Buscar

Educação Ambiental: Década de 70 e Níveis de Alfabetização

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tomando como base os contextos estudados, qual a significação que a década de 70 teve para a Educação Ambiental?
Resposta Selecionada:	
c. Na década de 70 a questão ambiental emerge como problema mundial significativo.
Pergunta 2
0 em 1 pontos
Incorreta	Leia o texto a seguir e depois assinale a alternativa que completa a lacuna.
A ­­­­­­­­­­­­­­____________________ é uma categoria de atividades planejadas com o intuito de promover melhorias no aprendizado ambiental desenvolvido em parques, zoológicos, museus, aquários e outros locais similares. A meta principal não é a instrução, mas a provocação.
Resposta Selecionada:	
d. Alfabetização ambiental.
Pergunta 3
0 em 1 pontos
Incorreta	Assinale a alternativa falsa.
Resposta Selecionada:	
a. O modismo ambiental pode ser caracterizado como uma tendência de valorização de produtos contendo motivos e estampas ambientais, bem como no culto ao discurso ecológico. No entanto, essa tendência muitas vezes é desvinculada da conscientização transformadora da realidade.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
Correta	O aprendizado ambiental é importante em todas as fases da vida e a educação ambiental deve ser um esforço constante ao longo da vida. Nesse processo contínuo, Roth (1992, citado pelo EECO, 2000, p. 15-16) definiu três pontos, caracterizados por comportamentos observáveis. Cada ponto representa um aumento do nível de sofisticação no que diz respeito à aprendizagem de comportamentos ambientais. Esses três níveis de alfabetização ambiental descritos por Roth podem servir como diretrizes específicas para a educação não formal planejada para o público em geral; são eles: alfabetização ambiental nominal, alfabetização ambiental funcional e alfabetização ambiental operacional. Os três níveis de alfabetização ambiental preconizados por Roth podem servir como estrutura para o desenvolvimento de lideranças, bem como para ajudar principiantes a progredir aos níveis mais elevados de sofisticação ambiental ao longo de toda uma vida de aprendizagem.
Avalie as afirmativas a seguir e assinale aquela que contém características relacionadas exclusivamente à alfabetização ambiental operacional.
Resposta Selecionada:	
e. Atuam em diversos níveis, do local ao global, e rotineiramente estão engajados em discussões de temas globalizados.
Pergunta 5
1 em 1 pontos
Correta	Entre as proposições seguintes, qual se refere ao acidente acontecido no município de Mariana, estado de Minas Gerais?
Resposta Selecionada:	
b. Em 2015, ocorreu o rompimento de uma barragem (Fundão) da mineradora Samarco (controlada pela Vale e pela BHP Billiton), provocando o acidente considerado por muitos como o pior desastre socioambiental da história brasileira. Uma enxurrada de lama com o volume de mais de 40 milhões de metros cúbicos devastou a região, deixando um enorme rastro de destruição; 19 pessoas morreram, centenas de pessoas ficaram desabrigadas, a biodiversidade foi afetada em uma grande área e a água da bacia do Rio Doce ficou contaminada. A lama atravessou longas distâncias (cerca de 550 Km do Rio Doce); alcançou alguns afluentes, chegou ao mar, transformando as ondas, que antes eram leves e azuis, em densas coberturas de água marrom.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
Correta	Assinale a alternativa incorreta.
Resposta Selecionada:	
a. Na concepção de educação ambiental crítica são apresentados os problemas ambientais mais aparentes e desprezadas as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
Correta	A figura a seguir representa o contexto de qual tipo de relação?
Resposta Selecionada:	
e. O ciclo do desenvolvimento econômico na era planetária.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
Correta	O surto desenvolvimentista aumenta a desigualdade em escala global entre países desenvolvidos e emergentes. Os 20% da população mundial que vive nos países desenvolvidos consome 80% do que é produzido mundialmente. Essa situação torna-se insustentável e é causa de um grande mal-estar global. Tomando essas considerações como base, indique a alternativa incorreta.
Resposta Selecionada:	
e. O avesso do desenvolvimento deve-se à corrida pelo crescimento à custa da degradação, sob a lógica da competitividade que preza sempre pela qualidade de vida.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
Correta	
“A prepotência e a arrogância com que o homem tratava o seu meio tornava-o cego ao óbvio: os recursos ambientais são finitos, limitados, e estão dinamicamente inter-relacionados. A diminuição drástica de um pode causar o mesmo em outro aparentemente não relacionado a ele”. Esse problema veio à tona no século XX, quando a questão ambiental tornou-se significativa mundialmente, revelando-se na constatação de ecossistemas degradados e na (falta de) qualidade de vida dos povos. É justamente nesse momento histórico que surge e começa a ser conceituada a Educação Ambiental.
A propósito dessas considerações, assinale a alternativa incorreta.
Resposta Selecionada:	
e. 
A Educação Ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é exclusivamente a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar na sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
Correta	Tal concepção exige uma nova postura do educador: ser um mediador, e não mais um transmissor de conhecimentos, ser um profissional aberto ao diálogo, à escuta de seus educandos (de suas opiniões, verdades e anseios). A qual concepção de Educação Ambiental nos referimos? Marque a resposta correta.
Resposta Selecionada:	
c. Crítica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais