Buscar

questoes histologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

5-
A eritropoiese é o processo onde se forma os eritrócitos, que respeitadas as fases de vida do animal, ocorre no interior da medula óssea, e é controlada por um hormônio estimulante chamado eritropoetina. A eritropoetina é uma glicoproteína produzida pelos rins nas condições de hipóxia tecidual, ou seja, quando há redução nos níveis de oxigênio nos tecidos. Há suspeitas de células de Kupfer do fígado, chamada por alguns autores de eritropoetinogênio. A eritropoetina age sobre as células-tronco comandando uma divisão celular que origina a unidade formadora de colônia eritrocítica ou UFC-E. Além da UFC-E sabe-se que a eritropoetina também estimula a formação de plaquetas (UFC-MG), mas não a de leucócitos (UFC-MM).
Nos mamíferos, os eritrócitos são discos bicôncavos que não têm núcleo e medem 0,007 mm de diâmetro. Nos demais vertebrados, são ovais e possuem núcleo. A ausência do núcleo em mamíferos pode ser considerada uma vantagem evolutiva, já que o espaço que seria ocupado pelo núcleo pode ser ocupado por uma maior quantidade de hemoglobina, aumentando a eficiência no transporte de oxigênio. A cor vermelha se deve à alta concentração da molécula de transporte de oxigênio dentro das células, a hemoglobina.
As Hemácias são células circulares presentes no sangue que vivem no organismo por 120 dias e, são formadas de hemoglobina e globulina . A hemoglobina, uma proteína vermelha que contém ferro, é considerada a principal proteína intracelular das hemácias, e sua função é transportar o oxigênio no sangue. Por outro lado, a globulina  é uma das proteínas presentes no plasma sanguíneo, junto da albumina e do fibrinogênio e suas funções são basicamente o transporte e a coagulação do sangue.
6-
Os leucócitos são células incolores que apresentam como função principal defender nosso organismo. As duas formas principais de defesa por parte dessas células são a fagocitose e produção de anticorpos. Tem como função proteger o corpo de diferentes formas, sendo os dois principais processos a fagocitose e a produção de anticorpos. Podem ser divididos em dois grupos, granulócitos e agranulócitos.
 Os granulócitos são leucócitos que possuem grânulos específicos em seu citoplasma. Outra característica importante é o fato de apresentarem um núcleo com formato irregular. São granulócitos os neutrófilos, eosinófilos e os basófilos.
Os agranulócitos, como o nome indica, não apresentam grânulos específicos em seu citoplasma. Seu núcleo, diferentemente dos granulócitos, apresenta-se de forma mais regular. Linfócitos e monócitos são exemplos de agranulócitos.
7-

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando