Buscar

fichamento escoamento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE SALVADOR
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: FENÔMENOS DO TRANSPORTE
DOCENTE: RICARDO RODRIGUES
ALUNO: GABRIEL FREIRE SANTANA
	Fichamento : Escoamento Euleriano e Lagrangeano
	https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/70/4/Unidade_2.pdf
	Estudando sobre movimento dos fluidos é possível analisar as diversas partículas, na mecânica em geral os corpos são sólidos e define-se velocidade do corpo em função de um referencial, porém nos fluidos as propriedades são bem diferentes. Dentro deste contexto surge o escoamento, que é a mudança de forma do fluido sob a ação de um esforço tangencial. O escoamento se divide em diversos tipos, dois deles são: escoamento Euleriano e Lagrangeano.
No método de Lagrange o observador desloca-se simultaneamente como a partícula. E descreve o movimento de cada partícula, acompanhando-a em sua trajetória total. As partículas individuais são observadas como uma função do tempo. Dentro deste campo de velocidades há um volume de material e um volume de controle. O volume de material (lagrangeano) é composto de parcelas específicas de um fluido que são transportadas com o fluxo; Um exemplo acompanhar um carro em um sistema de referencial (autódromo). 
Já o método de Euler diz que é impossível seguir o sistema (infinitas partículas), em suma, consiste em adotar um intervalo de tempo, escolher uma parte ou um volume de controle no espaço e considerar todas as partículas que passem por esse local. Na descrição Euleriana do movimento, as propriedades do escoamento são função do espaço (pontos de observação) e do tempo. Um exemplo seria os tubos de Pitot atrás da roda do carro para determinar o campo de velocidade em pontos fixos.
Foi possível perceber que a posição do carro na pista de autódromo é monitorada como um todo (Lagrange), enquanto a distribuição de velocidades do ar na frente do pneu é monitorada em pontos fixos (Euler).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais