A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
aV3 - Sistema de Informação

Pré-visualização | Página 1 de 2

AV3 – Sistema de Informação
Questão 1 - Atualmente, as agências bancárias têm disponibilizado para seus clientes aplicativos ou Apps que viabilizam o acesso às contas bancárias pessoais via internet, para consulta de saldos e extratos, pagamentos de contas, contatos com a gerência, entre outras funções, garantindo alto índice de segurança nas trocas de dados. Além do surgimento e disseminação dos Apps, como um tipo de computação em nuvem, que outras tendências para a infraestrutura de software podem ser exemplificadas? Analise as afirmativas a seguir:
I. A utilização de Sistemas de Controle de Estoques e de Patrimônio.
II. A possibilidade dos funcionários de uma organização editarem, formatarem e compartilharem seus documentos com outros funcionários, em tempo real, via internet, a partir do Google Drive.
III. A utilização de softwares de produtividade denominados Planilhas Eletrônicas.
IV. A utilização de softwares distribuídos de forma livre, sem ônus e com grande qualidade no desenvolvimento de seu código fonte, como o Sistema Operacional GNU/Linux ou o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.
Agora, assinale a opção que apresenta apenas as tendências para a infraestrutura de Software:
software.
a. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
b. As afirmativas I e II estão corretas.
c. As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d. As afirmativas II e IV estão corretas. 
 e. As afirmativas I e III estão corretas.
Letra D
Questão 2 - Os sistemas de gestão empresarial estão no centro da infraestrutura de tecnologia da informação e são responsáveis pelo suporte a inúmeras aplicações e a processos. Apesar de abrangentes, eles não cobrem todas as funções e processos corporativos.
Escolha a opção que apresenta as funcionalidades típicas de um sistema de gestão empresarial:
a. E-commerce
b. Marketing Digital
c. Telefonia móvel
d. Acesso de clientes e fornecedores
e. Logística e distribuição
Letra E
Questão 3 - Um gestor contratado para modernizar uma indústria têxtil necessita definir investimentos e para tal decide investir em sistemas de informação. Para cada setor produtivo, ele precisa conhecer os sistemas necessários para cada trabalhador. Relacione as colunas, identificando o sistema que dá supor te à atividade de cada trabalhador, a fim de modernizar a produção industrial.
I - Trabalhadores de produção
II - Trabalhadores administrativos
III - Trabalhadores do conhecimento
IV - Trabalhadores de gestão
( ) Necessitam de sistemas que consolidem informações sobre as operações diárias da empresa dando suporte ao planejamento de médio e longo prazo e à tomada de decisão.
( ) Necessitam de sistemas de suporte à operação que facilitem e agilizem as atividades cotidianos de manufatura de produtos ou execução de serviços.
( ) Necessitam de sistemas que apoiem e automatizem tarefas diárias, como execução da folha de pagamento ou fechamento contábil.
( ) Engenheiros, arquitetos ou cientistas necessitam de sistemas especialistas que supor tem atividades de criação de novos produtos.
Agora, assinale a opção que mostra a sequência correta.
a. IV, I, II e III. 
b. IV, III, II e I.
c. I, III, II e IV.
d. II, IV, I e III.
e. III, IV, I e II.
Letra A.
Questão 4 - A internet permitiu o surgimento da economia globalizada, e o e-commerce mudou a forma de fazer negócios de inúmeras empresas. Efetivamente, grandes conglomerados estão surgindo apenas como negócios virtuais, sem existirem lojas físicas onde o cliente possa ser atendido pessoalmente. Assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam o mercado de internet e F, de falso, para as que não caracterizam.
( ) Mudanças rápidas na tecnologia
( ) Atendimento telefônico
( ) Comunicação de massa
( ) Baixa lucratividade
( ) Abertura de pontos de venda
a. F, F, V, F e V
b. V, V, F, F e V
c. V, V, V F e F
d. F, V, V, F e V
e. V, F, V, F e F
Letra E
Questão 5 - Quando adotamos sistemas de informação nas empresas, dedicamos cada sistema a um tipo específico de usuário. Os sistemas atuam então como especialistas para dar suporte a cada processo de negócio, pois cada usuário é especialista em uma determinada função. Assinale V, de verdadeiro, para as opções que representam características dos usuários mencionados e F, de falso, para as que não identificam.
( ) Trabalhador administrativo conhece gestão de pessoas.
( ) Trabalhador de produção conhece marketing digital.
( ) Trabalhador do conhecimento desenvolve novos produtos.
( ) Trabalhador administrativo conhece gestão de estoques.
( ) Trabalhador de produção conhece de monitoração listas de insumos.
a. V, V, V F e F
b. V, F, V, V e V 
c. F, F, V, F e V
d. F, V, V, F e V
e. V, V, F, F e V
Letra B
Questão 6 - O conceito de processo de negócio sedia-se de forma central na abordagem sistêmica utilizada para descrever e interpretar as organizações de forma integrada, observando-as como unidades coesas ao invés de junções de partes isoladas. Esta forma de interpretação das organizações é fundamental para viabilizar sua integração por meio dos sistemas de informação. GEORGES, Marcos Ricardo Rosa. Modelagem dos processos de negócio e especificação de um sistema de controle da produção na indústria de autoadesivos. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação/JISTEM. Journal ofInformation Systems and Technology Management, vol. 7, n. 3, 2010. p. 639-668.A modelagem de sistemas de informação deve ser criteriosamente realizada para que todos os requisitos sejam compreendidos sem ambiguidades. Para tanto, realiza-se a modelagem de processos de negócios por meio de diversos instrumentos, como os diagramas de fluxo de dados (DFD) da análise estruturada de sistemas.
 Analise as afirmativas a seguir.
I - Os requisitos funcionais são representados por meio de elementos denominados processos.
II - O tráfego de informações mantido entre as funcionalidades de um sistema é representado pelos depósitos de dados.
III - As pessoas ou organizações que mantêm comunicação com o sistema em modelagem são representadas por elementos denominados terminadores.
IV- Os dados resultantes do tráfego de informações entre as funcionalidades de um sistema são representados por elementos denominados depósitos de dados.
V- Os sistemas externos que se comunicam com o sistema em modelagem não são representados nesse diagrama.
Agora, assinale a opção que apresenta apenas as afirmações coerentes com os conceitos e elementos utilizados na construção de um DFD:
a. As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b. As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
c. As afirmativas II e IV estão corretas.
d. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
e. As afirmativas II, III e V estão corretas.
Letra B
Questão 7 - O aumento da complexidade econômica e social (complexidade técnica) e do crescimento da falta de confiança nas relações comerciais e públicas (complexidade política) na sociedade pós-industrial poderia ser resolvido de duas maneiras distintas. A primeira requer que as responsabilidades sociais sejam assumidas com maior consciência. A segunda é aumentar o controle – direto e/ou indireto – sobre as pessoas, o que a tecnologia certamente poderia fornecer, mas à custa da violação da privacidade. Assim, diante do possível benefício oferecido pelo maior controle, cria-se um problema ético-social pela crescente violação da privacidade. Isso requer uma adequada ética relativa à TIC. Além disso, a complexidade ‘técnica’ exige uma ética profissional adequada dos agentes envolvidos, porque os riscos técnicos de mau funcionamento são muito elevados. ”
O estabelecimento de um conjunto de princípios que norteiem a utilização ética das TICs deve ser uma iniciativa governamental prioritária em nível global, tendo em vista o avanço tecnológico ininterrupto e sua popularização, fatores estes que ampliam as possibilidades de contravenções e a complexidade de controle. Um modelo desses princípios pode ser encontrado na opção:
a. princípios éticos eletivos.