Buscar

Prova online empreendedorismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Na mais estreita definição da palavra, um empreendedor é o indivíduo que empreende, ou seja, que busca realizar a tarefa difícil e trabalhosa que é empreender. Com base nesse contexto, avalie os itens a seguir e verifique se eles correspondem ao perfil do empreendedor.
I. Tolerância a riscos.
II. Disciplina e capacidade planejadora.
III.Deve ser focado apenas em números e indicadores.
É correto que se afirma em:
a ) I
b ) I e III
c ) III
d ) II
 
e ) I e II
QUESTÃO 2
Empreendedorismo como conceito é a ação que os empreendedores utilizam para descobrir e identificar uma oportunidade de negócios concreta e que se dispõem a organizar e adquirir recursos que sejam necessários para iniciar e desenvolver-se. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que define o empreendedorismo de startup.
a )
O empreendedorismo de startup tem como objetivo formar gestores nas mais modernas metodologias, ferramentas e modelos sistêmicos.
b ) empreendedorismo de startup é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos definidos para uma organização
c )O empreendedorismo de startup pode ser a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, um processo, um novo método de marketing ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.
 
d )
O empreendedorismo de startup visa a formação de empresas ao redor de uma ideia que foi identificada como uma oportunidade. Por isso, é comum escutar que um grande negócio sempre começa com uma grande ideia.
e )
O empreendedorismo de startup é aprendizado pessoal impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa. Por meio dele busca-se a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida ideal.
QUESTÃO 3
Um empreendedor é um líder de um grupo em busca de um objetivo. Durante sua jornada, este grupo depara-se com uma série de situações em que a tomada de decisão deve ser embasada em questões jurídicas e contábeis. Os profissionais que ajudam um empreendedor nessas tarefas são o advogado, o contador e o administrador.
Sobre esses profissionais, correlacione os itens a seguir e os classifique de acordo com suas características:
A ordem correta dos itens é:
a ) III, II, I.
 
b ) II, III, I.
c ) I, III, II.
d ) I, II, III.
e )III, I, II.
QUESTÃO 4
Uma das opções ao abrir um novo negócio é fazê-lo por meio do sistema de franquias (ou franchising). Assinale a alternativa que corresponde à definição deste sistema.
a )Franquia (ou franchising) é o processo de compra e revenda de mercadorias de um determinado fabricante com exclusividade regional.
 
b )Franquia (ou franchising) é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.
c )Franquia (ou franchising) é o processo de terceirização do setor de vendas para umas empresas especializada nessa área.
d )Franquia (ou franchising) é o processo de parceria comercial para exploração de um novo mercado.
e )Franquia (ou franchising) é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
QUESTÃO 5
Os índices financeiros indicam a situação financeira da empresa, isto é, apontam a capacidade de a empresa saldar obrigações de curto prazo na data de vencimento. Dentro desse índice há quatro grupos de indicadores, calculados com base nos itens do Balanço Patrimonial (BP) e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Com base neste contexto, assinale a alternativa corresponde aos indicadores utilizados nos planos financeiros.
a )Liquidez, atividade, financiamento, lucratividade.
b )Liquidez, processo, endividamento, rentabilidade.
c )Liquidez, atividade, endividamento, lucratividade
d )Liquidez, atividade, endividamento, rentabilidade.e )Liquidez, processo, endividamento, lucratividade.
QUESTÃO 6
"Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, um processo ou novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas".
FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed. Rio de Janeiro: OECD; Finep, 2006, p. 55. Disponível em: <http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2018.
Com base neste contexto, assinale a alternativa correspondente aos principais motivos para inovar.
a )Questões sociais e operacionais
b )Questões tributárias e colaborativas
c )Questões econômicas e tributárias
d )Questões tecnológicas e econômicas
e )Questões tecnológicas e sociais
QUESTÃO 7
Sobre a visão histórica do empreendedorismo é correto afirmar que
 
 a )no final do século XIX e início do século XX, os empreendedores foram confundidos com os gerentes ou administradores, sendo analisados sob o ponto de vista econômico.
b ) na Idade Média, o termo empreendedorismo foi utilizado para definir aquele que gerenciava tanto os pequenos quanto os médios e grandes projetos de produção.
c ) todas as alternativas estão incorretas.
d )no século XVIII, o empreendedorismo ocorreu quando o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar alguns serviços ou fornecer alguns produtos.
e )no século XVII, o capitalista e o empreendedor começaram a ser diferenciados, devido ao início da industrialização que ocorria no cenário mundial.
QUESTÃO 8
Quais os tipos de empreendedorismo? 
a ) Todas as alternativas estão corretas.
b ) De start-up e corporativo.
c ) Nacional e internacional.
d ) Social e dinâmico. 
e ) Corporativo e político.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais