Buscar

perguntas igor antropologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Paranaíba
Curso de Ciências Sociais
Disciplina: Antropologia
Professor: Amanda Danaga
Acadêmicos: Edmar José Neves Júnior, Igor Angelo Volpati Lima, Gabriel Delboni
Como Lévi-Strauss explica a diversidade humana? Por que raça não é uma categoria importante e nem explicativa da diversidade?
Necessária e única para construir uma história acumulativa. Ele não vê a diversidade humana como uma anomalia uma vez que não tem a ver com os aspectos biológicos e sim culturais. A diversidade é cultural a raça não é uma categoria importante pois existem várias culturas dentro de uma raça se distinguindo entre si
Como se deve entender as diferenças culturais? Há culturas isoladas? (ou seja, há algo como uma “pureza cultural”?) 
Lévi-Strauss explica que é algo natural, se da por conta das relações diretas e indiretas entre as sociedades, ou seja, não são sociedades iguais e nem precisam ser. A diferença não está presa na raça e sim na diversidade cultural. Não há culturas isoladas, sempre são influenciadas de alguma forma. 
Qual é o paradoxo do relativismo cultural?
É não julgar a cultura do outro comparando com a sua. Até onde relativizar, entender que não é pelo fato de uma determinada cultura realizar ritos como se alimentar de um animal como cachorros, sendo que na sua os indivíduos se alimentam de porcos.
Qual a força e a fraqueza das Declarações dos Direitos Humanos, sob o ponto de vista de Lévi-Strauss?
“As grandes declarações dos direitos do homem têm, elas também, esta força e esta fraqueza de enunciar um ideal muitas vezes esquecido, que o homem não realiza a sua natureza numa humanidade abstrata, mas nas culturas tradicionais onde as mudanças mais revolucionárias deixam subsistir intatos aspectos importantes e explicam-se a si próprias em função de uma situação estritamente definida no tempo e no espaço. Preso entre a dupla tentação de condenar experiências que o chocam afetivamente e de negar as diferenças que ele não compreende intelectualmente, o homem moderno entregou-se a toda espécie de especulações filosóficas e sociológicas para estabelecer vãos compromissos entre estes polos contraditórios, e para aperceber a diversidade das culturas, procurando suprimir nesta o que ela contém (...)”.
Qual o problema de usar categorias evolucionistas para as culturas?
Para Lévi-Strauss não se deve categorizar as culturas pois cada uma tem sua forma de desenvolvimento/civilização. Toda a sociedade humana tem um passado, portanto não se deve colocar como etapas, cada uma desenvolve o que é preciso para garantir a sobrevivência dependo do contexto que está inserida.
Há povos “sem história”? Como ele explica os diferentes usos da história?
Não há povos sem história, toda sociedade humana tem um passado e consequentemente uma história. Duas espécies de histórias: uma história progressiva, aquisitiva, que acumula os achados e as invenções para construir grandes civilizações, e uma outra história, igualmente ativa e empregando outros tantos talentos, mas a que faltasse o dom sintético, privilégio da primeira.
 
Como se dá o progresso? Em que medida ele depende da contribuição intercultural?
O progresso se dá pelas diferenças sociais e necessidades de desenvolvimento, tanto tecnológico quanto científico, por exemplo a Revolução Industrial. As grandes revoluções humanas ocorreram a partir da colaboração de vários povos com suas respectivas culturas. 
Como entender a expansão da civilização ocidental?
A expansão ocidental se deu pelo resultado da falta de recursos e necessidade de sobrevivência, tendo como progresso energia para realizar esse consentimento.
9. Comente a noção de que “toda história é cumulativa”.
Toda a história é cumulativa, não evoluindo somente em um único sentido, qualquer passo dado por uma civilização esta contribuindo para história cumulativa dessa sociedade. 
10. Porque é um absurdo supor que uma cultura é superior a outra?
Uma cultura nunca poderia ser superior pois nenhuma sociedade se encontra isolada, sendo uma ligada a outra, tendo relações entre si, podendo ser de extrema importância
13. Qual o argumento central do texto, ou seja, o que Lévi-Strauss pretende defender com este texto?
O autor enfatiza no texto a necessidade de combater o racismo, fim da distinção de raça entre os humanos, e preservar a diversidade cultural.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando