Buscar

PROVA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROVA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
QUESTÃO 1
O IDEB é uma ferramenta que serve para melhorar a qualidade da educação brasileira. Ao unir as informações, ela gera um índice, apresentando dados que constroem um novo desenho sobre a educação brasileira e acabam induzindo a criação de novas estratégias para garantir o acesso universal à escola. Quais são as informações utilizadas pelo IDEB?
 
a )
 O IDEB é calculado com a união das informações de rendimento e de fluxo escolar.
b )
 O IDEB é calculado com a união das informações de rendimento e de gestão escolar.
c )
 O IDEB é calculado com a união das informações de rendimento e de rotatividade de profissionais da escola.
d )
 O IDEB é baseado nas informações de rendimento escolar.
e )
 O IDEB é gerado pelo número de alunos que realizaram a prova e o rendimento que obtiveram.
QUESTÃO 2
As informações, para um processo avaliativo comprometido com a formação humana, são extremamente necessárias pois expressam a concepção de educação e de aprendizagem que foi determinada, bem como expressa a função social da escola. Portanto, pensar em registros é pensar em possibilitar momentos reflexivos sobre todo o processo de ensino-aprendizagem, e essas questões devem perpassar por todos os envolvidos - ou, como afirma Zabala, destinatários. Assinale a alternativa que corresponde a esses destinatários.
a )
 Alunos e professores, somente.
b )
 Somente professores.
c )
 Somente alunos.
d )
 Alunos, professores e administração.
 
e )
 Alunos, professores, familiares, administração e escola como um todo.
QUESTÃO 3
Os registros no processo de avaliação formativa são significativos para o processo de ensino-aprendizagem. Considera-se um desses registros grande instrumento avaliativo, se utilizado de forma adequada, pois possibilita contemplar informações muito específicas de cada educando, e sendo assim, deve ser utilizados pelos professores como meio de compreender o processo de aprendizagem. Assinale a alternativa que expressa o instrumento avaliativo citado.
a )
 Portfólio.
 
b )
 Parecer descritivo.
c )
 Boletim escolar.
d )
 Lista de critérios.
e )
 Histórico escolar.
QUESTÃO 4
A avaliação como atividade humana na sociedade não se dissocia dos espaços e das escolhas, para Sobrinho (2001, p. 35-36):
"Antes mesmo da institucionalização das escolas, a avaliação já era praticada para fins de seleção social. Com efeito, a avaliação está ligada à questão de escolhas, e a seleção social é tão 'naturalmente' aderida a ela que passa como constituinte de sua essência [...] Os chineses praticavam uma seleção de indivíduos para a guarda dos mandarins. Os gregos utilizavam mecanismos de seleção de indivíduos para o serviço público ateniense, séculos antes de Cristo [...] [a avaliação] tinha um caráter público [...]*
No entanto, a cultura dos exames se evidenciou no Ocidente por volta do século XVI/XVII, e pode ser justificada pela aplicação de testes por três correntes distintas: pelos jesuítas, por Comênio e pela sociedade burguesa. Assinale a alternativa que explica as três correntes assertivamente.
a )
 Tanto os jesuítas quanto a pedagogia comeniana aplicavam os exames com a finalidade de orientar as práticas escolares. Serviam como meio de evitar determinadas práticas e linguagens que não fossem as de ordem religiosa. Já a sociedade burguesa aperfeiçoou os exames com essa mesma concepção.
b )
 A pedagogia comeniana aplicava os exames com a finalidade de orientar as práticas escolares. Diferentemente da pedagogia de Comênio, a jesuítica ressaltava a importância da avaliação utilizando os exames finais como estratégia de ensino. Já a sociedade burguesa aperfeiçoou os exames como forma de controle, de seleção.
c )
 Os jesuítas aplicavam os exames com a finalidade de orientar as práticas escolares. Diferentemente da pedagogia jesuítica, a pedagogia de Comênio aperfeiçoou os exames como forma de controle, de seleção. Já a sociedade burguesa ressaltava a importância da avaliação utilizando os exames finais como estratégia de ensino.
 
d )
 Os jesuítas aplicavam os exames com a finalidade de orientar as práticas escolares. Diferentemente da pedagogia jesuítica, a pedagogia comeniana ressaltava a importância da avaliação utilizando os exames finais como estratégia de ensino. Já a sociedade burguesa aperfeiçoou os exames como forma de controle, de seleção.
QUESTÃO 5
(ENADE-2005) Um trabalhador de 42 anos matriculou-se no curso noturno de Educação para Jovens e Adultos de uma escola perto de sua casa. Na infância, estudou por três anos consecutivos e saiu da escola na 2.a série. Hoje, sente dificuldade para compreender o que lê, reproduzindo o que aconteceu naquela época.
O pedagogo desta escola preparou os docentes para o trabalho com situações de ensino com foco na aprendizagem efetiva dos alunos. Dentro desta perspectiva, o professor de Português propôs as seguintes atividades abrangendo situações de aprendizagem e de avaliação:
I. Diagnóstico para identificação do conhecimento de leitura do aluno como ponto de partida para o trabalho;
II. Tarefas que o aluno realiza mais ou menos no tempo gasto pelos colegas;
III. exercícios para o aluno apreender vocabulário, conceitos e normas básicas da escrita e da leitura;
IV. Auto e heteroavaliação permanentes, para confrontar a percepção do aluno sobre seu aproveitamento escolar com a avaliação do professor.
Atendem à proposta do pedagogo e às necessidades do aluno:
 
a )
 I e IV, apenas.
b )
 I e III, apenas.
c )
 II e III, apenas.
d )
 I, II e IV, apenas.
e )
 I, III e IV apenas.
QUESTÃO 6
(ENADE-2008) A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica. Nesse texto, o projeto político-pedagógico se constitui como
 
a )
 definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.
b )
 instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.
c )
 implementação de estrutura organizacional visando à administração interna da escola.
d )
 incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.
e )
 desenvolvimento de ações espontâneas da comunidade escolar.
QUESTÃO 7
(ENADE-2011) A avaliação da aprendizagem ganhou um espaço tão amplo nos processos de ensino que nossa prática educativa escolar passou a ser direcionada por uma "pedagogia do exame".
PORQUE
No processo de avaliação do ensino e da aprendizagem da maioria das escolas brasileiras, predomina a utilização da avaliação diagnóstica em detrimento da classificatória.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a )
 A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
b )
 Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
 
c )
 As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d )
 As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
e )
 A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
QUESTÃO 8
Para Hoffmann, a ação docente perpassa por processo de reflexão constante, em um movimento dialético que absorve em si próprio o princípio da contradição. Nesse movimento fica claro a indissociabilidade de duas ações, e o ato de decidir circunscreve a ação de olhar, refletir e registrar. Assinale a alternativa que contém ações que explicitam essas duas ações.
a )
 Observar e classificar.
b )
 Planejar e selecionar.
c )
 Selecionar e nivelar.
d )
 Diagnosticar e decidir.
e )
 Organizar e estabelecer conceitos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando