Buscar

Citação indireta e fundamentação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Citação indireta
Veiga (2007) define o Projeto Pedagógico e afirma:
 É um instrumento de trabalho que mostra o que vai ser feito, quando, de que maneira, por quem, para chegar a que resultados. Além disso, explicita uma filosofia e harmoniza as diretrizes da educação nacional com a realidade da escola, traduzindo sua autonomia e definindo seu compromisso [...]. É a valorização da identidade da escola e um chamamento à responsabilidade dos agentes com as racionalidades interna e externa. Esta ideia implica a necessidade de uma relação contratual, isto é, o projeto deve ser aceito por todos os envolvidos, daí a importância de que seja elaborado participativa e democraticamente (VEIGA, 2007, p.110).
Indireta 
O projeto pedagógico na educação infantil é um processo de execução onde todos envolvidos na elaboração do projeto, dentro do contexto escolar e comunidade este sendo democrático.
Para que seja bem elaborado, é preciso que haja um comprometimento de qualidade que valoriza o projeto conforme Art.04 as diretrizes (LDB) seguindo os princípios da proposta educação infantil.
 Citação direta curta
Segundo Boutinet, “umas das razões que encorajamento a pedagogia de projetos vem da necessidade de quebrar o quadro coercitivo dos programas escolares ara suscitar certas criatividades (2002, p. 180)
Citação direta longa
Dewey (1959, p.47)
A função primordial da escola seria, então a de auxiliar a criança a compreender o mundo por meio da pesquisa, do debate e da solução de constante inter relação entre as atividades escolares e as necessidades e a interesses das crianças e das comunidades. A discussão de um projeto permite à comunidade escolar construir, coletivamente, grandes consensos em relação à vida escolar. A partir do projeto, a escola pode tornar-se o prolongamento do projeto de vida de todos os que estão direta e indiretamente implicados por ela, principalmente os profissionais do ensino, os alunos e seus pais (GADOTTI, 2000, p. 03).
Fundamentação Teórica.
Barbosa e Horn,2008, pg 3e 4 fundamentam a metodologia de trabalho de projeto em uma perspectiva socioconstrutivista, de pós – modernidade e para uma visão global dos problemas da educação.
Neste contexto, fundamentais o trabalho de projeto em teorias ligadas aos pensamentos complexos e as perspectivas interdisciplinares como forma de resolução dos problemas. Centram a aprendizagem em uma experiência coletiva, cooperativa, em que um elemento do grupo pode ir mais longe porque é sustentado pelos outros elementos desse mesmo grupo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais