	As primeiras obras pictóricas surgiram na Pré-história com as pinturas rupestres e desde então as pinturas se apresentam durante distintas épocas e civilizações como uma importante forma de representação visual com conteúdos estéticos, religiosos, filosóficos e simbólicos do ser humano. Sobre as características gerais da pintura, analise as sentenças a seguir:
I- A pintura é, ao mesmo tempo, uma técnica, uma categoria artística, uma manifestação artística, uma atividade e uma forma de conhecimento.
II- A pintura, como forma de pesquisa, é uma maneira de investigar a natureza, porém, não a natureza como ela se apresenta no mundo físico, mas a natureza das nossas reações ao mundo físico. 
III- O estudo da história promove a ampliação da experiência estética que vai além da dualidade matéria/representação, criando uma cumplicidade entre o artista e espectador.
IV- Como manifestação artística, a elaboração do aspecto imaginário da pintura provém apenas da criatividade do artista, e não está, de nenhum modo, ligada à materialidade da obra.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.
	A pintura é uma técnica que trabalha a representação visual de variados elementos. Com o surgimento da fotografia e o desenvolvimento tecnológico atual, a pintura passou a ter funções diferentes das que tinha há tempos. Sobre a pintura, analise as afirmativas a seguir:
I- A pintura representa apenas elementos figurativos.
II- A cor é um elemento fundamental na pintura.
III- A pintura pode ser considerada uma forma de conhecimento.
IV- A imagem que resulta da pintura tem relação com a imaginação. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	9.
	O termo "Gêneros de Pintura" é usado para classificar a pintura dediversas maneiras, principalmente no que diz respeito ao tema escolhido pelo artista ao desenvolver sua obra, bem como ao assunto representado. Sobre os gêneros de pintura, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A pintura religiosa, icônica, alegórica e mitológica se refere ao mesmo tipo de gênero de pintura.
	 b)
	No sul da Europa, que era predominantemente católica, os gêneros retrato e natureza-morta foram mais produzidos.
	 c)
	A valorização de determinado gênero de pintura estava relacionado a fatores como economia e política.
	 d)
	A superação das questões de gênero ocorreu no final do século XVII e início do século XVIII.
	10.
	A pintura icônica e religiosa são imagens bidimensionais artísticas que utilizam inspiração e motivos religiosos e muitas vezes se destinam a elevar a mente ao espiritual. Ela pode conter cânones e técnicas que também envolvem a realização espiritual dentro da tradição religiosa do artista. Sobre as possíveis definições de pintura icônica e religiosa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No início do Império Bizantino destacou-se a pintura icônica, realizada sobre madeira e segundo regras rígidas de representação. 
(    ) Antes de iniciar uma pintura, o artista deveria fazer jejum e orar, além de viver de acordo com os preceitos religiosos.
(    ) A pintura religiosa ou sacra também se constitui como um subgênero, e vem para figurar as cenas bíblicas e seus personagens.
(    ) As imagens tinham uma função didática, de modo a ensinar os preceitos cristãos e narrar acontecimentos bíblicos para os analfabetos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V- V - V - V.
Prova 
Parte inferior do formulário

Outros materiais