Buscar

aV3 - Sistema de Informação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AV3 – Sistema de Informação
Questão 1 - Atualmente, as agências bancárias têm disponibilizado para seus clientes aplicativos ou Apps que viabilizam o acesso às contas bancárias pessoais via internet, para consulta de saldos e extratos, pagamentos de contas, contatos com a gerência, entre outras funções, garantindo alto índice de segurança nas trocas de dados. Além do surgimento e disseminação dos Apps, como um tipo de computação em nuvem, que outras tendências para a infraestrutura de software podem ser exemplificadas? Analise as afirmativas a seguir:
I. A utilização de Sistemas de Controle de Estoques e de Patrimônio.
II. A possibilidade dos funcionários de uma organização editarem, formatarem e compartilharem seus documentos com outros funcionários, em tempo real, via internet, a partir do Google Drive.
III. A utilização de softwares de produtividade denominados Planilhas Eletrônicas.
IV. A utilização de softwares distribuídos de forma livre, sem ônus e com grande qualidade no desenvolvimento de seu código fonte, como o Sistema Operacional GNU/Linux ou o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.
Agora, assinale a opção que apresenta apenas as tendências para a infraestrutura de Software:
software.
a. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
b. As afirmativas I e II estão corretas.
c. As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d. As afirmativas II e IV estão corretas. 
 e. As afirmativas I e III estão corretas.
Letra D
Questão 2 - Os sistemas de gestão empresarial estão no centro da infraestrutura de tecnologia da informação e são responsáveis pelo suporte a inúmeras aplicações e a processos. Apesar de abrangentes, eles não cobrem todas as funções e processos corporativos.
Escolha a opção que apresenta as funcionalidades típicas de um sistema de gestão empresarial:
a. E-commerce
b. Marketing Digital
c. Telefonia móvel
d. Acesso de clientes e fornecedores
e. Logística e distribuição
Letra E
Questão 3 - Um gestor contratado para modernizar uma indústria têxtil necessita definir investimentos e para tal decide investir em sistemas de informação. Para cada setor produtivo, ele precisa conhecer os sistemas necessários para cada trabalhador. Relacione as colunas, identificando o sistema que dá supor te à atividade de cada trabalhador, a fim de modernizar a produção industrial.
I - Trabalhadores de produção
II - Trabalhadores administrativos
III - Trabalhadores do conhecimento
IV - Trabalhadores de gestão
( ) Necessitam de sistemas que consolidem informações sobre as operações diárias da empresa dando suporte ao planejamento de médio e longo prazo e à tomada de decisão.
( ) Necessitam de sistemas de suporte à operação que facilitem e agilizem as atividades cotidianos de manufatura de produtos ou execução de serviços.
( ) Necessitam de sistemas que apoiem e automatizem tarefas diárias, como execução da folha de pagamento ou fechamento contábil.
( ) Engenheiros, arquitetos ou cientistas necessitam de sistemas especialistas que supor tem atividades de criação de novos produtos.
Agora, assinale a opção que mostra a sequência correta.
a. IV, I, II e III. 
b. IV, III, II e I.
c. I, III, II e IV.
d. II, IV, I e III.
e. III, IV, I e II.
Letra A.
Questão 4 - A internet permitiu o surgimento da economia globalizada, e o e-commerce mudou a forma de fazer negócios de inúmeras empresas. Efetivamente, grandes conglomerados estão surgindo apenas como negócios virtuais, sem existirem lojas físicas onde o cliente possa ser atendido pessoalmente. Assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam o mercado de internet e F, de falso, para as que não caracterizam.
( ) Mudanças rápidas na tecnologia
( ) Atendimento telefônico
( ) Comunicação de massa
( ) Baixa lucratividade
( ) Abertura de pontos de venda
a. F, F, V, F e V
b. V, V, F, F e V
c. V, V, V F e F
d. F, V, V, F e V
e. V, F, V, F e F
Letra E
Questão 5 - Quando adotamos sistemas de informação nas empresas, dedicamos cada sistema a um tipo específico de usuário. Os sistemas atuam então como especialistas para dar suporte a cada processo de negócio, pois cada usuário é especialista em uma determinada função. Assinale V, de verdadeiro, para as opções que representam características dos usuários mencionados e F, de falso, para as que não identificam.
( ) Trabalhador administrativo conhece gestão de pessoas.
( ) Trabalhador de produção conhece marketing digital.
( ) Trabalhador do conhecimento desenvolve novos produtos.
( ) Trabalhador administrativo conhece gestão de estoques.
( ) Trabalhador de produção conhece de monitoração listas de insumos.
a. V, V, V F e F
b. V, F, V, V e V 
c. F, F, V, F e V
d. F, V, V, F e V
e. V, V, F, F e V
Letra B
Questão 6 - O conceito de processo de negócio sedia-se de forma central na abordagem sistêmica utilizada para descrever e interpretar as organizações de forma integrada, observando-as como unidades coesas ao invés de junções de partes isoladas. Esta forma de interpretação das organizações é fundamental para viabilizar sua integração por meio dos sistemas de informação. GEORGES, Marcos Ricardo Rosa. Modelagem dos processos de negócio e especificação de um sistema de controle da produção na indústria de autoadesivos. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação/JISTEM. Journal ofInformation Systems and Technology Management, vol. 7, n. 3, 2010. p. 639-668.A modelagem de sistemas de informação deve ser criteriosamente realizada para que todos os requisitos sejam compreendidos sem ambiguidades. Para tanto, realiza-se a modelagem de processos de negócios por meio de diversos instrumentos, como os diagramas de fluxo de dados (DFD) da análise estruturada de sistemas.
 Analise as afirmativas a seguir.
I - Os requisitos funcionais são representados por meio de elementos denominados processos.
II - O tráfego de informações mantido entre as funcionalidades de um sistema é representado pelos depósitos de dados.
III - As pessoas ou organizações que mantêm comunicação com o sistema em modelagem são representadas por elementos denominados terminadores.
IV- Os dados resultantes do tráfego de informações entre as funcionalidades de um sistema são representados por elementos denominados depósitos de dados.
V- Os sistemas externos que se comunicam com o sistema em modelagem não são representados nesse diagrama.
Agora, assinale a opção que apresenta apenas as afirmações coerentes com os conceitos e elementos utilizados na construção de um DFD:
a. As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b. As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
c. As afirmativas II e IV estão corretas.
d. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
e. As afirmativas II, III e V estão corretas.
Letra B
Questão 7 - O aumento da complexidade econômica e social (complexidade técnica) e do crescimento da falta de confiança nas relações comerciais e públicas (complexidade política) na sociedade pós-industrial poderia ser resolvido de duas maneiras distintas. A primeira requer que as responsabilidades sociais sejam assumidas com maior consciência. A segunda é aumentar o controle – direto e/ou indireto – sobre as pessoas, o que a tecnologia certamente poderia fornecer, mas à custa da violação da privacidade. Assim, diante do possível benefício oferecido pelo maior controle, cria-se um problema ético-social pela crescente violação da privacidade. Isso requer uma adequada ética relativa à TIC. Além disso, a complexidade ‘técnica’ exige uma ética profissional adequada dos agentes envolvidos, porque os riscos técnicos de mau funcionamento são muito elevados. ”
O estabelecimento de um conjunto de princípios que norteiem a utilização ética das TICs deve ser uma iniciativa governamental prioritária em nível global, tendo em vista o avanço tecnológico ininterrupto e sua popularização, fatores estes que ampliam as possibilidades de contravenções e a complexidade de controle. Um modelo desses princípios pode ser encontrado na opção:
a. princípios éticos eletivos.
b. modelo de raciocínio ético para a sociedade da informação. 
c. análise ética.
d. Marco civil da internet.
e. direitos e deveres sobre a informação.
A resposta correta é: marco civil da internet.
Questão 8 - As iniciativas americanas de controle sobre a privacidade de dados digitais têm sido concebidas e aperfeiçoadas ao longo do tempo, apresentando-se atualmente estruturadas em um regime denominado de “Práticas para informação justa”. Um de seus princípios básicos é o da notificação/ciência, que determina a transparência obrigatória dos sites quanto às ações sobre os dados que por ele trafegam. 
O estabelecimento de regulamentações sobre as transações digitais caracteriza um avanço governamental no sentido de coibir ações criminosas habituais nessa esfera e que se proliferam rapidamente apoiadas pela falsa ilusão da impossibilidade de identificação dos infratores. Analise as sentenças a seguir e assinale V, de verdadeiro, para aquelas que descrevem corretamente mecanismos de controle moral para uso das TICs, e F, de falso, para as que não descrevem.
( ) Garantir a proteção de fórmulas que sustentam a existência de um produto, como no caso da Coca-Cola, caracteriza uma aplicação da Lei do Segredo Comercial.
( ) A criação de alianças industriais de empresas digitais baseadas em diretrizes de privacidade, caracteriza uma aplicação da Diretiva da Comissão Europeia sobre a proteção de dados.
( ) Garantir o monopólio de exploração de obras de arte contra a pirataria durante avida do artista e 70 anos após a sua mor te caracteriza uma aplicação da Lei do Direito Autoral.
( ) Regulamentar o uso de dados oriundos das transações digitais no ciberespaço brasileiro, como as realizadas por meio de sites bancários, caracteriza uma aplicação do Marco Civil da Internet.
( ) Garantir a proteção da propriedade intelectual sobre uma peça teatral e ideias adjacentes, caracteriza uma aplicação da Lei da Patente, devendo vigorar por 20 anos.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
a. F, V, V, V, F.
b. V, V, F, F, F.
c. V, F, V, V, F. 
d. V, V, F, F, V.
e. F, F, V, V, F.
Letra C.
Questão 9 - “Pelo fato de software, como todo capital, ser conhecimento incorporado, e pelo fato de este conhecimento ser, inicialmente disperso, tácito, latente e em considerável medida, incompleto, o desenvolvimento de software é um processo de aprendizado social [...], um diálogo no qual o conhecimento, que deverá tornar-se o software, é coletado, reunido e incorporado ao software. Tal processo possibilita a interação entre usuários, projetistas e ferramentas em evolução (tecnologia). Trata-se de um processo iterativo no qual a própria ferramenta em evolução serve como meio de comunicação, com cada nova rodada do diálogo extraindo mais conhecimento útil das pessoas envolvidas. ”
Os processos de desenvolvimento de software sofreram modificações à medida que fatores de insucesso em projetos de sistemas remontavam a elementos conceituais neles estabelecidos. Sobre isso, analise as sentenças a seguir e assinale V, de verdadeiro, para aquelas que descrevem desvantagens relativas aos tipos específico de processos dessa natureza e F, de falso, para as que não descrevem.
( ) No ciclo de vida de um sistema tradicional, os estágios de evolução do desenvolvimento são independentes, o que compromete a definição de requisitos formais.
( ) Na prototipagem, a criação de modelos preliminares eficientes pode comprometer o refinamento do software, ocasionado problemas de armazenamento de dados.
( ) A ausência de metodologia formal de desenvolvimento pode ocasionar a elaboração de grande volume de documentação quando o software é criado pelo usuário final.
( ) Os custos de customização podem tornar-se elevados em virtude da extensão dessas tarefas quando o software é adquirido com pacote aplicativo.
( )A revisão em requisitos torna-se dispendiosa e lenta quando a empresa opta pela terceirização do desenvolvimento do software.
a. F, F, V, V, F.
b. V, V, F, F, V.
c. F, V, V, V, F.
d. V, V, F, F, F.
e. F, V, F, V, F.
Letra E
Questão 10 - O volume de dados a serem analisados na operação Lava a Jato da Polícia Federal totalizou um montante de 1,2 milhões de gigabytes coletados nas ações de busca e apreensão em servidores e computadores de empreiteiras. Para que as atividades de análise pudessem ser realizadas de forma a acompanhar o ritmo que o juiz Sérgio Moro imprime ao caso, as áreas de informática e engenharia da PF desenvolveram inovações em ferramentas (Software Indexador e Processador de Evidências Digitais –IPED) e métodos de trabalho (análise de licitações pelo método da Lava a Jato) que reduziram de oito anos para seis meses a entrega dos resultados das análises.
As decisões tomadas pelos engenheiros e analistas da PF para agilizar as análises dos dados da Lava a Jato e os resultados inovadores obtidos pela equipe são fatores que permitem a você perceber o valor empresarial do aperfeiçoamento de uma tomada de decisão, tendo em vista a velocidade com que as demandas judiciais passarão a ser atendidas daqui para frente. Em um contexto empresarial, outros fatores traduzem esse mesmo valor, como:
I. O grau de precisão apresentado em um relatório de produção emitido por um sistema de apoio à decisão; 
II. a redução dos custos operacionais para a realização das atividades empresariais em função da adoção de sistemas de informação;
III. a coerência entre a relação de dados provenientes de diversas fontes e níveis hierárquicos e que facilitam a compreensão do contexto empresarial;
IV. os resultados positivos no faturamento da empresa, que traduzem-se como contrapartida aos investimentos de tecnologia da informação e comunicação;
V. a disponibilização de informações em múltiplas interfaces e dispositivos que agilizam o acesso e facilitam a compreensão dos usuários sobre as informações recebidas.
Agora, assinale a opção que apresenta apenas fatores gerenciais que permitam compreender o valor do aperfeiçoamento de uma decisão neste contexto.
a. As afirmativas III e V estão corretas.
 b. As afirmativas I e II estão corretas.
c. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d. As afirmativas I, III e IV estão corretas.
e. As afirmativas I, II e IV estão corretas.
A resposta correta é: As afirmativas III e V estão corretas. 
software.
software.
software.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais